A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 18 de junho de 2008 Ano 7

Reitor participa do “Seminário Nacional 200 Anos da Imprensa no Brasil”
Por Lucélia Brito

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou na noite de terça-feira (17), no auditório Benício Dias do Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, da solenidade de abertura do “Seminário Nacional 200 Anos da Imprensa no Brasil”, realizado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

O evento, que presta uma homenagem ao jornalista Barbosa Lima Sobrinho, foi aberto com um pronunciamento do presidente da Fundaj, Fernando Lyra. Em seguida, foram lançados pelos Correios os selos comemorativos dos 100 Anos da Associação Brasileira de Imprensa – ABI e dos 200 Anos da Imprensa Nacional.

O Reitor também estava presente na conferência “200 anos da Imprensa no Brasil: memória e comunicação”, com o jornalista Mauro Santayana, do Jornal do Brasil. Na ocasião, foi exibido o documentário “Barbosa Lima Sobrinho, Cidadão do Brasil”, com a presença do autor, o jornalista Fernando Barbosa Lima.

O seminário prossegue durante a semana com mesas-redondas, nos turnos da manhã e da tarde, sempre no auditório Benício Dias, em Casa Forte. Na quinta-feira (19) serão realizadas as mesas “Jornalismo contemporâneo: novas fronteiras”, às 9h30, e “Imprensa e formação de opinião”, às 15h, com participação dos jornalistas Ancelmo Góis, Ricardo Noblat, Teresa Cruvinel, Eliane Cantanhêde, Carlos Marchi e Dad Squarisi.

Já na sexta-feira (20), a mesa “Desafios e perspectivas da imprensa em Pernambuco”, às 9h30, terá a participação do diretor de redação do Jornal do Commercio, Ivanildo Sampaio, e dos jornalistas Vandeck Santiago (Diario de Pernambuco) e Fernando Mendonça (Folha de Pernambuco). No mesmo dia, às 15 horas, a mesa-redonda “A imprensa e a liberdade de expressão” reunirá Mino Carta, da revista Carta Capital; Paulo Henrique Amorim, da TV Record; Venício A. de Lima, professor da Universidade de Brasília; e José Paulo Cavalcanti Filho, membro do Conselho Consultivo da TV Pública. O evento será encerrado às 17h, com uma conferência do jornalista Franklin Martins, ministro da Comunicação Social.

A entrada para o seminário é gratuita e não há necessidade de inscrição.

Católica dá início a parceria com o Senai
Por Nathália Bormann

A Universidade Católica de Pernambuco deu início nesta quarta-feira (18) a conversações sobre um possível convênio com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com o intuito de capacitar mão-de-obra para o Porto de Suape. A reunião foi mediada pelo professor do curso de Direito da Universidade Católica Fernando Lapa. O Pró-reitor Acadêmico, Junot Matos, e o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), José Orlando, também representaram a instituição.

O encontro contou ainda com a participação do diretor regional do Senai, Antônio Carlos Maranhão, e do diretor técnico, Uaci Edvaldo Silva. A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) também esteve representada no encontro, através do vice-presidente Felipe Coelho.

O Pró-reitor Junot Matos fez uma exposição das mudanças pelas quais a Universidade vem passando, desde a gestão até o campo estrutural. De acordo com ele, “é pensando na demanda de Suape que estamos analisando essa parceria. Esse modelo de instituição de ensino que fica dentro das quatro paredes não funciona”. O professor Junot revelou, também, que a Universidade pretende implantar quatro cursos tecnológicos até o próximo ano, nas áreas de jogos digitais, turismo, gestão de eventos e fotografia.

O diretor do CCT, professor José Orlando, destacou os campos em que os interesses do Senai podem convergir com os da Universidade, como os de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Informática e Engenharia Química (petróleo e alimentos).

Depois de apresentar a realidade da Católica, foi a vez do diretor regional do Senai, Antônio Carlos, enfatizar que o comprometimento da instituição é com a competitividade da indústria de Pernambuco. Para isso, frisou que são extremamente necessárias duas questões: pessoas qualificadas para o trabalho e empresas capacitadas.

Após mostrar em que unidades de ensino do Senai a parceria com a Católica pode contribuir, Antônio Carlos demonstrou estar disposto a começar a análise dos termos do convênio o mais rápido possível. “Imediatamente, o objetivo é fazer a ligação institucional, formalizada através de um convênio e, a partir daí, estabelecer contatos entre os departamentos da Universidade e o Senai que possuem atividades correlatas, como química, meio ambiente e alimentos. Essa sociedade pode evoluir muito rapidamente”, concluiu.

Fórum de Direitos Humanos discute a exploração da mulher no mercado de trabalho
Por Lucélia Brito

“Exploração da Mulher e Mercado de Trabalho” foi o tema da mesa-redonda realizada na manhã desta quarta-feira (18), no auditório G1, 1º andar do bloco G da Católica. O evento fez parte do 3º Fórum de Direitos Humanos do Recife, organizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social e a Universidade Católica de Pernambuco.

Estavam presentes na mesa-redonda a representante da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura do Recife, Aronildes Gomes, o diretor de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, José Cirilo da Mota, os professores do curso de Direito da Católica Fábio Túlio e Vanessa Pedrosa e a representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Tereza Souza.  

O professor Fábio Túlio falou sobre leis trabalhistas voltadas para mulheres. Segundo ele, “existe uma estrutura legal para amparar as mulheres no mercado de trabalho, mas elas não são efetivadas pelo desrespeito dos empregadores e pela falta de fiscalização”.

Já a professora Vanessa Pedrosa mostrou que o desemprego feminino cresceu nos últimos anos através de uma comparação entre pesquisas realizadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em 1998 e 2008. “Isso é no mínimo curioso se levarmos em conta que sempre se fala em igualdade de gêneros”, afirmou. Para ela, a enorme diferença entre rendimentos de homens e mulheres demonstra que existe preconceito em torno do gênero feminino. “É necessário discutir o real desenvolvimento da cidadania. Precisamos de políticas educacionais que tratem do respeito às diferenças”, disse.

O 3º Fórum de Direitos Humanos do Recife funciona por meio de palestras mensais abertas à comunidade acadêmica da Católica e de outras universidades, membros de organizações da sociedade e movimentos sociais locais e gestores públicos municipais e estaduais. São abordados temas relacionados principalmente a grupos socialmente vulneráveis.

CCJ e CCBS comemoram festa junina
Por Anne Mendes

Os Centros da Universidade Católica de Pernambuco não podiam ficar de fora das comemorações das festas juninas. Nesta quarta-feira (18), foi a vez do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) prestarem sua homenagem aos santos do mês. O CCJ organizou um café da manhã repleto de comidas típicas, muita descontração e forró. À tarde, foi a vez do CCBS montar o seu arraial com bandeirinhas e balões e receber seus convidados em clima de muita animação e com uma mesa repleta de pratos tipicamente juninos.

A festa foi organizada pelos funcionários e professores dos dois Centros. Muitos estudantes também prestigiaram a comemoração. “Final de semestre já é um motivo para comemorar. Momentos como esse são sempre bem-vindos, é uma forma de estar mais próximo dos colegas de trabalho”, afirmou a funcionária do CCJ Ana Lúcia.

“Devíamos fazer isso sempre. Ocasiões assim nos descontrai no ambiente de trabalho e permite uma interação maior dos funcionários, alunos e professores”, concluiu a professora do curso de Direito Alice Costa.  

Quem ficou encantado com a festa do CCBS foi o padre boliviano Hugo Ara, coordenador do futuro Centro Cultural da Católica e que chegou recentemente ao Recife. Na Bolívia, segundo ele, a festa junina é bem diferente.

Projeto de Convivência Flor de Mandacaru realiza festa junina
Por Anne Mendes

Foi arrastando o pé pelo salão que o grupo de convivência do Projeto Flor de Mandacaru encerrou as atividades do semestre. Uma festa temática junina foi montada na tarde da última terça-feira (17) na Universidade Católica de Pernambuco.

Muito forró, quadrilha e ciranda animaram a festa de encerramento, que contou com a participação dos integrantes do grupo e seus acompanhantes. O Flor de Mandacaru conta com a participação de aproximadamente 20 pessoas, todas portadoras de Parkinson. O projeto nasceu de uma parceria entre os cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Católica, juntamente com a Associação Solidária dos Parkinsonianos de Pernambuco.

“Nesses quatro anos em que participo das atividades do projeto, os sintomas da minha doença estão controlados. Como trabalhamos para deixar a mente bem e é ela quem rege nosso corpo, estou muito saudável”, afirmou o integrante do grupo e presidente da Associação de Parkinson de Pernambuco, José Veloso.

O Flor do Mandacaru realiza atividades corporais, coordenadas pela professora Ana Cecília Soares, e preparação vocal, coordenada pela musicista Maria Conceição Silvério e pela fonoaudióloga Carmem Pontes. “É prazeroso vê-los evoluir, as aulas que damos diminuem a depressão que eles sentem. Não são apenas eles que saem renovados, nós também, pois conseguimos atingir nosso objetivo de deixá-los bem”, afirmou Carmem.

Os encontros do projeto Flor de Mandacaru acontecem todas as terças-feiras. No momento, as atividades estão suspensas, mas serão retomadas no dia 5 de agosto.

Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

Para muitos pais, as férias de julho são uma grande preocupação. O que fazer com o tempo livre dos filhos? A resposta pode ser encontrada no Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco, que está preparando um minicurso especial destinado a crianças entre 5 e 12 anos: “Arqueologia para as crianças: conhecendo a Pré-história pernambucana”.

As atividades vão acontecer de 14 a 18 de julho. A turma terá 15 vagas. A programação conta com visitas ao museu, exibição de vídeos, simulação de escavação, jogos interativos, restauração e confecção de cerâmicas, criação de adornos, entre outras. O investimento é de R$ 40,00.

O Museu de Arqueologia também reserva uma boa opção para os universitários. O minicurso “Os hábitos alimentares na Pré-história brasileira” vai traçar o perfil da alimentação do homem pré-histórico. Os estudos serão feitos com base em análise de restos alimentares, adornos e esqueletos humanos encontrados na Furna do Estrago, localizada na Zona Rural de Brejo da Madre de Deus, Agreste pernambucano.

As aulas vão acontecer entre os dias 23 e 25 de julho. O minicurso terá 20 vagas e o investimento é de R$ 20,00. As inscrições para os dois minicursos podem ser feitas no Laboratório de Arqueologia da Católica, que fica no 2o andar do bloco G, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Informações pelo telefone (81) 2119-4192.

Inscrições para cursos de pós-graduação vão até o dia 20
Por Anne Mendes

Para quem busca qualificação, a Universidade Católica de Pernambuco oferece diversos cursos de pós-graduação. Arte e Educação, Ciência Política, Estudos Cinematográficos, Comunicação Política, Psicologia nas Organizações, História da Filosofia, Direitos Humanos, Direito Processual Civil, Relações Internacionais na Era da Globalização, Redes de Computadores, Língua Portuguesa e Ensino da Matemática são apenas algumas das especializações oferecidas. Ao todo são 21 opções, que estão com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (20), na Secretaria das Especializações, no bloco J da Universidade, localizado na Rua Nunes Machado, 42. Informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br.

Abertas inscrições para Bacharelado em Teologia
Por Glaucio Alves

Para quem concluiu um Curso Livre de Teologia, com duração mínima de 1,6 mil horas, pode agora realizar uma reciclagem dos estudos e obter um diploma de Bacharel em Teologia pela Católica. Por meio da portaria 005/2008, a Universidade está disponibilizando 25 vagas para o curso de Bacharelado em Teologia, no turno da noite.  

As inscrições vão até o dia 20 de junho na Diretoria de Gestão Escolar (DGE), antiga DAR, localizada no térreo do bloco R, no campus da Católica, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h e das 18h30 às 20h.  A taxa de inscrição custa R$ 100 e deverá ser paga via boleto bancário. 

A admissão será feita por meio de um processo seletivo, que será realizado a partir das 15h do dia 26 de junho, na coordenação do curso de Teologia, localizado no 1º andar do bloco B. A seleção é composta por uma redação sobre tema teológico e uma entrevista avaliativa.

No ato da inscrição, os interessados devem trazer cópias autenticadas do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, histórico escolar do curso livre de Teologia e o certificado de conclusão do mesmo.

Ainda devem portar cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento, CPF, quitação com o serviço militar, título de eleitor com comprovante do último exercício eleitoral, e uma fotografia 3x4 recente e de boa qualidade. Outras informações podem ser obtidas no curso de Teologia pelo telefone (81) 2119-4171. 

Inscrições para o Vestibular 2008.2 vão até o dia 30

As inscrições para o Vestibular 2008.2 vão até 30 de junho. Estão sendo oferecidas 360 vagas nos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Direito, Fisioterapia, História, Publicidade e Propaganda e Teologia. Metade das vagas de cada graduação será destinada aos candidatos que quiserem concorrer com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2007. Quem não for aprovado com a nota do Enem, poderá fazer as provas tradicionais, que acontecem no dia 12 de julho. A inscrição custa R$ 80,00 e deverá ser feita pelo www.unicap.br.

Os melhores colocados no Vestibular tradicional serão beneficiados com bolsas-prêmio. O primeiro colocado de cada curso terá direito a um desconto de 100% na matrícula, já o segundo lugar de cada graduação terá 75% de abatimento na primeira semestralidade. Para os terceiros lugares, o desconto será de 50%. No valor das demais parcelas da semestralidade, o bônus será de 25% para os três melhores colocados de cada curso.

A Católica é uma das maiores instituições de ensino superior do Nordeste e está vinculada a uma rede internacional de mais de 200 Universidades Católicas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.  A Unicap dispõe de uma estrutura formada por 115 laboratórios, salas de aula, auditórios e quatro clínicas-escola, equipados com o que há de mais moderno. A Católica também investe em pesquisa e seus alunos contam com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que estimula a formação de jovens cientistas.

O aprendizado é reforçado por uma das melhores e maiores bibliotecas da região. Totalmente informatizada e climatizada, a Biblioteca Central oferece um acervo com mais de 141 mil títulos e quase 429 mil exemplares. Os alunos da Católica podem fazer parte também de grupos culturais e equipes esportivas, além de desenvolver atividades sociais. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4143.

Católica está com inscrições abertas para admissão extravestibular

A Católica está abrindo vagas para portadores de diplomas e para alunos interessados em se transferir de outra Instituição de Ensino Superior para a Universidade no semestre 2008.2. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 30 de junho. Confira na tabela abaixo a relação de cursos disponíveis para admissão extravestibular. A portaria com a quantidade de vagas e os turnos disponibilizados está no site da Católica. Outras informações no setor de Admissão pelo telefone (81) 2119-4132. 

Administração
Arquitetura e Urbanismo
Ciências Biológicas *
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Direito
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia Química
Filosofia*
Física *
Fisioterapia
História *
Letras (Português, Português-Inglês, Português-Espanhol)*
Matemática *
Pedagogia *
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Química *
Serviço Social
Teologia – Bacharelado

*Licenciatura Plena

 

.: Outras Notícias :.

     
17/06/2008   Atleta de basquete da Católica é um exemplo
17/06/2008   Aluna de Cabo Verde defende dissertação na Católica
17/06/2008   Papel da imprensa é debatido na transposição do Rio São Francisco

17/06/2008

  Cônsul peruano visita a Católica
17/06/2008   Católica sedia 3º Ciclo de Palestras do Fórum de Direitos Humanos do Recife
17/06/2008   CCT antecipa São João
17/06/2008   Inscrições para cursos de pós-graduação vão até o dia 20
17/06/2008   Abertas inscrições para Bacharelado em Teologia
17/06/2008   Inscrições para o Vestibular 2008.2 vão até o dia 30
17/06/2008   Católica está com inscrições abertas para admissão extravestibular
     


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

JULHO

Inscrições abertas - Univerão oferece 21 cursos durante as férias

1 - O destino do jornal é tema de debate no ciclo de palestras Vivendo o Jornalismo

1 e 2 - Fiocruz irá promover seminário sobre uso de tecnologia

até 4 - Jornalismo e Moda é tema de oficina

até 6 - Inscrições para o Vestibular 2008.2

7 até 11 - História do Cinema Brasileiro é tema de oficina

9 até 11 - Hábitos alimentares da pré-história serão tema de curso na Católica

14 até 18 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

17 e 18 - Mestrados da Católica abrirão inscrição para alunos especiais

21 até 25 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

28 até 30 - Plantas Medicinais serão tema de minicurso

AGOSTO

19 até 21 - Católica sediará 1º Seminário Internacional de Ciências da Religião

25 até 29 - 6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000