Boletim Unicap
Recife, 27 de Maio de 2009 Ano 8
Católica recebe conceito 4 do MEC
Por Tiago Cisneiros
O Ministério da Educação divulgou, nesta terça-feira (26), o resultado da avaliação institucional realizada na Universidade Católica de Pernambuco em março. A Unicap recebeu o conceito 4 – em uma escala de 1 a 5. A boa notícia foi muito comemorada por todo o meio acadêmico como um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Universidade. Segundo a tabela de valores apresentada pelo Ministério da Educação, a nota 4 está acima do nível exigido para as instituições de ensino superior. “É um selo de qualidade. Atesta que nós somos uma verdadeira universidade, uma das melhores do país”, definiu o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens.
Esta foi a primeira vez em que a Católica passou pelo processo de avaliação institucional do Ministério da Educação. Nos dias 25, 26 e 27 de março, os professores Humberto Camargo Piccoli, Luís Paulo Barbour Scott e Célia Vectore visitaram as dependências da Universidade (salas de aula, biblioteca, clínicas, laboratórios, banheiros, escritórios, núcleos, secretarias etc.) e ouviram dirigentes, professores, alunos e funcionários, levantando informações sobre os seguintes critérios:
- A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
- A política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão
- A responsabilidade social da instituição
- A comunicação com a sociedade
- As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo
- Organização e gestão da instituição
- Infraestrutura física de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação
- Planejamento e avaliação
- Políticas de atendimento aos clientes
- Sustentabilidade financeira
De acordo com o sistema de pesos (valores proporcionais) do MEC, o critério mais importante é “A política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão”, no qual a Católica obteve nota 4. Outros destaques da avaliação da Universidade foram a política de incentivos às licenciaturas (com a concessão de bolsas e convênios para estágios), a aprovação dos formados no curso de Direito no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (mais de 60%), os 33 grupos de pesquisa da Unicap cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o programa de bolsas de estudos próprias para docentes e funcionários.
O relatório enfatizou, ainda, as iniciativas sociais da Universidade, como os projetos Fé e Alegria, Criança Esperança (em convênio com a Rede Globo), Horizonte e Jovem Aprendiz. Foram lembradas, também, a Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi) e as clínicas de Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, que atendem a pessoas de baixa renda.
Padre Pedro Rubens e os membros da Comissão Própria de Avaliação da Universidade, professora Conceição Bizerra (diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas), Verônica Brayner (coordenadora do curso de Relações Públicas), Cezar Cerqueira e Fernando Nascimento reuniram-se, no final da tarde, para conversar sobre o resultado conquistado na avaliação do MEC. O encontro, realizado no gabinete da reitoria, foi marcado por considerações sobre a importância do conceito obtido para o projeto pedagógico e institucional da Unicap.
O Reitor destacou a avaliação do MEC e a abertura do primeiro doutorado da Católica (em Psicologia Clínica) como fatores de consolidação do projeto universitário. “Isso mostra que nós estamos além do que é exigido para ser uma universidade. Ocupamos o mesmo nível de qualquer boa universidade do Brasil, independentemente da região ou do caráter público ou privado”, afirmou. Ele lembrou, ainda, que a outra instituição de ensino superior administrada pela Companhia dos Jesuítas, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), também conquistou o conceito 4.
De acordo com o Reitor, os funcionários e professores da Católica acertaram ao oferecer total transparência à Comissão de Avaliação Externa do MEC. “Nós abrimos o espaço e mostramos nossos pontos fortes, mas, também, as nossas limitações”, declarou.
Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação e diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Católica, a professora Conceição Bizerra destacou a importância das avaliações – interna e externa - para o desenvolvimento da Universidade: “Esses processos fazem com que nós nos conheçamos melhor, tanto nos aspectos positivos quanto nos negativos. A partir disso, pretendemos trabalhar para que sejamos uma instituição de excelência, nos campos de ensino, pesquisa, extensão e trabalho comunitário”. Sobre a nota concedida pelo Ministério da Educação, a professora se disse bastante emocionada. “Essa avaliação nos coloca em um patamar muito bom, o que nos credencia como uma das melhores universidades do país”, afirmou.
O Reitor enfatizou a avaliação externa como um processo formado por três momentos. “Primeiro, passamos pela fase do processo, organizando a Universidade para receber os avaliadores. Em seguida, tivemos a experiência de apresentar nossa estrutura a eles. Essas duas etapas foram muito positivas para a instituição. Agora, o resultado revela, além da qualidade, o reconhecimento do esforço e de um projeto consolidado para o futuro da Católica.”
Conceito da Católica no MEC repercute na sociedade pernambucana
Por Tiago Cisneiros
O conceito 4 obtido pela Católica na avaliação institucional do Ministério da Educação continua sendo muito comemorado pelos professores, alunos e funcionários da Universidade. O resultado, divulgado nesta terça-feira (26), também já começa a repercutir na sociedade pernambucana.
O Pró-reitor Acadêmico da Católica, professor Junot Cornélio Matos, destacou a avaliação como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na Universidade. “Essa nota é muito importante porque nós sabemos que não a recebemos de graça. Na verdade, isso é fruto de muito empenho. Ao lado da abertura do nosso primeiro doutorado, o resultado mostra que estamos no caminho certo e atesta o pleno processo de consolidação da Universidade”, afirmou. Ele lembrou, ainda, que os benefícios do conceito 4 – numa escala de 1 a 5 – não são exclusivos para a administração da Unicap. “Quem ganha com isso são os nossos alunos e todo o estado de Pernambuco, por terem uma instituição de ensino com qualidade comprovada por órgãos do governo federal.”
O renomado jurista José Paulo Cavalcante, membro externo da Comissão Própria de Avaliação da Católica, enfatizou a importância de uma universidade alcançar o conceito 4 do MEC na região Nordeste. “É uma nota extraordinária, principalmente, por se tratar de uma instituição localizada em uma área de tamanha pobreza. Trata-se de um reconhecimento e, ao mesmo tempo, de um desafio para continuar buscando uma educação de qualidade”, argumentou.
Também integrante da Comissão Própria de Avaliação, a educadora Creuza Aragão analisou o resultado como uma confirmação da qualidade e do trabalho da Universidade Católica de Pernambuco. “O conceito 4 foi justo. Diante do rigor das avaliações, é muito gratificante ver uma instituição alcançar a excelência, apesar de estar em uma região carente como a nossa. Com certeza, é um reconhecimento do esforço da diretoria, dos professores, funcionários e alunos, e mostra que a qualidade é a prioridade da instituição.”
Volkswagen Route 2009 tem novo formato e premiará melhor projeto de sustentabilidade e coeficiência de universitários de São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte, Recife e Campinas
Com informações da assessoria da Volkswagen
Projeto “180 Dias para Mudar seu Mundo” acontece dentro de instituições de ensino e instiga estudantes a desenvolverem ações viáveis de redução do impacto ambiental e consumo de recursos naturais para a montadora; ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha.
Projeto universitário mais bem sucedido do Brasil, que impactou 141 mil estudantes de todo o País na edição passada, o Volkswagen Route 2009 terá um novo formato neste ano, com uma linguagem totalmente alinhada com o público jovem e em sintonia com os princípios da política ambiental e de responsabilidade social da Volkswagen. Em 2009, o concurso cultural “180 Dias para Mudar seu Mundo” instigará a comunidade acadêmica a desenvolver soluções viáveis para a Volkswagen sob o aspecto da ecoeficiência, através de ações práticas de sustentabilidade que melhorem a qualidade de vida no planeta.
Inscritos em duplas e sob a supervisão da coordenação da universidade, os universitários devem elaborar, de maio até outubro, um planejamento estratégico que seja um caminho para a ecoeficiência com todas as etapas - desde a criação até a implantação. O projeto vencedor precisa ter caráter prático para que, efetivamente, a Volkswagen o execute. Os universitários poderão apresentar seus projetos nas áreas de seus cursos, o que amplia a margem de participação do concurso interdisciplinar. Os ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha (roteiro a ser definido), onde vivenciarão a cultura do automóvel na Alemanha. Especialmente desenvolvido para jovens universitários e seus professores, o roteiro proporcionará uma experiência de uma semana na história da Volkswagen em seu país de origem.
O Volkswagen Route 2009 teve largada no último dia 5 de maio em Florianópolis na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, onde aconteceu até o dia 8 de maio. A 1ª fase ainda contempla a Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, entre os dias 11 e 14 de maio. Além da capital catarinense, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Campinas também contarão com instituições de ensino superior Participantes do Volkswagen Route 2009, que ocorre até o mês de outubro. Cada uma das instituições de ensino participantes do concurso cultural poderá indicar três projetos e o vencedor será anunciado em novembro. O regulamento completo pode ser acessado no hotsite www.vw.com.br/route.
Super Truck
Operacionalizadopela Decidindo Marketing e Relacionamento, que pelo terceiro ano mantém a parceria com o Volkswagen Route, todo o concurso cultural será ativado a partir de uma série de ações dentro do Super Truck. Com 23m de comprimento e 4,20m de altura, a carreta levará aos universitários experiências sensoriais que mexerão com seus cinco sentidos. Após se cadastrarem em totems eletrônicos personalizados, eles poderão se divertir em um autorama com a carroceria do New Beetle e terão à disposição cozinha e bar.
Os alunos também receberão cartões de Music Pass, que permitem downloads de duas músicas, entre um acervo de 100 mil canções, no website da ação (www.vw.com.br/route). A expectativa da Volkswagen é de que sejam feitos 15 mil downloads, ou 3 mil por praça. Além disso, palestras serão ministradas por profissionais da Volkswagen que abordarão temas que se relacionam às diferentes áreas da montadora e que possam servir de inspiração e aprendizado para os estudantes. Entre os temas estão design, marketing, novas tecnologias, futuro do transporte, gestão sustentável e o meio ambiente.
Shows
Após participar destas três atividades (autorama New Beetle, palestras e Music Pass), identificadas por carimbos em um passaporte entregue no Super Truck, o universitário ganhará um par de ingressos para um grande show que acontecerá em sua cidade. Para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Campinas, a banda escalada é o Charlie Brown Jr., enquanto universitários de Recife e Florianópolis conferem Detonautas, ambas atrações com forte apelo junto ao público jovem.
Oportunidades para empresas
Ainda há cotas de patrocínio abertas para empresas interessadas em se associar ao projeto VW Route 2009. A comercialização dos espaços publicitários é voltada para anunciantes e parceiros que apostem no mote da ação, que alia conceitos de sustentabilidade ao público jovem universitário de todo o País.
Proposta educativa do Fé e Alegria é tema de mesa-redonda nesta quinta-feira
Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco e o Movimento Fé e Alegria promovem, nesta quinta-feira (28), a mesa-redonda “A proposta de educação popular do Fé e Alegria”. O evento será realizado na sala 306 do bloco G4 da Unicap, a partir das 17h.
A mesa-redonda contará com a participação do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, do diretor nacional da Fundação Fé e Alegria, Padre Carlos Fritzen, e da coordenadora pedagógica da Fundação Fé e Alegria de Pernambuco, Graziela Almeida. O intuito do encontro é apresentar a proposta educativa do movimento beneficente, conveniado da Unicap desde 2008.
Queiroz Galvão oferece vaga para a área de Serviço Social
Por Rebeca Kramer
Construtora Queiroz Galvão oferece vaga para emprego na área de Serviço Social para estudantes cursando o último período ou que já sejam graduados no curso. Outras informações pelo e-mail: ceciliaasfora@queirozgalvao.com.br ou pelo telefone: 3265-9641. Falar com Cecília Asfora.
Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática
Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a quarta turma do curso de especialização em Ensino de Matemática. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nos sábados, de 8h às 12h.
Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):
- Comprovante de inscrição
- Currículo
- Histórico escolar
- Uma foto 3x4
- Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF
A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.
O investimento mensal para o curso de especialização em Ensino de Matemática é de R$ 245. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.
Informações e inscrições:
- Secretaria dos Cursos de Especialização
Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.
Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.
Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro-brasileira
Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a primeira turma do curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e sábados, das 8h às 13h15.
Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):
- Comprovante de inscrição
- Currículo
- Histórico escolar
- Uma foto 3x4
- Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF
A seleção para as 30 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.
O investimento mensal para o curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira é de R$ 210. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.
Informações e inscrições:
- Secretaria dos Cursos de Especialização
Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.
Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.
Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana
Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Sexualidade Humana. A pós-graduação tem carga horária total de 375 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas terças e sextas-feiras, das 18h45 às 22h.
Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):
- Comprovante de inscrição
- Currículo
- Histórico escolar
- Uma foto 3x4
- Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF
A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.
O investimento mensal para o curso de especialização em Sexualidade Humana é de R$ 250. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.
Informações e inscrições:
- Secretaria dos Cursos de Especialização
Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.
Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.
Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde
Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 14 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h, e sábados, das 8h às 12h.
Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):
- Comprovante de inscrição
- Currículo
- Histórico escolar
- Uma foto 3x4
- Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF
A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.
O investimento mensal para o curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde é de R$ 270. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.
Informações e inscrições:
- Secretaria dos Cursos de Especialização
Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.
Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.
Católica e Inholland buscam novos meios para ampliar o programa de intercâmbio
Por Ana Luíza Madeiro
Foi realizada, nesta terça-feira (26), a reunião sobre a parceria do programa de intercâmbio entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Inholland University, na Holanda. Na sala de reunião, estavam presentes o Reitor Padre Pedro Rubens, o Pró-reitor Comunitário Padre Miguel Martins, o assessor de Relações Internacionais da Católica, o professor Thales Castro, a representante Internacional da Inholland University, professora Ingrid Bartels, e a gestora Henny Brandwijk.
A conversa abordou a tentativa de se buscar meios de melhorar a interação entre as duas universidades e incluir alunos de pós-graduação e pesquisadores no programa. Além disso, foi-se discutida a possibilidade de incentivar professores que dominam o inglês a ministrarem aulas. “É uma forma de incentivar a mobilidade dos professores da Unicap para que eles vão para a Holanda e os de lá venham para cá”, explicou a professora Ingrid Bartels. O Reitor Padre Pedro Rubens afirmou que o maior desafio que terão de enfrentar, nesse caso, é o medo de falar outra língua. “Há alguns professores que falam línguas estrangeiras, mas a competência não é a mesma”. Vai-se fazer um levantamento para saber quais professores têm essa competência.
A professora Ingrid explicou que existe uma idéia inicial da Inholland de se fazer um projeto digital para iniciar a pesquisa “A visão do Brasil no exterior”, o qual causaria uma network, incentivando um canal entre os países, mesmo as pessoas não saindo do país.
Uma outra alternativa que surgiu na reunião foi a possibilidade de estabelecer uma relação mais próxima entre as universidades oferecendo cursos de especialização na área administrativa portuária, tendo como base o Porto de Suape e a cidade portuária holandesa, Rotterdam.
Nesta quarta-feira (27), foi realizada uma sessão informativa sobre o intercâmbio da Unicap com a Universidade Inholland. Confira os detalhes na matéria “Representantes da Inholland University falam sobre intercâmbio”, de Jaime Mitchell.
Representantes da Inholland University falam sobre intercâmbio
Por Jaime Mitchell
A representante internacional da Inholland University, professora Ingrid Bartels, e a gestora Henny Brandwijk explicaram aos alunos de graduação da Católica, na manhã desta quarta-feira (27), o que a universidade holandesa oferece. Ingrid mostrou fotos de Rotterdam, uma das cidades em que se encontra a universidade, e explicou que a língua falada na instituição é o inglês.
Segundo Ingrid, o aluno da Inholland estuda buscando aplicar a teoria na prática.“Desde o primeiro ano nós olhamos para o que o estudante quer” comentou. As áreas oferecidas pela universidade são as de Direito, Comunicação, Serviço Social e Economia - área que Ingrid coordena.
Os cursos da Inholland são voltados para formas de como se relacionar com outros países. Focando na área de negócios, Ingrid mostrou os cursos oferecidos: International Bussiness and Culture, Latin American Studies, Global Economy in Transition, International Bussiness and Finance e Digital Learning Project (em uma tradução livre: Negócios e Cultura Internacional, Estudos Latino-americanos, Economia Global em Transição, Negócios e Finanças Internacionais e Projeto de Aprendizagem Digital, respectivamente).
Encerrando a explicação sobre o intercâmbio, Ingrid mostrou que a universidade holandesa oferece livraria e áreas de estudo. Logo em seguida, Henny Brandwijk falou sobre o curso de gestão portuária e disse esperar futuramente alunos brasileiros na Holanda. Ao final, os estudantes puderam tirar dúvidas com as holandesas.
Ingrid explicou o porquê dessa busca para fortalecer o intercâmbio com o Brasil. “É imprescindível esse intercâmbio com o Brasil para os alunos holandeses verem como funciona a cultura brasileira e os brasileiros verem como funciona a Holanda” falou. Henny disse, em relação ao intercâmbio, que “nossos estudantes aprendem a fazer negócios com outros países. Esse é um dos nossos focos”.
A palestra aconteceu no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), 1° andar do bloco B, e contou também com a participação do Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Católica, professor Thales Castro e o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins.
Católica realiza 2º Seminário da Pessoa com Deficiência
Por André Amorim
Foi realizado, durante a manhã e tarde desta quarta-feira (27), com o tema “A Universidade a caminho da Inclusão”, o 2º Seminário da Pessoa com Deficiência. O encontro, organizado pelo Projeto Fazer Viver da Clínica de Psicologia, aconteceu no miniauditório, sala 824 do bloco B, das 9h30 às 18h30.
Pela manhã, a mesa dos trabalhos foi composta pela coordenadora do projeto Fazer Viver, professora Mariel Rocha, pela gestora da Secretaria de Educação Especial de Pernambuco e psicopedagoga, Albanize Cardoso, e pela coordenadora do curso de Psicologia da Unicap, professora Albanize Oliveira.
O início do seminário foi marcado pelas boas vindas dada pela professora Mariel Rocha. Antes de passar a palavra para Albanize Cardoso, Mariel agradeceu a presença da gestora do governo estadual e falou sobre a importância de momentos como esse para se discutir e refletir a inclusão social.
Em seguida, Albanize Cardoso, gestora da Secretaria de Educação Especial, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo governo do estado para colocar Pernambuco, novamente, como referência em educação e como as escolas estão pensando a inclusão social. Segundo Albanize, o governo do estado realiza seus trabalhos baseados no artigo 5º da constituição federal que afirma que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.
Segundo a gestora, o estado dispõe, hoje, de intérpretes e brailistas (pessoas que sabem ler e transcrever Braille) para auxiliar os alunos com necessidades especiais. Entre os projetos desenvolvidos pelo governo estão o “Professor Itinerante”, as Salas de Atendimento Especial (SAEE) cursos de libas, interpretação e tiflologia (curso para pessoas cegas).
Após a fala da gestora, o Coral de Adolescentes Especiais do Centro de Referência Educacional (CREE) se apresentou. No repertório, as músicas Pai Nosso, É preciso saber viver e Com muito amor e carinho. Após esse momento, o ex-aluno de psicologia da Unicap, Heleno Pereiro, apresentou o trabalho “Acessibilidade Design For All, Construindo fronteiras para uma Educação Inclusiva”, e as alunas do 7º período de fisioterapia, Geovâna Carini e Kamila Bruna Batista, apresentaram o trabalho “Atuação da fisioterapia na prevenção e tratamento de lesões ocorridas no basquetebol adaptado para pessoas com deficiência”.
Durante à tarde, além das oficinas de braille e mobilidade e locomoção que foram realizadas das 12h30 às 13h30, foi realizada a mesa-redonda “A pessoa com deficiência, políticas públicas e a equipe interdisciplinar”e os debates “O papel das instituições e os desafios da inclusão” e “Inclusão no mercado de trabalho: possibilidade ou utopia?”.
O encerramento aconteceu às 18h30 com a presença do grupo de capoeira do Projeto Horizonte.
CCS e Pastoral convidam para a Festa Junina da Católica
Por Tiago Cisneiros
O Centro de Ciências Sociais (CCS) e a Pastoral vão realizar, nesta quinta-feira (28), a Festa Junina da Católica. A celebração acontecerá das 10h às 12h, no Salão Receptivo da Universidade, no primeiro andar do bloco G.
O forró pé-de-serra está garantido no evento, com a presença do Trio Culé de Xá. Os alunos, professores e funcionários presentes, ainda, poderão aproveitar a quadrilha e o festival de comidas típicas, além de concorrer ao sorteio de uma cesta de produtos juninos. A entrada é gratuita.
Projeto Retalho entra em ação no dia 29 de maio
Por Ana Luíza Madeiro e Tiago Cisneiros
Na próxima sexta (29), os alunos do 5º período de Relações Públicas da Unicap vão realizar o “Projeto Retalho”. O projeto tem o objetivo de disseminar as ações de customização de grupos locais, tendo em vista que Recife é o 3º pólo brasileiro de moda. O trabalho surge como parte integrante da disciplina de Planejamento e Execução, orientada pela professora Elisa Barreto e vai ocorrer no próprio campus da Universidade, das 16h às 21h.
O evento contará com brechó, palestras com profissionais da área, exposições sobre moda, desfiles e oficinas com peças customizadas, além da participação de atrações locais – a abertura terá a presença da dupla A irmandade. “O Projeto Retalho tem como objetivo tornar evidente a diversidade da moda recifense. Assim, iremos promover um evento voltado para a customização, mostrando um estilo alternativo de moda, o processo de produção de uma roupa customizada através de oficinas e debateremos o papel de Pernambuco na moda brasileira”, revela a coordenadora geral do evento, Patrícia Alves. O evento promete terminar com festa, animada pelo DJ Augusto Simões, que toca para o desfile e no encerramento a partir das 20h. A entrada é gratuita.
Confira a programação completa do Projeto Retalho:
16h – Abertura
16h30 – Brechós e oficinas (Mundo de Maria e Sinhá Pitanga)
17h – Palestra “Moda: A construção da identidade e a dialética das aparências”, da professora Maria de Fátima (Senac)
19h30 – Palestra “Moda artesanal”, da estilista Lívia Aguiar
20h – Desfile (com as grifes: Rebeca Holanda, Lazuli, Camila Cavalcante, Mariah Doria, Amanda Borges, Eugênia, Sinhá Pitanga, Catarina Calazans, Mônica, Maria sem vergonha, Período fértil e Mariah).
21h – Encerramento.
Serviço:
O evento vai ocorrer na sexta-feira, 29 de maio, das 16h às 21h, nos seguintes locais do campus da Universidade:
Hall do Bloco A - Exposição gráfica sobre moda
Hall do Bloco G - Brechós e oficinas de roupas customizadas
Auditório Padre José de Anchieta (G1) - Palestras
Salão Receptivo, Bloco G, 1º andar - Desfiles e atrações culturais (A Irmandade e DJ Augusto Simões)
Coordenação Geral do Evento: Patrícia Alves
Telefone: (81) 8748-6345
E-mail: paty.alvess@hotmail.com
Maracatu Tambores D’Olorum comemora 2 anos de existência
Por Tiago Cisneiros
Os dois anos do Maracatu Tambores D’Olorum serão comemorados - com muita música, claro -, neste final de semana. No sábado (30), a agremiação realizará um ensaio geral, das 13h às 15h, no Liceu de Artes e Ofícios (antigo Colégio Nóbrega), e um encontro no Mercado Público da Boa Vista, a partir das 15h30. No domingo, os batuqueiros vão promover um arrastão pelas ruas do Recife Antigo. A concentração, no Marco Zero, será às 14h30. A saída acontecerá às 16h, depois do “Parabéns” para o grupo.
Programação:
Sábado (30)
Das 13h às 15h – ensaio geral, no Liceu de Artes e Ofícios
A partir das 15h30 – encontro no Mercado Público da Boa Vista (rua Santa Cruz, s/n, Boa Vista).
Domingo (31)
14h30 – Concentração no Marco Zero
15h30 – “Parabéns” para o Maracatu Tambores D’Olorum
16h – Saída do arrastão pelas ruas do Recife Antigo
Interessado em participar do Tambores D’Olorum ou em aprender a dançar e tocar maracatu? Confira as oportunidades oferecidas pela agremiação, na matéria “Maracatu Tambores D’Olorum abre inscrições para novos batuqueiros e oficinas de dança e percussão”, no Boletim Unicap.
Maracatu Tambores D’Olorum abre inscrições para novos batuqueiros e oficinas de dança e percussão
Por Tiago Cisneiros
O Maracatu Tambores D’Olorum está com inscrições abertas para oficinas de dança e percussão. A agremiação oferece, ainda, vagas para novos batuqueiros. Os interessados devem dirigir-se ao Liceu de Artes e Ofícios (antigo Colégio Nóbrega), na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista.
A 1ª Oficina de Dança de Maracatu será realizada aos sábados (a partir do dia 6 de junho), das 15h às 16h, no Liceu de Artes e Ofícios. O investimento mensal para os alunos é de R$ 20.
A Oficina de Percussão teve início em 2008, mas as inscrições continuam abertas. As aulas são ministradas aos sábados, no Liceu de Artes e Ofícios, das 13h às 15h. O investimento por mês é de R$ 30.
O Maracatu Tambores D’Olorum ensaia aos sábados, das 15h às 17h, no Liceu de Artes e Ofícios. No local, os interessados, também, podem se inscrever para participar como batuqueiros. Todos os componentes da agremiação colaboram com o pagamento de R$ 30 mensais para a manutenção do grupo.
Mais informações
Fones: (81) 9437 9321, (81) 9262 2869 e (81) 8863 2938.
E-mail: tamboresdolorum@hotmail.com
Grupo Mandacaru encerra o mês cultural da Católica
Por Jaime Mitchell e Lílith Perboire
O grupo de dança Mandacaru irá encerrar as apresentações do mês cultural da Universidade Católica de Pernambuco. Nos dias 27, 28 e 29 de maio, o grupo fará uma homenagem a Villa-Lobos, na passagem dos 50 anos da sua morte, com o show “Villa Brasil”. Segundo Ana Cecília Soares, assistente cultural responsável pelo Mandacaru, é a primeira vez que o grupo dança música clássica. “É um grande desafio dançar música clássica, que nunca dançamos, mas acho que ficou legal com passos de dança popular” comentou.
O Mandacaru é composto por 22 participantes, dentre eles alguns bailarinos que já foram do grupo e vão participar do espetáculo com seus filhos. Além da homenagem a Villa-Lobos, o Mandacaru completa 15 anos neste ano. No dia 29, o espetáculo vai contar com a apresentação do grupo Flor do Mandacaru, formado por parkinsonianos, acompanhantes e integrantes do grupo de dança Madacaru. Eles vão cantar, em forma de coral, um pout-pourri de músicas infantis relacionadas ao tema do show.
“Pra mim vai ser um desafio dançar as músicas de Villa-Lobos. Elas são mais lentas e os tempos são difíceis de acompanhar. Mas adianto que o grupo está bem preparado para dançar e que as coreografias estão lindas”, afirmou a dançarina do Grupo Mandacaru, Luana Pimentel.
Serviço
O show será nos dias 27 e 28 de maio, às 20h, e, no dia 29 de maio, às 19h, no Teatro da Unicap, 1° andar do bloco B.
A entrada é franca.
Católica promove palestra sobre o desgaste das obras modernas no Recife
Por Tiago Cisneiros
O curso de Arquitetura e Urbanismo e a pós-graduação em Patrimônio Histórico da Católica vão promover, no dia 4 de junho, a palestra “Obtuário arquitetônico Pernambuco modernista”. A apresentação será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco Luiz Amorim, na sala de multiuso do bloco D (primeiro andar), a partir das 18h45.
Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Andréa Câmara, o evento marca a conclusão do semestre letivo da graduação e da pós-graduação oferecidas pela Católica na área. “Esta palestra aborda as obras modernas que se acabaram na cidade do Recife”, explica.
Alunos de Publicidade promovem campanha de doação de alimentos
Por Tiago Cisneiros
Os alunos do terceiro período do curso de Publicidade e Propaganda da Católica estão realizando uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis, que serão repassados a cinco ações de serviço solidário do Recife. As doações podem ser feitas nesta quinta-feira (28), no térreo do bloco G da Universidade.
As instituições beneficiadas pela campanha serão o Lar do Neném, o Lar Elizabeth Main, o Abrigo Espírita Lar de Jesus e o Abrigo Jesus Menino. Parte dos alimentos arrecadados, também, vão ser repassados para a Pastoral da Católica, que desenvolve o Projeto Ronda Noturna, pelo qual presta assistência a moradores de rua do Recife.
Inscrições para Teologia
Por Jaime Mitchell
Quem concluiu um curso livre em Teologia e deseja obter um diploma da Católica reconhecido pelo MEC pode conferir a portaria n° 002/2009, no site da Universidade e ver o procedimento necessário. As pessoas interessadas devem ver o período de inscrição, o local de inscrição, os documentos requeridos, a data das provas de admissão, os pré-requisitos para o curso em sua modalidade à distância ou em sua modalidade presencial.
O link é: http://www.unicap.br/processos_admissao/teo_bacharel.htm
Outras informações podem ser obtidas através da coordenação do curso no telefone 2119 – 4090 ou na secretaria pelo 2119 – 4171.
Católica vence o prêmio Marcas que eu Gosto pela sexta vez consecutiva
Desde que foi criado, há seis anos, o prêmio Marcas que eu Gosto tem pelo menos uma marca campeã invicta. A Universidade Católica de Pernambuco venceu todas as edições na categoria Educação (instituições privadas de ensino superior). Em 2009 não foi diferente. A premiação irá acontecer durante uma festa nesta quarta-feira (27), às 19h, no Armazém Blu’nelle, no bairro de Santo Amaro, no Recife.
O prêmio é o resultado de uma pesquisa realizada entre os pernambucanos através de uma parceria do Diario de Pernambuco e do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Ao todo, 38 marcas de vários segmentos do mercado ficaram entre as mais lembradas e reconhecidas pelos pernambucanos.
“É um reconhecimento daquilo que é essencial para uma Universidade: a questão da qualidade que se consolida com o tempo. E isso a gente chama de tradição. O público pernambucano é exigente. A marca está se consolidando diante da população e isso representa o projeto da Unicap como verdadeira Universidade”, explica o Reitor, Padre Pedro Rubens.
O reconhecimento do mercado e da sociedade à marca da Católica já se traduziu em outras premiações. Em novembro do ano passado, a Universidade venceu, pelo sétimo ano seguido, o JC Recall de Marcas, realizado pelo Instituto Harrop de Pesquisa de Mercado em parceria com o Jornal do Commercio. Na ocasião, 69 marcas foram premiadas em diversas categorias.
Exatamente três anos antes, a Universidade conquistou o prêmio Orgulho de Pernambuco, concedido em comemoração aos 180 anos do Diario de Pernambuco. “Nós fazemos parte dos trabalhos que enaltecem esta terra tão bonita e que fazem esse orgulho pernambucano”, disse o então reitor, o Padre Theodoro Peters. Também em entrevista ao Boletim Unicap de 8 de novembro de 2005, o presidente dos Diarios Associados em Pernambuco, Joezil Barros, ressaltou a conquista da Católica.“Nós levamos em consideração o desempenho dessas empresas no mercado e a política de relacionamento”.
Mestre de capoeira da Católica faz parte de grupo de pesquisa
Por Jaime Mitchell
O assistente cultural responsável pelo grupo de Capoeira da Católica, José Olímpio Ferreira da Silva, conhecido como Mestre Corisco, está participando como consultor de pesquisa na produção do Inventário da Capoeira em Pernambuco. O Inventário é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Laboratório de Patrimônio Cultural (PPGA/UFPE) e a Associação Respeita Januário (ARJ). A participação de Corisco na pesquisa durará seis meses.
O objetivo desse estudo, segundo Corisco, é conhecer mais a capoeira de Pernambuco. “O Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco são os estados pilotos para iniciar as pesquisas sobre a capoeira por terem tido grande influência da cultura negra”, explica. Corisco tem ajudado os pesquisadores com explicações sobre a teoria e a prática da capoeira. “O objetivo dessa pesquisa é identificar as necessidades da capoeira”, ressaltou.
Corisco também foi convidado para participar do IV Evento de Capoeira do Grupo Chapéu de Couro, que acontece entre os dias 7 e 30 de junho, nas cidades de Colônia e Duesseldorf, na Alemanha. Durante o evento acontecerão dois batismos, nos quais os alunos recebem ou trocam de corda, e também oficinas, treinos e um workshop musical.
O Grupo Chapéu de Couro foi criado em 2001 pelo professor Roberto Ferreira dos Santos, conhecido como professor Nego, aluno do Mestre Corisco. Nas outras edições do evento, em 2003, 2005 e 2007, Corisco também esteve presente.
Católica realiza 15º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco vai promover, entre 27 e 29 de maio, o 15o Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica. Os encontros pretendem discutir o papel do estágio na formação dos futuros professores e o compromisso social das instituições formadoras com jovens e adultos. A idéia é socializar a produção dos alunos nas escolas nas quais fazem estágios, além de fortalecer a ação educativa e a cultura de paz.
Na quarta-feira (27), a professora Verônica Cavalcanti de Araújo Campos, da Gerência Executiva de Educação Recife Sul, ministrará a palestra “Entender a violência para construir uma cultura de paz: reflexões acerca do fenômeno Bullying”. De acordo com a coordenadora de Estágio Curricular e Obrigatório das Licenciaturas da Católica, professora Maria Helena da Costa Carvalho, a escolha do tema foi baseada nos interesses dos estagiários, que podem enfrentar a situação do bullying (violência nas escolas, perseguição a alunos, ofensas...) no trabalho de ensino. A Católica tem disponibilizado materiais sobre o assunto (bullying) aos alunos envolvidos em estágios de licenciatura, para facilitar a compreensão da conferência do seminário.
Na quinta-feira (28), os estudantes que estão na última fase do estágio obrigatório apresentarão os resultados dos seus trabalhos nas respectivas escolas. A exposição será feita através de pôsteres, oficinas pedagógicas e sessões de comunicações. No mesmo dia, durante à tarde, uma mostra fotográfica e um vídeo recordarão os principais momentos dos outros 14 Seminários de Pesquisa e Prática Pedagógica.
O último dia do evento será marcado por uma nova exposição de pôsteres e pela exibição e debate do filme “Entre os muros da escola”. Segundo a professora Maria Helena, a produção, embora de origem francesa, revela o papel da escola nos conflitos e problemas disciplinares presentes em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Maria Helena destaca, ainda, a importância de os alunos participarem do seminário: “Isso faz parte de um processo de formação. É uma oportunidade de divulgar e valorizar os trabalhos que os estagiários desenvolvem nas escolas”.
Confira a programação do 15o Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica.
Dia 27 (quarta-feira) - Abertura
Horário: 18h30
Local: auditório G1 – 1o andar do bloco G
Apresentação musical dos estudantes da Católica José Roque da Silva Neto (trompete) e Fábio César (saxofone)
Palestra: “Entender a violência para construir uma cultura de paz: reflexões acerca do fenômeno Bullying” - professora Verônica Cavalcanti de A. Campos (Gere Recife Sul).
Dia 28 (quinta-feira)
Retrospectiva histórica: mostra fotográfica e exibição de vídeo com momentos marcantes dos 14 seminários anteriores
Horário: das 16h às 17h
Local: térreo do bloco A
Sessão de pôsteres
Horário: das 17h às 19h
Local: térreo do bloco A
Oficinas pedagógicas e sessão de comunicações
Horário: das 19h30 às 22h
Local: salas de aula do 3o andar do bloco B
Dia 29 (sexta-feira)
Sessão de pôsteres
Horário: das 17h às 18h
Local: térreo do bloco A
Projeção e debate do filme Entre os muros da escola
Debatedoras: professoras Lúcia Maria de Andrade Caraúbas e Olga Matilde B. Albuquerque (Unicap)
Horário: das 18h30 às 22h
Local: auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) – 1o andar do bloco B.
Madrigal Marlos Nobre fará recital de autores brasileiros
Por Jaime Mitchell
Os solistas do Madrigal Marlos Nobre realizam quinta-feira (28), às 20h, o recital Autores Brasileiros in Concert. Composições de poetas e músicos brasileiros, como Vinicius de Moraes, serão apresentadas na Capela da Unicap. O espetáculo terá treze músicas. Acompanhando os solistas estará o pianista Alison Queiroz, assistente cultural da Católica. O recital é aberto ao público.
Segundo o Irmão Lindbergh Pires, regente do Madrigal Marlos Nobre, os autores brasileiros foram escolhidos para esse recital porque, na maioria das vezes as apresentações privilegiam compositores estrangeiros. “Esse recital é para valorizar o que é nosso”, destacou. De acordo com Irmão Pires, essa não é uma apresentação do Madrigal Marlos Nobre, e sim dos solistas que o compõem.
O Madrigal Marlos Nobre é composto por alunos da Unicap e pessoas que têm interesse no trabalho feito por ele. Geralmente, os recitais solos são feitos duas vezes ao ano.
Católica realiza palestra sobre a França na quinta-feira
Por André Amorim
Quinta-feira (28), será realizada, às 19h, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco, a palestra “França brasileira: um encontro de culturas”, em que serão analisadas as relações econômicas, políticas e socioculturais.
Participam do encontro o consultor da Fundarpe para o projeto Ano do Brasil na França, João Paulo Lima e Silva Filho; a integrante do comitê científico Brasil-França da Intercom, Salett Tauk Santos; o professor da UFPE e da Aliança Francesa Samuel Carvalheira de Maupeou e a professora, também da Aliança Francesa, Muriel Meneveau Gonçalves
Professor de Filosofia lança livro sobre Santo Agostinho
Por Jaime Mitchell
O Projeto Filosofia Aberta realizará na quinta-feira, dia 28, a palestra com o tema Ética e Política em Santo Agostinho. O professor de Filosofia Marcos Roberto Nunes será o palestrante e, na ocasião, vai lançar seu livro Introdução ao pensamento ético-político de Santo Agostinho. O curso de Filosofia aproveitará o momento para homenagear os anos de pesquisa realizados pelo professor e a publicação de livros e artigos feitos por ele.
O lançamento será no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no 1° andar do bloco B, às 18h e vale como atividade complementar. O Projeto Filosofia Aberta acontece uma vez ao mês. O evento é aberto ao público em geral.
Funcionários da Católica participam de encontro da Companhia de Jesus
Por Tiago Cisneiros
A chefe e o auxiliar administrativo da Divisão de Ação Social, Fátima Gonçalves e Márcio Souza, e o contador Dimas Luna representarão a Universidade Católica de Pernambuco no Encontro de Contadores e Assistentes Sociais da Província do Brasil Nordeste, que será realizado em Teresina, entre 28 e 30 de maio. Promovido pela Companhia de Jesus, o evento pretende estreitar os laços e discutir políticas comuns para os serviços de contabilidade e assistência social, além de estimular parcerias entre os profissionais das instituições participantes.
Estudantes de Engenharia Química e Ambiental participam da Semana do Meio Ambiente
Por André Amorim
Alunos dos cursos de Engenharia Química e Ambiental foram convidados para participar, de 1º até 5 de junho da Semana de Meio Ambiente promovida pelo Espaço Ciência, que, neste ano, tem o tema “Aquecimento Global”. Nos últimos dois anos, estudantes do 3º ao 7º período desses cursos apresentaram projetos sobe o controle e monitoramento da qualidade do ar. Estudantes dar rede estadual de ensino e escolas particulares visitam durante toda a semana o espaço.
Mestrado em Ciências da Religião da Católica promove seminário
Por Tiago Cisneiros
O Mestrado em Ciências da Religião da Católica promove, nos dias 5 e 6 de junho, na sala 305 do bloco G4, o “Seminário Ciência, Religião e Des-Envolvimento”. O evento contará com palestras de Iradj Eghari, coordenador de um projeto nessa área de pesquisa (veja mais em http://www.cienciaereligiao.org.br) e professores da Universidade.
O seminário concederá créditos para mestrandos e horas complementares para graduandos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de solicitação para o e-mail gilbraz@unicap.br . As vagas são limitadas.
Mostra de Cinema e Direitos Humanos abre inscrições
Por Tiago Cisneiros
Oportunidade para os estudantes da Universidade Católica de Pernambuco que têm se destacado na produção de curtas-metragens e documentários. Estão abertas as inscrições para a 4ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
Uma seleção pública selecionará curtas, médias e longas metragens sulamericanos que contemplem a temática dos direitos humanos. As exibições vão acontecer entre 5 de outubro e 8 de novembro, em 16 capitais brasileiras (entre elas, o Recife). Após o festival, o filme mais votado pelo público em cada categoria (curta, média e longa) receberá o Prêmio Aquisição TV Brasil.
Os produtores interessados em participar da mostra devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2009/convocatoria.htm , além de enviar, até o dia 12 de junho, cópias do filme em DVD, sinopse e foto da obra, ficha técnica e os contatos dos realizadores para a Cinemateca Brasileira (endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo/SP – CEP 04021-070).
No Recife, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é coordenada pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, do Governo do Estado, e pela Secretaria de Direitos Humanos e Justiça Cidadã, da Prefeitura da cidade. As outras sedes do festival são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.
Mais informações podem ser obtidas no site da mostra (www.cinedireitoshumanos.org.br), pelo e-mail contato@cinedireitoshumanos.org.br e pelos telefones (11) 3512 6101 ou (11) 3512 6111.
Grupo Hegel vai realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros
O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h, o seminário “Por que não Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.
As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de oito horas de carga complementar.
Informações e inscrições:
Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica
Fone: (81) 2119 4230
Católica vai promover 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim e Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco promove, de 1º a 5º de junho, a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isora (Espanha). A importância social, a produção e as críticas de documentários, também, serão abordadas no evento, através de palestras e oficinas.
Segundo o Padre Hugo Ara, diretor da mostra, os filmes selecionados têm o intuito de compreender, observar e divulgar os processos sociais que se desenvolvem em todo o mundo. Ele conta, também, que a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Ali, começamos a gerar a possibilidade de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco”, explica.
Confira a programação completa dos filmes selecionados para o 1a MiradasDoc Recife. O acesso ao auditório G1 da Católica, local da exibição, será gratuito. Para ver a programação clique aqui!
Estão abertas inscrições para o 14º Ciso
Por Daniel França
As inscrições para o 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso) já estão abertas. O evento, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro, também marca os 60 anos da Fundação Joaquim Nabuco e conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Faculdade Marista. A programação está organizada em 12 fóruns, 12 mesas-redondas e oito minicursos que irão discutir o tema “Desigualdade e Justiça Regional: regiões, classes e identidades no mundo globalizado”. As atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fica no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.
A proposta é reunir especialistas não só da região, mas também de outras partes do Brasil e de outros países. De acordo com o comitê organizador, estão sendo convidados pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela para participarem dos fóruns. “Os fóruns pretendem fazer a interação entre academia, a sociedade, representantes do terceiro setor e do poder público”, explica um dos organizadores do Ciso e pesquisador da Fundaj Alexandre Zarias.
Ao todo, a programação vai reunir 30 grupos de trabalho (GT´s) sobre os mais diversos temas das Ciências Sociais. Trata-se da troca de experiência de produção científica de 50 programas de pesquisa e pós-graduação de várias instituições. Entre GT´s, fóruns e mesas-redondas serão apresentados cerca de 500 trabalhos. “Educação, violência, desigualdade regional e concentração de renda. Todos esses temas têm repercussão nas políticas públicas a serem analisadas e debatidas durante o evento”, explica o presidente da comissão organizadora do Ciso e pesquisador da Fundaj, o professor Joanildo Burity.
O 14º Ciso contará ainda com uma vasta programação cultural que está em fase de elaboração. A primeira edição do encontro aconteceu no Recife em 1986 e a mais recente foi em Maceió, em 2007. O Ciso acontece a cada dois anos. Outras informações sobre as inscrições, pontos turísticos da capital pernambucana e a programação estarão disponíveis no site www.fundaj..gov.br/xivciso ou pelo telefone (81) 3073-6474.
Feira de Promoção de Vendas acontece na Unicap
Por Rebeca Kramer
Os estudantes do 5º período de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco realizam, no dia 28 de maio, no térreo do bloco G, a Vitrine, uma Feira de Promoção de Vendas. A atividade faz parte da avaliação da disciplina Promoção de Vendas, ministrada pela professora Telma Guerra. O evento consiste num momento em que os alunos aprendem técnicas de ações promocionais e criam peças publicitárias. Na ocasião, paralelamente, ocorrerá ainda uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis organizada por estudantes do 3º período, atendendo a solicitação da disciplina de Atendimento. As doações serão feitas, entre outras instituições, no Lar do Neném, no Abrigo dos Velhinhos e no Ronda Noturna da Universidade.
Segundo Telma, cada equipe vem trabalhando desde o início deste ano letivo um cliente real, havendo, portanto, a exposição dos trabalhos das próprias empresas, como aqueles realizados em conjunto com os alunos. “São clientes como os biscoitos Bono, Treloso, a concessionária Disnov e a DVD.com. No 1º GQ (grau de qualificação), os alunos aprenderam Planejamento Promocional e agora estão executando o projeto. O 2ºGQ é um trabalho multidisciplinar em conjunto com a professora Carla Patrícia, da disciplina de Planejamento Visual Gráfico II”, explicou.
Serviço:
O quê? II Feira de Promoção de Vendas da Católica
Quando? Dia 28 de maio
Onde? No térreo do bloco G
Quem? 5º Período de Publicidade e Propaganda
Boletim Unicap
:: Expediente ::
EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)
REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).
RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).
PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).
PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.
DESIGNER: Java Araújo
WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.
CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br
Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP
O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para
|