Boletim Unicap
Recife, 11 de Maio de 2009 Ano 8
Professora Mabel Carmona assume coordenação do curso de Ciências Econômicas
Por André Amorim
A professora Mabel Jaqueline Carmona assumiu a coordenação do curso de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Pernambuco à convite do diretor do Centro de Ciências Sociais (CCS) Leonel Ferreira, em substituição ao professor Thales Castro, novo Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap.
Questionada sobre alterações no curso, a nova coordenadora, convidada pelo diretor do Centro de Ciências disse que, logo após assumir o cargo, reuniu-se com o colegiado, entre outros assuntos, para discutir mudanças nas disciplinas eletivas ofertadas. “Nosso curso é tradicionalmente formador de mão de obra de alta qualidade. Nos últimos sete anos o curso tem se voltado a formar profissionais para a área acadêmica. Temos a preocupação de manter o foco nessa área e trabalhar mais as disciplinas de acordo com as exigências do mercado”, disse.
Paulista, mas criada em Maringá (PR), a professora Mabel Carmona formou-se em Ciências Econômicas na Universidade Estadual de Maringá, onde mais tarde chegou a lecionar como professora substituta. Possui especialização na área de Controladoria e Gerência Financeira e mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Professora da Católica desde 2000, Mabel leciona as cadeiras de Economia I para os cursos de Ciências Econômicas, Administração, Publicidade e Propaganda, Direito e Relações Públicas e as cadeiras de Fundamentos Microeconômicos, Teorias Microeconômicas I e II somente para Ciências Econômicas e Globalização e Economia Bbrasileira.
Maurício Rands participa de palestra sobre a crise financeira na 9ª Semana de História
Por Rebeca Kramer
Perguntas como o porquê de acontecerem crises econômicas se há tantas pessoas querendo trabalhar e empresários querendo que suas empresas funcionem, ainda inquietam o pensamento de muita gente. Os Estados Unidos que, em 29, viram-se mergulhados numa trágica crise provocada pela superprodução de mercadorias; hoje, revivem esses momentos. No entanto, o deputado federal Maurício Rands explicou: “A crise de 29 não teve a repercussão da de 2009. Vivemos atualmente em um mundo onde todos os lugares estão interligados e, naturalmente, com a globalização, o mundo se viu, de fato, atingido”.
O político participou da Conferência que encerrou a 9ª Semana de História da Universidade Católica de Pernambuco, intitulada: “Há soluções para as crises? E a que custo?”. Ainda compuseram a mesa o professor do curso de História da Católica José Ernani Souto Mestrinho, a diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) Conceição Bizerra, e o coordenador do curso de História, Luiz Carlos Luz Marques, como mediador. O evento aconteceu às 19h da última sexta-feira(8), no auditório G1 da Unicap.
Segundo Maurício Rands, o Estado regulando os mercados e a economia é fundamental para que haja uma superação da crise. “O Brasil é um dos países que mais tarde entrou na crise e um dos que mais cedo vai sair. Se tivesse entrado na crise com o Estado absolutamente enfraquecido, sucateado e privatizado, não teria os instrumentos para combatê-la. Inclusive, políticos insuspeitos como a primeira- ministra germânica Angela Merkel, de direita, falou da necessidade de regulamentar o mercado. Nicolas Sarcozy, por exemplo, presidente de centro-direita, disse que não havia mais espaço na crença nos mercados desregulamentados”, afirmou.
Segundo o deputado, existem algumas medidas tomadas pelo atual governo que estão amenizando os efeitos da crise, como a injeção de capital das instituições financeiras, a injeção de capital por meio da participação orçamentária, a redução de tributos, o reforço dos investimentos em infraestrutura e o incremento dos programas sociais.
“Se as instituições financeiras quebrarem ou deixarem de dar crédito às empresas, elas vão ficar sem capital de giro, o que resulta na demissão de funcionários. Em outras palavras, a injeção de capital das instituições financeiras garantiu a liquidez do sistema financeiro, com linhas de crédito e redução de depósitos compulsórios”, expôs.
“Grandes bancos como a Caixa Econômica, por meio da injeção de capital através da participação acionária, poderiam comprar partes do capital de uma construtora que estava quebrando. Então, a gente deu esse instrumento para que a instituição financeira fizesse isso para evitar a quebradeira de construtoras que também desempregam milhões de trabalhadores”, argumentou.
“A redução do estímulo fiscal, ou seja, a redução de tributos, como a diminuição do imposto de renda, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que ocasionou um crescimento imenso na atividade da indústria automobilística. Isso fez com que outros setores fizessem fila, querendo também redução de IPI. Então, o Governo já reduziu os impostos dos eletrodomésticos e da indústria da construção civil”, observou.
“Aceleramos estradas, ferrovias, aceleramos os investimentos da Petrobras, que não foi privatizada, e que está sendo um instrumento poderoso na ativação da economia brasileira”, relatou.
“Além disso, investimos nos programas sociais. Por exemplo, aumentamos o salário mínimo para R$ 465. Só os aposentados e pensionistas são 16,5 bilhões que receberam 50% acima da inflação”, comentou.
Para o deputado, a crise da atualidade está representando dois resultados concretos: Primeiro, o reequilíbrio de forças no cenário internacional. Depois, uma mudança de pressupostos. “A hegemonia do pensamento conservador de direita, com a crença nos mercados desregulados saiu derrotada. Saiu vitorioso o pensamento da valorização coletiva, com um Estado forte, com ênfase no ambiental, uma ênfase na agenda da fome, da inclusão social em escala global”, destacou.
O líder petista ainda falou da importância da ação coletiva do Estado, do sindicato, da ONG e da entidade da sociedade civil para a conquista da liberdade de toda a sociedade. “Nós nunca acreditamos no mito do individualismo liberal. Como todo mundo quer ser feliz, ninguém deve intrometer-se na sua esfera de liberdade. A liberdade não pode ser obtida individualmente. Cada um de nós, no exercício da nossa liberdade, é também responsável pelas condições para que os outros exerçam sua liberdade. Então, é uma liberdade que trilha também uma responsabilidade, ou seja, alguém que está passando fome, desempregado, não tem casa, atendimento médico, essa pessoa pode ter liberdade? E é possível que todo mundo conquiste isso individualmente?”, indagou.
Madrigal Marlos Nobre fará recital de autores brasileiros
Por Jaime Mitchell
Os solistas do Madrigal Marlos Nobre realizam no dia 28 de maio, às 20h, o recital Autores Brasileiros in Concert. Composições de poetas e músicos brasileiros, como Vinicius de Moraes, serão apresentadas na Capela da Unicap. O espetáculo terá treze músicas. Acompanhando os solistas estará o pianista Alison Queiroz, assistente cultural da Católica. O recital é aberto ao público.
Segundo o Irmão Lindbergh Pires, regente do Madrigal Marlos Nobre, os autores brasileiros foram escolhidos para esse recital porque, na maioria das vezes as apresentações privilegiam compositores estrangeiros. “Esse recital é para valorizar o que é nosso”, destacou. De acordo com Irmão Pires, essa não é uma apresentação do Madrigal Marlos Nobre, e sim dos solistas que o compõem.
O Madrigal Marlos Nobre é composto por alunos da Unicap e pessoas que têm interesse no trabalho feito por ele. Geralmente, os recitais solos são feitos duas vezes ao ano. Abaixo segue a programação do Autores Brasileiros in Concert.
Programa
01. Vamos dar Despedida
Camargo Guarnieri.
Solista: Albery Lins
02. Singela Canção de Maria
Música: Baby de Oliveira
Poeta: Mário Caccini
Solista: Fernando Nascimento.
03. Canção ao Luar
Música: Lorenzo Fernando
Poeta: Gaspar Coleho.
Solista: Sealtiel Maciel.
04 Madrigal
Poeta: Lourenzo Fernandez Música: Octavio Relly.
Solista: Patrícia Maria
05. Viola Quebrada Poeta: Mário de Andrade Música: Ary Kerner.
Solista: Wellington Moura.
06. Acalanto da Rosa
Cláudio Santoro. Solista: Ivan Ferreira.
07. Trovas 0p. 29 nº 1.
Música: Alberto Nepomuceno Poeta: Osório D. Estrada.
Solista: Wellington Moura.
08. Amor em Lágrimas.
Música: Cláudio Santoro.
Poeta: Vinicius de Moraes.
Solista: Albery Lins.
09. Meu coração
Francisco Mignone Solista: Adonis B. da Silva.
10.Anália Ingrata
Carlos Gomes Solista: Patrícia Maria
11. Retrato
Música: Ronaldo Miranda Poeta: Cecília Meireles.
Solista: Ivan Ferreira.
12. Improviso
Lorenzo Fernández Op.42 Solista: Adonis B. da Silva.
13. Trovas de amor
Francisco Mignone Dedicado à Bidu Sayão
Solista: Adriana Lara.
Começa quarta-feira o 5o Encontro Internacional das Águas
Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco realiza, de 13 a 15 de maio, o 5o Encontro Internacional das Águas (EIA), com o tema “Gestão Integrada de Ambientes Costeiros e Impactos Ambientais”. A iniciativa resulta de uma parceria com a Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Pernambuco), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, o Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (Asbea).
Entre os subtemas escolhidos pela comissão organizadora do EIA, estão a contaminação e variação do lençol freático, as mudanças climáticas, a integração entre gerenciamento costeiro e bacias hidrográficas, os recursos hídricos e a aplicação de softwares no saneamento e no meio ambiente. Todas as conferências e debates do evento serão realizadas no auditório G2 da Católica, localizado no primeiro andar do bloco G. Os minicursos acontecerão em espaços dos blocos B, D e G4 da instituição.
Presidente da comissão organizadora do Encontro Internacional das Águas e coordenadora geral de Pesquisa da Católica, a professora Arminda Saconi conta que o tema de 2009 foi escolhido a partir das sugestões dadas no 4o EIA. Sobre a dimensão do assunto, ela afirma: “Nós percebemos a importância de discutir essa temática por causa das mudanças climáticas, dos problemas de erosão e de outros movimentos que estão acontecendo nas cidades litorâneas de todo o mundo. É muito significativo debater esses fenômenos em relação aos impactos no meio ambiente e vida humana”.
Segue abaixo a programação completa da 5a EIA:
DIA 13 de maio de 2009 (quarta – feira)
- 09h às 12h
Minicursos / Sessão Técnica Oral
- 12h
Almoço
- 14h30min
Cerimônia de Abertura – Auditório G2
-15h30min
Conferência: O Problema dos Ataques de Tubarões no Litoral do Recife e Medidas Mitigadoras Adotadas pelo CEMIT – Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões
Conferencista: Dr Fábio Hissa Vieira Hazin, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
- 16h30min
Conferência: Gestão de Conflitos Ambientais na Zona Costeira
Conferencista: Dra Cláudia Regina dos Santos, Observatório do Litoral Catarinense, Santa Catarina
- 18h
Intervalo
-18h30min
Conferência: Impactos de Elevação do Nível do Mar sobre Emissários Submarinos : estudo em modelo físico.
Conferencista: Dra Emilia Arasaki – USP, São Paulo
- 19h30min
Conferência: Zoneamento Costeiro
Conferencista: Dr Marcus Polette, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI – Santa Catarina
Dia 14de maio de 2009 (quinta-feira)
-09h às 12h
Minicursos/Sessão Técnica Oral
-12h
Almoço
-13h30min
Sessão Técnica Painel
-14h30min
Conferência: A Sociedade e os Ecossistemas Aquáticos.
Conferencista: Dr Manuel de Jesus Flores Montes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- 15h30min
Conferência: Gestão Integrada em Ambientes Costeiros: a importância da participação e contribuição da universidade na gestão de Unidades de Conservação.
Conferencista: Dr. Carlyle Torres Bezerra de Menezes, Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC, Santa Catarina
- 16h30min
Conferência: Impactos Ambientais do Turismo Costeiro: como reconhecê-los e reduzi-los.
Conferencista: Dra Mônica Ferreira da Costa, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
- 18h
Intervalo
-18h30min
Conferência: A Gestão de Uso Comum dos Recursos Naturais.
Conferencista: Dr Paulo Freire Vieira, Observatório do Litoral Catarinense, Santa Catarina.
-19h30min
Conferência: A Erosão Costeira em Olinda – Pernambuco: exemplo de impacto ambiental impulsionado por aterros de manguezais.
Conferencista: Dr Fábio José de Araújo Pedrosa, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e Universidade de Pernambuco – UPE.
Dia 15 de maio de 2009 (sexta-feira)
- 09h às 12h
Minicursos / Sessão Técnica Oral
- 12h
Almoço
- 13h30min
Sessão Técnica Painel
-14h30min
Conferência: Conhecimento Patrimonial Pesqueiro: um patrimônio societário para a gestão costeira.
Conferencista: Dr Cristiano Wellington Noberto Ramalho – FUNDAJ/FACEPE/CNPq.
-15h30min
Conferência: Impactos Ambientais no Litoral de Pernambuco.
Conferencista: Dr Luiz Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.
- 16h30min
Conferência: Aplicação de Modelagem no Desenvolvimento de Projetos em Regiões Costeiras.
Conferencista: Dr Eduardo Felga Gobbi, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Paraná.
- 18h
Intervalo
- 18h30min
Conferência: Zonas Balneárias na União Européia: riscos para a saúde e ambiente.
Conferencista: Dr Jorge Alberto Coutinho Mota Prego de Faria - Portugal.
Nos três dias do 5o EIA, também, serão oferecidos minicursos sobre temas relacionados à defesa, ao licenciamento e ao monitoramento ambientais. As aulas acontecerão das 9h às 12h, em salas dos blocos B, D e G4 da Universidade Católica de Pernambuco. Conheça os locais e os ministrantes dos três minicursos disponíveis.
- Gestão integrada entre bacias hidrográficas e ambientes costeiros: o estudo dos mecanismos de transferência de poluentes em ecossistemas aquáticos.
Local: Sala de Multiuso, 10o andar do bloco D da Católica
Ministrante: Professor Dr. Carlyle Torres Bezerra de Menezes (Universidade do Extremo Sul Catarinense – Criciúma/SC).
- Licenciamento ambiental: aspectos conceituais e estudos.
Local: auditório do CTCH, 1o andar do bloco B da Católica
Ministrante: Professor Dr. Eduardo Felga Gobbi (Universidade Federal do Paraná – UFPR – Curitiba/PR)
- Monitoramento de ecossistemas aquáticos.
Local: anfiteatro do bloco G4 da Católica (3o andar)
Ministrante: Professor Dr. Manuel de Jesus Flores Montes (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Recife/PE).
As informações sobre o 5o Encontro Internacional das Águas, promovido pela Universidade Católica de Pernambuco, podem ser obtidas pelo site www.unicap.br/aguas/index.htm ou pelos telefones (81) 2119 4376.
Música Brasileira homenageada no palco do Teatro da Unicap
Por Jaime Mitchell
O Teatro da Unicap será palco de homenagens a três grandes representantes da música brasileira: Maria Bethânia, Gonzaguinha e Villa-Lobos. Suas músicas serão lembradas nos shows do semestre realizados pelos Grupos Artísticos da Católica. As apresentações acontecem sempre às 20h e a entrada é franca.
Os sucessos de Maria Bethânia serão cantados nos dias 13, 14 e 15 de maio pelo MPB Unicap. O show será interativo, contando a história da cantora baiana.
Gonzaguinha será homenageado com o show “E vamos à luta”, título de uma de suas músicas, pelo Wave Unicap. O grupo é instrumental, mas, durante a apresentação, algumas músicas serão interpretadas pelos cantores do MPB Diego Cabral e Aurino Senna. O show acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio.
Encerrando o mês cultural, o Grupo de Dança Mandacaru apresenta coreografias das músicas do compositor Villa-Lobos. Com o tema “Villa Brasil”, o grupo faz o show nos dias 27, 28 e 29 de maio.
SERVIÇO
Shows dos Grupos Artísticos
Teatro da Unicap – 1° andar do bloco B – 20h
MPB Unicap – 13, 14 e 15 de maio
Wave Unicap – 20, 21 e 22 de maio
Grupo de Dança Mandacaru – 27, 28 e 29 de maio
Entrada Franca .
Professor da Católica lança livro sobre erotismo em João Cabral
Por Tiago Cisneiros
Na próxima quarta-feira (13 de maio), o professor do curso de Letras da Católica Janilto Andrade lançará o livro Erotismo em João Cabral (editora Calibán, 104 páginas, R$ 15). O evento será realizado no auditório G1 da Universidade, a partir das 19h.
O novo livro de Janilto Andrade começa com a distinção entre a pornografia e o erotismo, para, em seguida, desenvolver a análise do caráter erótico na obra do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. Além de Erotismo em João Cabral, o professor é autor de Literatulogia, Triângulo de duas faces, Da beleza à poética e da polêmica obra Por que não ler Paulo Coelho, também lançada pela editora Calibán.
Em março de 2008, Janilto Andrade participou do 1º Seminário Literatura e Erotismo, promovido pelo curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco. Na ocasião, ele utilizou textos de João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, a fim de comprovar a possibilidade de combinar o apelo erótico à literatura de qualidade .
Biblioteca Central da Católica oferece oficina de Currículo Lattes
Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para a oficina “Currículo Lattes”, que será ministrada entre os dias 12 e 15 de maio, na Sala de Extensão I da Biblioteca Central.
A oficina tem duração total de duas horas. Serão oferecidas 12 turmas (três por dia), de modo a atender a disponibilidade dos interessados. Confira os horários disponíveis:
Dia 12 (terça-feira)
Turma 1 – das 9h às 11h
Turma 2 - das 14h às 16h
Turma 3 –das 18h às 20h
Dia 13 (quarta-feira)
Turma 4 – das 9h às 11h
Turma 5 – das 14h às 16h
Turma 6 – das 18h às 20h
Dia 14 (quinta-feira)
Turma 7 – das 9h às 11h
Turma 8 – das 14h às 16h
Turma 9 – das 18h às 20h
Dia 15 (sexta-feira)
Turma 10 – das 9h às 11h
Turma 11 – das 14h às 16h
Turma 12 – das 18h às 20h
As inscrições para a oficina são gratuitas e conferem certificado de duas horas de carga complementar.
Mais informações, pelos fones (81) 2119 4253 e (81) 2119 4257.
Filme de ex-aluno de Jornalismo será exibido no Cinema da Fundação
Com informações da Assessoria de Imprensa da REC Produtores Associados.
O filme KFZ-1348, do ex-aluno de Jornalismo da Católica Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro, propõe uma visita à memória de oito personagens que foram donos de um mesmo fusca cuja trajetória se iniciou em São Paulo ainda nos anos 60 e se encerrou no Recife. Abandonado num ferro-velho da capital pernambucana, o veículo serve de ponto de partida para uma investigação da subjetividade e do dia-a-dia dos proprietários desse carro. São quarenta anos de histórias pessoais que se entrelaçam com a própria história recente do país, reconstituindo um imaginário possível em torno da representação da vida dessas pessoas. A saga do KFZ-1348 revela a importância que o carro teve na vida de seus donos, vista pela janelinha de um fusca no Brasil dos anos 60 até os dias de hoje.
A ideia do filme é usar um dos automóveis mais populares do mundo enquanto um objeto que simboliza o início da industrialização do Brasil. De fato, o fusca foi um ícone do consumo, agregou valores de bem-estar, representou o nascimento da indústria automobilística brasileira. KFZ–1348 retrata esses aspectos a partir das entrevistas e do cotidiano atual dos oito proprietários do carro.
Através de seus personagens, o filme apresenta um painel da diversidade social, cultural e mesmo étnica da sociedade brasileira. O primeiro dono foi um jovem engenheiro civil apaixonado pela profissão e pelo boom desenvolvimentista que o Brasil vivia nos anos 60. Passando em seguida por um dono de posto de gasolina que reflete sobre o paradigma dos combustíveis fósseis enquanto matriz energética do mundo, o carro também vai parar nas mãos de uma cabeleireira que inventa fórmulas para nascer cabelo e de um ex-menino de rua que virou pastor e está construindo uma igreja ao lado de sua casa. Quase como um ponto de ligação entre todos os donos, surge um mecânico que vive como uma espécie de eremita cercado pela carcaça de carros abandonados, entre eles, o KFZ-1348.
Entre o personagem que comprou o fusca 0 Km até o último dono nos anos 2000, quando o veículo já não tinha valor comercial, há uma sucessão de proprietários que formam a linha ativadora do universo escolhido. “O documentário mostra como o carro vai sendo ressignificado dentro da sociedade brasileira. Ele se degrada com o tempo, mas não perde o valor para as pessoas”, afirma Mascaro.
Ao mostrar a trajetória de um fusca comprado nos anos 60, o filme conta, simultaneamente, quatro décadas de transformações sociais no País, constituindo um universo heterogêneo de personagens e criando um retrato multifacetado do país com destaque às diferenças étnicas, sociais e culturais. “O carro serve como um bem simbólico, que denota o poder aquisitivo desses personagens. Ele vai se desvalorizando e chegando a classes menos privilegiadas”, comenta Pedroso.
“O desafio foi conseguir reunir uma série de elementos de reflexão a partir de um objeto que trafega entre estratos sociais e sobre a geografia do Brasil, momento em que o fusca é vendido para o Nordeste brasileiro, problematizando conceitos de concentração de renda em eixos urbanos e a relação centro e periferia”, endossa o produtor João Vieira Jr. A ideia é de, a partir de um objeto efêmero, da memória e do esquecimento dos personagens, refletir sobre a sociedade que criou enquanto paradigma a lógica deste tipo de desenvolvimento econômico, o conceito de modernidade, o automóvel e suas teias de relações.
O documentário KFZ–1348, produzido pela REC Produtores em parceria com a Símio Filmes, teve sua produção viabilizada pelo prêmio Documenta Brasil, promovido pela Petrobras, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV) e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). O filme foi finalizado em 35mm através de recursos do Funcultura, do Governo de Pernambuco.
Depois de circular por festivais em todo o mundo e de ser contemplado com o Prêmio de Melhor Longa-Metragem na Mostra Pernambuco do CinePE, KFZ-1348 estreia dia 15 de maio no circuito comercial do Recife com sessões diárias no Cinema da Fundação.
Principais Festivais e Premiações
- 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Brasil, 2008): Prêmio Especial do Júri
- Mostra de Tiradentes (Brasil, 2009)
- 11º BAFICI (Argentina, 2009) - XXVII Festival Internacional do Uruguai (Uruguai, 2009)
- XIII CinePE Festival Audiovisual do Recife (Brasil, 2009): Melhor Longa-Metragem da Mostra Pernambuco
- CINEPORT 2009 (Brasil, 2009)
Ficha Técnica
Título: KFZ-1348
Diretores: Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso
Duração: 81 min
Formato: 35mm
Locais de gravação: Nordeste e Sudeste do Brasil
Produção: REC Produtores Associados
Produção associada: Símio Filmes
Ano de finalização: 2008
Projeto Bíblia, Comunicação e Arte realiza série de palestras e exposição fotográfica
Por Tiago Cisneiros
O projeto Bíblia, Comunicação e Arte, idealizado pelo curso de Teologia e pelo Mestrado em Ciências da Religião da Católica, promove uma nova série de eventos entre os dias 18 e 23 de maio. As conferências serão realizadas no auditório de Centro de Teologia e Ciências Humanas da Universidade, localizado no primeiro andar do bloco B.
No dia 18 (segunda-feira), o Padre João Carlos Ribeiro ministrará a palestra “A Bíblia e a arte na mídia”, a partir das 18h30. Na terça-feira, às 17h, os professores Cláudio Vianney (coordenador do curso de Teologia da Católica), João Luiz Correia Junior (do Mestrado em Ciências da Religião) e José Josélio da Silva participam da mesa-redonda “Bíblia, violência e direitos humanos”. Às 18h30, o auditório do CTCH abre espaço para a conferência “A espiritualidade evangélica em Paulo de Tarso e em Tomás de Aquino”, do Frei Carlos Josaphat.
Além das palestras, o projeto Bíblia, Comunicação e Arte vai promover a exposição “Gente”, assinada pelo fotógrafo Breno César. A mostra acontecerá na Biblioteca Central da Católica, durante toda a semana (de 18 a 23 de maio).
Novo número da Revista de Teologia e Ciências da Religião será lançado no dia 27
Por Tiago Cisneiros
No dia 27 de maio, às 19h, será lançado o oitavo número da Revista de Teologia e Ciências da Religião da Unicap, intitulado “As múltiplas faces de Deus: desafios do pluralismo religioso”. O evento acontecerá no Salão Receptivo da Universidade, localizado no primeiro andar do bloco G.
O lançamento marca o início da nova fase da publicação, que passa a ter duas edições anuais, em vez de, apenas, uma, como acontecia até 2008. Organizada pelo Mestrado em Ciências da Religião da Católica, a revista traz, em 197 páginas, artigos de professores da Universidade e de teólogos, além de resenhas sobre filmes e livros.
O oitavo número da publicação aborda a questão do pluralismo religioso, ou “as múltiplas faces de Deus”, de acordo com o objetivo de refletir sobre a transdisciplinaridade e de favorecer o diálogo entre as religiões, a partir de uma experiência comum. Na introdução da revista, o professor Gilbraz Aragão, coordenador do Mestrado em Ciências da Religião da Católica, destaca: “Esperamos estar começando um espaço transreligioso onde cada um poderá comungar com o outro no silêncio nutrido por sua própria religião e sua própria cultura. Desejamos colaborar para um novo espírito entre os nossos estudantes, espírito que se irradie pelas escolas da região e fomente uma sociedade realmente pluralista e democrática”.
Durante o lançamento, professores e alunos do Mestrado em Ciências da Religião vão participar de um debate sobre os artigos publicados na revista.
O preço avulso da Revista de Teologia e Ciências da Religião é R$ 20. A assinatura, válida para as duas edições do ano, custa R$ 30 (R$ 15 por exemplar).
O livro Leis Penais Comentadas será lançado na Católica
Por André Amorim
No próximo dia 21, será lançado, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco, o livro Leis Penais Comentadas, que reúne textos de especialistas no assunto.
Na ocasião, três autores da obra, professor Marco Aurélio Florêncio Filho (Mestre em Direito pela UFPE, professor convidado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA - e professor da Escola Paulista de Direito); Alexandre Jean Daoun (Mestre em Direito pela PUC-SP e professor da Escola Paulista de Direito); e Marilia Montenegro (Graduada na Católica, com mestrado pela UFPE e, atualmente, professora da casa), falam, respectivamente sobre crimes hediondos, lei de crime organizado e violência contra a mulher.
A abertura do evento será feia pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Mirian de Sá Pereira. A presidência da mesa fica a cargo do professor de Direito João Franco. Os professores de Direito Penal da Unicap, Teodomiro Cardozo, Ricardo Galvão, Alexandre Nunes e Fernando Fonseca participam como debatedores livres.
As inscrições custam R$ 10 e podem ser feitas pelo site da Unicap (www.unicap.br). O evento confere 3 horas de atividade complementar para os alunos inscritos.
Coordenadora de Graduação participa de simpósio sobre medicina e mídia
Por Tiago Cisneiros
A coordenadora de Graduação da Católica, professora Aline Grego, coordenará a mesa-redonda “A democratização da informação, disputa de hegemonia e Comunicação Sindical”, durante o 2o Simpósio Pernambucano de Integração Médico-Mídia. A conferência, que contará com a participação do jornalista Vito Giannotti (Núcleo Piratininga, do Rio de Janeiro), será realizada no dia 22 de maio, às 11h, no auditório Capunga da Faculdade Maurício de Nassau.
A programação do simpósio está disponível na página eletrônica do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (http://www.simepe.org.br). As inscrições podem ser feitas através do site ou diretamente na sede do Simepe, na Avenida João de Barros, 587, Boa Vista, no Recife.
Serviço
Auditório Capunga da Faculdade Maurício de Nassau – rua Fernando Lopes, 778, Graças – Recife/PE.
Mais informações
Site: www.simepe.org.br
Telefone: (81) 3316 2400
Católica participa dos JUPs em seis modalidades
Por André Amorim
Tem início no dia 15 de maio a 57ª edição dos Jogos Universitários Pernambucanos 2009 (JUP’s). O evento, realizado em instalações esportivas de diversas universidades e academias do Recife, segue até o dia 21 de junho.
Neste ano, a Universidade Católica de Pernambuco participa com quase 120 atletas, distribuídos em seis modalidades – basquete, futebol de campo, futebol de salão, judô, handebol e voleibol.
Cláudio Santana, auxiliar administrativo da Coordenação de Esportes, acredita que as equipes da Católica devam apresentar bons resultados, sobretudo no basquete e no judô. “A equipe de basquete foi 3ª colocada nos JUP’s 2008 e desde 2001 termina a competição entre as três primeiras colocações”, disse.
D.A de História promove visita a sítio arqueológico na Paraíba
Por Tiago Cisneiros
O Diretório Acadêmico de História da Católica promoverá, no dia 16 de maio, uma visita ao Sítio Arqueológico Pedra do Ingá, na Paraíba. As inscrições custam R$ 25 e podem ser feitas na sala 205 do bloco B (2o andar), das 16h30 às 17h30 e das 18h30 às 19h30. Os participantes receberão um certificado de cinco horas de carga complementar. O transporte da excursão sairá da Católica às 7h e tem retorno previsto às 18h30 (também na Universidade).
Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim
De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.
Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.
Grupo Hegel vai promover minicurso sobre Michel Foucault
Por Tiago Cisneiros
O Grupo Hegel Unicap vai realizar, de 18 a 20 de maio, das 14h às 17h, o minicurso “Introdução ao Pensamento de Michel Foucault”. As aulas serão ministradas no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica, pela professora Ângela Baía, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco.
As inscrições para o minicurso custam R$ 20 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). Serão conferidos certificados de doze horas de carga complementar aos participantes.
Informações e inscrições:
Grupo Hegel Unicap – sala 005 do bloco B da Católica
Fone: (81) 2119 4230
Grupo Hegel vai realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros
O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h, o seminário “Por que não Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.
As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de oito horas de carga complementar.
Informações e inscrições:
Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica
Fone: (81) 2119 4230
Católica vai promover 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim e Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco promove, de 1º a 5º de junho, a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isora (Espanha). A importância social, a produção e as críticas de documentários, também, serão abordadas no evento, através de palestras e oficinas.
Segundo o Padre Hugo Ara, diretor da mostra, os filmes selecionados têm o intuito de compreender, observar e divulgar os processos sociais que se desenvolvem em todo o mundo. Ele conta, também, que a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Ali, começamos a gerar a possibilidade de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco”, explica.
Confira a programação completa dos filmes selecionados para o 1a MiradasDoc Recife. O acesso ao auditório G1 da Católica, local da exibição, será gratuito. Para ver a programação clique aqui!
Boletim Unicap
:: Expediente ::
EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)
REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).
RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).
PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).
PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.
DESIGNER: Java Araújo
WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.
CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br
Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP
O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para
|