A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 2 de junho de 2008 Ano 7

Alunos de Direito simulam julgamento do caso Isabella
Por Glaucio Alves

Alunos do 9º período do curso de Direito da Católica participaram, na manhã desta segunda-feira (2), no Núcleo de Prática Jurídica da Astepi, da simulação do julgamento do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta de Isabella Nardoni, 5 anos. A menina caiu do sexto andar do prédio onde o casal morava, em São Paulo. O caso aconteceu no dia 29 de março.    

No lugar do juiz, estava o aluno Everton Figueiredo; no banco dos réus, representando o casal, estavam Diego Medeiros e Bruna Porto; a acusação ficou por conta do estudante Jorge Luiz de Carvalho e, a defesa, com Shirley Mirwald Garrett. O juri teve a coordenação das professoras do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) Mirza Porto, Fátima Falcão e Valdênia Brito. 

De acordo com Mirza Porto, os alunos conseguiram a denúncia e peças originais na íntegra. “Com base nesses documentos, os estudantes elaboraram o libelo (peça da promotoria que é lida no dia do julgamento)”, afirmou. Para a docente, o júri simulado permite que os universitários vivenciem a prática da profissão. “O procedimento realizado é o mesmo de um julgamento”, enfatizou.

Heitor Villa-Lobos é homenageado
Por Anna Salustiano

“Um show com alma de brasilidade”. Foi assim que o Irmão Lindbergh Pires, regente do Madrigal Marlos Nobre, definiu o show em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos. O recital aconteceu na noite de sexta-feira (30), na Capela da Universidade.

Heitor Villa-Lobos ia buscar a fonte de inspiração nas florestas, na cultura dos negros, na Amazônia. “Toda a seiva, ele trouxe para a música”, declarou Irmão Pires. O compositor saiu do país e foi reconhecido na Europa, mais especificamente na França, pelo também compositor moderno Olivier Messean.

Depois que voltou da Europa, “Heitor foi coroado e aceito no Brasil. Durante a vida, ele regeu mais de 81 orquestras no mundo todo”, enfatizou. Os direitos autorais de Villa-Lobos continuam na Europa, onde suas composições são executadas.

Assim que Irmão Pires terminou de contar um breve histórico do musicista, era chegada a hora da apresentação. A primeira a se apresentar foi Patrícia Maria da Silva cantando a música Modinha Seresta nº 5. Em seguida, Bruno Ranniery com a Canção do Poeta do Século XVIII – Modinha. O terceiro a se apresentar foi Lucas Timóteo com a Canção do Amor. Mais nove solistas fizeram suas apresentações na Capela.

Breve histórico – Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro em 1887, iniciando seus estudos com o pai, que lhe ensinou violoncelo e clarinete. Com a República, a cidade do Rio de Janeiro, capital política e cultural do país, crescia, industrializava-se e ganhava novas influências culturais: da Argentina chegavam tangos; da Europa, valsas, polcas e os cafés-cantantes; da Itália, famosas companhias de teatro e ópera. No período que vai de 1905 até 1912, Villa-Lobos realizou suas famosas viagens pelo Norte e Nordeste do país. As experiências adquiridas nessas viagens resultaram mais tarde, em um de seus trabalhos mais importantes, O Guia Prático, uma coletânea de canções folclóricas destinadas à educação musical nas escolas, pois ele as considerava “raízes da nossa nacionalidade”.

Cursos de Publicidade e de Jornalismo apresentarão trabalhos nesta quarta-feira
Por Anne Mendes

Nesta quarta-feira (4) os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco irão apresentar spots de rádio, blogs e vídeos numa espécie de Festival do Minuto. Na parte da manhã, serão apresentados os resultados das turmas de Publicidade e, na parte da tarde, será a vez de Jornalismo.

Os trabalhos de Publicidade foram realizados em cima do tema “Você faz parte”, proposto pelo professor Ricardo Mello, e serão analisados por convidados. Já os projetos de Jornalismo foram propostos com a intenção de debater um pouco o campo que une a prática profissional e a cidadania.

Os projetos serão avaliados pelos professores Paulo Fradique e Carla Patrícia, e pelos jornalistas Samarone Lima, Ivan Moraes Filho, Paula Losada e Marcella Sampaio. Pretende-se veicular os trabalhos em emissoras educativas.

"A sociedade e os ecossistemas aquáticos" é tema do Quinta na Química
Por Lucélia Brito

Na Semana do Meio Ambiente, o Quinta na Química realiza a palestra “A sociedade e os ecossistemas aquáticos”. O evento será na próxima quinta-feira (5), às 17h, na sala 113 do bloco "D" da Católica.

Ministrada pelo professor do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco Manuel de Jesus Flores Montes, a palestra irá abordar temas como as pressões que ambientes aquáticos recebem, os impactos no ciclo hidrológico e a disponibilidade de água.

O Quinta na Química é um encontro semanal fruto de uma parceria dos cursos da área de Química da Católica. O objetivo principal do projeto é contribuir para o conhecimento e aprendizado dos alunos daquilo que é apresentado em sala de aula. Informações pelo telefone (81) 2119-4188.

Católica divulga edital de abertura de inscrição para o Mestrado em Engenharia Civil
Por Lucélia Brito

De 9 de junho a 11 de julho de 2008, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Engenharia Civil, com área de concentração em Engenharia das Construções, turma 2008.2. São oferecidas 8 (oito) vagas destinadas a portadores de diplomas de Engenharia Civil, Arquitetura e áreas afins, outorgados por Instituições de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação.

A pré-inscrição pode ser feita pelo site www.unicap.br. Para conferir o edital de abertura de inscrição para a seleção de candidatos para o programa de Mestrado em Engenharia Civil, clique aqui. Mais informações pelo telefone 2119-4369 ou pelo e-mail: prac@unicap.br.

Oportunidade de estágio para estudantes de Ciências da Computação
Por Anne Mendes

A BrascomTi Tecnologia está à procura de um estagiário. Alunos a partir do 5º período do curso de Ciências da Computação podem se candidatar à vaga. O estudante deve ter conhecimentos em PHP, Ájax e Mysl e dispor de 8h diárias de segunda à sexta.

Quem for aprovado atuará na área de programação e desenvolvimento da empresa e receberá uma bolsa entre R$ 800,00 e R$ 1.000,00.

Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail: rh@brascomti.com.br.

Informações:
(81) 3423.1663
http://www.brascomti.com.br/

 

 

 

.: Outras Notícias :.

30/05/2008   O consumo da carne foi tema do 2º Encontro de Conscientização Ambiental
30/05/2008   Atividades do Diálogos entre arte e público se encerram na Católica
30/05/2008   Sistema prisional no Brasil é tema de palestra
30/05/2008   Católica promove XIII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
30/05/2008   Abertas as inscrições para Prêmio de Jornalismo Universitário
29/05/2008   Capitalismo na periferia é debatido na Católica
29/05/2008   Direito promove palestra sobre violência e sistema prisional
29/05/2008   Começa o 3º Encontro Diálogos entre Artes e Público
29/05/2008   CCS e Pastoral realizam Café Ético junino
29/05/2008   Unicap Junior retoma as atividades
29/05/2008   Professor de Jornalismo participará de debate sobre ética na comunicação
29/05/2008   Projeto de Relações Públicas apresenta novos artistas pernambucanos


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

JULHO

Inscrições abertas - Univerão oferece 21 cursos durante as férias

1 - O destino do jornal é tema de debate no ciclo de palestras Vivendo o Jornalismo

1 e 2 - Fiocruz irá promover seminário sobre uso de tecnologia

até 4 - Jornalismo e Moda é tema de oficina

até 6 - Inscrições para o Vestibular 2008.2

7 até 11 - História do Cinema Brasileiro é tema de oficina

9 até 11 - Hábitos alimentares da pré-história serão tema de curso na Católica

14 até 18 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

17 e 18 - Mestrados da Católica abrirão inscrição para alunos especiais

21 até 25 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

28 até 30 - Plantas Medicinais serão tema de minicurso

AGOSTO

19 até 21 - Católica sediará 1º Seminário Internacional de Ciências da Religião

25 até 29 - 6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000