A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 29 de Abril de 2009 Ano 8

Ciências Contábeis promove palestra sobre a crise financeira
Por Rebeca Kramer 

De que forma a contabilidade colaborou para a eclosão da crise financeira internacional? A professora de Contabilidade e doutora em Administração com ênfase em mercado financeiro Umbelina Cravo Teixeira Lagioia respondeu a essa questão, durante a palestra “Impactos da Crise Financeira na Contabilidade”, realizada pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco, sob a coordenação do professor Josiel Barbosa, dentro do Ciclo de Palestras Contábeis Contemporâneas na Unicap. O evento, patrocinado pela editora Atlas, teve início às 19h desta terça-feira (28), no auditório G2 da Universidade. Após a palestra,  houve o lançamento do livro da professora Umbelina: “Fundamentos do Mercado de Capitais”.

A professora Umbelina, que foi aluna da Universidade, primeiro lugar no curso quando entrou e laureada quando saiu, retorna à casa pela qual diz sentir um carinho enorme: “Foi aqui que eu me formei, que eu tive todo o contato com a contabilidade e com professores maravilhosos. A Unicap é uma instituição com uma infraestrutura fantástica, uma biblioteca invejável. Um evento desse, por exemplo, você não vê em outros lugares”, destacou. E continuou: “Sou professora da pós-graduação daqui de diversos cursos de MBA, semana que vem vou iniciar uma pós, sou orientadora de Pibic, de alunos de mestrado, alunos de pós-graduação... E eu posso dizer que sou uma pessoa apaixonada pelo que eu faço. Então, aqui, eu consegui aliar a pesquisa que é a criação, a identificação de novas ideias e de novos conceitos e aplicar essa pesquisa no dia a dia da sala de aula”.  

\Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis, o professor Josiel Barbosa, a palestra é um evento que é próprio para toda a sociedade porque lida com a temática das Ciências Contábeis que está tão presente no dia a dia e não é somente ligada ao imposto de renda, por exemplo, como muita gente pensa. “A importância de trazer a professora Umbelina que, inclusive, é ex-aluna de Ciências Contábeis da Católica, consiste no fato de que os estudantes não precisam estar restritos às quatro paredes de uma sala de aula, mas, assim, eles estão vendo o que realmente está acontecendo no mundo dentro da temática da Contabilidade”, comentou. 

De uma forma particularmente didática, Umbelina iniciou a fala explicando as origens da crise financeira e de que forma a globalização age para que um problema como esse, surgido em um único ponto do globo, atingisse dimensões mundiais. Ou seja, até um simples mercadinho, aparentemente fora de qualquer conjuntura econômica, faz contato com fornecedores locais, que compram produtos que vem de outro estado, que dependem de investimentos de bancos etc. Segundo a professora, existem duas economias paralelas. Uma delas é a economia mais ligada a nossa realidade, ligada ao recebimento de nosso salário, ao consumo de bens e serviços. A outra comporta um caráter mais imaginativo e especulativo, relacionada aos investimentos em ações e empréstimos feitos aos bancos, em que o dinheiro vê-se regido por computadores.  

Assim, por meio do capital disponibilizado pelos bancos, os deficitários (os que buscam empréstimos) são beneficiados pelos superavitários (as pessoas que depositam dinheiro nesses institutos). Dessa forma, os bancos emprestam o dinheiro e ficam com os títulos hipotecários ou recebíveis, esperando para que, dentro do prazo estipulado, o deficitário efetue o pagamento devidamente. Acontece que os bancos concederam muitos créditos, os deficitários guiados pela facilidade da possibilidade dos empréstimos fizeram cada vez mais dívidas porque, ganhando o mesmo salário, não conseguiriam economizar para fazer o pagamento. Resultado: dívidas. Os bancos não foram pagos no prazo, a bolsa de valores caiu e os superavitários não puderam reaver o dinheiro.  E a crise instalou-se.

“A pessoa porque não tem mais dinheiro deixa de adquirir bens materiais. Com isso, as ações dessas empresas começaram a despencar e de tão conectado, o mundo quebrou. O crédito mundial cessou e a queda do consumo acarretou em demissões”, explicou Umbelina. Mas, “como modificar esse cenário?”, indagou a professora. E respondeu: “Uma maior regulamentação do Sistema Financeiro Nacional (SFN), um maior controle das operações e, é claro, uma maior transparência das operações, momento em que o contador poderia ter saído de uma postura mais passiva e evidenciado esses riscos”. Em outras palavras, concessão de crédito, análise de crédito e endividamento tem o carimbo de um profissional da área de contábeis que preparou demonstrações, que preparou relatórios. “A crise tem vários atores envolvidos. Mas, existe um ator em particular chamado contador que tem um papel por a crise estar assim e tem o papel também de retomar o crescimento, é só uma questão de mudanças de postura”, afirmou. 

Começa a Semana do Índio na Católica
Por Rebeca Kramer 

 “A história brasileira é uma história indígena”, afirmou o antropólogo Clovis Antunes Carneiro de Albuquerque, acerca da importância e da necessidade inadiável de o brasileiro reconhecer a cultura e o valor dos indígenas durante toda a história do país, seja na colonização, no tempo do império, na república ou nos tempos de hoje. A afirmação foi feita na palestra promovida pela coordenação do curso de Serviço Social e pela Pastoral da Universidade Católica de Pernambuco em comemoração ao Dia do Índio, na noite desta terça-feira (28), no auditório G1.  

Participaram da mesa o doutor em História Social Edson Silva; a mestra em Educação com ênfase em Educação Escolar Indígena Eliene Amorim de Almeida, do Centro de Cultura Luiz Freire; o antropólogo Clovis Antunes Carneiro de Albuquerque, da Comissão Pró-índio do Nordeste Brasileiro; o coordenador da Pastoral da Unicap, o Padre Antonio Mota, como mediador do evento. Estavam presentes ao evento o cacique Evilásio Caroba, das aldeias urbanas Caroba, e representantes indígenas de Pesqueira, do povo Xukuru do Ororubá.

A palestra foi dividida em dois momentos. Primeiro, houve a abertura do evento com a a apresentação de um vídeo com uma mensagem do Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, ressaltando a importância do legado dos povos indígenas para toda a sociedade. Para esse primeiro momento, foi debatido o tema: “O Movimento Indígena no Brasil-Desafios e Avanços”, apresentado pelo professor Edson Silva e lideranças indígenas. Em seguida, o segundo tema referiu-se aos: “Desafios-Direitos, Educação, Cultura e Terra”, com o antropólogo Clovis Antunes e com a professora Eliene de Almeida.

Para o cacique Evilásio, existe uma importância enorme no fato de a Universidade estar apoiando e investindo no projeto de resgatar e valorizar a cultura dos povos indígenas no Brasil. “A Universidade Católica está promovendo uma série de eventos que nunca tiveram espaço no estado de Pernambuco. É um prazer e uma honra para os dois lados: povos indígenas – Católica e Católica e povos indígenas”, destacou. O cacique fez uma abertura em homenagem aos seus companheiros indígenas e aos estudantes presentes na ocasião, cantando uma música de seu dialeto ao som do toque de dois chocalhos.  

Edson Silva, que tentou abordar não só as espécies de violências sofridas pelos indígenas, como também os métodos utilizados por eles para fugir dessa mesma violência, contextualizou: “A procura às autoridades, o envio de documentos ou as viagens ao Rio de Janeiro em busca do imperador que era visto como fonte única de justiça foram estratégias para burlar a dominação política e, assim, reafirmarem suas identidades”.  

Ainda segundo Edson, hoje há um avanço considerável no sentido de que a sociedade tem reconhecido a valoração indígena, de que os índios conquistaram maior espaço tanto do ponto de vista legal como efetivamente no reconhecimento de seus direitos e na demarcação de suas terras. E isso se deveria, portanto, à abertura política “A sociedade como um todo tem se tornado mais comprometida no olhar aos povos indígenas. Tem procurado também reconhecer o direito deles nas várias lutas por mudanças na sociedade”, relatou. .  

De acordo com o antropólogo Clovis Antunes, a integração do índio à sociedade brasileira é cheia de ranços e racismos e, para que esse preconceito seja cada vez mais banido, a lei de cotas e a lei que tornou obrigatório o ensino da temática indígena nos currículos escolares são fatores catalisadores na aparição dos índios como devidos cidadãos na sociedade. “Então, a lei das cotas para os índios entrarem nas universidades foi uma boa resolução para os problemas de exclusão ainda tão ligados a eles. Afinal, educação, para todos, é básica e essencial. Sobre a obrigatoriedade do ensino, faz-se extremamente necessário que os alunos entendam que existem índios em todo o Brasil, não só na Amazônia, como muitos pensam, quando aqui no Nordeste existem mais de 40 mil”, exclamou.   

Serviço:  

Dia 30/04/09

Painel - O Papel do Estado e da Sociedade na Relação com a Questão Indígena

Local - Auditório G1 – Bloco G

Horário: 19h às 21h30

Participantes: Representantes da Fundação Nacional do índio (Funai); Conselho Indigenista Missionário (CIMI); Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME); Secretaria de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco e do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra).

Coordenação do Painel: professora Vitória Machado

Atividades Culturais e Artísticas

Católica participa da Feira de Profissões do Contato
Por Jaime Mitchell

A Universidade Católica de Pernambuco foi uma das convidadas para a Feira de Profissões do Contato Centro, a “Em Contato com as profissões”, realizada na manhã desta quarta-feira (29). Os alunos do colégio puderam conhecer mais sobre a Universidade por meio de folders sobre as graduações existentes na Católica e vídeos institucionais

 

A aluna do terceiro ano Carolina Fonseca, de 17 anos, pretende fazer Jornalismo. “Quero fazer um curso que eu tenha oportunidade no mercado e que eu me apaixone”, falou Carolina.

 

 

 

Mayara Barbosa, de 14 anos, está no primeiro ano e pretende fazer Direito ou Fisioterapia. “O curso que eu quero escolher espero que seja acessível para a minha renda e que eu entre na minha carreira rapidamente”, falou Mayara.

 

A professora de Jornalismo da Católica e superintendente de edição da Revista Continente, Adriana Dória Matos, falou para os alunos sobre o que é ser jornalista. “O maior mérito do jornalista é ser curioso”, disse a professora. Como características essenciais para um jornalista, ela destacou gostar de ler e de se relacionar com as pessoas. Sobre a dinâmica da profissão, Adriana explicou que “tem hora para chegar, mas não tem hora para sair”, pois “a notícia não tem cartão de ponto”.

A jornalista explicou que na profissão nunca se para de ler, de pesquisar e nem de conhecer pessoas. Para a escolha da profissão, a professora aconselhou “ver quais são nossas potencialidades e ver se é aquilo que você quer”.

O professor e coordenador do núcleo de eventos do Contato, André Rodrigues, disse que a importância da Feira de Profissões para os alunos é que o interesse deles seja despertado. “Eles vão se definir ou aumentar sua interrogação”.  

TCE está com inscrições abertas para concurso de monografias
Por Tiago Cisneiros

O 4o Concurso Nacional de Monografias Prêmio Professor Barreto Guimarães 2009 está com inscrições abertas até o dia 25 de junho. A competição - que tem, como tema, “O Tribunal de Contas e a Lei de Inelegibilidade: evolução jurisprudencial e inovações legislativas” – é organizada pela Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

Os interessados em participar do concurso devem entregar seus trabalhos (inéditos, de 20 a 40 páginas, apresentado sob pseudônimo e em obediência às normas da ABNT) para a Coordenação Geral da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (Avenida Jornalista Mário Melo, 90, Santo Amaro, Recife/PE, CEP 50040-010). Os projetos, também, podem ser enviados por Sedex para o endereço acima, valendo, como data de entrega, o dia de postagem do material.

A divulgação dos resultados deve acontecer no dia 18 de agosto, através do Diário Oficial do Estado de Pernambuco e do site www.tce.gov.br/escola . No dia 26 de agosto, os três primeiros classificados no concurso serão premiados, respectivamente, com R$ 7 mil, R$ 4 mil e R$ 2 mil.

As informações completas sobre o Concurso Nacional de Monografias Prêmio Professor Barreto Guimarães podem ser obtidas no edital da competição, disponível no site www.tce.gov.br/escola .

Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas até junho de 2010
Por Tiago Cisneiros

O 24o Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas até o dia 30 de junho de 2010. O concurso – organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Gerdau e pela Fundação Roberto Marinho – é destinado a estudantes do Ensino Médio e Superior e pessoas que já concluíram a graduação.

Na 24ª edição do prêmio, cujo tema é “Energia e Meio Ambiente: soluções para o futuro”, os alunos do Ensino Superior devem seguir uma das linhas de pesquisa a seguir:

· Fontes alternativas de energias não poluentes;
· Exploração racional de recursos energéticos (biomassa, carvão mineral, petróleo);
· Impacto sócio-ambiental da geração de energia hidroelétrica e da produção de biocombustíveis;
· Controle da emissão de poluentes e efeito estufa no setor energético;
· Edificações inteligentes (uso racional de energia e recursos naturais);
· Eficiência das diferentes fontes de energia;
· Uso de sistemas isolados para geração de energia elétrica;
· Ampliação e eficiência do uso de fontes renováveis de energia;
· Produção sustentável de biodiesel;
· Tecnologias energéticas (produção e uso) apropriadas a pequenos produtores rurais e com unidades isoladas; e
· Impactos da geração de energia nos recursos biológicos e na biodiversidade.

Os três primeiros colocados da categoria Ensino Superior receberão, respectivamente, R$ 10 mil, R$ 8,5 mil e R$ 7 mil. Eles poderão ganhar, também, bolsas de estudo do CNPq, caso atendam os critérios normativos do Conselho. Os trabalhos premiados serão publicados no livro “Jovem Cientista”, elaborado pelas instituições organizadoras.

O vencedor de cada modalidade do concurso (Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio) participará, em 2010, da 62a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Orientador e Instituição

Os professores podem concorrer ao Prêmio Jovem Cientista, através da coordenação das pesquisas dos candidatos de Ensino Médio e Ensino Superior. Os orientadores dos trabalhos vencedores receberão um microcomputador Pentium 4 e uma impressora.

As instituições de origem dos candidatos, também, participam da competição, nas modalidades Ensino Médio e Ensino Superior. A universidade ou a escola do primeiro colocado de cada categoria será premiada com R$ 30 mil.

Serviço

Inscrições e informações através do site: www.jovemcientista.cnpq.br

Dúvidas e sugestões: prêmios@cnpq.br

Professor de História da Católica realiza curso sobre história e cultura do Recife
Por Tiago Cisneiros

O professor do curso de História da Católica José Ernani Souto Andrade – o “Mestrinho” -ministrará, nos sábados de maio (dias 9, 16, 23 e 30), o curso “Recife: momentos de História e cultura”. As aulas serão realizadas das 9h às 12h, no auditório do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje).

O curso abordará quatro temas sobre a história e a cultura da capital pernambucana. Conheça o roteiro das aulas:

  • Olhares estrangeiros sobre o Recife: Período Colonial.
  • O Recife do século 19: revoluções, visitantes e vida urbana.
  • O século 20: a metropolização “desvairada”
  • Inventários modernizantes da cidade do Recife (participação especial do professor de História da Católica Luís Manuel Domingues).

Serviço:

Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano: rua do Imperador Dom Pedro II, 371, Santo Antônio - Recife/PE.

Fones: (81) 3181 4125 e (81) 9964 6683

Carga horária do curso: 12 horas.

Investimento: R$ 30.

Coordenadora de Arquitetura participa de encontro nacional em São Paulo
Por Tiago Cisneiros

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica, professora Andréa Dornelas Câmara, participará do 27º Encontro Nacional sobre o Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Ensea), que acontece em São Paulo, entre os dias 7 e 9 de maio. O tema central do evento será “Ensino e atribuição profissional”, abordando os subtemas Assistência Técnica, Patrimônio Cultural e Restauro e Plano Diretor.

Segundo a professora Andréa Câmara, a participação da Católica no evento é importante devido às novidades no curso de Arquitetura e Urbanismo. “As discussões sobre Assistência técnica nos interessam, por causa do escritório-modelo que estamos planejando. O subtema Patrimônio Cultural e Restauro está relacionado ao nosso primeiro curso de pós-graduação, cujas aulas começarão em breve”, explica.

A professora destaca, ainda, que a representação da Universidade no encontro colabora para a manutenção dos vínculos (firmados em 2002) com a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, organizadora do evento. A entidade promove discussões entre as escolas de arquitetura do Brasil, sobre diversos assuntos da área, como: avaliações in loco, Enade (Exame Nacional de Cursos) e diretrizes curriculares. “Esses debates são levados à plenária, com a participação dos coordenadores dos cursos. Por isso, é importante que a Católica esteja presente ao encontro”, afirma.

D.A de História promove visita a sítio arqueológico na Paraíba
Por Tiago Cisneiros

O Diretório Acadêmico de História da Católica promoverá, no dia 16 de maio, uma visita ao Sítio Arqueológico Pedra do Ingá, na Paraíba. As inscrições custam R$ 25 e podem ser feitas na sala 205 do bloco B (2o andar), das 16h30 às 17h30 e das 18h30 às 19h30. Os participantes receberão um certificado de cinco horas de carga complementar. O transporte da excursão sairá da Católica às 7h e tem retorno previsto às 18h30 (também na Universidade).

Clínica de Psicologia promove debate sobre “a intervenção do psicólogo no campo jurídico”

A Clínica de Psicologia da Católica irá promover, nesta quinta-feira (30), às 17h, na sala 824 do 8º andar do bloco B, a palestra “A intervenção do psicólogo no campo jurídico”. A psicóloga da 1ª Vara da Infância e da Juventude e professora do curso de psicologia da Fafire, Sônia Proto, abordará o assunto. O evento é dirigido a estudantes de Direito e de Psicologia e é gratuito. Estão sendo oferecidas 70 vagas. Outras informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119-4115.

Filosofia Aberta discute noção de corpo como prisão da alma de Platão
Por André Amorim

Dando continuidade ao projeto Filosofia Aberta, promovido pelo curso de Filosofia da Católica, será realizada na quinta-feira (30) a palestra “Reconsiderando a noção de corpo como prisão da alma no ‘fédon’ de Platão”.O tema será apresentado pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anastácio Borges. O encontro acontece no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B, às 17h.

Livro sobre o fim da velhice será lançado na Católica
Por André Amorim

Será lançado no dia 30 de abril, no Espaço Loyola, térreo do bloco B, às 16h30, o livro O fim da velhice - A superação bem humorada de um conceito. A obra, organizada por Jacques Ribemboim e Dulce Albert, traz contos, poemas, ensaios e depoimentos de diversos escritores pernambucanos. Logo após o lançamento, uma mesa-redonda será realizada com as presenças de Jacques Ribemboim, organizador do livro, Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores - Seção Pernambuco, Padre Libório e Djanira Silva, escritora pernambucana.

Pró-reitor Acadêmico vai participar de encontro nacional em Goiânia
Por Tiago Cisneiros

O Pró-reitor Acadêmico da Católica, Junot Cornélio de Matos, participará do 22º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Graduação. O evento, cujo tema é “A expansão do Ensino Superior: desafios e possibilidades”, será realizado em Goiânia, capital de Goiás, entre os dias 17 e 19 de maio.

Durante o encontro, serão promovidos debates conferências, mesas-redondas e apresentações culturais. No dia 18, uma plenária discutirá os relatórios dos grupos de trabalho formados no evento e a proposta de alteração do regimento do Fórum. Em seguida, acontecerá a eleição das coordenações regionais da entidade. No dia 19, após plenária sobre os relatos dos grupos de trabalho, serão realizadas a eleição e a posse da nova diretoria do Fórum de Pró-reitores de Graduação.

Além de reitores e pró-reitores de diversas instituições de ensino superior do país, o encontro terá a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad. No dia 17, ele participará da solenidade de abertura do evento e apresentará a conferência “A expansão do Ensino Superior: desafios e possibilidades”.

“É um evento com grande importância, devido ao conjunto de autoridades governamentais confirmadas e às possibilidades de efetivação de encaminhamentos coletivos”, explica o Pró-reitor Junot Cornélio Matos, que integra a diretoria nacional do Fórum, na função de vice-coordenador da Regional Nordeste. Ele destaca, ainda, que o encontro reúne os pró-reitores de todas as universidades do Brasil em um momento de “enxurrada de políticas públicas para a educação superior”, inclusive com ênfase no ‘novo Enem’, possível substituto dos vestibulares. “Por tudo isso, é importante que a Universidade Católica de Pernambuco esteja representada no evento”, encerra.

Prorrogado prazo para entrega de resumos dos grupos de trabalho da IX Semana de História
Por André Amorim

Foi prorrogado para o dia 1º de maio o prazo de entrega dos resumos que serão apresentados nos grupos de trabalho da IX Semana de história da Universidade Católica de Pernambuco. O evento acontece nos dias 5, 6, 7 e 8 de maio. Os 12 temas dos grupos de trabalho são:

1.Espaços,Sensibilidades e Cidades; 2. História, Cultura, Saúde e Identidades; 3.História e identidades:família,representações e poder; 4.Cultura, Literatura e Artes; 5.História e Educação; 6.Patrimônio Histórico & Museus; 7.Morte,Cultura e Sociedade; 8. Ofício do Historiador; 9.História e Etnicidade; 10.A religião, a religiosidade e os sistemas religiosos; 11.Estudos arqueológicos e antropológicos e 12.História da arte, conservação e restauração.

Os resumos devem ser enviados para os e-mails seminariodehistoria@unicap.br ou joselourenconeto@hotmail.com. A programação completa do evento e outras informações você encontra no site www.seminariodehistoriaunicap.blogspot.com

Católica vai sediar Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social

Será realizado nos dias 1º, 2 e 3, na Universidade Católica de Pernambuco, o Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social (ERESS). As palestras vão acontecer no auditório G2 e os estudantes das universidades que confirmaram presença ficarão alojados no colégio Liceu, ao lado da Unicap.

Universidade não tem idade realiza cursos em maio
Por Jaime Mitchell

As inscrições para os minicursos do mês de maio do Programa Universidade não tem idade estão abertas. Os interessados em participar podem fazer a inscrição através do link do Programa no www.unicap.br. Outras informações podem ser obtidas na Pró-reitoria Comunitária, térreo do bloco B, sala 002, com Sônia ou pelo telefone 2119-4140/2119-4146.

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Professor da Universidade de Tel Aviv faz palestra no Recife
Por Jaime Mitchell

O professor de Filosofia da Universidade de Tel Aviv Marcelo Dasceal vai ministrar uma palestra na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com o tema “Os dois principais tipos de racionalidade segundo Leibniz”. O evento acontece no dia 5 de maio, às 16h, no auditório do Centro de Filosofia de Ciências Humanas (CFCH), 15° andar.

Os responsáveis pelo evento são o professor de Filosofia da UFPE Fernando Raul e a aluna de Direito da Católica Juliana Albuquerque. A palestra é gratuita. Qualquer dúvida pode ser tirada com Juliana através do e-mail: juliana.albuquerque@gmail.com.

Fundaj está com seleção aberta para 2 vagas de bolsistas
Por Tiago Cisneiros

A Fundação Joaquim Nabuco está selecionando dois bolsistas Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) para pesquisa na área de educação (especificamente, no campo de avaliação de políticas públicas educacionais). Os currículos devem ser enviados até o dia 2 de maio, para o e-mail cgee@fundaj.gov.br .

Confira os requisitos para participar da seleção:

- Cursar Pedagogia ou Licenciatura em Ciências Sociais.

- Estar cursando até o antepenúltimo período da graduação.

- Ter disponibilidade de 20 horas por semana (manhã ou tarde).

- Não ter, como média geral do histórico escolar de graduação, nota inferior a 7,0.

- Não ter vínculo empregatício.

As bolsas têm validade de um ano, podendo haver renovação, mediante um novo processo seletivo. O resultado será divulgado até o dia 10 de maio.

Mais informações sobre a concessão das bolsas podem ser obtidas pelo e-mail cgee@fundaj.gov.br, pelo telefone (81) 3073 6490 ou pelo site www.fundaj.gov.br .

Os interessados em participar do Pibic/Fundaj em outras áreas de pesquisa podem buscar informações sobre oportunidades pelo e-mail pibic@fundaj.gov.br e pelos telefones (81) 3073 6511 e (81) 3073 6497.

Gênero e Crise Econômica Global é tema de curso

Com informações de Nataly Queiroz

O Grupo de Trabalho Internacional em Igualdade de Gênero e Macroeconomia (GEM) vai promover o 5º Curso Internacional Intensivo que, neste ano, tem como tema “Gênero e Crise Econômica Global”. O curso será realizado entre os dias 29 de junho e 10 de julho em Levy Economics Institute de Bard College, New York.

O programa está dirigido a economistas vinculados às universidades, a institutos de pesquisa, a instituições governamentais e a organizações da sociedade civil. Serão aceitos até 30 participantes. A organização concederá 20 bolsas de estudo. Para mais informações sobre o curso e os seus requisitos, acessar o site: http://www.genderandmacro.org/

As pessoas interessadas devem se inscrever até o dia 1º de maio.

Semana de História da Católica vai debater as crises do capitalismo
Por Jaime Mitchell

O curso de História da Católica vai realizar entre os dias 5 e 8 de maio a IX Semana de História da Unicap, que terá como tema “O Brasil e as crises do capitalismo: 1929 – 2009”. Convidados, como o deputado federal Maurício Rands, vão participar do evento, que terá conferências, minicursos, sessões de comunicações e publicações. Outras informações no www.seminariodehistoriaunicap.blogspot.com. Segue abaixo a programação completa.

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Alunos de Terapia Ocupacional realizam o Programa Envelhecimento Ativo
Por Lílith Perboire

Alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco estão realizando o "Programa Envelhecimento Ativo" para adultos e idosos saudáveis. Os encontros acontecem todas as segundas e quintas-feiras na Clínica Corpore Sano, das 9h às 11h.

O curso terá orientações e avaliações para desenvolver as habilidades individuais, além de discussões sobre saúde e doença no envelhecimento. Também, serão feitas oficinas de leitura e memorização, jogos e raciocínio lógico, expressão corporal e atividades psicomotoras, artes e criatividade. O objetivo é a construção de um projeto de vida que dará um novo significado para o cotidiano.

A professora Mauricéa Tabósa ressaltou que o enfoque do programa é no sentido de que os adultos e idosos possam ter um envelhecimento ativo. "Este programa tem tido um papel importante na saúde dos idosos. E muitas pessoas estão saindo de quadros de depressão, evitando muitas doenças", afirmou Mauricéa.

Serviço:

O valor de todo o programa é R$ 84.

Para outras informações, os interessados devem telefonar para a Clínica Corpore Sano para agendar sua avaliação (sexta-feira pela manhã).

Endereço: Rua Dom Manuel Pereira, 220. Boa Vista. Recife/PE.

Fone: (81) 2119-4490.

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar, de 30 de abril até 3 de maio,  o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (Ered). Com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, o evento pretende, além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, compartilhar conhecimentos sobre a realidade jurídica de cada estado. O evento vai contar com painéis e palestras, atividades culturais, oficinas, concurso de artigos e atividades esportivas. Confira a programação:

Quinta-feira - 30/04/09

20h - Abertura oficial

22h - Atividade Cultural

Sexta-feira - 01/05/09

8h45 - Painel 1 - “A flexibilização dos direitos trabalhistas frente à crise econômica”

11h30 - Grupo de Discussão (painel 1)

14h - Peça de Teatro: “Ato Público”

20h15 - Mesa Redonda - Trabalho escravo e bóias-fria

22h - Atividade Cultural

Sábado - 02/05/09

8h45 - Painel 2 - Debate “O ensino Jurídico e o Exame da Ordem”

11h - Oficinas

14h - Painel 3 - “Dos Manguezais à transposição do São Francisco”

16h30 - Oficinas

20h15 - Valorização do Regionalismo, A Cultura Consciente e os Movimentos Populares

22h30 - Atividade Cultural

Domingo - 03/05/09

8h45 - Painel 4 – Encerramento

10h - Plenária Final

12h – Entrega dos Certificados

A expectativa é que mais de 500 estudantes da Regional Nordeste II, que reúne os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, participem do encontro. O evento é articulado pelo Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz (DAFESC) e faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Os interessados em participar podem escolher entre dois pacotes: sem alimentação, ao custo de R$ 50 até o dia 20 de abril, ou R$ 65 após a data; com alimentação, ao custo de R$ 65 até o dia 20 de abril e R$ 75 após a data. As inscrições podem ser feitas pelo www.dafesc-unicap.com/ered2009 ou no D.A de Direito, 3º andar do bloco G, sala 301.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Grupo Hegel vai promover minicurso sobre Michel Foucault
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap vai realizar, de 18 a 20 de maio, das 14h às 17h, o minicurso “Introdução ao Pensamento de Michel Foucault”. As aulas serão ministradas no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica, pela professora Ângela Baía, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco.

As inscrições para o minicurso custam R$ 20 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). Serão conferidos certificados de doze horas de carga complementar aos participantes.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap – sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Grupo Hegel vai realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que não Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de oito horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Católica vai promover 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim e Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, de 1º a 5º de junho, a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isora (Espanha). A importância social, a produção e as críticas de documentários, também, serão abordadas no evento, através de palestras e oficinas.

Segundo o Padre Hugo Ara, diretor da mostra, os filmes selecionados têm o intuito de compreender, observar e divulgar os processos sociais que se desenvolvem em todo o mundo. Ele conta, também, que a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Ali, começamos a gerar a possibilidade de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco”, explica.

Confira a programação completa dos filmes selecionados para o 1a MiradasDoc Recife. O acesso ao auditório G1 da Católica, local da exibição, será gratuito. Para ver a programação clique aqui!

Concurso

Durante a Mostra Internacional de Cinema Documentário, será realizado o 1o Concurso UnicapDoc para Desenvolvimento de Roteiros de Documentário em Vídeo. A competição tem, como tema, a frase “Sertão. O Senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”, escrita por Guimarães Rosa, no livro Grande Sertão: Veredas. As produções inscritas devem propor uma reflexão sobre esse assunto, levando em consideração as questões sociais, raciais, econômicas e culturais às quais a sociedade está subjugada.

As inscrições para o concurso poderão ser feitas pelo site http://www.unicap.br/eventos/mostra, durante os meses de abril e maio. A divulgação dos vencedores da competição acontecerá no dia 5 de junho, no encerramento da Mostra Internacional de Cinema Documentário. A banca examinadora será formada por Padre Hugo Ara, Alejandro Krawietz e pelos professores da Católica Alexandre Figueirôa, Cláudio Bezerra e Aline Grego.

Oficinas

A 1ª MiradasDoc oferece, ainda, aulas sobre crítica, roteiro e produção de documentário e  captação de som direto no audiovisual. O investimento nas oficinas é de R$ 50 (R$ 30 para alunos da Universidade Católica de Pernambuco). O pagamento deve ser efetuado na agência do Unibanco na Unicap. As inscrições já podem ser feitas pelo site http://www.unicap.br/eventos/mostra.

Palestras

Durante a mostra, também serão promovidas palestras sobre a produção de documentários no Brasil e a importância social desse gênero cinematográfico. A participação no evento é gratuita, e as inscrições para as 80 vagas disponíveis devem ser feitas no site http://www.unicap.br/eventos/mostra.

Veja os detalhes das palestras clicando aqui!

Serviço

1a Mostra Internacional de Cinema Documentário

Data: De 1o a 5 de junho de 2009

Local: Universidade Católica de Pernambuco – auditório G1– 1o andar do bloco G

Mais informações no site http://www.unicap.br/eventos/mostra

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos, Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro, Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MAIO





1, 2 e 3 - Católica sedia Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social







JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000