A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 13 de junho de 2008 Ano 7

Univerão oferece 21 cursos durante as férias
Por Lucélia Brito

Abrindo mais um canal com a sociedade, a Universidade Católica de Pernambuco irá oferecer, no mês de julho, 21 cursos de extensão no Programa Univerão 2008.2. A Católica espera receber pessoas interessadas na atualização de seus conhecimentos, no encontro ou reencontro com o espaço acadêmico. As inscrições podem ser feitas na sala 302 do bloco G4, das 12h30 às 16h e das 17h às 20h30. Mais informações pelo telefone 2119-4242 e pelo site www.unicap.br/univerao.

Abaixo, conheça um pouco dos cursos oferecidos:

ADOLESCÊNCIA: UMA CONSTRUÇÃO PSICOSSOCIAL

Para tecer reflexões pertinentes à adolescência enquanto construção psicossocial, o curso traz no conteúdo programático, entre outros assuntos,  a construção do conceito de adolescência e os aspectos socioculturais do fenômeno adolescência. Público-alvo: profissionais da área de educação e estudantes e profissionais de Psicologia.

CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS

Capacita para a função de cuidador de idosos e/ou multiplicadores, com o intuito de manter o idoso o mais independente e ativo possível, dentro de seu contexto familiar e social, respeitando suas limitações e facilitando o seu desempenho funcional. Público-alvo: professores, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.

COMO FALAR BEM EM PÚBLICO

O curso aperfeiçoa o falar em público, desenvolvendo as potencialidades da expressão verbal. Os alunos desenvolvem a habilidade de entonação vocal e melhoram a respiração e a coordenação pneumofonoarticulatória. Público-alvo: estudantes de fonoaudiologia e profissionais que utilizam a voz.

CONFECÇÃO E MANIPULAÇÃO NAS TÉCNICAS DE LUVAS E VARAS

Estimula a criatividade com o teatro de bonecos e cria novas formas de utilização do teatro de bonecos em sala de aula e consultórios. Os alunos aprendem a confeccionar e manipular bonecos, além de desenvolver a postura e a voz para o teatro de bonecos. Público-alvo: professores, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, estudantes e pessoas interessadas na arte do teatro de bonecos. 

CONSTRUINDO PLANILHAS COM EXCEL

O curso proporciona uma maior produtividade em trabalhos de manipulação de dados numéricos, utilizando as ferramentas da planilha eletrônica Microsoft Excel, podendo, assim, gerar relatórios, elaborar gráficos e criar bancos de dados. Público-alvo: todos os interessados.

COREL DRAW PARA INICIANTES

Capacita o participante a utilizar as principais ferramentas e opções do “Corel Draw” formando figuras, logotipos e desenhos vetoriais de nível profissional. Público-alvo: todos os interessados.

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES JAVA (BÁSICO) COM XML

O aluno é capacitado no desenvolvimento de sistemas em Java com potencialidades do XML. Público-alvo: estudantes da área de Exatas, programadores, analistas de sistemas, gerentes de projetos, profissionais em geral do mercado de TI.

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES PARA WEB COM ASP.NET E C#

O curso transmite a programadores C# e a desenvolvedores Web iniciantes os fundamentos de implementação de aplicações Web, utilizando a plataforma .NET. Público-alvo: estudantes e profissionais da área de TI interessados  no desenvolvimento de aplicações para web com a plataforma .NET.

DESENVOLVENDO GAMES E APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS USANDO A PLATAFORMA J2ME (JAVA2 MICRO EDITION)

Apresenta os recursos oferecidos pela plataforma J2ME para o desenvolvimento de softwares dirigidos a dispositivos móveis e treina os alunos no uso dessas ferramentas. Público-alvo: estudantes e profissionais da área de TI interessados em desenvolver games e aplicativos para o mercado mobile.

DESENVOLVENDO SITES DINÂMICOS USANDO PHP E AJAX

Trata de conhecimentos e habilidades fundamentais para desenvolver aplicações para web com a linguagem PHP, utilizando os banco de dados MySQL, a tecnologia Ajax e  conceitos de WEB. Público-alvo: profissionais (webmaster, webdesigners e consultores de TI ) e estudantes que desejam iniciar ou aprofundar seus conhecimentos em PHP e Ajax.

EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE

O participante aprende a identificar os contornos sociais da fabricação dos sujeitos pós-modernos, refletindo sobre a produção das diferenças de gênero, sexo e sexualidade no contexto escolar, utilizando, para isso, as perspectivas pós-estruturalistas. Público-alvo: estudantes e profissionais de psicologia, pedagogia e áreas afins

EFICÁCIA DO TRABALHO EM EQUIPE: COMPETÊNCIAS E RESULTADOS

Proporciona aos participantes uma visão atualizada sobre métodos e estratégias utilizadas na construção da equipe de trabalho, estimulando o autogerenciamento, a motivação e o comprometimento dos colaboradores dentro da estrutura organizacional. Público-alvo: professores, gerentes, instrutores de treinamento, facilitadores, líderes, chefias, administradores, supervisores, psicólogos, pedagogos, estudantes de psicologia, pedagogia, de administração e pessoas que trabalham e desenvolvem equipes.

GRUPO DE ESTUDOS NA ARTICULAÇÃO DO JOELHO

O curso capacita profissionais para o estudo das alterações do joelho, capacitando seus integrantes em todos os aspectos patológicos e terapêuticos voltados a essa articulação. O participante ainda é atualizado a respeito das afecções do joelho, através de estudos aprofundados, permitindo a otimização na terapêutica preventiva e reabilitadora dos pacientes. Público-alvo: alunos e profissionais em Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Enfermagem, Psicologia e afins.

INTERPRETAÇÃO INTEGRADA DAS NORMAS ISO 9001:2000 E PBQP-H NÍVEL A SIAC

Informa sobre aspectos a serem considerados no processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade em empresas de serviços e obras da Construção Civil e orientar os participantes sobre o atendimento aos requisitos normativos. Público-alvo: pessoas interessadas na interpretação dos requisitos do sistema da qualidade, bem como áreas de interface.

INTRODUÇÃO Á LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÂO C#

O participante conhece os conceitos básicos de desenvolvimento na plataforma .Net usando a linguagem C#.  Público-alvo: estudantes e profissionais de TI.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL E FISCALIZAÇÃO

Orienta e informa os participantes sobre a aplicação e cumprimento da legislação ambiental. Público-alvo: pessoas interessadas em conhecer a legislação referente à área ambiental

MARKETING PESSOAL EM PROCESSOS SELETIVOS

Capacita os participantes quanto à melhor utilização das estratégias de “Marketing Pessoal” para processos seletivos. Público-alvo: todos os interessados.

PECULIARIDADES DOS ATENDIMENTOS CLÍNICO E INSTITUCIONAL AO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE E RISCO SOCIAL

Discute especificidades do atendimento a adolescentes que se encontram em situação de violência e risco social, problematizando estratégias de intervenção clínica e institucional nesse contexto de vulnerabilidade social. Público-alvo: estudantes e profissionais de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia e educadores sociais.

PROBLEMAS DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NAS PRÁTICAS CLÍNICAS E EDUCACIONAIS

Realiza diferentes abordagens referentes aos problemas de atenção e hiperatividade nas práticas clínicas e educacionais na atualidade, além de relacionar o aumento de “problemas de atenção” e “hiperatividade” a questões próprias ao modo de vida contemporrâneo. Público-alvo: educadores , psicólogos e profissionais de áreas afins.

PSICODINÂMICA DO TRABALHO

O participante conhece as implicações causadas pela organização do trabalho e os processos de subjetivação manifestos nas vivências de sofrimento mental do trabalhador e quais estratégias podem ser utilizadas para evitar o sofrimento. Público-alvo: estudantes e profissionais de Psicologia, Serviço Social, Administração e áreas afins.

TECNOLOGIA PET

Proporciona aos participantes uma visão da tecnologia utilizada para produção e transformação de poliésteres, com ênfase no PET.  O conteúdo programático aborda desde os processos de polimerização do PET até as aplicações industriais. Público-alvo: estudantes e profissionais de química, engenheira química e engenheira de materiais envolvidos com produção, transformação ou reciclagem de PET. Profissionais das indústrias de síntese e transformação de plásticos.

Inscrições para cursos de pós-graduação vão até o dia 20
Por Anne Mendes

Para quem busca qualificação, a Universidade Católica de Pernambuco oferece diversos cursos de pós-graduação. Arte e Educação, Ciência Política, Estudos Cinematográficos, Psicologia nas Organizações, Ensino da Matemática são apenas algumas das especializações oferecidas. Ao todo são 21 opções, que estão com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (20), na Secretaria das Especializações, no bloco J da Universidade, localizado na Rua Nunes Machado, 42. Informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br.

Aluna do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais defende dissertação no dia 17
Por Anne Mendes

Na próxima terça-feira (17), às 14h30, no anfiteatro localizado no 3º andar do bloco G4, a aluna do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Universidade Católica de Pernambuco Maria dos Anjos de Jesus Barros Monteiro Lopes defenderá sua dissertação.

A pesquisa “Incorporação de lodo de esgoto e seus efeitos sobre alguns atributos do solo cultivado com rabanete” foi orientada pela coordenadora geral de Pesquisa da Unicap, Profª Drª Arminda Saconi, e co-orientada pelo coordenador do curso de Engenharia Química, Profº Drº  Valdemir Alexandre Santos.

Durante a defesa, Maria dos Anjos irá mostrar que o lançamento de poluentes no ambiente tem estado sobre severo controle nos países desenvolvidos e vem crescendo a importância dada ao problema nos países em desenvolvimento, como o Brasil e Cabo Verde, e que uma alternativa viável para a destinação destes resíduos é a sua aplicação na agricultura, como o recondicionante do solo, podendo se tornar relevante do ponto de vista econômico e social.

O estudo teve como objetivo avaliar os efeitos causados pelo uso do lodo de esgoto em solo cultivado com rabanete e foi desenvolvido na Comunidade Famílias Unidas, em Camaragibe.

Coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem vai participar de encontro em Brasília
Por Anna Salustiano

A coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, Profª Drª Wanilda Maria Alves Cavalcanti, irá participar de uma reunião de coordenação de programas de pós-graduação da área de Letras e Lingüística. O evento vai acontecer nos próximos dias 30 de junho e 1º de julho, no auditório do Ministério da Educação, em Brasília.

A responsável pelo evento é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todo o País.

A Capes tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.

A participação da professora Wanilda no evento só reforça a idéia de que a Universidade Católica está sempre preocupada com a qualidade do conhecimento transmitido pelos mestres e doutores da instituição ao alunado.

Universia visita Católica para divulgar Prêmios Santander
Por Anne Mendes

Os representantes da Universia, a coordenadora de relacionamento com universidades, Cristiane Gazana, e do Banco Santander, o gerente comercial, Jayme da Silva Campos, visitaram a Universidade Católica de Pernambuco nesta semana.

Eles vieram divulgar a 4ª edição dos Prêmios Santander/ Universia, que premiará projetos universitários com R$ 350 mil. O concurso é dividido em duas categorias: Empreendedorismo, destinada aos universitários e pós-graduados; e Ciência e Inovação, da qual apenas professores formados pelas universidades ou que possuam vínculo com a mesma podem participar.

As categorias são subdivididas. Para o prêmio Empreendedorismo, podem ser inscritos projetos com as temáticas de Cultura e Educação; Indústria; Tecnologia da Informação e Comunicação e Biotecnologia podem ser inscritos. Os projetos devem ser orientados por um professor. Já para Ciência e Inovação, os projetos precisam contar com o patrocínio de alguma entidade e devem estar relacionados ás áreas de Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação e Biotecnologia.

Todos os projetos devem visar benefícios para comunidade local e regional, apresentar um caráter inovador, viabilidade de aplicação e preocupação de impacto social e ambiental. Os trabalhos inscritos serão avaliados e julgados pela Fundação Dom Cabral e por grandes empresários brasileiros.

A divulgação do resultado está marcada para acontecer no dia 21 de novembro, na cidade de São Paulo. Até agora, mais de 500 inscritos estão concorrendo ao prêmio. As inscrições vão até o dia 22 de agosto.

Informações www.universia.com.br/premiosantander

Conselho Britânico seleciona estagiários
Por Anne Mendes

O British Council Recife está selecionando estagiários. Universitários a partir do 3º período dos cursos de Administração, Relações Internacionais, Letras, Marketing, Secretariado, Turismo/Hotelaria e Relações Públicas podem se candidatar às vagas.

O candidato deve ter conhecimentos de Windows, correio eletrônico, Internet, língua inglesa: conversação (haverá teste durante processo seletivo) e redação de cartas e documentos.

Quem desejar se candidatar deverá dispor de 4 a 6 horas diárias. As bolsas variam de R$ 600,00 a R$ 800,00. O candidato aprovado atuará dando suporte a eventos; coletando dados para fins estatísticos; na recepção de visitantes locais e estrangeiros; serviços ao cliente através de e-mail, pessoalmente e por telefone; apoio administrativo ao escritório.

Os interessados devem encaminhar currículo, até o dia 19 de junho, para o e-mail recife@britishcouncil.org.br 

.: Outras Notícias :.

     
12/06/2008   Curso de Filosofia forma professores para ensinos Fundamental e Médio
12/06/2008   Curso de Fisioterapia realiza oficina de massoterapia
12/06/2008   Recife vai sediar XX Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte

12/06/2008

  Inscrições para 21 cursos de pós-graduação da Católica vão até sexta-feira
     
     
     
     
     
     
     


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

JULHO

Inscrições abertas - Univerão oferece 21 cursos durante as férias

1 - O destino do jornal é tema de debate no ciclo de palestras Vivendo o Jornalismo

1 e 2 - Fiocruz irá promover seminário sobre uso de tecnologia

até 4 - Jornalismo e Moda é tema de oficina

até 6 - Inscrições para o Vestibular 2008.2

7 até 11 - História do Cinema Brasileiro é tema de oficina

9 até 11 - Hábitos alimentares da pré-história serão tema de curso na Católica

14 até 18 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

17 e 18 - Mestrados da Católica abrirão inscrição para alunos especiais

21 até 25 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

28 até 30 - Plantas Medicinais serão tema de minicurso

AGOSTO

19 até 21 - Católica sediará 1º Seminário Internacional de Ciências da Religião

25 até 29 - 6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000