A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 22 de Maio de 2009 Ano 8

Aluna de Direito defende monografia sobre pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Por Tiago Cisneiros

“A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: uma abordagem jurídico-social”. Poderia ser o tema da monografia de qualquer universitário, mas se torna especial quando a aluna em questão precisa enfrentar os desafios e dificuldades de uma vida sem visão. Esta é a história de Lucinéia Rodrigues de Oliveira, estudante do bacharelado em Direito da Católica, que defenderá, neste sábado, o seu projeto de conclusão de curso. A apresentação acontecerá às 11h, na sala 306 do bloco G da Unicap.

A convivência com a cegueira desde o nascimento aliou-se aos estudos das legislações relativas aos deficientes para construir a base da monografia de Lucinéia. “A experiência cotidiana e o aprofundamento no Direito – especialmente, na área trabalhista – levaram-me à ideia de ver o quanto as leis estão sendo cumpridas no Brasil. Até que ponto as empresas estão se adaptando para fornecer condições de trabalho e gerar a nossa inserção no mercado?”, explicou a estudante. Ela destaca, também, que a pesquisa aborda os equívocos do preconceito e as possibilidades da entrada no campo de trabalho, com o objetivo de desfazer os erros de conduta para com os deficientes.

A monografia, composta por cinco capítulos, apresenta a evolução histórica das políticas referentes aos portadores de necessidades especiais, assim como os conceitos jurídicos e sociais sobre as deficiências. Além disso, aborda as legislações locais e estrangeiras e o panorama atual da inserção do deficiente no mercado de trabalho. No trabalho, Lucinéia sublinha as considerações de diversos juristas sobre o assunto. “Um deles afirma que existe emprego, mas falta qualificação. Eu o contesto, alegando que o problema, na verdade, é a falta de oportunidade. Acredito que ele tenha escrito isso por não ter passado pelas experiências que nós precisamos enfrentar”, comentou.

Sobre a elaboração da monografia, Lucinéia explicou: “Para fazer as pesquisas, eu escaneei os livros em casa e os escutei através de um programa de computador que fala. Com a ajuda desse serviço, eu mesma digitei a monografia. Para adaptar o trabalho às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contei com o auxílio de Nélia Queiroz, secretária dos mestrados da Católica”.

De acordo com Nélia, a amizade com Lucinéia foi fundamental para a sua participação no trabalho. “A gente se conheceu porque eu estudei com o primo dela, que, também, é deficiente visual, no curso de Serviço Social. A facilidade e o ânimo de Lucinéia nos estudos são exemplos para mim”, afirmou. Ela enfatiza, também, que a sociedade, ainda, não está livre do preconceito. “Quando as pessoas conhecem um deficiente, pensam que ele tem muitas dificuldades. Depois, quando se tem a chance de conviver com ele, a gente percebe o quanto eles são capazes”.

A monografia “A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: uma abordagem jurídico-social” será avaliada, neste sábado, pelos professores Maura Gomes de Souza (orientadora), José Maria da Silva e Amaro Clementino – todos do curso de Direito da Católica.

Dificuldades e perspectivas

Na entrevista para o Boletim Unicap, Lucinéia falou sobre os problemas e facilidades do tempo em que esteve na Universidade. “A maior dificuldade que tive foi a ausência de materiais didáticos adaptados. Por outro lado, os professores, em sua maioria, são bons e foram atenciosos em relação a minha deficiência”, contou.

Prestes a concluir o curso de Direito, a estudante já tem novos planos: “Meus colegas dizem que eu apresento bem. Então, apesar de ter vontade de participar de concursos, o que mais quero é seguir a carreira acadêmica”. Ela revela, também, que, caso surja a oportunidade, pretende publicar, como livro, a monografia “Inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: uma abordagem jurídico-social”.

Funcionários da Católica participam de encontro da Companhia de Jesus
Por Tiago Cisneiros

A chefe e o auxiliar administrativo da Divisão de Ação Social, Fátima Gonçalves e Márcio Souza, e o contador Dimas Luna representarão a Universidade Católica de Pernambuco no Encontro de Contadores e Assistentes Sociais da Província do Brasil Nordeste, que será realizado em Teresina, entre 28 e 30 de maio. Promovido pela Companhia de Jesus, o evento pretende estreitar os laços e discutir políticas comuns para os serviços de contabilidade e assistências social, além de estimular parcerias entre os profissionais das instituições participantes.

Professor de Filosofia lança livro sobre Santo Agostinho
Por Jaime Mitchell

O Projeto Filosofia Aberta realizará na quinta-feira, dia 28, a palestra com o tema Ética e Política em Santo Agostinho. O professor de Filosofia Marcos Roberto Nunes será o palestrante e, na ocasião, vai lançar seu livro Introdução ao pensamento ético-político de Santo Agostinho. O curso de Filosofia aproveitará o momento para homenagear os anos de pesquisa realizados pelo professor e a publicação de livros e artigos feitos por ele.

O lançamento será no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no 1° andar do bloco B, às 18h e vale como atividade complementar. O Projeto Filosofia Aberta acontece uma vez ao mês. O evento é aberto ao público em geral.

Ex-alunos de Arquitetura têm projetos selecionados para prêmio nacional
Por André Amorim

Os ex-alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco, Pablo Colares e Evelyne Tavares, tiveram projetos selecionados entre os 75 melhores do Brasil no prêmio Opera Prima 2008. Realizado anualmente, o prêmio, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Associação Brasileira de Engenharia e Arquitetura (ABEA) e pela revista Projetos, seleciona os melhores projetos finais de graduação.

Os projetos ficaram em 9º e 10º lugar entre os 43 que foram selecionados nas regiões Norte/Nordeste. A coordenadora do curso, professora Andréa Câmara, destacou o trabalho realizado pela coordenação, professores e orientadores. “Esse é o resultado de um trabalho realizado pela coordenação, pela coordenação de projeto final de graduação, professores e orientadores”, disse.

Católica promove curso sobre Theodor Viehweg e a Teoria da Argumentação Jurídica
Por Tiago Cisneiros

O Mestrado em Direito da Católica promoverá, entre os dias 25 e 27 de maio, o curso “Theodor Viehweg como precursor da Teoria da Argumentação Jurídica: tópica e racionalidade”. A iniciativa surgiu a partir de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

As aulas serão ministradas no anfiteatro do bloco G4 (sala 309), pela professora do curso de Direito da Univali Cláudia Rosane Roesler. O curso é destinado a alunos do Mestrado e da graduação em Direito da Católica. Para os estudantes do bacharelado, estão disponíveis dez vagas. Não há limites de inscrições para os mestrandos.

Coordenador de Extensão da Católica participa do Fórum Nacional de Educação Superior
Por Tiago Cisneiros

O coordenador geral de Extensão da Católica, professor Alcivam Oliveira, representará o Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Confessionais e Comunitárias (ForExt) no Fórum Nacional da Educação Superior (FNES), que será realizado nos dias 25 e 26 de maio, em Brasília.

No evento, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/Ministério da Cultura), em Brasília, serão lançados os referenciais para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que ficará em vigor entre 2011 e 2020. O fórum marca, também, a preparação para a Conferência Mundial da Educação, em Paris (julho de 2009), e para a Conferência Nacional Brasileira (julho de 2010).

Palestra marca lançamento do curso de capacitação para cuidadores de idosos
Por Rebeca Kramer

A vice-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Maria do Carmo Lencastre, ministrou a palestra “O Envelhecimento com Fragilidade: como cuidar”. O evento, realizado às 20h desta quinta-feira (21), na sala 309 do bloco G4, marcou o lançamento do curso de Capacitação para cuidadores de idosos, organizado pela Universidade Católica de Pernambuco e pela clínica Geriavida e que ocorrerá em encontros quinzenais, de julho a novembro de 2009, somando 120 horas.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora de terapia ocupacional da Universidade Ana Luíza Rodrigues da Costa, essa capacitação é voltada pro idoso frágil, dependente funcionalmente e que ou não tem condições de decidir por si só o que quer fazer, ou que consegue decidir, mas não consegue realizar o que ele quer fazer.       “ Ele precisa de um cuidador, uma pessoa capacitada que preste assistência devida, desde questões da administração de medicamentos e a forma de dar banho e de alimentá-los, até como tira-los da cama e o que fazer diante de um distúrbio de comportamento”, explicou. E complementou: “Vamos ter práticas com simulações nos nossos laboratórios para que eles possam vivenciar esse cotidiano”.

Ainda de acordo com Ana Luíza, ministrarão as aulas os professores da Católica e do Geriavida, em conjunto com os alunos monitores dos cursos. “Existem dois tipos de cuidadores: o familiar e o profissional. Ambos precisam possuir  domínio e equilíbrio emocional, ser comunicativo, paciente, receptivo, ter  facilidade de relacionamento humano e capacidade de compreender os momentos difíceis vividos pelo idoso”, relatou. Ana Luíza também comentou que o conteúdo do curso será multidisciplinar, pois, reunirá profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Geriatria.

Serviço:

 Público Alvo: Cuidadores de idosos, familiares, gestores, profissionais das áreas de saúde e social, e agentes de saúde

 Pré-requisito: Ter cursado o ensino fundamental II

 Carga Horária: 120 horas

 Período de realização: Julho a novembro de 2009

 Horário das aulas: Encontros quinzenais às Sextas-feiras das 18h às 22h e aos Sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 Local das aulas: UNICAP

 Número de Vagas: 30

 Seleção: Ordem de inscrição

 Certificados: Freqüência e aproveitamento

Material didático incluso
 Custo: 5 x R$ 150,00 = Total: R$ 750,00
 Outras informações: Coordenação Geral de Extensão – 2119 4242 – Bloco G 4 – 302.

Exposição fotográfica acontece dentro do Projeto Bíblia, Comunicação e Arte na Biblioteca da Unicap
Por Rebeca Kramer 
 

A Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco está sendo palco da exposição do trabalho do fotógrafo Breno César. Profissional da área desde 2002, Breno tem trabalhado desde então com diversos temas. A mostra, por sua vez, que está inserida dentro do projeto Bíblia, Comunicação e Arte idealizado pelo curso de Teologia e pelo Mestrado em Ciências da Religião da Universidade, foi intitulada de “Gente” pelo fotógrafo. O acervo, que permanecerá em exibição até o dia 23 de maio, consiste em “uma compilação de imagens que aborda o tema das mais variadas formas, seja na exploração do corpo e sua plasticidade, seja em cenas do cotidiano ou em expressões e detalhes de diferentes pessoas”, explicou Breno, ainda comentando que quase tudo pode ser materializado em fotografia.  

Segundo o fotógrafo, essa mesma exposição estava acontecendo em Salvador, no mês de março e, ao trazê-la de volta, recebeu o convite do coordenador de cultura da Unicap, o Padre Hugo Ara, com quem estuda na pós-graduação de Estudos Cinematográficos da Universidade, para expor também na Universidade. “Desta vez, a minha exposição já estava pronta, então, não pude partir do princípio da temática bíblica para corresponder ao nome do projeto. Mas, quem sabe, numa próxima oportunidade, eu possa fotografar explorando o tema proposto”, afirmou.   

Para Breno, as fotografias que mais o agradam são aquelas semelhantes a pinturas, com ênfase no uso da luz, ou pela composição e texturas. “Gosto também de fotografias que me lembrem que eu estava no lugar certo na hora certa. Um exemplo deste último caso é uma fotografia em preto e branco na qual um pai e seu filho estão dispostos numa cena de feira em plena chuva e felizes da vida. A foto foi feita na feira de Caruaru, quando eu passava no ônibus”, relatou.    

O fotógrafo ainda revelou sentir bastante dificuldade em fotografar “Gente”. “Tenho alguns pudores em extrair imagem de pessoas que não conheço. Acho, às vezes, um ato agressivo. Diante das pessoas eu me desestabilizo, por sentir a complexidade de um ser em constante movimento, com o qual entro em contato por fagulhas de instantes e de imagens”, externou. E continuou: “Tenho admiração por gente, como se comportam, como se movimentam, como são as relações do corpo com os seus espaços, seja em grandes cidades ou no campo... Tento ver o que representam e o que desejam representar aos olhos dos outros ou até da câmera. Atraio-me pelo imprevisível e pelo orgânico, pela pulsão de vida”. 

Quem tiver interesse em conhecer melhor o trabalho do fotógrafo, acessar o site onde Breno expõe seus trabalhos:  www.flickr.com/brenocesar

Estudantes de Engenharia Química e Ambiental participam da Semana do Meio Ambiente
Por André Amorim

Alunos dos cursos de Engenharia Química e Ambiental foram convidados para participar, de 1º até 5 de junho da Semana de Meio Ambiente promovida pelo Espaço Ciência, que, neste ano, tem o tema “Aquecimento Global”. Nos últimos dois anos, estudantes do 3º ao 7º período desses cursos apresentaram projetos sobe o controle e monitoramento da qualidade do ar. Estudantes dar rede estadual de ensino e escolas particulares visitam durante toda a semana o espaço.

Wave Unicap realiza shows em homenagem ao compositor Gonzaguinha
Por Rebeca Kramer

Você merece, você merece... Tudo vai bem, tudo legal... Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé...Se acabar em teu Carnaval... Foi com a música ‘Comportamento Geral’, que o grupo de música instrumental Wave Unicap estreou nesta quarta-feira (20), as apresentações do grupo para o ano de 2009, com uma homenagem ao compositor Gonzaguinha. O show, realizado no primeiro andar do bloco B da Católica, ainda acontece nos dias 22 e 23 de maio e é composto, de maneira geral, por alunos, ex- alunos e funcionários da Universidade. O título do espetáculo é ‘E vamos à luta’, umas das composições mais conhecidas do compositor. 

 

O Wave Unicap, que completa 11 anos de existência em agosto deste ano, é conhecido por valorizar a música instrumental em suas performances. Segundo Genilson Pontes, assistente responsável pelo grupo, o Wave realiza shows na Católica sempre nos meses de maio e outubro, embora outras apresentações ocorram ao longo do ano em outros locais. “Visando atrair um maior público e devido às letras fortes e marcantes do nosso compositor homenageado, convidamos os cantores do MPB Unicap Aurino Senna e Diego Cabral para cantar as músicas mais conhecidas, como ‘Explode Coração’, ‘Sangrando’ e ‘Grito de Alerta’”, afirmou.  

Ainda de acordo com Genilson, não existem músicos profissionais no grupo. Todos são amadores, no sentido literal da expressão ‘amadores da música’. “Wave é uma canção de Tom Jobin, uma das mais tocadas em todo o mundo. Por ser uma música brasileira e tocada em outro idioma queremos mostrar que estamos abertos a tocar todos os tipos de músicas, desde que sejam boas”, explicou. Os shows do Wave Unicap são previstos para durar cerca de 1h10. A entrada é franca.  

Sobre Gonzaguinha... 

Luís Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, nasceu no Rio de Janeiro em 1945. Era filho de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Característico pela postura de crítica à ditadura, ao se submeter ao Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), das 72 canções mostradas, 54 foram censuradas, entre as quais o primeiro sucesso, “Comportamento Geral”, do ano de 1973.

Teve músicas gravadas por muitos dos grandes intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB), como Maria Bethânia, Simone, Elis Regina, Fagner e Joanna. Dentre estas, destaca-se Simone com os grandes sucessos de ‘Sangrando’e ‘Mulher’.

Gonzaguinha morreu aos 45 anos vítima de um acidente automobilístico em 1991, após uma apresentação em Pato Branco, no Paraná.

Católica realiza 15º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco vai promover, entre 27 e 29 de maio, o 15o Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica. Os encontros pretendem discutir o papel do estágio na formação dos futuros professores e o compromisso social das instituições formadoras com jovens e adultos. A idéia é socializar a produção dos alunos nas escolas nas quais fazem estágios, além de fortalecer a ação educativa e a cultura de paz.

Na quarta-feira (27), a professora Verônica Cavalcanti de Araújo Campos, da Gerência Executiva de Educação Recife Sul, ministrará a palestra “Entender a violência para construir uma cultura de paz: reflexões acerca do fenômeno Bullying”. De acordo com a coordenadora de Estágio Curricular e Obrigatório das Licenciaturas da Católica, professora Maria Helena da Costa Carvalho, a escolha do tema foi baseada nos interesses dos estagiários, que podem enfrentar a situação do bullying (violência nas escolas, perseguição a alunos, ofensas...) no trabalho de ensino. A Católica tem disponibilizado materiais sobre o assunto (bullying) aos alunos envolvidos em estágios de licenciatura, para facilitar a compreensão da conferência do seminário.

Na quinta-feira (28), os estudantes que estão na última fase do estágio obrigatório apresentarão os resultados dos seus trabalhos nas respectivas escolas. A exposição será feita através de pôsteres, oficinas pedagógicas e sessões de comunicações. No mesmo dia, durante à tarde, uma mostra fotográfica e um vídeo recordarão os principais momentos dos outros 14 Seminários de Pesquisa e Prática Pedagógica.

O último dia do evento será marcado por uma nova exposição de pôsteres e pela exibição e debate do filme “Entre os muros da escola”. Segundo a professora Maria Helena, a produção, embora de origem francesa, revela o papel da escola nos conflitos e problemas disciplinares presentes em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Maria Helena destaca, ainda, a importância de os alunos participarem do seminário: “Isso faz parte de um processo de formação. É uma oportunidade de divulgar e valorizar os trabalhos que os estagiários desenvolvem nas escolas”.

Confira a programação do 15o Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica.

Dia 27 (quarta-feira) - Abertura

Horário: 18h30

Local: auditório G1 – 1o andar do bloco G

Apresentação musical dos estudantes da Católica José Roque da Silva Neto (trompete) e Fábio César (saxofone)

Palestra: “Entender a violência para construir uma cultura de paz: reflexões acerca do fenômeno Bullying” - professora Verônica Cavalcanti de A. Campos (Gere Recife Sul).

Dia 28 (quinta-feira)

Retrospectiva histórica: mostra fotográfica e exibição de vídeo com momentos marcantes dos 14 seminários anteriores

Horário: das 16h às 17h

Local: térreo do bloco A

Sessão de pôsteres

Horário: das 17h às 19h

Local: térreo do bloco A

Oficinas pedagógicas e sessão de comunicações

Horário: das 19h30 às 22h

Local: salas de aula do 3o andar do bloco B

Dia 29 (sexta-feira)

Sessão de pôsteres

Horário: das 17h às 18h

Local: térreo do bloco A

Projeção e debate do filme Entre os muros da escola

Debatedoras: professoras Lúcia Maria de Andrade Caraúbas e Olga Matilde B. Albuquerque (Unicap)

Horário: das 18h30 às 22h

Local: auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) – 1o andar do bloco B

Católica celebra a Semana de Unidade dos Cristãos
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco vai realizar uma programação especial entre os dias 26 e 29 de maio, em comemoração à Semana de Unidade dos Cristãos. Os eventos são promovidos pela Divisão de Ação Pastoral da Unicap, em parceria com o Mestrado em Ciências das Religiões e o Observatório das Religiões.

Confira a programação:

- Jornada da Confiança na CatólicaQuando: Dia 26 (terça-feira), às 16h.

Onde: Espaço Loyola, sala 004 do bloco B

O que é: Experiência de oração contemplativa a partir das fontes de Taizé. Conhecer a experiência vivida pela comunidade ecumênica de Taizé e as Jornadas da Confiança (caminhada que reúne cristãos de diferentes Igrejas Cristãs) realizadas por jovens em muitas partes do mundo.

- Apresentação artístico-teatral com estudantes da Católica de diversas Igrejas Cristãs.

Quando: Dia 27 (quarta-feira), às 9h.

Onde: Térreo do bloco A

- Projeto Quinta em Ritmo e Poesia, com apresentação de músicas de inspiração cristã, com a participação do Coral Recife em Canto e de um grupo musical evangélico composto por estudantes da Católica.

Quando: Dia 28 (quinta-feira), às 17h.

Onde: Térreo do bloco G

- Painel com líderes de diversas Igrejas Cristãs sobre a proposta da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2009.

Quando: Dia 29 (sexta-feira), às 16h.

Onde: Auditório do bloco D (1o andar)

- Celebração Ecumênica

Quando: Dia 29 (sexta-feira), às 18h.

Onde: Capela da Universidade Católica de Pernambuco.

Sistema Jornal do Commercio promove encontro sobre cidadania e comunicação

Com informações do SJCC

Para comemorar o segundo aniversário do projeto Atitude Cidadã, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) vai promover, no dia 26 de maio, o encontro Cidadania e Comunicação, que vai discutir como a comunicação pode ser uma aliada da inclusão social.

Participam do debate a diretora do Comitê de Responsabilidade Social da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Clarice López de Alda, o diretor de redação do JC, Ivanildo Sampaio, a diretora de jornalismo da TV Jornal, Beatriz Ivo, a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Ivana Fechine, o vice-presidente do capítulo Pernambuco da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap-PE), Giovanni Di Carlli, e a jornalista Ana Aragão, da Signo Comunicação, representando as assessorias de imprensa.

O evento, voltado para estudantes e profissionais de comunicação, será realizado no auditório do SJCC, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail atitudecidada@jc.com.br.

Católica recebe visita de representantes da Inholland University
Por Jaime Mitchell

No dia 26 de maio, o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, e o Assessor de Relações Internacionais da Católica, professor Thales Castro, vão receber a representante Internacional da Inholland University, professora Ingrid Bartels, e a gestora Henny Brandwijk. Os quatro irão discutir formas de ampliar o programa de intercâmbio existente entre a Unicap e a universidade holandesa, tentando incluir no programa alunos de pós-graduação e pesquisadores. Além disso, falarão sobre maneiras de fortalecer o intercâmbio de alunos de graduação.

Os interessados em saber como funciona o intercâmbio entre a Católica e a Inholland University poderão assistir a uma apresentação com as duas representantes no Auditório G2, 1º andar do bloco G, às 11h, no dia 27 de maio (quarta-feira). Para obter mais informações sobre o programa de intercâmbio da Unicap, acesse o site http://www.unicap.br/extensao/intercambio.htm ou entre em contato com a Pró-reitoria Comunitária da Universidade, pelos telefones (81) 2119 4298 ou (81) 2119 4146 e pelo e-mail intercambio@unicap.br .

Maracatu Tambores D’Olorum abre inscrições para novos batuqueiros e oficinas de dança e percussão
Por Tiago Cisneiros

O Maracatu Tambores D’Olorum está com inscrições abertas para oficinas de dança e percussão. A agremiação oferece, ainda, vagas para novos batuqueiros. Os interessados devem dirigir-se ao Liceu de Artes e Ofícios (antigo Colégio Nóbrega), na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista.

A 1ª Oficina de Dança de Maracatu será realizada aos sábados (a partir do dia 6 de junho), das 15h às 16h, no Liceu de Artes e Ofícios. O investimento mensal para os alunos é de R$ 20.

A Oficina de Percussão teve início em 2008, mas as inscrições continuam abertas. As aulas são ministradas aos sábados, no Liceu de Artes e Ofícios, das 13h às 15h. O investimento por mês é de R$ 30.

O Maracatu Tambores D’Olorum ensaia aos sábados, das 15h às 17h, no Liceu de Artes e Ofícios. No local, os interessados, também, podem se inscrever para participar como batuqueiros. Todos os componentes da agremiação colaboram com o pagamento de R$ 30 mensais para a manutenção do grupo.

Mais informações

Fones: (81) 9437 9321, (81) 9262 2869 e (81) 8863 2938.

E-mail: tamboresdolorum@hotmail.com

Mestrado em Ciências da Religião da Católica promove seminário
Por Tiago Cisneiros

O Mestrado em Ciências da Religião da Católica promove, nos dias 5 e 6 de junho, na sala 305 do bloco G4, o “Seminário Ciência, Religião e Des-Envolvimento”. O evento contará com palestras de Iradj Eghari, coordenador de um projeto nessa área de pesquisa (veja mais em http://www.cienciaereligiao.org.br) e professores da Universidade.

O seminário concederá créditos para mestrandos e horas complementares para graduandos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de solicitação para o e-mail gilbraz@unicap.br . As vagas são limitadas.

Mostra de Cinema e Direitos Humanos abre inscrições
Por Tiago Cisneiros

Oportunidade para os estudantes da Universidade Católica de Pernambuco que têm se destacado na produção de curtas-metragens e documentários. Estão abertas as inscrições para a 4ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Uma seleção pública selecionará curtas, médias e longas metragens sulamericanos que contemplem a temática dos direitos humanos. As exibições vão acontecer entre 5 de outubro e 8 de novembro, em 16 capitais brasileiras (entre elas, o Recife). Após o festival, o filme mais votado pelo público em cada categoria (curta, média e longa) receberá o Prêmio Aquisição TV Brasil.

Os produtores interessados em participar da mostra devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2009/convocatoria.htm. além de enviar, até o dia 12 de junho, cópias do filme em DVD, sinopse e foto da obra, ficha técnica e os contatos dos realizadores para a Cinemateca Brasileira (endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo/SP – CEP 04021-070).

No Recife, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é coordenada pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, do Governo do Estado, e pela Secretaria de Direitos Humanos e Justiça Cidadã, da Prefeitura da cidade. As outras sedes do festival são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.

Mais informações podem ser obtidas no site da mostra (http://www.cinedireitoshumanos.org.br), pelo e-mail contato@cinedireitoshumanos.org.br e pelos telefones (11) 3512 6101 ou (11) 3512 6111.

Madrigal Marlos Nobre fará recital de autores brasileiros
Por Jaime Mitchell

Os solistas do Madrigal Marlos Nobre realizam no dia 28 de maio, às 20h, o recital Autores Brasileiros in Concert. Composições de poetas e músicos brasileiros, como Vinicius de Moraes, serão apresentadas na Capela da Unicap. O espetáculo terá treze músicas. Acompanhando os solistas estará o pianista Alison Queiroz, assistente cultural da Católica. O recital é aberto ao público.

Segundo o Irmão Lindbergh Pires, regente do Madrigal Marlos Nobre, os autores brasileiros foram escolhidos para esse recital porque, na maioria das vezes as apresentações privilegiam compositores estrangeiros. “Esse recital é para valorizar o que é nosso”, destacou. De acordo com Irmão Pires, essa não é uma apresentação do Madrigal Marlos Nobre, e sim dos solistas que o compõem.

O Madrigal Marlos Nobre é composto por alunos da Unicap e pessoas que têm interesse no trabalho feito por ele. Geralmente, os recitais solos são feitos duas vezes ao ano. Abaixo segue a programação do Autores Brasileiros in Concert.

Programa

01. Vamos dar Despedida  
Camargo Guarnieri.
Solista: Albery Lins                                                      

02. Singela Canção de Maria 
Música: Baby de Oliveira
Poeta: Mário Caccini
Solista: Fernando Nascimento. 

03. Canção ao Luar
Música: Lorenzo Fernando
Poeta: Gaspar Coleho.
Solista: Sealtiel Maciel. 

04  Madrigal                                   
Poeta: Lourenzo Fernandez                                                        Música: Octavio Relly.
Solista: Patrícia Maria 

05. Viola Quebrada                      
Poeta: Mário de Andrade                                                       Música: Ary Kerner.
Solista: Wellington Moura. 

06. Acalanto da  Rosa     
Cláudio Santoro.  
Solista: Ivan Ferreira. 

07. Trovas 0p. 29 nº 1.            
Música: Alberto Nepomuceno                                                 Poeta: Osório D. Estrada.
Solista: Wellington Moura. 

08. Amor em Lágrimas.
Música: Cláudio Santoro.
Poeta: Vinicius de Moraes.
Solista: Albery Lins. 

09. Meu coração    
Francisco Mignone   
Solista: Adonis B. da Silva. 

10.Anália Ingrata
Carlos Gomes  
Solista: Patrícia Maria 

11. Retrato
Música: Ronaldo Miranda                                                    Poeta: Cecília Meireles.
Solista: Ivan Ferreira. 

12. Improviso
Lorenzo Fernández Op.42 
Solista: Adonis B. da Silva. 

13. Trovas de amor
Francisco Mignone  
Dedicado à Bidu Sayão
Solista: Adriana Lara.                  

Novo número da Revista de Teologia e Ciências da Religião será lançado no dia 27
Por Tiago Cisneiros

No dia 27 de maio, às 19h, será lançado o oitavo número da Revista de Teologia e Ciências da Religião da Unicap, intitulado “As múltiplas faces de Deus: desafios do pluralismo religioso”. O evento acontecerá no Salão Receptivo da Universidade, localizado no primeiro andar do bloco G.

O lançamento marca o início da nova fase da publicação, que passa a ter duas edições anuais, em vez de, apenas, uma, como acontecia até 2008. Organizada pelo Mestrado em Ciências da Religião da Católica, a revista traz, em 197 páginas, artigos de professores da Universidade e de teólogos, além de resenhas sobre filmes e livros.

O oitavo número da publicação aborda a questão do pluralismo religioso, ou “as múltiplas faces de Deus”, de acordo com o objetivo de refletir sobre a transdisciplinaridade e de favorecer o diálogo entre as religiões, a partir de uma experiência comum. Na introdução da revista, o professor Gilbraz Aragão, coordenador do Mestrado em Ciências da Religião da Católica, destaca: “Esperamos estar começando um espaço transreligioso onde cada um poderá comungar com o outro no silêncio nutrido por sua própria religião e sua própria cultura. Desejamos colaborar para um novo espírito entre os nossos estudantes, espírito que se irradie pelas escolas da região e fomente uma sociedade realmente pluralista e democrática”.

Durante o lançamento, professores e alunos do Mestrado em Ciências da Religião vão participar de um debate sobre os artigos publicados na revista.

O preço avulso da Revista de Teologia e Ciências da Religião é R$ 20. A assinatura, válida para as duas edições do ano, custa R$ 30 (R$ 15 por exemplar).

Grupo Hegel vai realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que não Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de oito horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Católica vai promover 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim e Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, de 1º a 5º de junho, a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isora (Espanha). A importância social, a produção e as críticas de documentários, também, serão abordadas no evento, através de palestras e oficinas.

Segundo o Padre Hugo Ara, diretor da mostra, os filmes selecionados têm o intuito de compreender, observar e divulgar os processos sociais que se desenvolvem em todo o mundo. Ele conta, também, que a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Ali, começamos a gerar a possibilidade de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco”, explica.

Confira a programação completa dos filmes selecionados para o 1a MiradasDoc Recife. O acesso ao auditório G1 da Católica, local da exibição, será gratuito. Para ver a programação clique aqui!

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MAIO


26 - Sistema Jornal do Commercio promove encontro sobre cidadania e comunicação


27 a 29 - 15º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica


28 - Madrigal Marlos Nobre fará recital de autores brasileiros

JUNHO



até 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000