A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 17 de junho de 2008 Ano 7

Atleta de basquete da Católica é um exemplo
Por Anne Mendes e Lucélia Brito

Muita força de vontade e gratidão levaram o aluno do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco Antônio Azevedo a conseguir um patrocínio de R$ 2 mil para garantir a participação das equipes de basquete da Unicap na Super Copa Nordeste.

Conhecido como Tonhão, Antônio faz parte da equipe de basquete há cinco anos. Ele já integrava o grupo um ano e meio antes de se tornar aluno da Universidade. Ao ser informado que atletas com um bom nível técnico e que têm um bom rendimento escolar podem ser contemplados com bolsas de estudo na Católica, Antônio resolveu prestar vestibular para o curso de Engenharia Civil no ano de 2003. A dedicação e o esforço nos esportes aliados às boas notas de Antônio fizeram com que o estudante conseguisse uma bolsa de 100% na Universidade.

Segundo Antônio, ao perceber que a equipe precisava de um auxílio financeiro para participar da Super Copa Nordeste de Basquete, ele e os outros atletas se reuniram e escreveram uma carta para conseguir um patrocínio. Ela foi entregue na empresa onde Antônio é estagiário, a Companhia Industrial e Mercantil de Cimentos. O patrocínio foi aprovado e a quantia doada irá colaborar nas despesas de inscrição dos atletas e taxas de arbitragem.

“Foi a forma que encontrei de agradecer à equipe, pois estou me formando graças à Católica e ao esporte, que me possibilitou concluir meus estudos”, agradeceu Tonhão. Ele está se formando em Engenharia Civil neste semestre, com um projeto sobre recuperação de alvenaria resistente.

A equipe de basquete da Católica participou da final da Copa Norte/Nordeste no ano passado e em 2003, obteve a 3ª colocação na Copa do Brasil.

Aluna de Cabo Verde defende dissertação na Católica
Por Anne Mendes

Com muita emoção, a aluna do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Universidade Católica de Pernambuco Maria dos Anjos de Jesus Barros Monteiro Lopes defendeu sua dissertação.

A pesquisa “Incorporação de lodo de esgoto e seus efeitos sobre alguns atributos do solo cultivado com rabanete” foi apresentada na tarde desta terça-feira (17). Durante a defesa, Maria dos Anjos falou sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas do lodo; os materiais e processos utilizados no experimento e como foi realizado o estudo. “Preparamos a terra com os elementos e os deixamos agir por 30 dias. Após esse período, plantamos mudas de rabanete. Foi a partir daí que foram feitas as observações”, explicou.

Maria dos Anjos é natural de Cabo Verde e veio para o Brasil concluir os estudos. Após receber a aprovação da banca, ela agradeceu muito emocionada a receptividade dos brasileiros. A dissertação foi orientada pela coordenadora geral de Pesquisa da Unicap, professora Arminda Saconi, e co-orientada pelo coordenador do curso de Engenharia Química, professor Valdemir Alexandre Santos.

“O momento é muito especial para todos nós. Mesmo ela estando longe, pois vai voltar para seu país, ela sempre terá um lugar aqui, afinal seu trabalho enriqueceu nosso mestrado”, afirmou a professora Arminda. Foi a primeira vez que uma dissertação foi defendida em apenas 16 meses.

Papel da imprensa é debatido na transposição do Rio São Francisco
Por Anna Salustiano

Quem chegava ontem à noite (16) à sala 510 do bloco A da Universidade recebia uma revista chamada Retrato do Brasil. A edição trata da transposição do Rio São Francisco e do saneamento básico do Nordeste. O lançamento da edição foi simultâneo ao debate que recebeu o nome de “Imprensa e a Transposição do São Francisco”. Na palestra, os alunos assistiram à análise sobre a cobertura jornalística.

Fizeram parte da mesa os jornalistas e diretor da Retrato Brasil, Raimundo Pereira, o secretário estadual de Recursos Hídricos, João Bosco Almeida, o editor executivo do Diario de Pernambuco, Sérgio Miguel, e o repórter do caderno de Economia do Jornal do Commercio, Renato Lima.

O primeiro a falar foi Raimundo. Ao começar a palestra ressaltou que “a opinião pública está dividida sobre a transposição. A imprensa trabalha com recursos limitados. Por isso, não tratou o tema com a devida relevância. Para mim, foi um fracasso amplo”.

Para entender o processo da transposição, é preciso adentrar o semi-árido nordestino, que ocupa vasta porção do território brasileiro. Nessas áreas, a terra e a vegetação ficam secas na maior parte do ano. E o Rio São Francisco carrega água das regiões úmidas de suas nascentes, no sul de Minas Gerais, para os sertões castigados pela falta d’água.     

As águas do rio beneficiam, indiretamente, todo o país: oito usinas ao longo de seu curso respondem por 17% da eletricidade gerada nacionalmente. Diretamente, beneficiam as pessoas que estão próximas. Está em curso o projeto grandioso do governo federal de construir dois canais para levar 64 metros cúbicos de água por segundo, em média, para longe do rio, com a finalidade de abastecer as populações e melhorar a irrigação nos sertões do Nordeste Setentrional, que abrange as áreas de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O argumento do ex-gorvernador Miguel Arraes foi o de que o projeto não contemplava a população do Agreste pernambucano. O governo Fernando Henrique projetou então o novo eixo, que é o mais adiantado no governo Lula. Se tudo ocorrer como planejado, deverá estar completamente construído em 2010.

Ao falar da transposição, o secretário João Bosco foi enfático: “O Banco Mundial organiza demanda por água de acordo com os usos e a quantidade que chove. É preciso classificar as áreas de acordo com a gravidade do problema. Se não investir nessa solução, essa região ficará fadada ao subdesenvolvimento”.

O evento foi organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (SinjoPE) e pela Universidade Católica.

Cônsul peruano visita a Católica
Por Anne Mendes

O cônsul do Peru no Recife, Pedro Alberto Rodriguez Moretti, visitou a Universidade Católica de Pernambuco na tarde desta terça-feira (17). Durante a reunião, os critérios necessários para que instituições de ensino superior peruanas possam ser  conveniadas à Unicap e vice-versa foram apenas um dos assuntos.

Por enquanto, alunos apenas dos cursos de História e Geografia devem ser beneficiados com a possibilidade de ir estudar no Peru. Moretti veio acompanhado de Carlos Alberto Valle, do Sincor- PE, e do presidente da Câmara de Intercâmbio Comercrial Peru – Nordeste do Brasil, Jaime Lielson.

Participaram da reunião a Pró-reitora Comunitária, professora Fátima Breckenfeld; o coordenador de Esportes, professor Fernando Lapa; a coordenadora de Graduação, a professora Aline Grego; o professor do curso de História Luiz Carlos Marques e o coordenador do curso de Ciências Econômicas da Católica, professor Thales Castro.

No final da reunião, foi proposta uma visita da Católica a instituições de ensino superior no Peru, com as quais os convênios de intercâmbio poderão ser estabelecidos.

Católica sedia 3º Ciclo de Palestras do Fórum de Direitos Humanos do Recife
Por Lucélia Brito

O 3º Fórum de Direitos Humanos do Recife realiza nesta quarta-feira (18), às 9h, no auditório G1 da Católica, no 1º andar do bloco G, a mesa-redonda Exploração da Mulher e Mercado de Trabalho. O evento é organizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social e a Universidade Católica de Pernambuco.

Em sua terceira edição, o Fórum de Direitos Humanos do Recife aborda temas relacionados principalmente a grupos socialmente vulneráveis e possibilita para os participantes um contato com novas perspectivas de vida e experiências de casos concretos de violação direitos e de valorização da cidadania.

O 3º Fórum de Direitos Humanos do Recife funciona por meio de palestras mensais abertas à comunidade acadêmica da Católica e de outras universidades, membros de organizações da sociedade e movimentos sociais locais e gestores públicos municipais e estaduais.

As vagas são limitadas a 300 participantes, que receberão certificado de participação quando da conclusão das atividades, desde que presentes ao mínimo de 70% das sessões do fórum.  As inscrições podem ser feitas pela internet, no site www.recife.pe.gov.br ou pelo do e-mail:  direitoshumanos@recife.pe.gov.br.

CCT antecipa São João
Por Anna Salustiano

Festança no Arraia. Esse é o tema da festa de São João do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), que será realizado na próxima sexta-feira ( 20) no Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança, localizado no estacionamento dos funcionários, no bloco A.

O forró vai começar às 17h. Os professores e funcionários convidam os interessados para participar da festa. Vista-se a caráter, coloque a sandália de couro e venha preparado para o pé-de-serra.

Inscrições para cursos de pós-graduação vão até o dia 20
Por Anne Mendes

Para quem busca qualificação, a Universidade Católica de Pernambuco oferece diversos cursos de pós-graduação. Arte e Educação, Ciência Política, Estudos Cinematográficos, Comunicação Política, Psicologia nas Organizações, História da Filosofia, Direitos Humanos, Direito Processual Civil, Relações Internacionais na Era da Globalização, Redes de Computadores, Língua Portuguesa e Ensino da Matemática são apenas algumas das especializações oferecidas. Ao todo são 21 opções, que estão com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (20), na Secretaria das Especializações, no bloco J da Universidade, localizado na Rua Nunes Machado, 42. Informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br.

Abertas inscrições para Bacharelado em Teologia
Por Glaucio Alves

Para quem concluiu um Curso Livre de Teologia, com duração mínima de 1,6 mil horas, pode agora realizar uma reciclagem dos estudos e obter um diploma de Bacharel em Teologia pela Católica. Por meio da portaria 005/2008, a Universidade está disponibilizando 25 vagas para o curso de Bacharelado em Teologia, no turno da noite.  

As inscrições vão até o dia 20 de junho na Diretoria de Gestão Escolar (DGE), antiga DAR, localizada no térreo do bloco R, no campus da Católica, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h e das 18h30 às 20h.  A taxa de inscrição custa R$ 100 e deverá ser paga via boleto bancário. 

A admissão será feita por meio de um processo seletivo, que será realizado a partir das 15h do dia 26 de junho, na coordenação do curso de Teologia, localizado no 1º andar do bloco B. A seleção é composta por uma redação sobre tema teológico e uma entrevista avaliativa.

No ato da inscrição, os interessados devem trazer cópias autenticadas do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, histórico escolar do curso livre de Teologia e o certificado de conclusão do mesmo.

Ainda devem portar cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento, CPF, quitação com o serviço militar, título de eleitor com comprovante do último exercício eleitoral, e uma fotografia 3x4 recente e de boa qualidade. Outras informações podem ser obtidas no curso de Teologia pelo telefone (81) 2119-4171. 

Inscrições para o Vestibular 2008.2 vão até o dia 30

As inscrições para o Vestibular 2008.2 vão até 30 de junho. Estão sendo oferecidas 360 vagas nos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Direito, Fisioterapia, História, Publicidade e Propaganda e Teologia. Metade das vagas de cada graduação será destinada aos candidatos que quiserem concorrer com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2007. Quem não for aprovado com a nota do Enem, poderá fazer as provas tradicionais, que acontecem no dia 12 de julho. A inscrição custa R$ 80,00 e deverá ser feita pelo www.unicap.br.

Os melhores colocados no Vestibular tradicional serão beneficiados com bolsas-prêmio. O primeiro colocado de cada curso terá direito a um desconto de 100% na matrícula, já o segundo lugar de cada graduação terá 75% de abatimento na primeira semestralidade. Para os terceiros lugares, o desconto será de 50%. No valor das demais parcelas da semestralidade, o bônus será de 25% para os três melhores colocados de cada curso.

A Católica é uma das maiores instituições de ensino superior do Nordeste e está vinculada a uma rede internacional de mais de 200 Universidades Católicas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.  A Unicap dispõe de uma estrutura formada por 115 laboratórios, salas de aula, auditórios e quatro clínicas-escola, equipados com o que há de mais moderno. A Católica também investe em pesquisa e seus alunos contam com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que estimula a formação de jovens cientistas.

O aprendizado é reforçado por uma das melhores e maiores bibliotecas da região. Totalmente informatizada e climatizada, a Biblioteca Central oferece um acervo com mais de 141 mil títulos e quase 429 mil exemplares. Os alunos da Católica podem fazer parte também de grupos culturais e equipes esportivas, além de desenvolver atividades sociais. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4143.

Católica está com inscrições abertas para admissão extravestibular

A Católica está abrindo vagas para portadores de diplomas e para alunos interessados em se transferir de outra Instituição de Ensino Superior para a Universidade no semestre 2008.2. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 30 de junho. Confira na tabela abaixo a relação de cursos disponíveis para admissão extravestibular. A portaria com a quantidade de vagas e os turnos disponibilizados está no site da Católica. Outras informações no setor de Admissão pelo telefone (81) 2119-4132. 

Administração
Arquitetura e Urbanismo
Ciências Biológicas *
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Direito
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia Química
Filosofia*
Física *
Fisioterapia
História *
Letras (Português, Português-Inglês, Português-Espanhol)*
Matemática *
Pedagogia *
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Química *
Serviço Social
Teologia – Bacharelado

*Licenciatura Plena

 

.: Outras Notícias :.

     
12/06/2008   Curso de Filosofia forma professores para ensinos Fundamental e Médio
12/06/2008   Curso de Fisioterapia realiza oficina de massoterapia
12/06/2008   Recife vai sediar XX Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte

12/06/2008

  Inscrições para 21 cursos de pós-graduação da Católica vão até sexta-feira
     
     
     
     
     
     
     


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

JULHO

Inscrições abertas - Univerão oferece 21 cursos durante as férias

1 - O destino do jornal é tema de debate no ciclo de palestras Vivendo o Jornalismo

1 e 2 - Fiocruz irá promover seminário sobre uso de tecnologia

até 4 - Jornalismo e Moda é tema de oficina

até 6 - Inscrições para o Vestibular 2008.2

7 até 11 - História do Cinema Brasileiro é tema de oficina

9 até 11 - Hábitos alimentares da pré-história serão tema de curso na Católica

14 até 18 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

17 e 18 - Mestrados da Católica abrirão inscrição para alunos especiais

21 até 25 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

28 até 30 - Plantas Medicinais serão tema de minicurso

AGOSTO

19 até 21 - Católica sediará 1º Seminário Internacional de Ciências da Religião

25 até 29 - 6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000