A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 10 de junho de 2008 Ano 7

Liceu de Artes e Ofícios abrigará a Casa Cor Pernambuco 2008
Com informações da M&P Assessoria de Comunicação

LIceu

Já está confirmado: a Casa Cor Pernambuco 2008 será no Liceu de Artes e Ofícios, prédio que pertence à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Este ano, além de movimentar o mercado de arquitetura e decoração da região, a mostra será um grande laboratório para os alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil da Católica, que farão parte da equipe permanente do evento. “A parceria com a Universidade prevê que estes estudantes auxiliem na restauração e na reforma adequada dos espaços do prédio, que é datado de 21 de novembro de 1880”, explica a franqueada Casa Cor, Mônica Ayub. Também está prevista a participação no evento de alunos de Jornalismo, Relações Públicas e Administração. A exposição será realizada de 1º de outubro a 2 de novembro.

Tombado pelo patrimônio histórico municipal, o prédio do Liceu de Artes e Ofícios está localizado na Praça da República, no quadrilátero histórico e arquitetônico mais importante do Recife.

A idéia de Mônica Ayub é preparar a estrutura em torno do Liceu para compor o cenário de época. Para tanto, pesquisas estão sendo realizadas para saber que tipo de calçamento e cores eram utilizados.

Obras do acervo do Liceu estarão expostas durante toda a mostra. O evento contará com uma vitrine especial com livro de visita assinado por D. Pedro II e Carlos Gomes, o mais importante operista brasileiro. Referência no segmento de arquitetura e decoração no País, a Casa Cor Pernambuco terá, este ano, entre seus parceiros, as Tintas Iquine, uma empresa pernambucana, com atuação em todo o território nacional.

Atletas do tênis de mesa da Católica levam o ouro
Por Anna Salustiano

A Universidade Católica sediou no último sábado (7) a competição comunitária na modalidade tênis de mesa. Os atletas que representaram a Unicap se destacaram, mas dois nomes chamaram atenção: Chen Chuan e Iara Borba, os ganhadores da medalha de ouro. Ele joga pela Católica há mais de 15 anos e Iara é ex-aluna de Química. O evento foi realizado pela Federação de Tênis de Mesa.

A equipe da Universidade conta com 40 atletas e nem todos possuem vínculo acadêmico. Desse número, 22 participaram das partidas realizadas no sábado. O evento não envolveu apenas universidades, participaram também a Associação Guararapes, Associação Bongi de Tênis de Mesa e outras entidades filiadas à Federação.

Sobre o resultado das competições, o técnico da equipe, Paulo Matos, diz orgulhoso: “É o resultado de um trabalho sério que a gente faz na instituição há mais de 25 anos. A importância maior recai sobre os atletas. Eles têm maior peso na conquista”.  

Com a humildade de um profissional experiente, Paulo enfatiza: “O tênis de mesa da Católica é um dos mais fortes de Pernambuco”. Os atletas participam com freqüência de eventos interestaduais e nacionais. A equipe foi pentacampeã no circuito Norte e Nordeste 2006.

Para ingressar no esporte, não é necessário ser aluno da Unicap. Basta ter 13 anos e estar disposto a fazer teste de habilidade motora. Para quem quiser conhecer melhor o tênis de mesa da Universidade Católica, os treinamentos acontecem às segundas, quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h na quadra A da coordenação de esportes, no estacionamento dos alunos.  

Neal vai realizar palestra sobre mercado e religião na América Latina
Por Lucélia Brito

O Núcleo de Estudos para América Latina (Neal), da Universidade Católica de Pernambuco, irá realizar nesta sexta-feira (13) a palestra "Mercado e Religião na América Latina", ministrada pela professora Zuleica Dantas. O encontro será na sala 307 do bloco G4 (Espaço Executivo).

O Neal promove pesquisas, seminários, cursos e publicações, visando ao desenvolvimento e à integração da América Latina. O núcleo tem como compromisso promover a conscientização e o progresso da América Latina - assim como do Nordeste e do Brasil - em meio aos desafios da globalização que atravessamos.

No site do Neal (http://www.unicap.br/neal/) estão disponíveis uma série de textos para discussão. Mais informações pelo telefone 2119-4067.

Curso de Jornalismo promoverá debate sobre a Transposição do Rio São Francisco
Com informações do Sindicato dos Jornalistas

Publicação que marcou época no Jornalismo brasileiro, a revista Retrato do Brasil volta a ser publicada e vai lançar, no dia 16 de junho, no Recife - com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco e da Universidade Católica (Unicap) - uma edição especial sobre a transposição do Rio São Francisco e o quadro e projetos para o saneamento básico na região nordestina.

Participarão como debatedores o jornalista Raimundo Pereira, diretor da Retrato do Brasil e ex-editor da revista Veja e dos semanários Movimento e Opinião; o repórter especial do Diario de Pernambuco,Vandeck Santiago; o diretor-adjunto de redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira; o professor de Jornalismo na Universidade Católica, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas e dirigente do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), Ricardo Mello; e o professor de Jornalismo e coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Contemporaneidade da Universidade Federal (UFPE), Alfredo Vizeu.

Com o título "A Política das Águas: a Transposição do São Francisco e o Saneamento Básico no Nordeste", o lançamento da edição especial da Retrato do Brasil será realizado, simultaneamente, com um debate sobre a "Imprensa e a Transposição do São Francisco", uma análise sobre a cobertura jornalística a respeito do tema, no auditório 510 do Bloco A da Unicap, a partir das 19 horas. O evento é aberto ao público.

Jornalistas, estudantes, especialistas e interessados no debate estão convidados. Os primeiros 100 que chegarem ao auditório receberão um exemplar gratuito da edição. A revista Retrato do Brasil virá acompanhada de dois mapas especiais sobre a bacia do Rio São Francisco e com o plano de transposição de parte de suas águas para os rios intermitentes do nordeste setentrional.

Curso de Fisioterapia oferece oficina de massoterapia
Por Anne Mendes

Técnicas de relaxamento e massagens serão oferecidas na próxima quinta-feira (12) na Universidade Católica de Pernambuco. A Oficina de Massoterapia estará funcionando a partir das 7h30 até as 11h, na sala 502 do bloco G4 da Universidade.

Os alunos do curso de Fisioterapia da Católica estarão preparados para aplicar qualquer tipo de massagem, entre elas reflexologia podal, massagem rápida (na cadeira), shantala (destinada a bebês) e, até mesmo, uma especial para grávidas. A oficina é aberta ao público e as sessões de massagens serão disponibilizadas gratuitamente

Jornalistas e radialistas promovem arrasta-pé na sexta-feira
Com informações do Sindicato dos Jornalistas

Jornalistas e radialistas vão se reunir, num arrasta-pé, no dia 13 de junho, a partir das 22 horas, no Clube Líbano, no Pina. É o "Imprensa no Forró 5", a festa junina dos jornalistas e radialistas.

Os artistas Irah Caldeira, Nádia Maia e Gabriel Sá serão responsáveis pela animação do forró dos trabalhadores em comunicação em Pernambuco. Será o legítimo forró pé-de-serra animando o São João, numa organização e promoção dos Sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas.

O SinjoPE informa que jornalista em dia com a entidade não paga ingresso. Cada adimplente tem direito a dois ingressos grátis, devendo deixar na entrada apenas 1 Kg de alimento não-perecível por pessoa. Toda a alimentação arrecadada será doada à Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Fiocruz irá promover seminário sobre uso de tecnologia
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do CPqAM/Fiocruz

Profissionais, pesquisadores e estudantes da área da saúde vão ter a oportunidade de aprender a utilizar uma tecnologia conhecida como citometria de fluxo, utilizada na identificação de células através de partículas fluorescentes, que reconhecem de forma específica proteínas presentes na superfície ou no interior dessas células. Nos dias 1º e 2 de julho, a Fiocruz Pernambuco, em parceria com a BD Biosciences, o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip) e o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc), promove o I Simpósio em Citometria de Fluxo do Recife.

Durante o evento, que será realizado no auditório da Fiocruz Pernambuco, situada no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), os participantes serão apresentados à tecnologia e às suas diversas aplicações na área clínica e de pesquisa. Na programação do evento estão previstas palestras e mesas redondas que vão abordar temas como os princípios básicos da citometria de fluxo, a aplicação da técnica em transplantes de órgãos, na imunologia de tumores e doenças infecto-parasitárias, entre outros assuntos.

Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de junho, porém aqueles que quiserem participar da seleção para o curso prático de citometria devem ser inscrever até o dia 20. Para se inscrever, os participantes devem preencher a ficha de inscrição e fazer o depósito do valor da inscrição (R$ 80,00) na conta corrente número 03001003-8, agência número 1294, da Caixa Econômica Federal.

Para as transferências eletrônicas é preciso especificar o nome do beneficiado, Núcleo de Apoio à Criança com Câncer, e colocar o CNPJ da instituição: 10554426/0001-40. O comprovante de depósito deve ser enviado, posteriormente, junto com a ficha de inscrição, via fax, para o número (81) 3267-9200, em atenção a José Padilha.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis nos sites www.cpqam.fiocruz.br e www.nacc.org.br.

 

.: Outras Notícias :.

     
03/06/2008   Mestrados da Católica têm projetos aprovados pela Capes
03/06/2008   Projeto Horizonte realiza festa junina
03/06/2008   Professor debate sobre Mudanças Contábeis
03/06/2008   Fórum Inter-religioso debate bruxaria
03/06/2008   Revista Jus Civitatis recebe artigos para publicação
02/06/2008   Alunos de Direito simulam julgamento do caso Isabella
02/06/2008   Heitor Villa-Lobos é homenageado
02/06/2008   Cursos de Publicidade e de Jornalismo apresentarão trabalhos nesta quarta-feira
02/06/2008   "A sociedade e os ecossistemas aquáticos" é tema do Quinta na Química
02/06/2008   Católica divulga edital de abertura de inscrição para o Mestrado em Engenharia Civil
02/06/2008   Oportunidade de estágio para estudantes de Ciências da Computação


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

JULHO

Inscrições abertas - Univerão oferece 21 cursos durante as férias

1 - O destino do jornal é tema de debate no ciclo de palestras Vivendo o Jornalismo

1 e 2 - Fiocruz irá promover seminário sobre uso de tecnologia

até 4 - Jornalismo e Moda é tema de oficina

até 6 - Inscrições para o Vestibular 2008.2

7 até 11 - História do Cinema Brasileiro é tema de oficina

9 até 11 - Hábitos alimentares da pré-história serão tema de curso na Católica

14 até 18 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

17 e 18 - Mestrados da Católica abrirão inscrição para alunos especiais

21 até 25 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

28 até 30 - Plantas Medicinais serão tema de minicurso

AGOSTO

19 até 21 - Católica sediará 1º Seminário Internacional de Ciências da Religião

25 até 29 - 6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000