A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 28 de Abril de 2009 Ano 8

Pró-reitor Acadêmico vai participar de encontro nacional em Goiânia
Por Tiago Cisneiros

O Pró-reitor Acadêmico da Católica, Junot Cornélio de Matos, participará do 22º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Graduação. O evento, cujo tema é “A expansão do Ensino Superior: desafios e possibilidades”, será realizado em Goiânia, capital de Goiás, entre os dias 17 e 19 de maio.

Durante o encontro, serão promovidos debates conferências, mesas-redondas e apresentações culturais. No dia 18, uma plenária discutirá os relatórios dos grupos de trabalho formados no evento e a proposta de alteração do regimento do Fórum. Em seguida, acontecerá a eleição das coordenações regionais da entidade. No dia 19, após plenária sobre os relatos dos grupos de trabalho, serão realizadas a eleição e a posse da nova diretoria do Fórum de Pró-reitores de Graduação.

Além de reitores e pró-reitores de diversas instituições de ensino superior do país, o encontro terá a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad. No dia 17, ele participará da solenidade de abertura do evento e apresentará a conferência “A expansão do Ensino Superior: desafios e possibilidades”.

“É um evento com grande importância, devido ao conjunto de autoridades governamentais confirmadas e às possibilidades de efetivação de encaminhamentos coletivos”, explica o Pró-reitor Junot Cornélio Matos, que integra a diretoria nacional do Fórum, na função de vice-coordenador da Regional Nordeste. Ele destaca, ainda, que o encontro reúne os pró-reitores de todas as universidades do Brasil em um momento de “enxurrada de políticas públicas para a educação superior”, inclusive com ênfase no ‘novo Enem’, possível substituto dos vestibulares. “Por tudo isso, é importante que a Universidade Católica de Pernambuco esteja representada no evento”, encerra.

Biodireito é tema de palestra dentro da Jornada de Estudos Jurídicos na Unicap
Por Rebeca Kramer 

Em comemoração aos 50 anos do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, foi realizado na segunda-feira (27) à noite, no auditório G2, mais um painel da Jornada de Estudos Jurídicos. O evento, mediado pelo professor de Direito João Paulo Allain Teixeira, teve como tema o Direito, a Bioética e a Biotecnologia. Os componentes da mesa foram os professores Pablo Falcão, mestre e doutorando em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela UFPE e professor da Faculdade de Direito de Caruaru (ASCES); Ivo Dantas, professor titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito do Recife; George Salomão, mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP, pesquisador  visitante do Instituto de Investigações Jurídicas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e professor da pós-graduação da Fundação Escola Superior do Ministério Público (PB); e o professor Felipe Travassos Sarinho, mestre em Direito pela Universidade de Lisboa (Portugal) e professor de Direito Constitucional da UNICAP.   

A palestra teve o objetivo de trabalhar a relação entre a bioética e o biodireito, demonstrando, por meio de casos polêmicos como o aborto e a eutanásia, o que é relevante para o estudante interessado nessa problemática. Segundo Ivo Dantas, os conflitos bioéticos, hoje, são um dos causadores dos maiores problemas para o mundo jurídico, uma vez que valores que eram consagrados e já estabelecidos começaram a ser completamente pressionados e modificados por conta das mudanças bioéticas. Mas, enquanto não se provam os benefícios ou pontos positivos dessas mudanças, só a especulação já gera conflitos. “É exatamente esse conflito que deve ser tutelado pelo direito. Nosso trabalho é tentar encontrar soluções para essa problemática judicial”, explicou.  

Acerca da eutanásia, George Salomão indagou se a vida poderia ser definida como uma mera existencialidade ou se ela deveria ser traduzida em algo mais que isso. Na ocasião, George trouxe à tona histórias verídicas de pessoas que morreram após passarem por uma experiência de vida vegetativa em que tiveram os aparelhos que mantinham suas vidas desligados e o posicionamento das leis diante dessa questão. “O que é a eutanásia? - A prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista. Quero dizer que as pessoas têm direito a uma morte digna e a vida não é um bem inviolável, absoluto”, destacou.  

Pablo Falcão trabalhou a questão da linguagem do direito ao abordar fatos polêmicos dentro da temática da ética e da tecnologia, baseando-se na análise semiótica de que a depender da ótica que a pessoa tenha acerca do assunto, a abordagem terá respostas diferenciadas. “Você pode construir gônadas sexuais a partir da engenharia genética e fazer com que uma mulher consiga ter um filho produzindo um espermatozóide através de uma célula do próprio corpo dela, o que vai gerar uma criança sem ascendência nenhuma paterna. Ou, ainda, o nascimento de um filho de um pai que já morreu há anos, por um sêmen congelado”, exemplificou. 

Na ocasião, a odontóloga Marisa Barros divulgou seu livro: “Jonas! Presente... Agora e Sempre!”, lançado em 1º de abril no Palácio do Campo das Princesas. Segundo Marisa, o texto relata a história de uma das primeiras vítimas mortais do golpe militar de 1964, que foi seu irmão, Jonas Albuquerque, fuzilado aos 17 anos quando liderava uma passeata cantando o hino nacional para protestar contra a prisão do governador Miguel Arraes. “O objetivo do livro é, primeiro, mostrar uma verdade histórica que nosso país viveu, e, depois, testemunhar para a juventude de hoje que não se poder permitir uma nova ditadura. Por que só quem viveu um regime ditatorial é que sabe o horror”, afirmou Marisa. E complementou: “Os jovens de antigamente eram mais comprometidos, empenhados. Meu irmão, aos 17 anos, era um jovem como qualquer outro, mas era consciente de uma realidade. Hoje, os jovens parecem que são alienados”. Ao final, os livros foram postos à venda.

Deputado Raul Jungmann faz palestra na Católica
Por Rebeca Kramer 

A porta do crime se abre porque outras se fecharam. Primeiro, a família. Segundo, a escola. Terceiro, o trabalho. A constatação é do deputado federal Raul Jungmann, presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, que fez palestra sobre a violência no contexto mais amplo da Campanha da Fraternidade CNBB 2009, na segunda-feira (27) à noite, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco.

Para debater o assunto, foram convidados também o coordenador da Pastoral da Unicap, o Padre Antonio Mota, e o cientista político José Maria Nóbrega. O evento foi o primeiro organizado pela nova Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap, sob a coordenação do professor de economia e cientista político Thales Castro.

Segundo o professor Thales, a ocasião coroa com a Campanha da Fraternidade 2009 da CNBB, no sentido de criar uma conscientização da população em geral, assim como da academia em torno da violência. “A gente visa exatamente promover essa articulação, essa capilarização maior de envolvimento interinstitucional sobre os temas importantes da agenda educacional, política, econômica e social pernambucana. Então, marcarmos com essas congregações de pesquisadores e de alunos interessados na violência e na segurança pública com a finalidade de gerar pensamentos críticos e mudanças sociais nesse contexto”, observou o professor.  

O deputado estadual Raul Jungmann, em sua fala, abordou questões acerca do crime organizado e dos motivos da superlotação das penitenciárias. Segundo o político, a realidade do sistema prisional pernambucano não promove atividades socioeducativas, controle social ou socialização dos presos. Em outras palavras, cada vez mais pessoas são presas em Pernambuco e, além das precárias condições das celas com pouco espaço para tanta gente, ainda existem os casos de pessoas presas injustamente. “No Presídio Aníbal Bruno, por exemplo, são 4.000 pessoas para 800 vagas. Uma pesquisa feita em 2006 conferiu que, naquele ano, contabilizaram-se mais de 6.020 ocorrências fatais, mais de 19.040 pessoas que sofreram lesões corporais, cerca de 36.770 roubos e 33.089 furtos”, afirmou, comentando que, principalmente no caso das lesões, do roubo e dos furtos, a média de pessoas é muito maior do que a contabilizada oficialmente.  

Ainda de acordo com o deputado, estabelecer uma relação de causa e efeito com relação aos fatores que impedem ou expansionam a violência não é tão simples, porque estão ligados a fatores criminógenos, institucionais, culturais, sociológicos e políticos. “A polícia é frágil e corrupta, muitas vezes. Usa da violência como método e acaba vivendo quem tem dinheiro. Filmes e seriados só incitam a violência, as famílias estão cada vez mais desestruturadas e as pessoas recebem cada vez menos educação. Nas décadas de 70 e 80, muitas pessoas que moravam nos campos, migraram para as cidades e, com isso, formaram-se os guetos, as superpopulações urbanas”, relatou. “A questão é que a violência tem ditado horários e para onde se vai. E isso é inaceitável. A cidade e a rua são os locais onde estranhos precisam conviver para a própria sobrevivência e, para isso, é necessário cooperação e regras, mas a violência e o crime destroem essa sociabilidade”. 

Para o cientista político José Maria Nóbrega, que vem trabalhando numa pesquisa acerca da questão de homicídios na região Nordeste, a discussão da temática da segurança pública dentro de uma universidade faz-se imprescindível porque haverá o contato com a sociedade, com os votos de opinião, com as pessoas que vão observar a conduta daqueles que estão hoje dentro do Congresso. “Hoje, você tem como um clamor da sociedade mais do que uma questão do desemprego. Na década de 80, era a inflação e o desemprego. Na década de 90, o principal clamor da sociedade foi principalmente a questão da segurança. Hoje, a sociedade e, principalmente, a classe média, é bastante atingida no que diz respeito ao crime contra o patrimônio e os pobres são mais atingidos no chamado crime contra a vida”, expôs.  

Ainda segundo José Maria, o papel das instituições (polícia, o poder judiciário, o ministério público e o sistema penitenciário) é o fator preponderante e principal interferente para que essa violência cresça ou não. Em outras palavras, o estado tem a responsabilidade de diminuir conflitos, de administrar conflitos. “Caso o sistema não funcione em conjunto com uma ou outra instituição, e a gente percebe que todas elas têm problemas, tem-se uma polícia que não consegue investigar, um ministério público em que a quantidade de denúncias é muito pequena para o todo da criminalidade, tem-se um poder judiciário lento, que não consegue julgar esses processos, um sistema penitenciário com grandes déficits, não só de vagas, mas também no processo de ressocialização, que não acontece”, destacou.

Começa minicurso sobre Biotecnologia Industrial
Por Tiago Cisneiros

Começou, nesta terça-feira (28), o minicurso “Biotecnologia Industrial”, promovido pelos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Católica. As aulas, ministradas pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco Marcos Antônio de Morais Jr., acontecem até esta quarta-feira (29), das 14h às 18h, na sala 703 do bloco G.

No início do minicurso, foram abordados os fundamentos e conceitos básicos da biotecnologia, assim como os potenciais das técnicas e processos em relação à produção industrial.“A ideia é ver tudo o que podemos utilizar, a partir de seres vivos, em prol da sociedade”, resumiu o professor.

Em seguida, Marcos Morais aprofundou as explicações sobre os processos biotecnológicos, discutindo a produção de pães, fermentos lácteos, bebidas e biocombustíveis. Sobre este último, destacou: “É uma atividade biotecnológica importante, sobretudo no estado de Pernambuco e na região Nordeste, por causa da produção de etanol”.

Nesta quarta-feira (29), o minicurso tratará da produção de remédios, alimentos e compostos (conservantes, vitaminas, aminoácidos, proteínas, etc.) elaborados a partir dos processos biotecnológicos.

Confira os detalhes sobre os próximos minicursos promovidos pelo curso de Ciências Biológicas da Católica.

  • Bioempreendedorismo

Prof. Dr. João Assis – UFPE

Data: 12 e 13 de maio (terça e quarta-feira)

Horário: das 14h às 18h

Sala: 824 do bloco B

  • Clonagem gênica e uso de células-tronco na medicina regenerativa

Prof.  Dr. Humberto Pereira – UFPE

Data: 28 e 29 de maio (quinta e sexta-feira)           

Horário: das 14h às 18h

Sala: 824 do bloco B

Os interessados em se inscrever para os cursos devem procurar a estudante Bruna Cabral, no quinto andar do bloco B da Católica, no período da tarde. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do curso de Ciências Biológicas, ou através de contato com os professores Aluízio Bezerra e Bereneuza Brasileiro.

Alunos de Administração criam grupos de pesquisa sobre gestão e marketing esportivo
Por Tiago Cisneiros

Modelos de Gestão de Clubes de Futebol e Marketing Esportivo são os temas escolhidos por 25 estudantes do curso de Administração da Católica para a formação de grupos de pesquisa. Outros alunos vão desenvolver estudos nas áreas de Empreendedorismo, Estratégias, Gestão de Empresas do Terceiro Setor e Qualidade de Vida no Trabalho em Micro/Pequenas Empresas.

Segundo o coordenador da graduação, professor Sales Vidal, a nova temática de interesse dos estudantes é fruto do recém-criado curso de especialização em Administração Esportiva da Católica. Ele considera que a criação dos grupos de pesquisa deve resgatar a importância da iniciação científica no curso de Administração, além de colaborar para a formação de um novo Núcleo de Estudos, fundamental para a definição da Linha de Pesquisa em Administração Esportiva.

Sobre a importância do aprofundamento na linha esportiva, Sales Vidal argumenta: “Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas revelou que o Brasil precisará formar dois mil gestores especializados na área, nos próximos cinco anos. Esses profissionais vão trabalhar em clubes, entidades, federações, empresas prestadoras de serviço e patrocinadoras do esporte”. Ele lembra que parte dessa demanda é resultado da expectativa de mais atividades a partir da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Sales Vidal será responsável pela orientação do grupo de pesquisa em Modelo de Gestão de Clubes de Futebol, enquanto o professor Mário dos Anjos coordenará os estudos sobre Marketing Esportivo.

As pesquisas em Empreendedorismo, Estratégias, Gestão de Empresas do Terceiro Setor e Qualidade de Vida no Trabalho/Micro e Pequenas Empresas serão orientadas, respectivamente, pelos professores Emanuel Leite, José Raposo, Egenilton Farias e Marinalva da Silva.

Ex-alunos de Jornalismo da Católica criam o Rooda Cultura
Por Tiago Cisneiros

Na última terça-feira, entrou no ar o site Rooda Cultura (www.rooda.com.br), criado pelos jornalistas Carlos Eduardo Araújo e Eduardo Travassos, formados pela Católica em 2008. A página é uma revista eletrônica com atualização diária, especializada em cultura e dedicada, principalmente, ao cenário pernambucano.

O Rooda Cultura traz coberturas e resenhas de shows, peças de teatro, filmes e exposições. Abre espaço, também, para colunas e matérias de colaboradores convidados ou voluntários. Embora priorize a produção local, o site tem seções de cobertura da cultura nacional e internacional.

Carlos Eduardo Araújo e Eduardo Travassos destacam que o site pode ser um campo de experiência para estudantes de Jornalismo e artistas desconhecidos. “Se um aluno enviar uma sugestão de pauta ou uma reportagem legal, nós publicaremos. Se alguém quiser mostrar o seu trabalho artístico, também será bem-vindo”, prometem. Segundo Carlos Eduardo, a tentativa de divulgar expressões artísticas independentes é uma das principais motivações para a criação do Rooda Cultura.

De acordo com Eduardo Travassos, a ideia do Rooda surgiu a partir da insatisfação da dupla com os sites de cultura. Ele destaca, ainda, a intenção principal da revista eletrônica: “Esperamos que o pernambucano acesse e se divirta com a cultura, deixando de lado o costume de se divertir com jornal de violência”.

Prorrogado prazo para entrega de resumos dos grupos de trabalho da IX Semana de História
Por André Amorim

Foi prorrogado para o dia 1º de maio o prazo de entrega dos resumos que serão apresentados nos grupos de trabalho da IX Semana de história da Universidade Católica de Pernambuco. O evento acontece nos dias 5, 6, 7 e 8 de maio. Os 12 temas dos grupos de trabalho são:

1.Espaços,Sensibilidades e Cidades; 2. História, Cultura, Saúde e Identidades; 3.História e identidades:família,representações e poder; 4.Cultura, Literatura e Artes; 5.História e Educação; 6.Patrimônio Histórico & Museus; 7.Morte,Cultura e Sociedade; 8. Ofício do Historiador; 9.História e Etnicidade; 10.A religião, a religiosidade e os sistemas religiosos; 11.Estudos arqueológicos e antropológicos e 12.História da arte, conservação e restauração.

Os resumos devem ser enviados para os e-mails seminariodehistoria@unicap.br ou joselourenconeto@hotmail.com. A programação completa do evento e outras informações você encontra no site www.seminariodehistoriaunicap.blogspot.com

Equipe de tênis de mesa da Católica inicia campeonato com a “mão direita”
Por André Amorim

O time de tênis de mesa da Universidade Católica de Pernambuco participou, no último final da semana, da 1ª etapa do Campeonato Pernambucano de Tênis de Mesa. O evento reuniu cerca de 80 atletas de seis clubes. Na ocasião, a Católica foi campeã em três categorias.

Na categoria Juvenil, Moisés Junior (17) venceu a final contra o atleta do Clube Português. Na categoria Sênior masculino, Edmar Azevedo, ex-aluno do curso de Direito da Católica, venceu André Dowsley, aluno de Ciências Contábeis também da Universidade. Por último, na categoria Absoluto, que reúne os melhores atletas de cada categoria, o mesatenista Francisco Ivo Dantas Cavalcanti Filho, aluno de Direito, foi campeão depois de vencer, entre outros concorrentes, o 1º e 2º colocado no ranking estadual.

O técnico de tênis de mesa da Unicap, Paulo Matos, destacou o desempenho dos mesatenistas na competição e acredita numa boa temporada em 2009. “A nossa equipe é muito boa e sempre se destaca nas competições que participa. Temos uma equipe forte e competitiva não só no Estado, mas em âmbito regional”, disse. A Universidade ganhou, ainda, quatro medalhas de prata e cinco medalhas de bronze. O Campeonato Pernambucano de Tênis de Mesa terá, ainda, outras três etapas.

Católica vai sediar Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social

Será realizado nos dias 1º, 2 e 3, na Universidade Católica de Pernambuco, o Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social (ERESS). As palestras vão acontecer no auditório G2 e os estudantes das universidades que confirmaram presença ficarão alojados no colégio Liceu, ao lado da Unicap.

Universidade não tem idade realiza cursos em maio
Por Jaime Mitchell

As inscrições para os minicursos do mês de maio do Programa Universidade não tem idade estão abertas. Os interessados em participar podem fazer a inscrição através do link do Programa no www.unicap.br. Outras informações podem ser obtidas na Pró-reitoria Comunitária, térreo do bloco B, sala 002, com Sônia ou pelo telefone 2119-4140/2119-4146.

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Professor da Universidade de Tel Aviv faz palestra no Recife
Por Jaime Mitchell

O professor de Filosofia da Universidade de Tel Aviv Marcelo Dasceal vai ministrar uma palestra na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com o tema “Os dois principais tipos de racionalidade segundo Leibniz”. O evento acontece no dia 5 de maio, às 16h, no auditório do Centro de Filosofia de Ciências Humanas (CFCH), 15° andar.

Os responsáveis pelo evento são o professor de Filosofia da UFPE Fernando Raul e a aluna de Direito da Católica Juliana Albuquerque. A palestra é gratuita. Qualquer dúvida pode ser tirada com Juliana através do e-mail: juliana.albuquerque@gmail.com.

D.A. de História promove palestra sobre a perspectiva dos movimentos diante da crise
Por Tiago Cisneiros

O Diretório Acadêmico de História da Católica promove, na quarta-feira (29), a palestra “História atual: perspectiva dos movimentos diante da crise”, ministrada pelo presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Múcio Magalhães. O evento será realizado a partir das 17h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, localizado no primeiro andar do bloco B. Os participantes receberão certificado de três horas de carga complementar.

Clínica de Psicologia promove debate sobre “a intervenção do psicólogo no campo jurídico”

A Clínica de Psicologia da Católica irá promover, nesta quinta-feira (30), às 17h, na sala 824 do 8º andar do bloco B, a palestra “A intervenção do psicólogo no campo jurídico”. A psicóloga da 1ª Vara da Infância e da Juventude e professora do curso de psicologia da Fafire, Sônia Proto, abordará o assunto. O evento é dirigido a estudantes de Direito e de Psicologia e é gratuito. Estão sendo oferecidas 70 vagas. Outras informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119-4115.

Filosofia Aberta discute noção de corpo como prisão da alma de Platão
Por André Amorim

Dando continuidade ao projeto Filosofia Aberta, promovido pelo curso de Filosofia da Católica, será realizada na quinta-feira (30) a palestra “Reconsiderando a noção de corpo como prisão da alma no ‘fédon’ de Platão”.O tema será apresentado pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anastácio Borges. O encontro acontece no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B, às 17h.

Livro sobre o fim da velhice será lançado na Católica
Por André Amorim

Será lançado no dia 30 de abril, no Espaço Loyola, térreo do bloco B, às 16h30, o livro O fim da velhice - A superação bem humorada de um conceito. A obra, organizada por Jacques Ribemboim e Dulce Albert, traz contos, poemas, ensaios e depoimentos de diversos escritores pernambucanos. Logo após o lançamento, uma mesa-redonda será realizada com as presenças de Jacques Ribemboim, organizador do livro, Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores - Seção Pernambuco, Padre Libório e Djanira Silva, escritora pernambucana.

Fundaj está com seleção aberta para 2 vagas de bolsistas
Por Tiago Cisneiros

A Fundação Joaquim Nabuco está selecionando dois bolsistas Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) para pesquisa na área de educação (especificamente, no campo de avaliação de políticas públicas educacionais). Os currículos devem ser enviados até o dia 2 de maio, para o e-mail cgee@fundaj.gov.br .

Confira os requisitos para participar da seleção:

- Cursar Pedagogia ou Licenciatura em Ciências Sociais.

- Estar cursando até o antepenúltimo período da graduação.

- Ter disponibilidade de 20 horas por semana (manhã ou tarde).

- Não ter, como média geral do histórico escolar de graduação, nota inferior a 7,0.

- Não ter vínculo empregatício.

As bolsas têm validade de um ano, podendo haver renovação, mediante um novo processo seletivo. O resultado será divulgado até o dia 10 de maio.

Mais informações sobre a concessão das bolsas podem ser obtidas pelo e-mail cgee@fundaj.gov.br, pelo telefone (81) 3073 6490 ou pelo site www.fundaj.gov.br .

Os interessados em participar do Pibic/Fundaj em outras áreas de pesquisa podem buscar informações sobre oportunidades pelo e-mail pibic@fundaj.gov.br e pelos telefones (81) 3073 6511 e (81) 3073 6497.

Gênero e Crise Econômica Global é tema de curso

Com informações de Nataly Queiroz

O Grupo de Trabalho Internacional em Igualdade de Gênero e Macroeconomia (GEM) vai promover o 5º Curso Internacional Intensivo que, neste ano, tem como tema “Gênero e Crise Econômica Global”. O curso será realizado entre os dias 29 de junho e 10 de julho em Levy Economics Institute de Bard College, New York.

O programa está dirigido a economistas vinculados às universidades, a institutos de pesquisa, a instituições governamentais e a organizações da sociedade civil. Serão aceitos até 30 participantes. A organização concederá 20 bolsas de estudo. Para mais informações sobre o curso e os seus requisitos, acessar o site: http://www.genderandmacro.org/

As pessoas interessadas devem se inscrever até o dia 1º de maio.

Semana de História da Católica vai debater as crises do capitalismo
Por Jaime Mitchell

O curso de História da Católica vai realizar entre os dias 5 e 8 de maio a IX Semana de História da Unicap, que terá como tema “O Brasil e as crises do capitalismo: 1929 – 2009”. Convidados, como o deputado federal Maurício Rands, vão participar do evento, que terá conferências, minicursos, sessões de comunicações e publicações. Outras informações no www.seminariodehistoriaunicap.blogspot.com. Segue abaixo a programação completa.

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Alunos de Terapia Ocupacional realizam o Programa Envelhecimento Ativo
Por Lílith Perboire

Alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco estão realizando o "Programa Envelhecimento Ativo" para adultos e idosos saudáveis. Os encontros acontecem todas as segundas e quintas-feiras na Clínica Corpore Sano, das 9h às 11h.

O curso terá orientações e avaliações para desenvolver as habilidades individuais, além de discussões sobre saúde e doença no envelhecimento. Também, serão feitas oficinas de leitura e memorização, jogos e raciocínio lógico, expressão corporal e atividades psicomotoras, artes e criatividade. O objetivo é a construção de um projeto de vida que dará um novo significado para o cotidiano.

A professora Mauricéa Tabósa ressaltou que o enfoque do programa é no sentido de que os adultos e idosos possam ter um envelhecimento ativo. "Este programa tem tido um papel importante na saúde dos idosos. E muitas pessoas estão saindo de quadros de depressão, evitando muitas doenças", afirmou Mauricéa.

Serviço:

O valor de todo o programa é R$ 84.

Para outras informações, os interessados devem telefonar para a Clínica Corpore Sano para agendar sua avaliação (sexta-feira pela manhã).

Endereço: Rua Dom Manuel Pereira, 220. Boa Vista. Recife/PE.

Fone: (81) 2119-4490.

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar, de 30 de abril até 3 de maio,  o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (Ered). Com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, o evento pretende, além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, compartilhar conhecimentos sobre a realidade jurídica de cada estado. O evento vai contar com painéis e palestras, atividades culturais, oficinas, concurso de artigos e atividades esportivas. Confira a programação:

Quinta-feira - 30/04/09

20h - Abertura oficial

22h - Atividade Cultural

Sexta-feira - 01/05/09

8h45 - Painel 1 - “A flexibilização dos direitos trabalhistas frente à crise econômica”

11h30 - Grupo de Discussão (painel 1)

14h - Peça de Teatro: “Ato Público”

20h15 - Mesa Redonda - Trabalho escravo e bóias-fria

22h - Atividade Cultural

Sábado - 02/05/09

8h45 - Painel 2 - Debate “O ensino Jurídico e o Exame da Ordem”

11h - Oficinas

14h - Painel 3 - “Dos Manguezais à transposição do São Francisco”

16h30 - Oficinas

20h15 - Valorização do Regionalismo, A Cultura Consciente e os Movimentos Populares

22h30 - Atividade Cultural

Domingo - 03/05/09

8h45 - Painel 4 – Encerramento

10h - Plenária Final

12h – Entrega dos Certificados

A expectativa é que mais de 500 estudantes da Regional Nordeste II, que reúne os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, participem do encontro. O evento é articulado pelo Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz (DAFESC) e faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Os interessados em participar podem escolher entre dois pacotes: sem alimentação, ao custo de R$ 50 até o dia 20 de abril, ou R$ 65 após a data; com alimentação, ao custo de R$ 65 até o dia 20 de abril e R$ 75 após a data. As inscrições podem ser feitas pelo www.dafesc-unicap.com/ered2009 ou no D.A de Direito, 3º andar do bloco G, sala 301.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Grupo Hegel vai promover minicurso sobre Michel Foucault
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap vai realizar, de 18 a 20 de maio, das 14h às 17h, o minicurso “Introdução ao Pensamento de Michel Foucault”. As aulas serão ministradas no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica, pela professora Ângela Baía, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco.

As inscrições para o minicurso custam R$ 20 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). Serão conferidos certificados de nove horas de carga complementar aos participantes.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap – sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Grupo Hegel vai  realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de seis horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Católica vai promover 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim e Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, de 1º a 5º de junho, a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isora (Espanha). A importância social, a produção e as críticas de documentários, também, serão abordadas no evento, através de palestras e oficinas.

Segundo o Padre Hugo Ara, diretor da mostra, os filmes selecionados têm o intuito de compreender, observar e divulgar os processos sociais que se desenvolvem em todo o mundo. Ele conta, também, que a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Ali, começamos a gerar a possibilidade de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco”, explica.

Confira a programação completa dos filmes selecionados para o 1a MiradasDoc Recife. O acesso ao auditório G1 da Católica, local da exibição, será gratuito. Para ver a programação clique aqui!

Concurso

Durante a Mostra Internacional de Cinema Documentário, será realizado o 1o Concurso UnicapDoc para Desenvolvimento de Roteiros de Documentário em Vídeo. A competição tem, como tema, a frase “Sertão. O Senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”, escrita por Guimarães Rosa, no livro Grande Sertão: Veredas. As produções inscritas devem propor uma reflexão sobre esse assunto, levando em consideração as questões sociais, raciais, econômicas e culturais às quais a sociedade está subjugada.

As inscrições para o concurso poderão ser feitas pelo site http://www.unicap.br/eventos/mostra, durante os meses de abril e maio. A divulgação dos vencedores da competição acontecerá no dia 5 de junho, no encerramento da Mostra Internacional de Cinema Documentário. A banca examinadora será formada por Padre Hugo Ara, Alejandro Krawietz e pelos professores da Católica Alexandre Figueirôa, Cláudio Bezerra e Aline Grego.

Oficinas

A 1ª MiradasDoc oferece, ainda, aulas sobre crítica, roteiro e produção de documentário e  captação de som direto no audiovisual. O investimento nas oficinas é de R$ 50 (R$ 30 para alunos da Universidade Católica de Pernambuco). O pagamento deve ser efetuado na agência do Unibanco na Unicap. As inscrições já podem ser feitas pelo site http://www.unicap.br/eventos/mostra.

Palestras

Durante a mostra, também serão promovidas palestras sobre a produção de documentários no Brasil e a importância social desse gênero cinematográfico. A participação no evento é gratuita, e as inscrições para as 80 vagas disponíveis devem ser feitas no site http://www.unicap.br/eventos/mostra.

Veja os detalhes das palestras clicando aqui!

Serviço

1a Mostra Internacional de Cinema Documentário

Data: De 1o a 5 de junho de 2009

Local: Universidade Católica de Pernambuco – auditório G1– 1o andar do bloco G

Mais informações no site http://www.unicap.br/eventos/mostra

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos, Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro, Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MAIO





1, 2 e 3 - Católica sedia Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social







JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000