A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 08 de Maio de 2009 Ano 8

Curso de Direito da Católica é homenageado na Assembleia Legislativa de Pernambuco
Por Tiago Cisneiros

“Esta é a maior homenagem aos 50 anos do curso de Direito da Católica”, disse o Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, na tarde desta quinta-feira (7), durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Deputados, professores, estudantes e autoridades do estado compareceram à comemoração pelo aniversário da graduação, no auditório do prédio anexo Senador Nilo Coelho, na Rua da União, Boa Vista.

Presidida pelo vice-presidente da Assembleia, deputado Antônio Moraes, a mesa da sessão solene foi composta pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Católica, professora Mirian de Sá Pereira, além da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Eneida Melo, a secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, Aída Monteiro, e o coordenador geral dos Juizados Especiais do estado, João Targino.

O deputado Antônio Moraes iniciou a solenidade relembrando os tempos de estudante do curso de Direito da Católica. “Fiz questão de participar desta cerimônia, porque me formei em 1981 e sinto muita falta dessa época, que foi uma das melhores da minha vida”, declarou. Ele recordou, ainda, o professor da Armando Costa Carvalho, falecido no ano passado, de quem foi aluno na Universidade. Quanto à importância da instituição, destacou: “Nossa casa (Assembleia) está de portas abertas para os universitários que queiram conhecer melhor a tramitação de processos. A Unicap, sempre, terá o respeito do povo e dos deputados de Pernambuco”.

Em seguida, a deputada Miriam Lacerda, idealizadora da homenagem, subiu à tribuna e traçou a trajetória da graduação em Direito da Católica, desde a sua criação, em 5 de maio de 1959, e o reconhecimento oficial, em 28 de agosto de 1966. “O curso tem um compromisso com a liberdade, a cidadania, a solidariedade e a justiça. Esse ideal é comum aos professores e aos alunos, sempre preocupados com o objetivo maior da inclusão social”, afirmou.

A deputada enfatizou os números do bacharelado, atualmente com 3.572 alunos e 124 professores: “Nesses 50 anos, foram formados 16.239 bacharéis em Direito. Entre eles, estão o senador Jarbas Vasconcelos, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Roberto Lins, e o vice-presidente da Assembleia, Antônio Moraes. A cada ano, mais 600 estudantes ingressam no curso, que é o mais procurado da Universidade, por causa do excelente conceito obtido na comunidade jurídica do estado”. Ela elogiou, também, a união de teoria e prática na Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi), o trabalho de inclusão social nos doze núcleos de Assistência Jurídica e os convênios da Unicap com o Tribunal de Justiça de Pernambuco e instituições de ensino estrangeiras. Por fim, concluiu com a afirmação de que o curso de Direito da Católica merece todo o reconhecimento dos políticos e da sociedade pernambucana.

Depois de cumprimentar os integrantes da mesa, os deputados Antônio Moraes (vice-presidente da Assembleia) e Mirian Lacerda e os professores e alunos da Universidade, o Reitor sublinhou a linha de atuação do bacharelado em Direito da Católica. “A fundação desse curso fundamenta-se na importância estratégica do Direito na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, baseada em valores humanistas e universais. Essa perspectiva toca o plano de identidade e missão da Unicap, isto é, de formação integral, principalmente, no campo da cidadania”, afirmou. Ele recordou, também, o trabalho dos jesuítas, professores, funcionários e alunos da instituição, destacando os nomes dos padres Aloísio Mosca, Pedro Esmeraldo, Antônio Grangeiro, Amaral Rosa e Theodoro Peters.

Ao salientar os princípios morais do curso, o Reitor anunciou a criação da Cátedra Unesco-Unicap Dom Hélder, que está em processo de efetivação. “Será um novo espaço interdisciplinar para ampliar o significado dos direitos humanos em Pernambuco e no Nordeste, por meio de diversas atividades acadêmicas que nos abrem ao cenário mundial”, explicou. Segundo o Padre Pedro Rubens, a cátedra pretende atender aos ideais de justiça e igualdade de Dom Helder Câmara, marcando uma correspondência entre os 50 anos da graduação em Direito e o centenário do ex-arcebispo de Olinda e Recife. “Nosso pequeno grande homem dizia que ‘sonho que se sonha só pode ser pura ilusão, mas sonho que se sonha junto é promessa de realização’. O cinquentenário do curso foi um sonho coletivo, que nos permite continuar construindo sonhos”, afirmou.

Encerrando o pronunciamento, o Reitor evocou os símbolos da Universidade Católica de Pernambuco. “O nosso lema, o binômio Verdade e Vida, traduz a perspectiva de nosso olhar sobre a realidade, ou seja, a busca da verdade através do conhecimento, tendo, como critério último, a vida em plenitude”. Sobre a logomarca da instituição, declarou: “A Asa Branca representa a paz em uma região como o Nordeste, marcada por tantas injustiças. Isso lembra a resistência ativa de nosso povo e a sua inventividade graciosa, capaz de transformar cada dificuldade em um projeto e cada desafio em uma nova esperança”.

Uma miniapresentação do grupo Flor de Maracujá – formado por alunos e funcionários da Unicap – arrancou aplausos de todo o público presente. As execuções de Carinhoso (Pixinguinha), Na Glória (Ary dos Santos) e André de Sapato Novo (André Vítor) e a entrega de um buquê simbólico à diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade, Mirian de Sá Pereira, marcaram o término da homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco aos 50 anos do curso de Direito da Católica.

Em entrevista para o Boletim Unicap, o Reitor Padre Pedro Rubens declarou que a cerimônia é muito importante para o desenvolvimento da Universidade. “Esse reconhecimento da população, através dos seus representantes, é um estímulo para continuarmos mostrando o nosso diferencial e colocarmos Pernambuco no cenário internacional, no âmbito dos direitos humanos. Os 50 anos do curso de Direito são um tempo de comprovação, desafios assumidos e prestação de serviços à sociedade.”

Os desdobramentos da crise financeira mundial para Pernambuco é tema de palestra na Semana de História
Por Rebeca Kramer

Dentro da temática das crises vivenciadas pelo capitalismo desde 1929 até 2009, o 9º Seminário de História da Universidade Católica de Pernambuco promoveu a palestra: “Crises financeiras globais e os seus desdobramentos para Pernambuco”. Os palestrantes foram o professor do curso de Economia Valdeci Monteiro dos Santos e o professor de História Luís Manoel. O evento, que aconteceu às 19h30 desta quinta-feira (7) no auditório G1 da Unicap, foi mediado pelo coordenador do curso de História, o professor Luiz Carlos Luz Marques.

Pernambuco não sente tanto com a crise financeira por receber muitos investimentos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. O comércio popular, importante fonte econômica do estado, é financiado pelos próprios atacadistas e distribuidores e não depende do crédito de bancos. Além disso, o Nordeste não é uma região muito aberta ao mercado externo, como no caso do Sul e do Sudeste. Segundo o Banco Central e o IBGE, Pernambuco foi um dos Estados que mais cresceu economicamente no país em 2008. Enquanto que o Brasil apresentou um crescimento de 5,5%, e o Nordeste, de quase 6%, o crescimento de Pernambuco oscilou entre 7 e 7,5%.

Segundo Valdeci, depois de 40 anos de sucessivos azares, Pernambuco está coincidindo, atualmente, com um momento de maturação de investimentos. “Nesses três próximos anos haverá a injeção de 20 bilhões de dólares em refinarias e estaleiros. Com isso, esse conjunto de obras vai garantir o mínimo de empregabilidade. Acontece que o Estado tem dificuldade em deslanchar esses projetos por conta de burocracia, por conta de emperramentos jurídicos. Mas, a presença do Estado vai ser fundamental para se sair dessa crise”, ressaltou.

Filme de ex-aluno de Jornalismo será exibido no Cinema da Fundação

Com informações da Assessoria de Imprensa da REC Produtores Associados.

O filme KFZ-1348, do ex-aluno de Jornalismo da Católica Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro, propõe uma visita à memória de oito personagens que foram donos de um mesmo fusca cuja trajetória se iniciou em São Paulo ainda nos anos 60 e se encerrou no Recife. Abandonado num ferro-velho da capital pernambucana, o veículo serve de ponto de partida para uma investigação da subjetividade e do dia-a-dia dos proprietários desse carro. São quarenta anos de histórias pessoais que se entrelaçam com a própria história recente do país, reconstituindo um imaginário possível em torno da representação da vida dessas pessoas. A saga do KFZ-1348 revela a importância que o carro teve na vida de seus donos, vista pela janelinha de um fusca no Brasil dos anos 60 até os dias de hoje.

A ideia do filme é usar um dos automóveis mais populares do mundo enquanto um objeto que simboliza o início da industrialização do Brasil. De fato, o fusca foi um ícone do consumo, agregou valores de bem-estar, representou o nascimento da indústria automobilística brasileira. KFZ–1348 retrata esses aspectos a partir das entrevistas e do cotidiano atual dos oito proprietários do carro.

Através de seus personagens, o filme apresenta um painel da diversidade social, cultural e mesmo étnica da sociedade brasileira. O primeiro dono foi um jovem engenheiro civil apaixonado pela profissão e pelo boom desenvolvimentista que o Brasil vivia nos anos 60. Passando em seguida por um dono de posto de gasolina que reflete sobre o paradigma dos combustíveis fósseis enquanto matriz energética do mundo, o carro também vai parar nas mãos de uma cabeleireira que inventa fórmulas para nascer cabelo e de um ex-menino de rua que virou pastor e está construindo uma igreja ao lado de sua casa. Quase como um ponto de ligação entre todos os donos, surge um mecânico que vive como uma espécie de eremita cercado pela carcaça de carros abandonados, entre eles, o KFZ-1348.

Entre o personagem que comprou o fusca 0 Km até o último dono nos anos 2000, quando o veículo já não tinha valor comercial, há uma sucessão de proprietários que formam a linha ativadora do universo escolhido. “O documentário mostra como o carro vai sendo ressignificado dentro da sociedade brasileira. Ele se degrada com o tempo, mas não perde o valor para as pessoas”, afirma Mascaro.

Ao mostrar a trajetória de um fusca comprado nos anos 60, o filme conta, simultaneamente, quatro décadas de transformações sociais no País, constituindo um universo heterogêneo de personagens e criando um retrato multifacetado do país com destaque às diferenças étnicas, sociais e culturais. “O carro serve como um bem simbólico, que denota o poder aquisitivo desses personagens. Ele vai se desvalorizando e chegando a classes menos privilegiadas”, comenta Pedroso.

“O desafio foi conseguir reunir uma série de elementos de reflexão a partir de um objeto que trafega entre estratos sociais e sobre a geografia do Brasil, momento em que o fusca é vendido para o Nordeste brasileiro, problematizando conceitos de concentração de renda em eixos urbanos e a relação centro e periferia”, endossa o produtor João Vieira Jr. A ideia é de, a partir de um objeto efêmero, da memória e do esquecimento dos personagens, refletir sobre a sociedade que criou enquanto paradigma a lógica deste tipo de desenvolvimento econômico, o conceito de modernidade, o automóvel e suas teias de relações.

O documentário KFZ–1348, produzido pela REC Produtores em parceria com a Símio Filmes, teve sua produção viabilizada pelo prêmio Documenta Brasil, promovido pela Petrobras, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV) e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). O filme foi finalizado em 35mm através de recursos do Funcultura, do Governo de Pernambuco.

Depois de circular por festivais em todo o mundo e de ser contemplado com o Prêmio de Melhor Longa-Metragem na Mostra Pernambuco do CinePE, KFZ-1348 estreia dia 15 de maio no circuito comercial do Recife com sessões diárias no Cinema da Fundação.

Principais Festivais e Premiações

- 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Brasil, 2008): Prêmio Especial do Júri

- Mostra de Tiradentes (Brasil, 2009)

- 11º BAFICI (Argentina, 2009) - XXVII Festival Internacional do Uruguai (Uruguai, 2009)

- XIII CinePE Festival Audiovisual do Recife (Brasil, 2009): Melhor Longa-Metragem da Mostra Pernambuco

- CINEPORT 2009 (Brasil, 2009)

Ficha Técnica

Título: KFZ-1348

Diretores: Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso

Duração: 81 min

Formato: 35mm

Locais de gravação: Nordeste e Sudeste do Brasil

Produção: REC Produtores Associados

Produção associada: Símio Filmes

Ano de finalização: 2008

Alunas da Católica apresentam espetáculo na Bahia e em Sergipe
Por Tiago Cisneiros

A montagem infanto-juvenil Historinhas de dentro será apresentada na Bahia e em Sergipe, durante o 8º Festival do Teatro Brasileiro (FTB) – Cena Pernambucana, que acontece até o dia 18 de maio. A peça – eleita o Melhor Espetáculo Infantil pelo Júri Popular, no 15º Festival Janeiro de Grandes Espetáculos - conta com a atuação das alunas de Jornalismo da Católica Beatriz Lacerda e Marcella Malheiros, além de ter a direção de arte assinada pelo designer da Universidade, Java Araújo.

Nestas quinta e sexta-feira (7 e 8), o espetáculo foi montado em Salvador, no Espaço Xisto Bahia, às 15h. As apresentações continuam no sábado e domingo (9 e 10), com início às 16h. No dia 12 (terça-feira), Historinhas de dentro encerra sua participação no 8º FTB, com uma encenação no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, Sergipe, a partir das 15h.

A peça conta a história de Maria Clara, a Clarinha, uma menina que descobre, aos sete anos, ter um problema cardíaco e passa a desejar conhecer o próprio coração. Historinhas de dentro traz as aventuras e surpresas da viagem da garota ao interior do seu corpo. O espetáculo, dirigido por Samuel Santos, mistura humor, música e emoção, além de contribuir para a educação infantil, ao revelar as funções de vários órgãos do corpo humano.

Aluna do oitavo período de Jornalismo da Católica, Marcella Malheiros interpreta a mãe, o estômago e um dos rins de Clarinha. Em fevereiro, ela concorreu ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante de Teatro Infantil do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos. No terceiro período do curso, Beatriz Lacerda faz o papel das amígdalas cantoras, entre outros personagens musicados que compõem o clima lírico da montagem. Estudante de Psicologia e designer da Universidade, Java Araújo é responsável pela direção de arte e produção visual da peça. No Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, ele foi finalista nas categorias Melhor Cenário, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem.

A professora do curso de Jornalismo da Católica Stella Maris, também, está participando do 8º Festival do Teatro Brasileiro – Cena Pernambucana. Ela encarna a aristocrata Mathilde, no espetáculo Anjos de Fogo e Gelo, encenado nesta sexta-feira, sábado e domingo, às 20h, no Teatro Vila Velha, em Salvador. Para mais informações, leia a matéria “Professora de Jornalismo apresenta peça na Bahia”, de André Amorim, no Boletim Unicap desta quinta-feira(clique aqui).

Projeto Bíblia, Comunicação e Arte realiza série de palestras e exposição fotográfica
Por Tiago Cisneiros

O projeto Bíblia, Comunicação e Arte, idealizado pelo curso de Teologia e pelo Mestrado em Ciências da Religião da Católica, promove uma nova série de eventos entre os dias 18 e 23 de maio. As conferências serão realizadas no auditório de Centro de Teologia e Ciências Humanas da Universidade, localizado no primeiro andar do bloco B.

No dia 18 (segunda-feira), o Padre João Carlos Ribeiro ministrará a palestra “A Bíblia e a arte na mídia”, a partir das 18h30. Na terça-feira, às 17h, os professores Cláudio Vianney (coordenador do curso de Teologia da Católica), João Luiz Correia Junior (do Mestrado em Ciências da Religião) e José Josélio da Silva participam da mesa-redonda “Bíblia, violência e direitos humanos”. Às 18h30, o auditório do CTCH abre espaço para a conferência “A espiritualidade evangélica em Paulo de Tarso e em Tomás de Aquino”, do Frei Carlos Josaphat.

Além das palestras, o projeto Bíblia, Comunicação e Arte vai promover a exposição “Gente”, assinada pelo fotógrafo Breno César. A mostra acontecerá na Biblioteca Central da Católica, durante toda a semana (de 18 a 23 de maio).

Professor da Católica lança livro sobre erotismo em João Cabral
Por Tiago Cisneiros

 

Na próxima quarta-feira (13 de maio), o professor do curso de Letras da Católica Janilto Andrade lançará o livro Erotismo em João Cabral (editora Calibán, 104 páginas, R$ 15). O evento será realizado no auditório G1 da Universidade, a partir das 19h.

O novo livro de Janilto Andrade começa com a distinção entre a pornografia e o erotismo, para, em seguida, desenvolver a análise do caráter erótico na obra do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. Além de Erotismo em João Cabral, o professor é autor de Literatulogia, Triângulo de duas faces, Da beleza à poética e da polêmica obra Por que não ler Paulo Coelho, também lançada pela editora Calibán.

Em março de 2008, Janilto Andrade participou do 1º Seminário Literatura e Erotismo, promovido pelo curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco. Na ocasião, ele utilizou textos de João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, a fim de comprovar a possibilidade de combinar o apelo erótico à literatura de qualidade .

Novo número da Revista de Teologia e Ciências da Religião será lançado no dia 27
Por Tiago Cisneiros

No dia 27 de maio, às 19h, será lançado o oitavo número da Revista de Teologia e Ciências da Religião da Unicap, intitulado “As múltiplas faces de Deus: desafios do pluralismo religioso”. O evento acontecerá no Salão Receptivo da Universidade, localizado no primeiro andar do bloco G.

O lançamento marca o início da nova fase da publicação, que passa a ter duas edições anuais, em vez de, apenas, uma, como acontecia até 2008. Organizada pelo Mestrado em Ciências da Religião da Católica, a revista traz, em 197 páginas, artigos de professores da Universidade e de teólogos, além de resenhas sobre filmes e livros.

O oitavo número da publicação aborda a questão do pluralismo religioso, ou “as múltiplas faces de Deus”, de acordo com o objetivo de refletir sobre a transdisciplinaridade e de favorecer o diálogo entre as religiões, a partir de uma experiência comum. Na introdução da revista, o professor Gilbraz Aragão, coordenador do Mestrado em Ciências da Religião da Católica, destaca: “Esperamos estar começando um espaço transreligioso onde cada um poderá comungar com o outro no silêncio nutrido por sua própria religião e sua própria cultura. Desejamos colaborar para um novo espírito entre os nossos estudantes, espírito que se irradie pelas escolas da região e fomente uma sociedade realmente pluralista e democrática”.

Durante o lançamento, professores e alunos do Mestrado em Ciências da Religião vão participar de um debate sobre os artigos publicados na revista.

O preço avulso da Revista de Teologia e Ciências da Religião é R$ 20. A assinatura, válida para as duas edições do ano, custa R$ 30 (R$ 15 por exemplar).

O livro Leis Penais Comentadas será lançado na Católica
Por André Amorim

No próximo dia 21, será lançado, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco, o livro Leis Penais Comentadas, que reúne textos de especialistas no assunto.

Na ocasião, três autores da obra, professor Marco Aurélio Florêncio Filho (Mestre em Direito pela UFPE, professor convidado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA - e professor da Escola Paulista de Direito); Alexandre Jean Daoun (Mestre em Direito pela PUC-SP e professor da Escola Paulista de Direito); e Marilia Montenegro (Graduada na Católica, com mestrado pela UFPE e, atualmente, professora da casa), falam, respectivamente sobre crimes hediondos, lei de crime organizado e violência contra a mulher.

A abertura do evento será feia pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Mirian de Sá Pereira. A presidência da mesa fica a cargo do professor de Direito João Franco. Os professores de Direito Penal da Unicap, Teodomiro Cardozo, Ricardo Galvão, Alexandre Nunes e Fernando Fonseca participam como debatedores livres.

As inscrições custam R$ 10 e podem ser feitas pelo site da Unicap (www.unicap.br). O evento confere 3 horas de atividade complementar para os alunos inscritos.

BNB lança editais para pesquisa e difusão de conhecimento científico e tecnológico

Com informações do Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste (BNB), por intermédio do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), acaba de lançar dois editais de seleção de projetos de pesquisa e difusão de conhecimento científico e tecnológico. Os editais (Avisos 04/2009 e 05/2009) referem-se ao apoio à elaboração de teses e dissertações para formação de recursos humanos, mediante concessão de auxílio financeiro a estudantes de mestrado ou doutorado que desenvolvam projetos com temáticas de relevância para o desenvolvimento do Nordeste.

O Aviso 04/2009 está relacionado à área de Economia, enquanto o Aviso 05/2009, às áreas de Sociologia, Planejamento urbano e regional, Geografia, Meio ambiente, Desenvolvimento regional e Turismo. As entidades proponentes devem ser necessariamente instituições de ensino superior, com sede na área de atuação do BNB (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Bahia, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), com programas de pós-graduação stricto sensu cadastrados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e conceito igual ou superior a três.

Oriundos do Fundeci e operacionalizados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), os recursos, no valor de R$ 176,4 mil para cada edital, serão concedidos às entidades proponentes em caráter não-reembolsável.

Outros editais

Recentemente também foram lançados três outros editais, referentes à pesquisa e difusão de tecnologias para caprinos e ovinos (Aviso 01/2009), para Arranjos Produtivos Locais (APL) de Sergipe (Aviso 02/2009) e ao apoio à elaboração de teses e dissertações sobre APL de Sergipe (Aviso 03/2009).

Exigências nutricionais, sistemas de produção com indicadores econômicos e zootécnicos de alternativas de cruzamento, manejo sanitário, reflorestamento com espécies forrageiras nativas, desenvolvimento de rações de baixo custo, implantação de bancos comunitários e energias alternativas são algumas das linhas temáticas contempladas.

Prazos

Para o Edital 01/2009, os projetos devem ser apresentados até o dia 04 de maio, para os Avisos 02/2009 (APL de Sergipe) e 03/2009 (teses e dissertações de APL de Sergipe), o prazo é até 04 de junho, e para os 04/2009 e 05/2009, os projetos devem ser apresentados até 27 de maio.

Os interessados podem acessar a página www.bnb.gov.br e procurar o menu do Fundeci, em que estão disponíveis os editais e o download do formulário. A divulgação dos projetos pré-selecionados está prevista para 30 dias após o prazo final de recebimento das propostas.

Coordenadora de Graduação participa de simpósio sobre medicina e mídia
Por Tiago Cisneiros

A coordenadora de Graduação da Católica, professora Aline Grego, coordenará a mesa-redonda “A democratização da informação, disputa de hegemonia e Comunicação Sindical”, durante o 2o Simpósio Pernambucano de Integração Médico-Mídia. A conferência, que contará com a participação do jornalista Vito Giannotti (Núcleo Piratininga, do Rio de Janeiro), será realizada no dia 22 de maio, às 11h, no auditório Capunga da Faculdade Maurício de Nassau.

A programação do simpósio está disponível na página eletrônica do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (http://www.simepe.org.br). As inscrições podem ser feitas através do site ou diretamente na sede do Simepe, na Avenida João de Barros, 587, Boa Vista, no Recife.

Serviço

Auditório Capunga da Faculdade Maurício de Nassau – rua Fernando Lopes, 778, Graças – Recife/PE.

Mais informações

Site: www.simepe.org.br

Telefone: (81) 3316 2400

Professor da Católica debate sobre o Cinema Novo
Por Tiago Cisneiros

O professor do curso de Jornalismo da Católica Alexandre Figueirôa participará, neste sábado (9), do festival “O Velho Cinema Novo: Re-visões”, realizado pelo Sesc Casa Amarela. Ele debaterá sobre os filmes Porto das caixas (1962, de Paulo César Saraceni), Arraial do Cabo (1959, de Paulo César Saraceni) e Aruanda (1960, de Linduarte Noronha).

O festival “O Velho Cinema Novo: Re-visões” acontece nos dias 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de maio, na Rua Professor José dos Anjos, 109, no bairro da Mangabeira, Recife. Na programação do evento, estão filmes famosos do período do Cinema Novo, como Deus e o diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, e Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade e com atuação de Grande Otelo. Nos outros sábados (16 e 23), haverá debates com Jomard Muniz de Brito e Celso Marconi. A entrada para as sessões é gratuita.

Mais informações, pelo fone (81) 3267 4410.

Professora de Jornalismo apresenta peça na Bahia
Por André Amorim

A professora do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco Stella Maris está participando, na Bahia, da 8ª Edição do Festival Brasileiro de Teatro (FTB) – Cena Pernambucana. A professora integra o elenco do espetáculo Anjos de Fogo e Gelo, que se vai se apresentar na sexta (8), sábado (9) e domingo (10), no Teatro Vila Velha, sempre às 20h.

Em janeiro deste ano, Stella Maris foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, realizado pela Associação Produtores Artes Cênicas de Pernambuco (APACEPE), pelo papel que interpreta na peça.

Ex-aluna de Jornalismo é uma das selecionadas para a semifinal do Profissão Repórter
Por Jaime Mitchell

A ex-aluna de Jornalismo da Católica Carla Amorim Lyra é uma das semifinalistas da seleção do Profissão Repórter, programa da Rede Globo apresentado pelo jornalista Caco Barcellos e jornalistas recém-formados. Carla disse que assiste sempre ao programa e viu quando há 20 dias começou a ser anunciada a seleção. Para participar, os interessados deveriam mandar um vídeo respondendo a pergunta “Por que quero ser repórter?”. Dos vários vídeos enviados, foram escolhidos 30, entre eles o de Carla, filmado no centro do Recife. Para ver os vídeos selecionados é só acessar o site do Profissão Repórter: www.g1.com.br/profissaoreporter.

Carla se formou no segundo semestre de 2008, um dos requisitos para participar da seleção que pedia jornalistas formados em 2007 e 2008. Caco Barcellos também fez uma entrevista com Carla via Skype (webcam), na quarta-feira (6). Dos 30 selecionados, o concurso vai escolher até cinco finalistas que participarão de uma reunião de pauta e produzirão uma matéria. “Quando a gente manda o vídeo sempre espera ser selecionado”, falou Carla. A Rede Globo irá escolher um que será repórter trainee do programa.

A ex-aluna da Católica já estagiou em TV, na própria Globo, durante o ano de 2008. O Projeto Experimental dela foi em Telejornalismo, com a apresentação do vídeo “Noemia Varela e a escolinha de arte”.

Biblioteca Central da Católica oferece oficina de Currículo Lattes
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para a oficina “Currículo Lattes”, que será ministrada entre os dias 12 e 15 de maio, na Sala de Extensão I da Biblioteca Central.

A oficina tem duração total de duas horas. Serão oferecidas 12 turmas (três por dia), de modo a atender a disponibilidade dos interessados. Confira os horários disponíveis:

Dia 12 (terça-feira)

Turma 1 – das 9h às 11h

Turma 2 - das 14h às 16h

Turma 3 –das 18h às 20h

Dia 13 (quarta-feira)

Turma 4 – das 9h às 11h

Turma 5 – das 14h às 16h

Turma 6 – das 18h às 20h

Dia 14 (quinta-feira)

Turma 7 – das 9h às 11h

Turma 8 – das 14h às 16h

Turma 9 – das 18h às 20h

Dia 15 (sexta-feira)

Turma 10 – das 9h às 11h

Turma 11 – das 14h às 16h

Turma 12 – das 18h às 20h

As inscrições para a oficina são gratuitas e conferem certificado de duas horas de carga complementar.

Mais informações, pelos fones (81) 2119 4253 e (81) 2119 4257.

Música Brasileira homenageada no palco do Teatro da Unicap
Por Jaime Mitchell

O Teatro da Unicap será palco de homenagens a três grandes representantes da música brasileira: Maria Bethânia, Gonzaguinha e Villa-Lobos. Suas músicas serão lembradas nos shows do semestre realizados pelos Grupos Artísticos da Católica. As apresentações acontecem sempre às 20h e a entrada é franca.

Os sucessos de Maria Bethânia serão cantados nos dias 13, 14 e 15 de maio pelo MPB Unicap. O show será interativo, contando a história da cantora baiana.

Gonzaguinha será homenageado com o show “E vamos à luta”, título de uma de suas músicas, pelo Wave Unicap. O grupo é instrumental, mas, durante a apresentação, algumas músicas serão interpretadas pelos cantores do MPB Diego Cabral e Aurino Senna. O show acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio.

Encerrando o mês cultural, o Grupo de Dança Mandacaru apresenta coreografias das músicas do compositor Villa-Lobos. Com o tema “Villa Brasil”, o grupo faz o show nos dias 27, 28 e 29 de maio.

SERVIÇO

Shows dos Grupos Artísticos

Teatro da Unicap – 1° andar do bloco B – 20h

MPB Unicap – 13, 14 e 15 de maio

Wave Unicap – 20, 21 e 22 de maio

Grupo de Dança Mandacaru – 27, 28 e 29 de maio

Entrada Franca .

Católica vai promover 5o Encontro Internacional das Águas
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realiza, de 13 a 15 de maio, o 5o Encontro Internacional das Águas (EIA), com o tema “Gestão Integrada de Ambientes Costeiros e Impactos Ambientais”. A iniciativa resulta de uma parceria com a Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Pernambuco), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, o Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (Asbea).

Entre os subtemas escolhidos pela comissão organizadora do EIA, estão a contaminação e variação do lençol freático, as mudanças climáticas, a integração entre gerenciamento costeiro e bacias hidrográficas, os recursos hídricos e a aplicação de softwares no saneamento e no meio ambiente. Todas as conferências e debates do evento serão realizadas no auditório G2 da Católica, localizado no primeiro andar do bloco G. Os minicursos acontecerão em espaços dos blocos B, D e G4 da instituição.

Presidente da comissão organizadora do Encontro Internacional das Águas e coordenadora geral de Pesquisa da Católica, a professora Arminda Saconi conta que o tema de 2009 foi escolhido a partir das sugestões dadas no 4o EIA. Sobre a dimensão do assunto, ela afirma: “Nós percebemos a importância de discutir essa temática por causa das mudanças climáticas, dos problemas de erosão e de outros movimentos que estão acontecendo nas cidades litorâneas de todo o mundo. É muito significativo debater esses fenômenos em relação aos impactos no meio ambiente e vida humana”.

As inscrições para participar do Encontro Internacional das Águas podem ser feitas até o dia 8 de maio, na secretaria do evento, localizada no bloco G4 da Católica (endereço: Rua Almeida Cunha, 245, 8o andar). Segue abaixo a tabela de valores:

CATEGORIA

VALOR DA INSCRIÇÃO

 Profissional sócio

R$130,00

 Profissional não sócio

R$180,00

 Estudante sócio

R$70,00

 Estudante não sócio

R$100,00

 Minicurso

R$30,00

  • Sócio: membros da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (Asbea) com anuidade de 2009 quitada.
  • Estudante: alunos matriculados na graduação ou pós-graduação em período de tempo integral, mediante comprovação por documento emitido pela instituição de ensino.

Confira a programação do 5o Encontro Internacional das Águas clicando aqui.

Fórum Inter-Religioso debate a Igreja Congregacional
Por Tiago Cisneiros

O Fórum Inter-Religioso da Católica promove, na próxima segunda-feira (11), um encontro sobre a Igreja Congregacional. O evento será realizado a partir das 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no primeiro andar do bloco B da Universidade.

Organizado pelo Mestrado em Ciências da Religião da Católica, o fórum apresenta, uma vez por mês, palestras e debates sobre diversas crenças da sociedade brasileira. Em 2009, já foram abordados o culto da Jurema Sagrada (abril) e a organização da Igreja Presbiteriana do Brasil (março). No dia 8 de junho, índios da tribo Xucuru, do município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, virão à Católica para explicar sobre a tradição da pajelança.

Mais informações:

Fone: (81) 2119 4171

Site: www.unicap.br/observatorio/pages/forum.htm

Católica participa dos JUPs em seis modalidades
Por André Amorim

Tem início no dia 15 de maio a 57ª edição dos Jogos Universitários Pernambucanos 2009 (JUP’s). O evento, realizado em instalações esportivas de diversas universidades e academias do Recife, segue até o dia 21 de junho.

Neste ano, a Universidade Católica de Pernambuco participa com quase 120 atletas, distribuídos em seis modalidades – basquete, futebol de campo, futebol de salão, judô, handebol e voleibol.

Cláudio Santana, auxiliar administrativo da Coordenação de Esportes, acredita que as equipes da Católica devam apresentar bons resultados, sobretudo no basquete e no judô. “A equipe de basquete foi 3ª colocada nos JUP’s 2008 e desde 2001 termina a competição entre as três primeiras colocações”, disse.

D.A de História promove visita a sítio arqueológico na Paraíba
Por Tiago Cisneiros

O Diretório Acadêmico de História da Católica promoverá, no dia 16 de maio, uma visita ao Sítio Arqueológico Pedra do Ingá, na Paraíba. As inscrições custam R$ 25 e podem ser feitas na sala 205 do bloco B (2o andar), das 16h30 às 17h30 e das 18h30 às 19h30. Os participantes receberão um certificado de cinco horas de carga complementar. O transporte da excursão sairá da Católica às 7h e tem retorno previsto às 18h30 (também na Universidade).

Universidade não tem idade realiza cursos em maio
Por Jaime Mitchell

As inscrições para os minicursos do mês de maio do Programa Universidade não tem idade estão abertas. Os interessados em participar podem fazer a inscrição através do link do Programa no www.unicap.br. Outras informações podem ser obtidas na Pró-reitoria Comunitária, térreo do bloco B, sala 002, com Sônia ou pelo telefone 2119-4140/2119-4146.

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Grupo Hegel vai promover minicurso sobre Michel Foucault
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap vai realizar, de 18 a 20 de maio, das 14h às 17h, o minicurso “Introdução ao Pensamento de Michel Foucault”. As aulas serão ministradas no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica, pela professora Ângela Baía, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco.

As inscrições para o minicurso custam R$ 20 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). Serão conferidos certificados de doze horas de carga complementar aos participantes.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap – sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Grupo Hegel vai realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que não Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de oito horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Católica vai promover 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim e Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, de 1º a 5º de junho, a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isora (Espanha). A importância social, a produção e as críticas de documentários, também, serão abordadas no evento, através de palestras e oficinas.

Segundo o Padre Hugo Ara, diretor da mostra, os filmes selecionados têm o intuito de compreender, observar e divulgar os processos sociais que se desenvolvem em todo o mundo. Ele conta, também, que a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Ali, começamos a gerar a possibilidade de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco”, explica.

Confira a programação completa dos filmes selecionados para o 1a MiradasDoc Recife. O acesso ao auditório G1 da Católica, local da exibição, será gratuito. Para ver a programação clique aqui!

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MAIO


12 a 15 - Oficina de Currículo Lattes



JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000