A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 05 de Maio de 2009 Ano 8

Curso de Direito comemora 50 anos
Por André Amorim e Ana Luísa Madeiro

Foi realizada, na manhã desta terça-feira (05), a solenidade que marcou o início das comemorações dos 50 anos do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco. O evento, realizado no auditório G2 da instituição, contou com a presença de alunos, ex-alunos, professores, ex-coordenadores do curso e personalidades do mundo jurídico.

A mesa do evento foi formada pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unicap, professora Miriam de Sá Pereira, pelo coordenador do curso de Direito, professor Marcelo Labanca Corrêa de Araújo, pelo Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro, e pela representante da Pró-reitoria Acadêmica, professora Aline Grego.

O coordenador do curso, professor Marcelo Labanca, em seu discurso inicial, lembrou do tempo em que foi aluno da Universidade e do crescimento da instituição ao longo dos anos. “Lembro com saudade do meu tempo de aluno. É um momento ímpar na vida da pessoa. Quando eu fui estudante, o curso já tinha sua grandeza e já era reconhecido por sua excelência. Nesses anos o reconhecimento do curso por instituições como o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) só aumentou”, disse.

Logo em seguida, a diretora do CCS, professora Miriam de Sá Pereira, deu início à Conferência Magna. Nas mãos, ela segurava a ata de fundação da então Faculdade de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, datada de 5 de maio de 1959, com os nomes dos professores que integraram o corpo docente da época.

Após a Conferência Magna, aconteceu o lançamento do selo em comemoração ao cinqüentenário do curso. O representante do diretor regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Charlton Mendonça de Lima, responsável pela cerimônia de obliteração dos selos, falou sobre o papel de destaque da Unicap. “Para os Correios, esse selo mostra o grau de importância da Universidade em Pernambuco e no Brasil”, falou. Para obliterar (validar) os selos foram convidados a aluna da primeira turma de Direito Selma Rodrigues de Oliveira, a presidente do D.A. na instituição, Carla Varea Guareschi, o coordenador do curso, professor Marcelo Labanca, e a diretora do CCS, professora Miriam de Sá Pereira.

Ainda na solenidade de comemoração do cinquentenário do curso de Direito, o professor Gilvandro Vasconcelos Coelho, relator da ata de fundação do curso, lançou o livro Ética e Direito. Para o professor padre Caetano, convidado à mesa para falar sobre o livro, a obra reflete o homem totalmente ético que Gilvandro é. O autor, que está deixando o magistério depois de mais de 60 anos ensinando na Unicap, diz ter criado o livro para todos aqueles que deveriam manter uma postura ética, mas que estão deixando a desejar.

Depoimentos

“Esses 50 anos refletem a tradição do curso de Direito em nossa cidade e em toda a região, principalmente agora, com o surgimento de inúmeras faculdades que oferecem o curso. Neste ano nós estamos comemorando também os 35 anos da Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi), pioneira em estudos jurídicos. Antes mesmo do MEC instituir a obrigatoriedade, nós já fazíamos esse tipo de prática”. Maria Rita de Holanda (coordenadora da Astepi).

“Nesses 50 anos do curso muitas conquistas foram adquiridas, mas ainda temos uma série de bandeiras para levantar. Além disso, devemos promover a inserção da universidade na sociedade para que ela seja para muitos e não algo elitizado, para poucos”. Carla Varea Guareschi (presidente do D.A. de Direito da Unicap)

“Comemoramos 50 anos de história e construção da cidadania, da prática jurídica preocupada com a formação do estudante de Direito e com a contribuição que ele vai dar para a sociedade”. Marcelo Labanca (coordenador do curso de Direito da Unicap)

“Temos um curso que consegue na estrutura pedagógica, na proposta educacional, fazer real a própria missão inaciana. O curso destinou-se não só a preparar o profissional, mas o comprometimento do bacharel com os outros. Fomos um dos primeiros cursos do Brasil a se preocupar em atender as necessidades da sociedade” Miriam de Sá Pereira (diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unicap)

“Nossa turma entrou com muito entusiasmo. Encontramos professores sempre atentos e altamente capazes e sonhadores. Tivemos um Diretório Acadêmico sempre atuando nas principais questões da época” Selma Rodrigues de Oliveira (aluna da primeira turma de Direito da Unicap falando sobre como eram as coisas no começo).

Assembleia Legislativa vai homenagear curso de Direito
Por Jaime Mitchell

A Assembleia Legislativa de Pernambuco irá homenagear, no dia 7 de maio, o curso de Direito da Universidade Católica. O Grande Expediente Especial que acontece às quintas-feiras, sempre às 15h, será dedicado aos 50 anos do curso. A cerimônia será aberta pelo presidente da casa legislativa, deputado Guilherme Uchôa.

A sugestão do ato foi da deputada Miriam Lacerda, que vai falar depois do presidente. Em seguida, o Reitor, Padre Pedro Rubens, se pronuncia representando a Católica. A cerimônia é aberta ao público. Como o prédio da Assembleia está em reforma, o evento será no auditório do sexto andar do anexo Senador Nilo Coelho, na Rua da União, nº 439, Boa Vista.

Curso de Direito promove palestra sobre mediação e arbitragem

O curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco irá promover na nesta quarta-feira (6) palestra com o tema “Mediação e Arbitragem: mudança de paradigma e sua inclusão no exame da ordem". O palestrante será o professor Carlos Eduardo Vasconcelos, presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB/PE e professor de Mediação e Arbitragem da Faculdade Guararapes. O evento será realizado no auditório da Astepi, às 19h30.

Fórum Permanente de Identidade e Missão realiza primeira reunião
Por Tiago Cisneiros

No fim da tarde desta segunda-feira (4), foi realizada, no anfiteatro do bloco G4, a primeira reunião do Fórum Permanente de Identidade e Missão, que congrega funcionários, professores, coordenadores, assessores, diretores de Centro, pró-reitores e o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de aprofundar a relação da instituição com os princípios morais e educacionais da Ordem Jesuíta.

O encontro foi conduzido pelo coordenador do Fórum, Padre Jacques Trudel, pelo Pró-reitor Comunitário da Católica, Padre Miguel Martins, pelo coordenador de Pós-graduação, professor Degislando Nóbrega, e pelo professor do Mestrado em Ciências da Religião Padre Lúcio Flávio. Apoiados no Decreto 6 da 35ª Congregação Geral dos Jesuítas realizada em 2008, eles explicaram os princípios educacionais e sociais defendidos por Inácio de Loyola, expondo a linha de atuação mais adequada para que a Universidade mantenha tais ideais.

Entre os pontos mais significativos da apresentação, estão o processo de construção de lideranças (jesuítas e não-jesuítas) e a formação conjunta entre capacitação profissional e compreensão da espiritualidade humana, através de programas de assistência social. A preocupação da Companhia dos Jesuítas em manter fortes vínculos com os seus diversos colaboradores (Apostolado de Oração, Associação dos Antigos Alunos, Comunidade de Vida Cristã, entre outros), também, foi destaque no encontro. Segundo o documento utilizado pelos expositores, a Ordem está envolvida em redes nacionais e internacionais, com importantes projetos de cunho social, como o Serviço Jesuíta aos Refugiados, o Movimento Fé e Alegria e a Rede Jesuíta Africana contra a Aids.

Após a apresentação inicial, os participantes reuniram-se em três grupos, a fim de elaborar respostas às seguintes perguntas: a) Como se sentem diante do documento elaborado pelos jesuítas e apresentado na reunião?; e b) Quais são suas expectativas para o Fórum Permanente de Identidade e Missão?. Em seguida, participaram de uma plenária sobre os resultados apontados durante as discussões das equipes.

Coordenador do Fórum, o Padre Jacques Trudel explicou que não basta ter uma relação jurídica com a Companhia para que uma obra seja considerada jesuíta. “É preciso que exista um compromisso com a missão da Ordem, mesmo que os líderes do trabalho não sejam jesuítas”, afirmou. Sobre a importância de discutir a ligação entre os princípios e as ações da Universidade, ele destacou: “A gente deve usar os ideais de unir fé e justiça e social e espiritual, através da formação de pessoas que sirvam à sociedade e da prestação de atendimentos especializados à população”.

Segundo o Padre Jacques Trudel, as pessoas convidadas para o fórum exercem cargos de liderança dentro da instituição. “Por isso, é bom que todos tenham uma clareza sobre a ideologia dos jesuítas, para que possamos melhorar certas dimensões do nosso trabalho”, declarou. O Padre Jacques Trudel lembrou que alguns funcionários, ainda, poderão ser chamados a integrar o grupo, a depender de suas posições na Universidade.

A palavra do Reitor

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, enfatizou a criação do Fórum Permanente de Identidade e Missão como um novo elemento de uma série de grupos criados desde o início de sua gestão, em 2006. Quanto à importância da iniciativa para o desenvolvimento da Universidade, ele explicou: “Ao contrário de outras instâncias deliberativas e consultivas, os fóruns geram a possibilidade de uma discussão mais livre e aberta. É o caminho para formar alguns consensos dentro da instituição, construindo melhor as opiniões e estimulando a participação livre em diversos níveis”.

De acordo com o Reitor, os fóruns são “transversais”, isto é, trabalham a transversalidade da instituição, contrariando – mas, também, complementando - o organograma deliberativo tradicional. “Nesses encontros, a palavra de um Pró-reitor não vale mais do que a de funcionário. A gente toma distância das funções específicas, com o objetivo de buscar uma visão de conjunto”, afirmou.

O Reitor enxerga, no Fórum Permanente de Identidade e Missão, uma oportunidade para repensar a Carta de Princípios da Universidade, que completará 15 anos, e para observar as diferenças no compromisso e nos pensamentos dos jesuítas. “A ideia principal é discutir qual é a filosofia que rege a instituição”, resumiu.

Os outros fóruns

Desde 2006, quando assumiu a Reitoria da Universidade Católica de Pernambuco, o Padre Pedro Rubens implantou a estratégia de criar grupos de discussão sobre a realidade da instituição.

Em 2006, foi fundado o Fórum da Comunicação, sob a coordenação da assessora de comunicação e do webdesigner da Católica, Paula Losada e Padre Francisco (Kiko) Secchim. O grupo desenvolve debates sobre a política de comunicação interna e externa da Universidade, tendo sido responsável, por exemplo, pela alteração da logomarca da instituição.

Mais tarde, o Fórum de Gestores iniciou as discussões sobre as possibilidades de congregar os trabalhos nos âmbitos acadêmico e administrativo, unindo a excelência da educação à sustentabilidade financeira da Universidade. O grupo, liderado pela professora de Jornalismo Aline Grego, é formado por coordenadores gerais e de cursos, chefes de setores e diretores de centros da Católica.

O Fórum dos Jesuítas reúne todos os integrantes da Companhia de Jesus que trabalham ou oferecem serviços à Universidade, a fim de propor e refletir a visão ideológica e religiosa sobre o que se tem realizado na instituição.

Em breve, será lançado o Fórum Universitário, que vai promover encontros entre representantes dos alunos, funcionários e professores da Católica. O grupo terá, como objetivo, debater sobre as questões comuns (ou a agenda comum) às três categorias no espaço da Universidade.

Católica vai promover 5o Encontro Internacional das Águas
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realiza, de 13 a 15 de maio, o 5o Encontro Internacional das Águas (EIA), com o tema “Gestão Integrada de Ambientes Costeiros e Impactos Ambientais”. A iniciativa resulta de uma parceria com a Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Pernambuco), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, o Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (Asbea).

Entre os subtemas escolhidos pela comissão organizadora do EIA, estão a contaminação e variação do lençol freático, as mudanças climáticas, a integração entre gerenciamento costeiro e bacias hidrográficas, os recursos hídricos e a aplicação de softwares no saneamento e no meio ambiente. Todas as conferências e debates do evento serão realizadas no auditório G2 da Católica, localizado no primeiro andar do bloco G. Os minicursos acontecerão em espaços dos blocos B, D e G4 da instituição.

Presidente da comissão organizadora do Encontro Internacional das Águas e coordenadora geral de Pesquisa da Católica, a professora Arminda Saconi conta que o tema de 2009 foi escolhido a partir das sugestões dadas no 4o EIA. Sobre a dimensão do assunto, ela afirma: “Nós percebemos a importância de discutir essa temática por causa das mudanças climáticas, dos problemas de erosão e de outros movimentos que estão acontecendo nas cidades litorâneas de todo o mundo. É muito significativo debater esses fenômenos em relação aos impactos no meio ambiente e vida humana”.

As inscrições para participar do Encontro Internacional das Águas podem ser feitas até o dia 8 de maio, na secretaria do evento, localizada no bloco G4 da Católica (endereço: Rua Almeida Cunha, 245, 8o andar). Segue abaixo a tabela de valores:

CATEGORIA

VALOR DA INSCRIÇÃO

 Profissional sócio

R$130,00

 Profissional não sócio

R$180,00

 Estudante sócio

R$70,00

 Estudante não sócio

R$100,00

 Minicurso

R$30,00

  • Sócio: membros da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (Asbea) com anuidade de 2009 quitada.
  • Estudante: alunos matriculados na graduação ou pós-graduação em período de tempo integral, mediante comprovação por documento emitido pela instituição de ensino.

Confira a programação do 5o Encontro Internacional das Águas clicando aqui.

Tribo Karoba ganha espaço no comércio de ervas naturais
Por Tiago Cisneiros

Depois da realização da 1ª Semana do Índio na Católica (28 a 30 de abril), o Boletim Unicap traz os principais pontos de uma entrevista com o Cacique Evilásio, um dos participantes do evento, sobre as poções medicinais produzidas pela tribo Karoba. Os detalhes do comércio e do uso das ervas e as perspectivas dos índios estão entre os principais assuntos da conversa, que, ainda, traz informações sobre o trabalho de coleta dos materiais e as doenças tratadas pelas misturas.

Artrite, asma, mau hálito, queda de cabelo, cálculos renais, câncer, cólica menstrual, depressão, diabetes, obesidade, epilepsia e úlcera. De acordo com o Cacique Evilásio, esses são, apenas, alguns dos vários problemas que podem ser resolvidos pela medicação com as poções produzidas pela tribo Karoba. Confira abaixo alguns trechos da entrevista.

Boletim Unicap: De onde vêm os produtos das poções?

Cacique Evilásio: Os índios da nossa tribo vão buscar, pessoalmente, nas matas da Amazônia, Mato Grosso, Goiás e Tocantins, além das ervas do Nordeste, de São Paulo e do Rio de Janeiro. A outra maneira de coleta é através do contato com outras aldeias, que nos enviam por via aérea ou por endereçamento postal.

Boletim: Qual o preço médio das poções e ervas?

Cacique: Nosso preço é bem abaixo dos que são praticados pelas farmácias tradicionais. Um tratamento que custaria R$ 1 mil pode ser realizado por R$ 200 através das nossas ervas.

Boletim: E como comprar?

Cacique: As pessoas podem encomendar os produtos através do telefone (81) 8811 4198 ou pelo e-mail caciqueevilasiokaroba@hotmail.com . Nós enviamos as poções em malotes, por transporte ou por endereçamento postal.

Boletim: Como acontecem os tratamentos com as poções produzidas pela tribo?

Cacique:  Quando o paciente mostra a receita ou conta o problema, nós já preparamos a dosagem certa. Em alguns casos, como a diabetes, a gente acompanha o andamento da doença antes de elaborar o produto. Em geral, as pessoas bebem meio copinho de café ou meia colher de sopa, três vezes ao dia. Os tratamentos podem durar um semestre ou até menos. Se a doença for diabetes ou pressão arterial, o tratamento é permanente.

Boletim: Quais são os planos do comércio das ervas?

Cacique: Nós estamos nos preparando para a alta produção, com o lançamento dos produtos em todo o Brasil, através de uma parceria, um licenciamento especial, com o governo federal (Vigilância Sanitária, Funasa – Fundação Nacional de Saúde – e Ministério da Saúde). Também estamos buscando o apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do Ibama nesse projeto.

Boletim: Como surgiu a produção de poções entre os índios da tribo Karoba?

Cacique: É uma tradição milenar. Eu aprendi com meu bisavô e meu avô. Os índios começam a aprender a fazer as poções aos cinco ou seis anos de idade.

Além de presidente da Associação Funiô e Karoba Etnia Canijó-Tapuia, o Cacique Evilásio faz parte do Projeto Resgate da Cultura Indígena no Brasil. Durante a Semana do Índio na Católica, participou das palestras “O Movimento Indígena no Brasil – Desafios e avanços” e “A Condição dos Povos Indígenas no Brasil”, na qual apresentou o projeto “Aldeias Urbanas”.

Fórum Inter-Religioso debate a Igreja Congregacional
Por Tiago Cisneiros

O Fórum Inter-Religioso da Católica promove, na próxima segunda-feira (11), um encontro sobre a Igreja Congregacional. O evento será realizado a partir das 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no primeiro andar do bloco B da Universidade.

Organizado pelo Mestrado em Ciências da Religião da Católica, o fórum apresenta, uma vez por mês, palestras e debates sobre diversas crenças da sociedade brasileira. Em 2009, já foram abordados o culto da Jurema Sagrada (abril) e a organização da Igreja Presbiteriana do Brasil (março). No dia 8 de junho, índios da tribo Xucuru, do município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, virão à Católica para explicar sobre a tradição da pajelança.

Mais informações:

Fone: (81) 2119 4171

Site: www.unicap.br/observatorio/pages/forum.htm

Produção cinematográfica da Católica é destaque em festival de documentários
Por Tiago Cisneiros

A produção cinematográfica dos alunos da Universidade Católica de Pernambuco receberá uma homenagem na tarde desta quarta-feira (6), no Cinema Apolo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife). A iniciativa é do 6º Panorama Recife de Documentários, que acontece entre os dias 4 e 8 de maio (segunda à sexta-feira), promovendo debates com grandes nomes do cinema pernambucano e apresentando 50 produções nacionais e internacionais.

Na quarta-feira, das 16h às 18h, a sessão Foco Local vai apresentar os curtas-metragens Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema, Gagueira não tem graça. Tem tratamento, A Ciência dos Encantados e Roda de Fogo: Cidade Encantada, produzidos por ex-alunos da Católica em 2008, como trabalhos de conclusão dos cursos de Comunicação Social. Após as exibições, será realizado um debate com os professores Alexandre Figueirôa e Cláudio Bezerra, responsáveis pelas orientações nos projetos experimentais de televisão na Universidade.

Segundo colocado da Mostra Pernambuco do 13º Festival Cine PE, o curta Ave Sangria: sons de gaitas, violões e pés foi exibido na tarde desta terça-feira, também no Cinema Apolo. Na sexta-feira, entre 14h e 16h, é a vez de Um artilheiro no meu coração, vencedor do Prêmio Especial do Júri na Mostra Competitiva de Curtas em 35mm do Cine PE. Os dois documentários são frutos dos projetos experimentais de ex-alunos de Jornalismo da Católica. Para mais informações sobre os filmes, acesse a edição desta segunda-feira do Boletim Unicap (http://www.unicap.br/assecom2/boletim/2009/maio/boletim_04.05.2009.html#4), na matéria “Aluno, funcionário e ex-alunos da Católica são premiados no Cine PE”.

Confira a seguir os resumos das fichas técnicas dos filmes produzidos por ex-alunos da Unicap e selecionados para o 6º Panorama Recife de Documentários.

Terça-feira (5) – Cinema ApoloAve Sangria: sons de gaitas, violões e pés- Direção: Raynaia Uchôa, Rebeca Venice e Thiago Barros.- Tema: trajetória da banda de rock recifense Ave Sangria, ícone da rebeldia nos anos 1970.- Duração: 20 minutos.

Quarta-feira (6) – Cinema ApoloMalunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema- Direção: Luís Otávio, Diego Mendes e João Batista Junior.- Tema: resgate histórico de Malunguinho, mais importante quilombola de Pernambuco e líder do Quilombo de Catucá. - Duração: 18 minutos.

Gagueira não tem graça. Tem tratamento.- Direção: Maurício Júnior e Patrícia Barros.- Tema: Dificuldades e medos dos portadores de gagueira na infância, adolescência e fase adulta, com a tentativa de desmistificar o assunto.- Duração: 17 minutos.

A Ciência dos Encantados- Direção: Joanna Mendonça, Roberta Pena e Talita Corrêa.- Tema: Viagem ao universo da Jurema, tradição religiosa indígena surgida no Nordeste brasileiro.- Duração: 22 minutos

Roda de Fogo: a Cidade Encantada- Direção: Bruna Borges, Catarina de Angola e Nara Pinilla.- Tema: história da comunidade Roda de Fogo, no Recife, surgida em 1987, com a ocupação de uma área de 60 hectares do governo federal.- Duração: 22 minutos

Sexta-feira (8)

Cinema ApoloUm artilheiro no meu coração- Direção: Lucas Fittipaldi, Diego Trajano e Mellyna Reis.- Tema: resgate histórico do jogador Ademir Marques de Menezes, artilheiro e ídolo brasileiro nas décadas de 1940 e 1950.- Duração: 20 minutos.

A entrada no Cinema Apolo durante o 6º Panorama Recife de Documentários é gratuita. Os ingressos devem ser retirados meia hora (30 minutos) antes do início da sessão. Serviço6º Panorama Recife de DocumentáriosData: de 4 a 8 de maio (segunda à sexta-feira)Turno: tarde e noite, a partir das 14h.

Locais: Cinema Apolo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife) e Cinema do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)Total de filmes exibidos: 50, entre curtas, médias e longas-metragens.Debatedores: Fernando Spencer, Amaro Filho, Alexandre Figueirôa e Cláudio Bezerra.

Projetos de alunos de Arquitetura serão transformados em praças na 10ª Fenneart
Por Tiago Cisneiros

Três projetos elaborados por alunos de Arquitetura e Urbanismo da Católica foram selecionados para compor o cenário da décima edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenneart). A notícia foi divulgada na última sexta-feira (1°), no Palácio das Princesas, durante reunião que contou com a presença da coordenadora do curso, professora Andréa Câmara, e da assessora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professora Isabela Trindade, além da primeira-dama de Pernambuco, Renata Campos, e do arquiteto Carlos Augusto Lira.

Os projetos dos alunos Juliana Alecrim, Rochael Melo e Teresa Beirão (sétimo e oitavo períodos), André Callou, Daniela Correia, Isabella Fernanda e Nathália de Almeida (quinto período) e Artur Leão, Edson Muniz e Rodrigo Malvin (sétimo e oitavo períodos) foram os escolhidos para uma das nove praças que serão montadas no circuito da Fenneart. O espaço sorteado para os estudantes da Católica é o maior de todo o percurso e está localizado na área que abrigará exposições de todo o país.

Carlos Augusto Lira elogiou várias vezes as propostas elaboradas pelos alunos da Universidade. No total, foram produzidos 33 projetos, dos quais seis foram enviados para a seleção dos organizadores da Fenneart. “É muito interessante ver que tantos estudantes estão juntos conosco nesse evento tão importante. A Católica, realmente, está de parabéns!”, afirmou o arquiteto. Ele destacou, ainda, as apresentações dos trabalhos e a preocupação geral com o uso de produtos reciclados.

Em cada praça, será colocado um totem com o nome do espaço e os créditos dos arquitetos (ou estudantes) responsáveis por sua confecção. Sobre a oportunidade de divulgar os trabalhos na Fenneart, Carlos Augusto Lira é otimista. “Isso faz com que os alunos tenham muita visibilidade, por causa da grande movimentação no evento”, avalia. Em 2008, cerca de 250 mil pessoas visitaram a feira, durante os dez dias de funcionamento. A expectativa para 2009 é ainda maior, a julgar pelo número de artistas interessados em expor nos estandes da Fenneart. Entre 2007 e 2008, houve um aumento de demanda de 20%. Entre 2008 e 2009, o crescimento chega a 30%. No total, na comparação dos três últimos anos, foi registrada uma elevação de 50% na quantidade de artesãos que buscam um espaço no evento.

Assim como Carlos Augusto Lira, as professoras Andréa Câmara e Isabela Trindade elogiaram os trabalhos apresentados pelos alunos da Universidade. “São propostas criativas, que valorizam a arte popular, a nossa cultura. Todos nós, professores do curso de Arquitetura, reconhecemos o bom nível dos projetos ”, destacaram.

Segundo as professoras, o próximo passo é discutir com os alunos como os projetos poderão ser colocados em prática. A ideia é chegar a um consenso de modo a aproveitar em conjunto o tamanho da praça sorteada (cerca de duas vezes maior do que as demais).

Os projetos *

*texto baseado nas apresentações fornecidas pelos estudantes

Os alunos Rochael Melo, Juliana Alecrim e Teresa Beirão apoiaram-se nos conceitos de arquitetura desconstrutivista do movimento contemporâneo para elaborar a sua proposta de praça. O espaço seguiria as tipologias de expoentes como Zaha Hadid e Frank O. Ghery, tendo, como ideia central, o reaproveitamento do material utilizado para a execução da Fenneart e na construção civil. Os bancos da praça seriam confeccionados a partir das sobras das madeiras usadas na montagem da feira. Já os encostos seriam revestidos com os restos dos carpetes empregados no revestimento dos tablados. (Foto: 8463)

A proposta de André Callou, Daniela Correia, Isabella Fernanda e Nathália de Almeida trabalha com uma perspectiva de muitas cores. O painel da praça seria construído com tubos de papelão de diversos tamanhos – alguns com luzes -, e os assentos seriam feitos de compensados de madeira. (Foto: 8466)

O projeto de Artur Leão, Edson Muniz e Rodrigo Malvin utiliza caixotes plásticos de feira, arame, lâmpadas, fios elétricos e tinta branca, para compor uma praça que atenda aos requisitos de acessibilidade universal. A ideia é utilizar materiais de boa durabilidade e fácil manutenção, com recursos de investimentos pré-estabelecidos. O trabalho aposta no jogo de luz e sombra e na versatilidade da caixa plástica, buscando a harmonia entre o preto e o branco e o cheio e o vazio e, consequentemente, a construção de uma praça limpa e contemporânea. (Foto: 8472)

10ª Fenneart – Feira Nacional de Negócios do Artesanato

Data: 3 a 12 de julho (sexta-feira a domingo)

Local: Centro de Convenções de Pernambuco

Mais informações: http://www.portaldoartesanato.pe.gov.br/

Projeto Filosofia Aberta discute a relação corpo e alma no Fédon de Platão
Por Tiago Cisneiros

O Projeto Filosofia Aberta promoveu, na última quinta-feira (30), a palestra “A relação corpo-alma no Fédon de Platão”, ministrada pelo ex-professor da Católica e atual docente da Universidade Federal de Pernambuco Anastácio Borges. A conferência foi realizada no teatro do bloco B da Unicap, das 17h às 18h30.

Após breve introdução dos professores José Tadeu Batista de Souza e Karl Heinz Efken, coordenador do curso de Filosofia da Católica, Anastácio Borges iniciou a apresentação com uma explicação sobre suas pesquisas em torno de Platão. A obra do filósofo grego, inclusive, foi tema de sua tese de doutorado, defendida e aprovada na Universidade de Campinas (Unicamp). Ele contou que o interesse pelo tema surgiu quando trabalhava na Universidade Católica de Pernambuco. “Fui convidado a falar para os alunos do mestrado em Psicologia sobre essa relação do corpo e da alma. Quando passei a ensinar na Universidade Federal do Ceará, comecei a me aprofundar, de fato, no assunto.”

Segundo Anastácio, Platão sofre uma deformação, ao ser tratado como um autor dualista (corpo-alma, céu-mundo, entre outros extremos). “Na verdade, ele só escreveu diálogos. Não há sistema filosófico na sua obra. Os personagens não são convictos, mas trabalham, sim, em cima de suspeitas, dúvidas. Como se coloca um dogmatismo, um engessamento de Platão, na figura de um inimigo dos poetas e das sociedades livres?”, criticou. O professor destacou que seu estudo procura romper com essa visão comum sobre o filósofo grego, a partir da análise do Fédon, diálogo de Platão que relata os últimos momentos de Sócrates, quando ele, na prisão, se despede dos seus discípulos.

“O Fédon faz com que a morte se torne um problema filosófico. A morte não é mais a mesma depois dessa obra, porque Sócrates conversa com os seus discípulos sobre o assunto e levanta algumas possibilidades, a fim de mostrar que não há motivos para temer o fim da vida. Sócrates investiga a natureza, isto é, a causa da geração e da corrupção das coisas, para conhecer sobre a imortalidade”, explicou Anastácio. De acordo com o professor, essa é a primeira vez em que aparecem as “hipóteses inteligíveis” de Platão, mais conhecidas como a “Teoria das Ideias”.

Serviço

Projeto Filosofia Aberta – curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco

Próxima palestra:

- “Ética e política em Santo Agostinho”, do professor da Católica Marcos Roberto Nunes Costa, com lançamento do seu livro “Introdução ao pensamento ético-político de Santo Agostinho”.

Data: 28 de maio de 2009

Horário: das 17h às 18h30

Local: miniauditório do bloco B da Católica

Jornalismo pernambucano perde Betânia Mascarenhas
Por Tiago Cisneiros

Ex-professora do curso de Jornalismo da Católica, Betânia Mascarenhas faleceu na madrugada de domingo, aos 55 anos, vítima de câncer no pulmão e nos ossos. O corpo da jornalista foi sepultado à tarde, no Cemitério Parque das Flores, no bairro do Sancho, no Recife.

Para o professor de Jornalismo da Católica Paulo César Fradique, Betânia era sinônimo de sorrisos e disposição. “A lembrança que ela nos deixa como jornalista e colega do curso é de uma figura bastante alegre e disposta. Ela, sempre, foi muito correta e prestativa para auxiliar os mais novos na profissão”, afirmou.

Maria Betânia Mouzinho Mascarenhas Leite era funcionária pública da Prefeitura do Recife. Durante a carreira, trabalhou na sucursal da revista Veja no Recife, no Jornal do Commercio e no Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Vereador Múcio Magalhães faz palestra sobre a atuação dos movimentos sociais na crise
Por Tiago Cisneiros

O vereador Múcio Magalhães, presidente da Câmara do Recife, ministrou, na quarta-feira (29) passada, a palestra “História atual: perspectiva dos movimentos diante da crise”. O evento, promovido pelo Diretório Acadêmico de História da Católica, foi realizado no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Universidade, das 17h30 às 18h30.

Durante a palestra, Múcio Magalhães criticou os incentivos fiscais do governo às empresas que demitem funcionários durante a crise. “Não é razoável que elas recebam esses privilégios, quando fazem cortes no quadro de empregados, apenas para se aproveitar do pretexto da crise. Esse é o caso das montadoras de automóveis, por exemplo.”

O vereador criticou, também, o liberalismo econômico propagado pelos neoliberais. “Sou a favor das intervenções do Estado na economia. A crise mostrou que eles estavam errados, ao afirmarem que o governo deveria ter uma influência mínima nesse campo”, declarou, em alusão às empresas socorridas pelos governantes em diversos países, inclusive nos Estados Unidos.

Para combater a situação, Múcio Magalhães sugeriu a mobilização dos movimentos sociais para a criação de grupos de defesa da população diante da crise. Entre as principais propostas a serem trabalhadas pelas organizações, o vereador destacou a luta por mais verbas públicas para a geração de empregos e pelo impedimentos dos privilégios às empresas que demitem os funcionários sob o pretexto do momento econômico.

Segundo Múcio Magalhães, a crise não pode ser encarada como uma situação negativa em todos os aspectos. Ele argumenta que as dificuldades na economia são uma chance para a reflexão. “A crise de um modelo é uma possibilidade de construir consciência e opinião contrárias, inclusive de ruptura à ordem capitalista”, afirmou.

Seminário sobre gestão da água em João Pessoa tem apoio do DAAD

Com informações da Assessoria de Comunicação do DAAD

Com suporte financeiro do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), a German Alumni Water Network (Gawn) está organizando mais um seminário para alumni de universidades alemãs, sobre gestão da água com vários subtemas.

O seminário “Rural Sanitation and Watershed Management in Latin America” acontecerá de 30 de agosto a 5 de setembro de 2009, em João Pessoa (PB).

Docentes, pesquisadores, profissionais, multiplicadores e tomadores de decisões da área, que tenham estudado, dado aulas ou pesquisado na Alemanha, estão convidados a participar e enviar abstracts para apresentações. Indispensável ter conhecimentos de inglês suficientes para apresentar e discutir temas neste idioma. O prazo para candidaturas vai até 29 de maio de 2009.

Leia o edital (em inglês) para verificar detalhes sobre os temas do seminário, o programa, os subsídios para custeio da viagem, requisitos e documentação para candidatura, bem como dados de contato dos organizadores no Brasil e na Alemanha.

Para mais informações, esclarecimentos e candidaturas, os interessados devem contatar diretamente os organizadores do seminário na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e na Universidade de Siegen, conforme informado no edital, no site http://rio.daad.de/download/2009_RuralSanitation_AnnouncementA-englisch.pdf

O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com mais de 56 mil alemães e estrangeiros fomentados por ano e orçamento anual de 300 milhões de euros.

Unicap faz parceria com editora Loyola e lança livro
Por Ana Luíza Madeiro

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com a Editora Loyola, está lançando o primeiro livro de uma série que vai ser produzida por professores da Unicap e estendida a qualquer área do conhecimento. O livro que vai abrir a série chama-se  “Introdução ao pensamento ético-político de Santo Agostinho”, de autoria do professor de Filosofia da Unicap, Marcos Roberto Nunes Costa.

Segundo o Reitor Padre Pedro Rubens, a série tem o objetivo de promover a produção e publicação dos professores e da Universidade em âmbito nacional. “Espero que ela seja um estímulo a professores e estudantes já que o livro estará dentro de uma rede ampla de publicações e não, somente, dentro da universidade.”

A condição mínima para a distribuição dos livros é a de que o projeto seja aprovado pelo Conselho Editorial da Católica e da Editora Loyola. Depois disso, a editora faz tiragem de mil exemplares, distribuídos pelo Brasil.

Na há previsão do lançamento oficial do livro, mas ele vai ficar disponível nas livrarias de todo o país para quem tiver interesse em adquiri-lo. Estão previstas, ainda, mais duas publicações para este ano.

Semana de História da Católica vai debater as crises do capitalismo
Por Jaime Mitchell

O curso de História da Católica está realizando até o dia 8 de maio a IX Semana de História da Unicap, que tem como tema “O Brasil e as crises do capitalismo: 1929 – 2009”. Convidados, como o deputado federal Maurício Rands, vão participar do evento, que terá conferências, minicursos, sessões de comunicações e publicações. Outras informações no www.seminariodehistoriaunicap.blogspot.com.

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Coordenação de Esportes promove torneios para novos alunos
Por André Amorim

Teve início no dia 27 de abril a 17ª Calourada Esportiva da Universidade Católica de Pernambuco. Organizado pela Coordenação de Esportes, o evento é voltado para os alunos que ingressaram neste ano na Universidade. Quase 500 estudantes se inscreveram para participar dos torneios de basquete, futebol de salão, handebol, judô, tênis de mesa e voleibol, que serão realizados até o dia 7 de maio.

O auxiliar administrativo da Coordenação de Esportes, Cláudio Santana, acredita que a calourada contribui para a integração entre os alunos e que essa seja uma boa oportunidade para apresentar as instalações esportivas da Universidade. “Tem muito aluno que se forma e nunca conheceu esse espaço oferecido pela Universidade”, disse. As disputas estão sendo realizadas a partir das 18h30 nas instalações esportivas da Unicap.

Católica participa dos JUPs em seis modalidades
Por André Amorim

Tem início no dia 15 de maio a 57ª edição dos Jogos Universitários Pernambucanos 2009 (JUP’s). O evento, realizado em instalações esportivas de diversas universidades e academias do Recife, segue até o dia 21 de junho.

Neste ano, a Universidade Católica de Pernambuco participa com quase 120 atletas, distribuídos em seis modalidades – basquete, futebol de campo, futebol de salão, judô, handebol e voleibol.

Cláudio Santana, auxiliar administrativo da Coordenação de Esportes, acredita que as equipes da Católica devam apresentar bons resultados, sobretudo no basquete e no judô. “A equipe de basquete foi 3ª colocada nos JUP’s 2008 e desde 2001 termina a competição entre as três primeiras colocações”, disse.

Curso de especialização em Sexualidade Humana prorroga inscrições

As inscrições para o curso de especialização em Sexualidade Humana foram prorrogadas para o 2º semestre de 2009. O curso, voltado para profissionais graduados nas áreas de Saúde, Ciências Sociais e Ciências Humanas, oferece 40 vagas e está previsto para começar no 2º semestre. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.unicap.br/pos/especializacao/cursos/cursos.html.

TCE está com inscrições abertas para concurso de monografias
Por Tiago Cisneiros

O 4º Concurso Nacional de Monografias Prêmio Professor Barreto Guimarães 2009 está com inscrições abertas até o dia 25 de junho. A competição - que tem, como tema, “O Tribunal de Contas e a Lei de Inelegibilidade: evolução jurisprudencial e inovações legislativas” – é organizada pela Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

Os interessados em participar do concurso devem entregar seus trabalhos (inéditos, de 20 a 40 páginas, apresentado sob pseudônimo e em obediência às normas da ABNT) para a Coordenação Geral da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (Avenida Jornalista Mário Melo, 90, Santo Amaro, Recife/PE, CEP 50040-010). Os projetos, também, podem ser enviados por Sedex para o endereço acima, valendo, como data de entrega, o dia de postagem do material.

A divulgação dos resultados deve acontecer no dia 18 de agosto, através do Diário Oficial do Estado de Pernambuco e do site www.tce.gov.br/escola . No dia 26 de agosto, os três primeiros classificados no concurso serão premiados, respectivamente, com R$ 7 mil, R$ 4 mil e R$ 2 mil.

As informações completas sobre o Concurso Nacional de Monografias Prêmio Professor Barreto Guimarães podem ser obtidas no edital da competição, disponível no site www.tce.gov.br/escola .

Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas até junho de 2010
Por Tiago Cisneiros

O 24o Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas até o dia 30 de junho de 2010. O concurso – organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Gerdau e pela Fundação Roberto Marinho – é destinado a estudantes do Ensino Médio e Superior e pessoas que já concluíram a graduação.

Na 24ª edição do prêmio, cujo tema é “Energia e Meio Ambiente: soluções para o futuro”, os alunos do Ensino Superior devem seguir uma das linhas de pesquisa a seguir:

· Fontes alternativas de energias não poluentes;
· Exploração racional de recursos energéticos (biomassa, carvão mineral, petróleo);
· Impacto sócio-ambiental da geração de energia hidroelétrica e da produção de biocombustíveis;
· Controle da emissão de poluentes e efeito estufa no setor energético;
· Edificações inteligentes (uso racional de energia e recursos naturais);
· Eficiência das diferentes fontes de energia;
· Uso de sistemas isolados para geração de energia elétrica;
· Ampliação e eficiência do uso de fontes renováveis de energia;
· Produção sustentável de biodiesel;
· Tecnologias energéticas (produção e uso) apropriadas a pequenos produtores rurais e com unidades isoladas; e
· Impactos da geração de energia nos recursos biológicos e na biodiversidade.

Os três primeiros colocados da categoria Ensino Superior receberão, respectivamente, R$ 10 mil, R$ 8,5 mil e R$ 7 mil. Eles poderão ganhar, também, bolsas de estudo do CNPq, caso atendam os critérios normativos do Conselho. Os trabalhos premiados serão publicados no livro “Jovem Cientista”, elaborado pelas instituições organizadoras.

O vencedor de cada modalidade do concurso (Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio) participará, em 2010, da 62a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Orientador e Instituição

Os professores podem concorrer ao Prêmio Jovem Cientista, através da coordenação das pesquisas dos candidatos de Ensino Médio e Ensino Superior. Os orientadores dos trabalhos vencedores receberão um microcomputador Pentium 4 e uma impressora.

As instituições de origem dos candidatos, também, participam da competição, nas modalidades Ensino Médio e Ensino Superior. A universidade ou a escola do primeiro colocado de cada categoria será premiada com R$ 30 mil.

Serviço

Inscrições e informações através do site: www.jovemcientista.cnpq.br

Dúvidas e sugestões: prêmios@cnpq.br

Professor de História da Católica realiza curso sobre história e cultura do Recife
Por Tiago Cisneiros

O professor do curso de História da Católica José Ernani Souto Andrade – o “Mestrinho” -ministrará, nos sábados de maio (dias 9, 16, 23 e 30), o curso “Recife: momentos de História e cultura”. As aulas serão realizadas das 9h às 12h, no auditório do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje).

O curso abordará quatro temas sobre a história e a cultura da capital pernambucana. Conheça o roteiro das aulas:

  • Olhares estrangeiros sobre o Recife: Período Colonial.
  • O Recife do século 19: revoluções, visitantes e vida urbana.
  • O século 20: a metropolização “desvairada”
  • Inventários modernizantes da cidade do Recife (participação especial do professor de História da Católica Luís Manuel Domingues).

Serviço:

Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano: rua do Imperador Dom Pedro II, 371, Santo Antônio - Recife/PE.

Fones: (81) 3181 4125 e (81) 9964 6683

Carga horária do curso: 12 horas.

Investimento: R$ 30.

Coordenadora de Arquitetura participa de encontro nacional em São Paulo
Por Tiago Cisneiros

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica, professora Andréa Dornelas Câmara, participará do 27º Encontro Nacional sobre o Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Ensea), que acontece em São Paulo, entre os dias 7 e 9 de maio. O tema central do evento será “Ensino e atribuição profissional”, abordando os subtemas Assistência Técnica, Patrimônio Cultural e Restauro e Plano Diretor.

Segundo a professora Andréa Câmara, a participação da Católica no evento é importante devido às novidades no curso de Arquitetura e Urbanismo. “As discussões sobre Assistência técnica nos interessam, por causa do escritório-modelo que estamos planejando. O subtema Patrimônio Cultural e Restauro está relacionado ao nosso primeiro curso de pós-graduação, cujas aulas começarão em breve”, explica.

A professora destaca, ainda, que a representação da Universidade no encontro colabora para a manutenção dos vínculos (firmados em 2002) com a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, organizadora do evento. A entidade promove discussões entre as escolas de arquitetura do Brasil, sobre diversos assuntos da área, como: avaliações in loco, Enade (Exame Nacional de Cursos) e diretrizes curriculares. “Esses debates são levados à plenária, com a participação dos coordenadores dos cursos. Por isso, é importante que a Católica esteja presente ao encontro”, afirma.

D.A de História promove visita a sítio arqueológico na Paraíba
Por Tiago Cisneiros

O Diretório Acadêmico de História da Católica promoverá, no dia 16 de maio, uma visita ao Sítio Arqueológico Pedra do Ingá, na Paraíba. As inscrições custam R$ 25 e podem ser feitas na sala 205 do bloco B (2o andar), das 16h30 às 17h30 e das 18h30 às 19h30. Os participantes receberão um certificado de cinco horas de carga complementar. O transporte da excursão sairá da Católica às 7h e tem retorno previsto às 18h30 (também na Universidade).

Pró-reitor Acadêmico vai participar de encontro nacional em Goiânia
Por Tiago Cisneiros

O Pró-reitor Acadêmico da Católica, Junot Cornélio de Matos, participará do 22º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Graduação. O evento, cujo tema é “A expansão do Ensino Superior: desafios e possibilidades”, será realizado em Goiânia, capital de Goiás, entre os dias 17 e 19 de maio.

Durante o encontro, serão promovidos debates conferências, mesas-redondas e apresentações culturais. No dia 18, uma plenária discutirá os relatórios dos grupos de trabalho formados no evento e a proposta de alteração do regimento do Fórum. Em seguida, acontecerá a eleição das coordenações regionais da entidade. No dia 19, após plenária sobre os relatos dos grupos de trabalho, serão realizadas a eleição e a posse da nova diretoria do Fórum de Pró-reitores de Graduação.

Além de reitores e pró-reitores de diversas instituições de ensino superior do país, o encontro terá a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad. No dia 17, ele participará da solenidade de abertura do evento e apresentará a conferência “A expansão do Ensino Superior: desafios e possibilidades”.

“É um evento com grande importância, devido ao conjunto de autoridades governamentais confirmadas e às possibilidades de efetivação de encaminhamentos coletivos”, explica o Pró-reitor Junot Cornélio Matos, que integra a diretoria nacional do Fórum, na função de vice-coordenador da Regional Nordeste. Ele destaca, ainda, que o encontro reúne os pró-reitores de todas as universidades do Brasil em um momento de “enxurrada de políticas públicas para a educação superior”, inclusive com ênfase no ‘novo Enem’, possível substituto dos vestibulares. “Por tudo isso, é importante que a Universidade Católica de Pernambuco esteja representada no evento”, encerra.

Universidade não tem idade realiza cursos em maio
Por Jaime Mitchell

As inscrições para os minicursos do mês de maio do Programa Universidade não tem idade estão abertas. Os interessados em participar podem fazer a inscrição através do link do Programa no www.unicap.br. Outras informações podem ser obtidas na Pró-reitoria Comunitária, térreo do bloco B, sala 002, com Sônia ou pelo telefone 2119-4140/2119-4146.

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Fundaj está com seleção aberta para 2 vagas de bolsistas
Por Tiago Cisneiros

A Fundação Joaquim Nabuco está selecionando dois bolsistas Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) para pesquisa na área de educação (especificamente, no campo de avaliação de políticas públicas educacionais). Os currículos devem ser enviados até o dia 2 de maio, para o e-mail cgee@fundaj.gov.br .

Confira os requisitos para participar da seleção:

- Cursar Pedagogia ou Licenciatura em Ciências Sociais.

- Estar cursando até o antepenúltimo período da graduação.

- Ter disponibilidade de 20 horas por semana (manhã ou tarde).

- Não ter, como média geral do histórico escolar de graduação, nota inferior a 7,0.

- Não ter vínculo empregatício.

As bolsas têm validade de um ano, podendo haver renovação, mediante um novo processo seletivo. O resultado será divulgado até o dia 10 de maio.

Mais informações sobre a concessão das bolsas podem ser obtidas pelo e-mail cgee@fundaj.gov.br, pelo telefone (81) 3073 6490 ou pelo site www.fundaj.gov.br .

Os interessados em participar do Pibic/Fundaj em outras áreas de pesquisa podem buscar informações sobre oportunidades pelo e-mail pibic@fundaj.gov.br e pelos telefones (81) 3073 6511 e (81) 3073 6497.

Gênero e Crise Econômica Global é tema de curso

Com informações de Nataly Queiroz

O Grupo de Trabalho Internacional em Igualdade de Gênero e Macroeconomia (GEM) vai promover o 5º Curso Internacional Intensivo que, neste ano, tem como tema “Gênero e Crise Econômica Global”. O curso será realizado entre os dias 29 de junho e 10 de julho em Levy Economics Institute de Bard College, New York.

O programa está dirigido a economistas vinculados às universidades, a institutos de pesquisa, a instituições governamentais e a organizações da sociedade civil. Serão aceitos até 30 participantes. A organização concederá 20 bolsas de estudo. Para mais informações sobre o curso e os seus requisitos, acessar o site: http://www.genderandmacro.org/

As pessoas interessadas devem se inscrever até o dia 1º de maio.

Alunos de Terapia Ocupacional realizam o Programa Envelhecimento Ativo
Por Lílith Perboire

Alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco estão realizando o "Programa Envelhecimento Ativo" para adultos e idosos saudáveis. Os encontros acontecem todas as segundas e quintas-feiras na Clínica Corpore Sano, das 9h às 11h.

O curso terá orientações e avaliações para desenvolver as habilidades individuais, além de discussões sobre saúde e doença no envelhecimento. Também, serão feitas oficinas de leitura e memorização, jogos e raciocínio lógico, expressão corporal e atividades psicomotoras, artes e criatividade. O objetivo é a construção de um projeto de vida que dará um novo significado para o cotidiano.

A professora Mauricéa Tabósa ressaltou que o enfoque do programa é no sentido de que os adultos e idosos possam ter um envelhecimento ativo. "Este programa tem tido um papel importante na saúde dos idosos. E muitas pessoas estão saindo de quadros de depressão, evitando muitas doenças", afirmou Mauricéa.

Serviço:

O valor de todo o programa é R$ 84.

Para outras informações, os interessados devem telefonar para a Clínica Corpore Sano para agendar sua avaliação (sexta-feira pela manhã).

Endereço: Rua Dom Manuel Pereira, 220. Boa Vista. Recife/PE.

Fone: (81) 2119-4490.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Grupo Hegel vai promover minicurso sobre Michel Foucault
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap vai realizar, de 18 a 20 de maio, das 14h às 17h, o minicurso “Introdução ao Pensamento de Michel Foucault”. As aulas serão ministradas no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica, pela professora Ângela Baía, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco.

As inscrições para o minicurso custam R$ 20 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). Serão conferidos certificados de doze horas de carga complementar aos participantes.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap – sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Grupo Hegel vai realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que não Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de oito horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Católica vai promover 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim e Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, de 1º a 5º de junho, a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isora (Espanha). A importância social, a produção e as críticas de documentários, também, serão abordadas no evento, através de palestras e oficinas.

Segundo o Padre Hugo Ara, diretor da mostra, os filmes selecionados têm o intuito de compreender, observar e divulgar os processos sociais que se desenvolvem em todo o mundo. Ele conta, também, que a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Ali, começamos a gerar a possibilidade de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco”, explica.

Confira a programação completa dos filmes selecionados para o 1a MiradasDoc Recife. O acesso ao auditório G1 da Católica, local da exibição, será gratuito. Para ver a programação clique aqui!

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MAIO


12 a 15 - Oficina de Currículo Lattes



JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000