A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 06 de Maio de 2009 Ano 8

Missa celebra os 50 anos do curso de Direito da Unicap
Por Rebeca Kramer 

Pilatos interroga o povo judeu sobre quem deve ser solto: Jesus ou Barrabás? – “Barrabás!”, a multidão grita. Na província romana da Judéia, entre os anos 26 e 36, Pilatos foi o ‘juiz’ que ‘lavou as mãos’ pela vida de Cristo porque preferiu ceder ao alto clamor público. Libertou, portanto, o criminoso e mandou que crucificassem Jesus. – “Mas por que Deus permitiu que seu filho morresse daquela maneira se ele tem o poder, se ele é o rei dos reis?”, alguém ainda indaga.  

– “Acontece que não seria de direito defender um único filho, enquanto tantos sofrem e morrem em tantas outras circunstâncias”, respondeu o Reitor, Padre Pedro Rubens, ao fazer a leitura de algumas passagens de São Paulo sobre a dialética entre a letra da lei e do  espírito na missa em homenagem aos 50 anos do curso de Direito da Católica nesta terça-feira (5). 
 

Na missa realizada às 20h na capela da Unicap e no coquetel oferecido após a celebração, ocorrido no Salão de Recepções do primeiro andar do bloco G, professores e alunos tiveram a oportunidade de homenagear o curso e ainda interagir no momento de descontração do coquetel.

Celebrando a missa estavam o Reitor, Padre Pedro Rubens; o Pró-reitor Comunitário, o Padre Miguel Martins; o coordenador da Pastoral, o Padre Antonio Mota; o Padre Fernando Azevedo; o Padre Francisco Caetano Pereira, o Padre Jacques Trudel e o Padre Hugo Ara.

Ainda colaboraram com a celebração da missa a diretora do Centro de Ciências Jurídicas, a professora Mirian de Sá Pereira; o professor de Direito Ubiratan do Couto; o representante da Pastoral no Centro de Ciências Jurídicas Evandro Ribeiro; o estudante do 4° período de Direito Diogo Amorim e a professora de Direito Alessandra Perez Gomes.

De acordo com a diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Católica, a professora Mirian de Sá Pereira, o diferencial do curso de Direito da Universidade é justamente a valoração da hermenêutica de todos os procedimentos técnicos e jurídicos a partir de uma correlação com a realidade. “Os nossos alunos de Direito interagem com a comunidade tentando trazer a resposta do Direito numa perspectiva humana. Na Astepi, que já existe há 35 anos, por exemplo, todos devem completar 300 horas de trabalho prático obrigatório durante os quatro últimos períodos do curso, prestando serviço para comunidades de baixa renda”, afirmou. E prosseguiu: “A comunidade Entra Apulso, que fica ao lado do Shopping Center Recife, obteve o direito de permanecer naquela região devido à contribuição de estudantes da Católica. Hoje, no próprio shopping existem pessoas da comunidade trabalhando nele”.

Mirian ainda explicou que sem o Direito não há sociedade, porque se as normas fossem somente morais ou religiosas, elas serviriam sempre para uma parte menor da sociedade. No entanto, as leis do Direito conseguem fazer a ponte entre o indivíduo e o cidadão, para que a liberdade de um não interfira no Direito do outro.

Segundo o coordenador do curso de Direito, o professor Marcelo Labanca,  o Direito funciona para que todos usufruam de uma vida com justiça e para que tenham a consciência de que a pessoa vai poder viver livre mas, ao mesmo tempo, sem fazer com que essa liberdade invada a vida de outros, até porque, do contrário, o infrator sofrerá uma punição pré-definida pela lei constitucional. “A finalidade do direito é a paz”, observou.

Sobre os profissionais do Direito que não condizem com a ética tão estudada durante o curso, o professor ainda destacou: “É deplorável quem desenvolve qualquer tipo de ciência sem visar, antes de tudo, a moral. E a história do mundo só comprova isso. Engenheiros que utilizaram seus conhecimentos científicos para construir câmaras de gás, médicos que desenvolveram novas técnicas de tortura e também os advogados que aplicaram seus conhecimentos para tirar vantagens e enganar o próximo”, expôs.

Para os estudantes do 5º período Jair Inácio e Mayara Macedo, o diferencial do curso de Direito da Universidade consiste na boa seleção do corpo docente. “Aqui estão os maiores juristas do nosso estado e, além disso, não mercantilizamos a educação”, relatou Jair. “A Universidade oferece aos alunos a oportunidade de eles mostrarem seus trabalhos em congressos e em palestras. Desde o primeiro período os professores nos levam para visitar os fóruns, por exemplo, e, assim, não precisamos esperar concluir o curso para termos acesso à prática profissional. E, ainda, eu poderia falar das reformas que a Universidade sempre propõe às disciplinas, atualizando-as em função dos interesses e necessidades da sociedade.

Ao final de sua fala, o Reitor ainda fez a leitura do texto do poeta amazonense Thiago de Mello, intitulado:  Os Estatutos do Homem- Ato Institucional Permanente.

Artigo I
Fica decretado que agora vale a verdade.
agora vale a vida,
e de mãos dadas,
marcharemos todos pela vida verdadeira.

Artigo II
Fica decretado que todos os dias da semana,
inclusive as terças-feiras mais cinzentas,
têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Artigo III
Fica decretado que, a partir deste instante,
haverá girassóis em todas as janelas,
que os girassóis terão direito
a abrir-se dentro da sombra;
e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro,
abertas para o verde onde cresce a esperança.

Artigo IV
Fica decretado que o homem
não precisará nunca mais
duvidar do homem.
Que o homem confiará no homem
como a palmeira confia no vento,
como o vento confia no ar,
como o ar confia no campo azul do céu.
Parágrafo único:
O homem, confiará no homem
como um menino confia em outro menino.

Artigo V
Fica decretado que os homens
estão livres do jugo da mentira.
Nunca mais será preciso usar
a couraça do silêncio
nem a armadura de palavras.
O homem se sentará à mesa
com seu olhar limpo
porque a verdade passará a ser servida
antes da sobremesa.

Artigo VI
Fica estabelecida, durante dez séculos,
a prática sonhada pelo profeta Isaías,
e o lobo e o cordeiro pastarão juntos
e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.

Artigo VII
Por decreto irrevogável fica estabelecido
o reinado permanente da justiça e da claridade,
e a alegria será uma bandeira generosa
para sempre desfraldada na alma do povo.

Artigo VIII
Fica decretado que a maior dor
sempre foi e será sempre
não poder dar-se amor a quem se ama
e saber que é a água
que dá à planta o milagre da flor.

Artigo IX
Fica permitido que o pão de cada dia
tenha no homem o sinal de seu suor.
Mas que sobretudo tenha
sempre o quente sabor da ternura.

Artigo X
Fica permitido a qualquer pessoa,
a qualquer hora da vida,
uso do traje branco.

Artigo XI
Fica decretado, por definição,
que o homem é um animal que ama
e que por isso é belo,
muito mais belo que a estrela da manhã.

Artigo XII
Decreta-se que nada será obrigado
nem proibido,
tudo será permitido,
inclusive brincar com os rinocerontes
e caminhar pelas tardes
com uma imensa begônia na lapela.
Parágrafo único:
Só uma coisa fica proibida:
amar sem amor.

Artigo XIII
Fica decretado que o dinheiro
não poderá nunca mais comprar
o sol das manhãs vindouras.
Expulso do grande baú do medo,
o dinheiro se transformará em uma espada fraternal
para defender o direito de cantar
e a festa do dia que chegou.
Artigo Final.
Fica proibido o uso da palavra liberdade,
a qual será suprimida dos dicionários
e do pântano enganoso das bocas.
A partir deste instante
a liberdade será algo vivo e transparente
como um fogo ou um rio,
e a sua morada será sempre
o coração do homem.

Reitor da Católica e diretor do Sares discutem educação e assistência social
Por Tiago Cisneiros

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, recebeu, na tarde desta terça-feira (5), o diretor executivo do Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social (Sares – Manaus/AM), professor Paulo Felizola de Araújo. Na pauta do encontro, estiveram os projetos desenvolvidos a partir do convênio entre as duas instituições.

Confira o resumo da entrevista que o professor Paulo Felizola de Araújo concedeu ao Boletim Unicap, durante a visita à Universidade.

Objetivo do encontro

“Estou aqui para conversar com o Reitor, Padre Pedro Rubens, sobre a parceria firmada entre a Católica e o Sares desde 2007. O principal assunto é a criação da terceira turma do curso de especialização em Ética e Política, que oferecemos para a população carente do Amazonas com a certificação da Unicap. Aproveitei a visita para trazer as monografias da segunda turma, concluída no fim do ano passado. Além disso, vamos desenhar novas ideias, a fim de ampliar o relacionamento entre as entidades”.

O que é Sares?

“Sares é uma organização criada pelos jesuítas, pela Arquidiocese de Manaus e pelo Instituto Missonário Consolata. Tudo o que oferecemos é gratuito, sem qualquer investimento público. O que nos financia são as parcerias com instituições internacionais. O Sares, na sua natureza, tem o serviço e o discernimento como linhas fundamentais de atuação, através da metodologia de ver, ouvir e aprender, sem preconceitos, com o povo e suas dificuldades. A partir daí, utilizamos os conceitos socioeconômicos para realizar uma reflexão, cujo resultado nós devolvemos à população, como forma de ajuda as suas lutas. Nesse ponto, estamos muito próximos da identidade da Universidade Católica de Pernambuco”.

Como funciona o Sares?

“O Sares é dividido em três departamentos: Ação, Reflexão e Educação. A princípio, temos agentes que trabalham junto às ocupações urbanas e às questões dos índios. Atualmente, existem assessores do Sares na Universidade Indígena da Venezuela e na reserva Raposa Serra do Sol, por exemplo. Nosso pessoal está, sempre, presente nas audiências de interesse ecológico e social da população. No departamento de Reflexão, promovemos debates e seminários a fim de discernir toda a realidade repassada pelo departamento de Ação. Em seguida, enviamos à população os resultados de nossas discussões, também através do acompanhamento realizado pelo departamento de Ação. Paralelamente – e em contato – a esses departamentos, conservamos o setor de Educação, oferecendo dois cursos básicos, com o objetivo de formar e refletir lideranças. Um eles compreende o nível médio, destinado ao pessoal que está presente no controle das políticas públicas e movimentos sociais; o outro, de nível superior, é, justamente, a especialização certificada pela Católica”.

O Sares e a infância

O Sares é responsável, também, pelo programa Escolinha Cidadã, cuja missão é recuperar o desempenho de crianças de escolas públicas com dificuldades de aprendizagem. Nossos coordenadores de núcleos (13 em Manaus e quatro no interior do Amazonas) e monitores voluntários tentam ensinar-lhes a maneira mais adequada de estudar. Já observamos que a melhoria nos resultados dos alunos colabora para a mudança de toda a escola, porque a criança recuperada se torna um exemplo para os colegas e os professores”.

Novos projetos da parceria

“Estamos pensando em aprimorar o curso de Ética e Política. O plano é criar, também, um curso de extensão na mesma área, com menor duração. O candidato não precisaria cumprir a especialização completa, mas, apenas uma etapa, através de um curso que ofereceria a formação específica de um grupo de disciplina. Além disso, eu e o Reitor, Padre Pedro Rubens, já iniciamos as conversas sobre as possibilidades de intercâmbio dos alunos da Católica para as regiões beneficiadas pelo Sares. Esse programa seria dedicado, principalmente, aos estudantes de Comunicação Social, Ciências Biológicas e da área de Direitos Humanos, porque exigiria a produção de um trabalho in loco, algo que seja de interesse da Unicap, do Sares, do universitário e da população estudada. Gostaríamos que isso fosse uma etapa da formação intelectual e profissional das pessoas. Imagino, por exemplo, a elaboração de projetos de fotografia, vídeo, impresso (artigos) e de pesquisas científicas sobre a realidade das comunidades indígenas e das ocupações urbanas”.

Para mais informações sobre o Sares – Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social, acesse o site www.sares.org.br .

Reitor abre o 9º Seminário de História da Católica
Por Tiago Cisneiros

“O Brasil e as crises do capitalismo 1929-2009” é o tema do 9º Seminário de História da Universidade Católica de Pernambuco, que teve início nesta segunda-feira (4), às 17h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Católica. A abertura contou com as boas- vindas do coordenador do curso, professor Luiz Carlos Luz Marques, e com a palestra “Direito à educação, universidades e estratégias para épocas de crise”, ministrada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens. Também compuseram a mesa do evento a diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Conceição Bizerra, e o representante do corpo docente do curso de História, professor Newton Darwin.

O Padre Pedro Rubens agradeceu aos alunos da Comissão de Apoio e Organização do 9º Seminário de História pelo trabalho realizado e pelo convite para falar durante a abertura do evento. “A escolha do tema deste ano reflete a qualidade e a visão de historiadores que vocês estão tentando ser. Mostra que estão atentos ao que acontece hoje, mas se mantendo dentro da perspectiva histórica”, elogiou. Em seguida, após breve introdução, o Reitor deu início à palestra “Direito à educação, universidades e estratégias para épocas de crise”, anunciando a conferência como uma tentativa de pintar cinco cenários, a fim de gerar uma provocação para a reflexão posterior dos estudantes e professores.

No primeiro cenário, intitulado “Direito à educação”, o Reitor abordou a situação e a história do ensino no Brasil. “Todo Estado democrático deve garantir o acesso da sociedade à educação. Nesse campo, nosso governo não é claro na teoria nem na prática”, criticou. Em seguida, discutiu a questão do ensino gratuito no país, apontando os erros administrativos no tratamento com as universidades públicas, privadas e comunitárias. “Os alunos da Católica estão pagando duas vezes: uma, pela própria educação, e outra, para financiar o sistema público, que é ineficaz para a maioria”, afirmou. Falou, também, sobre a inversão dos ensinos básico e superior, isto é, a dificuldade de aprovação de alunos de escolas públicas nas universidades gratuitas estatais. “Ensino público fundamental e médio é para pobre, mas ensino público superior é para rico”, observou.

Sobre a história recente da educação brasileira, o Reitor detalhou: “Em 1986, o Estado cancelou as subvenções que garantiam preços mais baixos nas universidades comunitárias, se escondeu e deixou as críticas da sociedade civil para as próprias instituições de ensino. Com Fernando Henrique Cardoso, o ensino superior foi liberalizado e o governo continuou em cima do muro. Na administração de Lula, foi criado o Prouni (rapidamente, adotado pela Católica ), mas ainda insuficiente para as necessidades da população. Além disso, veio o Reuni, que foi um avanço na estruturação dos cursos e uma tentativa de interiorizar a educação. O problema é que os alunos da capital, mais preparados, também foram buscar as vagas do interior. Em resumo, não houve, ainda, uma mudança na estrutura seletiva, que exclui os mais pobres do direito à formação intelectual e profissional”.

Ele revelou, ainda, as dificuldades da Católica diante das pressões sociais e das concepções governamentais. “A nossa biblioteca é aberta ao público, mas não é considerada pública pelo Estado, ou seja, não recebe os benefícios assegurados a esse tipo de instituição. Quando a fechamos no período de provas da Universidade, as pessoas de fora reclamam, dizem que estamos preocupados com os lucros. Nós não somos uma entidade privada, mas, sim, comunitária, um conceito estabelecido pela Constituição de 1988 e ainda não reconhecido pela sociedade, que o confunde com a ideia de privado”, declarou. Fechando as considerações sobre o direito à educação, o Reitor disse: “O que está em jogo nessa realidade é o modelo de democracia que está sendo construída no Brasil, a partir da dicotomia público-privado. Precisamos discutir como a população pode exercer os seus direitos além do voto. Para isso, podemos nos apoiar em Norberto Bobbio, que defendia a necessidade de democracia em todas as instâncias de uma sociedade”.

O segundo momento da palestra foi dedicado à globalização, definida pelo Reitor como o “atual estágio político-econômico do capitalismo mundial”, em alusão à formação dos blocos continentais e ao mercado internacional. Ele destacou, ainda, a existência da “mundialização”, um fenômeno paralelo ligado ao aumento das possibilidades do encontro de mundos diferentes, de relações e troca de experiências entre sociedades distintas. “Embora se influenciem, precisamos fazer essa diferenciação, porque devemos enaltecer a mundialização, ao mesmo tempo em que discordamos do capitalismo selvagem da globalização”, avaliou.

Em seguida, o Padre Pedro Rubens entrou no tema da crise econômica, na tentativa de definir o que é atual e o que é fruto dos outros momentos de queda do capitalismo. Para o Reitor, o termo “crise” denota um risco e, simultaneamente, aponta a necessidade de mudança. Disse, ainda, que as crises são típicas do capitalismo, desde a sua origem (com Adam Smith e David Ricardo, entre os séculos 18 e 19), e destacou a capacidade do sistema em se formar e se reformar dentro de suas próprias decadências. “São épocas que poderiam gerar um efeito pedagógico e transformador, mas, na verdade, acabaram fortalecendo o modelo”, afirmou. Quanto aos males do capitalismo, enfatizou a desumanização causada pela busca por lucro e a atração resultante da competição humana dentro do capitalismo.

Segundo o Reitor, o atual cenário econômico é fruto das diversas crises anteriores. “As dificuldades no México (1994), na Ásia (1997), na Rússia (1998), no Brasil (1999) e na Argentina (2001 e 2002) foram consideradas questões nacionais. Na verdade, eram avisos para algo maior, de dimensão internacional”, explicou. Também, falou sobre as abordagens mais adequadas ao momento, enfatizando a necessidade de um olhar mais amplo, alcançando a natureza do capitalismo e não, exclusivamente, os fatos derivados da crise. “Hoje, o panorama pede a atenção e a prudência de todos. A Universidade reforça o seu papel crítico, como fez em relação aos outros estágios do sistema”, resumiu. No tocante às expectativas mundiais, mostrou-se preocupado: “As crises energética e alimentar estão na iminência de acontecer. Elas podem ser até mais perigosas e prejudiciais do que a versão econômica”.

Na quarta etapa da conferência, o Reitor fez considerações sobre a posição do Brasil na economia mundial. “O Brasil, agora, entra no cenário global. Mas, entra, justamente, em um período de crise”, resumiu. Destacou que, embora o país esteja mais forte, ainda não está livre do momento de dificuldades. “Não dependemos mais do café, como em 1929. Temos um caixa forte na faixa de US$ 200 bilhões e somos um dos principais polos de interesse de investimento estrangeiro. Além disso, nossas empresas estão em alto nível e poderão concorrer no mercado internacional. Ainda assim, precisamos estar atentos e preocupados, porque seremos afetados pela crise”, ressaltou.

Como relacionar universidade, globalização e crise? Esse foi o tema do encerramento da palestra do Reitor. Ele destacou que o ensino acadêmico, a extensão e as pesquisas universitárias devem estudar e apontar respostas para o atual momento econômico. Disse, também, que a autonomia das instituições de ensino superior está em jogo no Brasil, devido ao sistema neoliberal, que obriga a assinatura de parcerias com empresas privadas, acarretando em dependências e censura não-oficial. “Uma crise atinge a Católica porque nós estamos conectados com o mercado de trabalho e de produção de bens. Mas, é importante lembrar que não transformamos a educação em mercadoria”, declarou.

Depois de lamentar a inexistência de vozes fortes contrárias ao capitalismo, o Reitor defendeu uma série de transformações sociais, políticas e econômicas no país, através de uma alusão ao escritor Machado de Assis: “Trata-se de recriar as instituições do Brasil oficial de acordo com a verdade do Brasil real (...) Uma nação na qual a cisão atual seja substituída pela indispensável identificação e onde, pela primeira vez em nossa atormentada história, o Brasil oficial se torne expressão do Brasil real”. No encerramento da conferência, declarou: “Esperamos um avanço da democracia e que, dentro dessa democracia, o Estado garanta os direitos da sociedade. Entre eles, a educação”.

Biblioteca Central da Católica oferece oficina de Currículo Lattes
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para a oficina “Currículo Lattes”, que será ministrada entre os dias 12 e 15 de maio, na Sala de Extensão I da Biblioteca Central.

A oficina tem duração total de duas horas. Serão oferecidas 12 turmas (três por dia), de modo a atender a disponibilidade dos interessados. Confira os horários disponíveis:

Dia 12 (terça-feira)

Turma 1 – das 9h às 11h

Turma 2 - das 14h às 16h

Turma 3 –das 18h às 20h

Dia 13 (quarta-feira)

Turma 4 – das 9h às 11h

Turma 5 – das 14h às 16h

Turma 6 – das 18h às 20h

Dia 14 (quinta-feira)

Turma 7 – das 9h às 11h

Turma 8 – das 14h às 16h

Turma 9 – das 18h às 20h

Dia 15 (sexta-feira)

Turma 10 – das 9h às 11h

Turma 11 – das 14h às 16h

Turma 12 – das 18h às 20h

As inscrições para a oficina são gratuitas e conferem certificado de duas horas de carga complementar.

Mais informações, pelos fones (81) 2119 4253 e (81) 2119 4257.

Música Brasileira homenageada no palco do Teatro da Unicap
Por Jaime Mitchell

O Teatro da Unicap será palco de homenagens a três grandes representantes da música brasileira: Maria Bethânia, Gonzaguinha e Villa-Lobos. Suas músicas serão lembradas nos shows do semestre realizados pelos Grupos Artísticos da Católica. As apresentações acontecem sempre às 20h e a entrada é franca.

Os sucessos de Maria Bethânia serão cantados nos dias 13, 14 e 15 de maio pelo MPB Unicap. O show será interativo, contando a história da cantora baiana.

Gonzaguinha será homenageado com o show “E vamos à luta”, título de uma de suas músicas, pelo Wave Unicap. O grupo é instrumental, mas, durante a apresentação, algumas músicas serão interpretadas pelos cantores do MPB Diego Cabral e Aurino Senna. O show acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio.

Encerrando o mês cultural, o Grupo de Dança Mandacaru apresenta coreografias das músicas do compositor Villa-Lobos. Com o tema “Villa Brasil”, o grupo faz o show nos dias 27, 28 e 29 de maio.

SERVIÇO

Shows dos Grupos Artísticos

Teatro da Unicap – 1° andar do bloco B – 20h

MPB Unicap – 13, 14 e 15 de maio

Wave Unicap – 20, 21 e 22 de maio

Grupo de Dança Mandacaru – 27, 28 e 29 de maio

Entrada Franca .

Assembleia Legislativa vai homenagear curso de Direito nesta quinta-feira
Por Jaime Mitchell

A Assembleia Legislativa de Pernambuco irá homenagear, no dia 7 de maio, o curso de Direito da Universidade Católica. O Grande Expediente Especial que acontece às quintas-feiras, sempre às 15h, será dedicado aos 50 anos do curso. A cerimônia será aberta pelo presidente da casa legislativa, deputado Guilherme Uchôa.

A sugestão do ato foi da deputada Miriam Lacerda, que vai falar depois do presidente. Em seguida, o Reitor, Padre Pedro Rubens, se pronuncia representando a Católica. A cerimônia é aberta ao público. Como o prédio da Assembleia está em reforma, o evento será no auditório do sexto andar do anexo Senador Nilo Coelho, na Rua da União, nº 439, Boa Vista.

Católica vai promover 5o Encontro Internacional das Águas
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realiza, de 13 a 15 de maio, o 5o Encontro Internacional das Águas (EIA), com o tema “Gestão Integrada de Ambientes Costeiros e Impactos Ambientais”. A iniciativa resulta de uma parceria com a Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Pernambuco), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, o Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (Asbea).

Entre os subtemas escolhidos pela comissão organizadora do EIA, estão a contaminação e variação do lençol freático, as mudanças climáticas, a integração entre gerenciamento costeiro e bacias hidrográficas, os recursos hídricos e a aplicação de softwares no saneamento e no meio ambiente. Todas as conferências e debates do evento serão realizadas no auditório G2 da Católica, localizado no primeiro andar do bloco G. Os minicursos acontecerão em espaços dos blocos B, D e G4 da instituição.

Presidente da comissão organizadora do Encontro Internacional das Águas e coordenadora geral de Pesquisa da Católica, a professora Arminda Saconi conta que o tema de 2009 foi escolhido a partir das sugestões dadas no 4o EIA. Sobre a dimensão do assunto, ela afirma: “Nós percebemos a importância de discutir essa temática por causa das mudanças climáticas, dos problemas de erosão e de outros movimentos que estão acontecendo nas cidades litorâneas de todo o mundo. É muito significativo debater esses fenômenos em relação aos impactos no meio ambiente e vida humana”.

As inscrições para participar do Encontro Internacional das Águas podem ser feitas até o dia 8 de maio, na secretaria do evento, localizada no bloco G4 da Católica (endereço: Rua Almeida Cunha, 245, 8o andar). Segue abaixo a tabela de valores:

CATEGORIA

VALOR DA INSCRIÇÃO

 Profissional sócio

R$130,00

 Profissional não sócio

R$180,00

 Estudante sócio

R$70,00

 Estudante não sócio

R$100,00

 Minicurso

R$30,00

  • Sócio: membros da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (Asbea) com anuidade de 2009 quitada.
  • Estudante: alunos matriculados na graduação ou pós-graduação em período de tempo integral, mediante comprovação por documento emitido pela instituição de ensino.

Confira a programação do 5o Encontro Internacional das Águas clicando aqui.

Fórum Inter-Religioso debate a Igreja Congregacional
Por Tiago Cisneiros

O Fórum Inter-Religioso da Católica promove, na próxima segunda-feira (11), um encontro sobre a Igreja Congregacional. O evento será realizado a partir das 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no primeiro andar do bloco B da Universidade.

Organizado pelo Mestrado em Ciências da Religião da Católica, o fórum apresenta, uma vez por mês, palestras e debates sobre diversas crenças da sociedade brasileira. Em 2009, já foram abordados o culto da Jurema Sagrada (abril) e a organização da Igreja Presbiteriana do Brasil (março). No dia 8 de junho, índios da tribo Xucuru, do município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, virão à Católica para explicar sobre a tradição da pajelança.

Mais informações:

Fone: (81) 2119 4171

Site: www.unicap.br/observatorio/pages/forum.htm

Católica participa dos JUPs em seis modalidades
Por André Amorim

Tem início no dia 15 de maio a 57ª edição dos Jogos Universitários Pernambucanos 2009 (JUP’s). O evento, realizado em instalações esportivas de diversas universidades e academias do Recife, segue até o dia 21 de junho.

Neste ano, a Universidade Católica de Pernambuco participa com quase 120 atletas, distribuídos em seis modalidades – basquete, futebol de campo, futebol de salão, judô, handebol e voleibol.

Cláudio Santana, auxiliar administrativo da Coordenação de Esportes, acredita que as equipes da Católica devam apresentar bons resultados, sobretudo no basquete e no judô. “A equipe de basquete foi 3ª colocada nos JUP’s 2008 e desde 2001 termina a competição entre as três primeiras colocações”, disse.

TCE está com inscrições abertas para concurso de monografias
Por Tiago Cisneiros

O 4º Concurso Nacional de Monografias Prêmio Professor Barreto Guimarães 2009 está com inscrições abertas até o dia 25 de junho. A competição - que tem, como tema, “O Tribunal de Contas e a Lei de Inelegibilidade: evolução jurisprudencial e inovações legislativas” – é organizada pela Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

Os interessados em participar do concurso devem entregar seus trabalhos (inéditos, de 20 a 40 páginas, apresentado sob pseudônimo e em obediência às normas da ABNT) para a Coordenação Geral da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (Avenida Jornalista Mário Melo, 90, Santo Amaro, Recife/PE, CEP 50040-010). Os projetos, também, podem ser enviados por Sedex para o endereço acima, valendo, como data de entrega, o dia de postagem do material.

A divulgação dos resultados deve acontecer no dia 18 de agosto, através do Diário Oficial do Estado de Pernambuco e do site www.tce.gov.br/escola . No dia 26 de agosto, os três primeiros classificados no concurso serão premiados, respectivamente, com R$ 7 mil, R$ 4 mil e R$ 2 mil.

As informações completas sobre o Concurso Nacional de Monografias Prêmio Professor Barreto Guimarães podem ser obtidas no edital da competição, disponível no site www.tce.gov.br/escola .

Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas até junho de 2010
Por Tiago Cisneiros

O 24o Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas até o dia 30 de junho de 2010. O concurso – organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Gerdau e pela Fundação Roberto Marinho – é destinado a estudantes do Ensino Médio e Superior e pessoas que já concluíram a graduação.

Na 24ª edição do prêmio, cujo tema é “Energia e Meio Ambiente: soluções para o futuro”, os alunos do Ensino Superior devem seguir uma das linhas de pesquisa a seguir:

· Fontes alternativas de energias não poluentes;
· Exploração racional de recursos energéticos (biomassa, carvão mineral, petróleo);
· Impacto sócio-ambiental da geração de energia hidroelétrica e da produção de biocombustíveis;
· Controle da emissão de poluentes e efeito estufa no setor energético;
· Edificações inteligentes (uso racional de energia e recursos naturais);
· Eficiência das diferentes fontes de energia;
· Uso de sistemas isolados para geração de energia elétrica;
· Ampliação e eficiência do uso de fontes renováveis de energia;
· Produção sustentável de biodiesel;
· Tecnologias energéticas (produção e uso) apropriadas a pequenos produtores rurais e com unidades isoladas; e
· Impactos da geração de energia nos recursos biológicos e na biodiversidade.

Os três primeiros colocados da categoria Ensino Superior receberão, respectivamente, R$ 10 mil, R$ 8,5 mil e R$ 7 mil. Eles poderão ganhar, também, bolsas de estudo do CNPq, caso atendam os critérios normativos do Conselho. Os trabalhos premiados serão publicados no livro “Jovem Cientista”, elaborado pelas instituições organizadoras.

O vencedor de cada modalidade do concurso (Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio) participará, em 2010, da 62a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Orientador e Instituição

Os professores podem concorrer ao Prêmio Jovem Cientista, através da coordenação das pesquisas dos candidatos de Ensino Médio e Ensino Superior. Os orientadores dos trabalhos vencedores receberão um microcomputador Pentium 4 e uma impressora.

As instituições de origem dos candidatos, também, participam da competição, nas modalidades Ensino Médio e Ensino Superior. A universidade ou a escola do primeiro colocado de cada categoria será premiada com R$ 30 mil.

Serviço

Inscrições e informações através do site: www.jovemcientista.cnpq.br

Dúvidas e sugestões: prêmios@cnpq.br

D.A de História promove visita a sítio arqueológico na Paraíba
Por Tiago Cisneiros

O Diretório Acadêmico de História da Católica promoverá, no dia 16 de maio, uma visita ao Sítio Arqueológico Pedra do Ingá, na Paraíba. As inscrições custam R$ 25 e podem ser feitas na sala 205 do bloco B (2o andar), das 16h30 às 17h30 e das 18h30 às 19h30. Os participantes receberão um certificado de cinco horas de carga complementar. O transporte da excursão sairá da Católica às 7h e tem retorno previsto às 18h30 (também na Universidade).

Universidade não tem idade realiza cursos em maio
Por Jaime Mitchell

As inscrições para os minicursos do mês de maio do Programa Universidade não tem idade estão abertas. Os interessados em participar podem fazer a inscrição através do link do Programa no www.unicap.br. Outras informações podem ser obtidas na Pró-reitoria Comunitária, térreo do bloco B, sala 002, com Sônia ou pelo telefone 2119-4140/2119-4146.

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Alunos de Terapia Ocupacional realizam o Programa Envelhecimento Ativo
Por Lílith Perboire

Alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco estão realizando o "Programa Envelhecimento Ativo" para adultos e idosos saudáveis. Os encontros acontecem todas as segundas e quintas-feiras na Clínica Corpore Sano, das 9h às 11h.

O curso terá orientações e avaliações para desenvolver as habilidades individuais, além de discussões sobre saúde e doença no envelhecimento. Também, serão feitas oficinas de leitura e memorização, jogos e raciocínio lógico, expressão corporal e atividades psicomotoras, artes e criatividade. O objetivo é a construção de um projeto de vida que dará um novo significado para o cotidiano.

A professora Mauricéa Tabósa ressaltou que o enfoque do programa é no sentido de que os adultos e idosos possam ter um envelhecimento ativo. "Este programa tem tido um papel importante na saúde dos idosos. E muitas pessoas estão saindo de quadros de depressão, evitando muitas doenças", afirmou Mauricéa.

Serviço:

O valor de todo o programa é R$ 84.

Para outras informações, os interessados devem telefonar para a Clínica Corpore Sano para agendar sua avaliação (sexta-feira pela manhã).

Endereço: Rua Dom Manuel Pereira, 220. Boa Vista. Recife/PE.

Fone: (81) 2119-4490.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Grupo Hegel vai promover minicurso sobre Michel Foucault
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap vai realizar, de 18 a 20 de maio, das 14h às 17h, o minicurso “Introdução ao Pensamento de Michel Foucault”. As aulas serão ministradas no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica, pela professora Ângela Baía, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco.

As inscrições para o minicurso custam R$ 20 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). Serão conferidos certificados de doze horas de carga complementar aos participantes.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap – sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Grupo Hegel vai realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que não Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de oito horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Católica vai promover 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim e Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, de 1º a 5º de junho, a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isora (Espanha). A importância social, a produção e as críticas de documentários, também, serão abordadas no evento, através de palestras e oficinas.

Segundo o Padre Hugo Ara, diretor da mostra, os filmes selecionados têm o intuito de compreender, observar e divulgar os processos sociais que se desenvolvem em todo o mundo. Ele conta, também, que a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Ali, começamos a gerar a possibilidade de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco”, explica.

Confira a programação completa dos filmes selecionados para o 1a MiradasDoc Recife. O acesso ao auditório G1 da Católica, local da exibição, será gratuito. Para ver a programação clique aqui!

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MAIO


12 a 15 - Oficina de Currículo Lattes



JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000