A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 9 de junho de 2008 Ano 7

Desenvolver o potencial social da Fasa é o objetivo da nova gerente executiva
Por Glaucio Alves

Trabalhar para desenvolver o potencial social da Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa) é a principal meta da nova gerente executiva do órgão, Maria Izabel Araújo. A nova gestora é formada em economia pela Universidade Católica de Pernambuco e cursou gerenciamento de organização sem fins lucrativos em Seatle, Estados Unidos. Além disso, também se especializou em gestão ambiental pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Maria Izabel trabalhou sete anos na área financeira de uma instituição particular, passou dois anos como assessora administrativa de uma ONG e também coordenou um projeto socioambiental na Fundação Alice Figueira de apoio ao Imip. “Gerir a Fasa será um grande desafio que exige organização e determinação. Ela não se resume só à gráfica ou livraria, mas é uma instituição que desempenha um papel social”, afirmou.

A nova gerente executiva assumiu o cargo há uma semana e ainda está se apoderando de informações sobre a Fasa. Ela adianta que a fundação possui funcionários competentes e uma gráfica de boa qualidade. “O trabalho será direcionado para valorizar os objetivos institucionais da Fundação no desenvolvimento da cultura e educação na perspectiva de buscar novos parceiros”, destacou Maria Izabel.

Bruxaria é discutida na Católica
Por Anne Mendes

A religião Wicca foi o tema do Fórum Inter-religioso, promovido pela Universidade Católica de Pernambuco, na tarde desta segunda feira (9). Um vídeo sobre a religião foi exibido e, em seguida, Karina Oliveira e Érica Silva foram convidadas para falar sobre a Wicca. “É uma ótima oportunidade para desmistificar a idéia de que as bruxas são aquelas figuras velhas com verruga no nariz, afinal isso não tem nenhuma relação com nossos dogmas”, explicou Karina.

Esse segmento religioso foi fundado por Gerald B. Gardner, um bruxo inglês, que impulsionou a expansão dos cultos por todo o mundo. “Ao contrário do que as pessoas pensam, não fazemos bruxarias para fazer mal as pessoas, até porque praticando o mal o receberemos três vezes mais forte de volta. Simplesmente cultuamos a natureza, gostamos de viver em harmonia com ela”, afirmou Érica.

Durante o fórum, também foi esclarecido o fato de muitos dos seguidores wiccas utilizarem vestimentas na cor preta. “Não somos obrigados a usar roupas nessa cor, é uma questão de opção. Nossa religião não apresenta estereótipos, as pessoas podem se vestir de qualquer forma”, comentou Karina.

Terapia Ocupacional promove festa junina na Santa Casa de Misericórdia
Por Anna Salustiano

Como estamos nos aproximando das festas juninas, os alunos do 7º período do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica vão aproveitar o ensejo para comemorar a data na Santa Casa de Misericórdia, localizada na Avenida Cruz Cabugá, na próxima quarta-feira (11), às 9h. O trabalho contempla as exigências da disciplina Terapia Ocupacional em Saúde do Idoso, ministrada pelo professor Naum Mesquita.

Na Santa Casa, os alunos desenvolvem atendimentos para melhoria na qualidade de vida dos idosos internos. Os estudantes recebem suporte teórico sobre as alterações na saúde durante o envelhecimento do ser humano e de como proporcionar um melhor bem-estar e autonomia aos velhinhos.

Segundo Naum, a festa tem como objetivo driblar um malefício que a institucionalização provoca. “Desenvolvemos atividades que vão melhorar cognição e memória, interação social e manutenção de projetos de vida”, pontuou. Além de trabalhos com os idosos, os estudantes estão engajados em projetos de atendimento às comunidades e à saúde da criança.

“Eu tenho excelente retorno dos alunos, eles relatam os fortes vínculos desenvolvidos com os idosos. Falam de como eles enxergam benefícios que a terapia ocupacional proporciona para o dia-a-dia dessa gente”, explicou o professor Naum, destacando ainda que “quando chegamos nas instituições eles têm um estilo de vida letárgico, estão numa situação de abandono de si mesmo”. 

O trabalho apesar de pouco tempo rende bons frutos e sistematiza um quadro que antes era negativo.

O resultado é sentido pelos alunos que atuam na Santa Casa. “Estou apaixonada, a gente vê o crescimento e o impacto que a Terapia Ocupacional tem na vida dos idosos. É uma prática muito boa proporcionada pela Universidade”, disse a estudante do 7º período Viviane Fernandes.

Abertas inscrições para curso de inverno de língua e cultura alemãs
Informações da Assessoria de Imprensa do Serviço de Intercâmbio Acadêmico (DAAD)

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo,  abriu as inscrições para o Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs, também conhecido por  “Deutschlandkundlicher Winterkurs”.

Serão seis semanas de curso de alemão (3 horas diárias), literatura (4 horas semanais) e cultura alemã (4 horas semanais) e uma excursão a Berlim, Bonn e Weimar. O programa acontecerá em janeiro e fevereiro de 2009, em cooperação com asuniversidades de Freiburg, Essen, Leipzig e Berlim.Para participar, o candidato precisa ser brasileiro ou estrangeiro com residência permanente no Brasil, possuir até 32 anos, estar matriculado em universidade brasileira, ter no mínimo o sexto período da graduação concluído até o fim deste ano (admite-se também pós-graduandos), apresentar desempenho acadêmico muito bom e comprovar conhecimento de alemão equivalente ao nível interme­diário, entre outras exigências.

O DAAD oferece bolsas que incluem o curso, seguro-saúde, auxílio para manutenção, hospedagem e alimentação e o reembolso da passagem aérea. O programa ainda oferece aos participantes atividades como excursões nos fins de semana e visitas a teatros, museus e instituições culturais. Os pedidos de bolsa devem ser enviados para o escritório do DAAD no Rio de Janeiro até 11 de julho. Mais informações pelo site: http://rio.daad.de/shared/graduacao.htm

 

.: Outras Notícias :.

     
03/06/2008   Mestrados da Católica têm projetos aprovados pela Capes
03/06/2008   Projeto Horizonte realiza festa junina
03/06/2008   Professor debate sobre Mudanças Contábeis
03/06/2008   Fórum Inter-religioso debate bruxaria
03/06/2008   Revista Jus Civitatis recebe artigos para publicação
02/06/2008   Alunos de Direito simulam julgamento do caso Isabella
02/06/2008   Heitor Villa-Lobos é homenageado
02/06/2008   Cursos de Publicidade e de Jornalismo apresentarão trabalhos nesta quarta-feira
02/06/2008   "A sociedade e os ecossistemas aquáticos" é tema do Quinta na Química
02/06/2008   Católica divulga edital de abertura de inscrição para o Mestrado em Engenharia Civil
02/06/2008   Oportunidade de estágio para estudantes de Ciências da Computação


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

JULHO

Inscrições abertas - Univerão oferece 21 cursos durante as férias

1 - O destino do jornal é tema de debate no ciclo de palestras Vivendo o Jornalismo

1 e 2 - Fiocruz irá promover seminário sobre uso de tecnologia

até 4 - Jornalismo e Moda é tema de oficina

até 6 - Inscrições para o Vestibular 2008.2

7 até 11 - História do Cinema Brasileiro é tema de oficina

9 até 11 - Hábitos alimentares da pré-história serão tema de curso na Católica

14 até 18 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

17 e 18 - Mestrados da Católica abrirão inscrição para alunos especiais

21 até 25 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

28 até 30 - Plantas Medicinais serão tema de minicurso

AGOSTO

19 até 21 - Católica sediará 1º Seminário Internacional de Ciências da Religião

25 até 29 - 6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000