A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 6 de junho de 2008 Ano 7

Reitor participa de conferência sobre educação superior na Colômbia
Por Glaucio Alves

O Reitor da Universidade Católica, Padre Pedro Rubens, participou da Conferência Regional de Educação Superior 2008 (CRES 2008), que acabou nesta sexta-feira (6), em Cartagena de Índias, Colômbia. Também foram para o encontro, os reitores da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Calado, e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amaro Lins. A conferência trouxe reflexões sobre a diversificação dos modelos educacionais adotados por instituições de ensino superior na América Latina e no Caribe.

O tema central das atividades da CRES 2008 foi o princípio no qual a educação superior precisa ser assumida como um bem público. Os cenários de mudanças que devem orientar os esforços de agentes, instituições e governos para a formulação de novas políticas regionais para a educação superior na América Latina e no Caribe formaram a pauta do encontro. O evento foi aberto pelo presidente colombiano, Álvaro Uribe.

Dez sessões temáticas, cinco mesas-redondas, três grandes conferências, duas mostras (de Ciência e Tecnologia e Inovação e de Livros Universitários), uma mesa de ministros de Estado e a redação da Declaração CRES 2008 foram as principais atividades do encontro. O evento foi coordenado pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe e pelo Ministério de Educação Nacional da Colômbia, com o apoio da Associação Colombiana de Universidad e do Convênio Andrés Bello.

Participaram da conferência 25 ministros, vice-ministros e secretários de Estado, 2.617 delegados, entre eles reitores e pró-reitores de universidades, pesquisadores e técnicos vinculados ao ensino superior, além de 221 estudantes latino-americanos. Os participantes representaram 24 dos 37 países e regiões que integram a América Latina e o Caribe, além de comitivas da Espanha, Portugal e Estados Unidos.

Evento sobre a cultura pernambucana marca sexta-feira na Católica
Por Anne Mendes e Anna Salustiano

Música, comidas típicas, peça teatral, exposição de artesanato e literatura animaram a tarde desta sexta-feira (6) na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Os alunos do 7º período do curso de Relações Públicas organizaram o “Pernambuco do lado de cá”, evento idealizado por eles através da disciplina Práticas em Relações Públicas I, ministrada pela professora Theresa Sampaio.

“O grupo trabalhou muito bem e foram criativos, afinal trabalhar o lado de Pernambuco que as pessoas não conhecem não é fácil. Foi uma idéia inovadora”, afirmou a professora Theresa. O evento foi organizado em sete pólos: gastronomia, literatura, artes cênicas, dança, música, artesanato e artes plásticas. Quem circulou pelo hall do bloco A pôde conferir apresentações.

“Queríamos através desse projeto apresentar Pernambuco para o próprio pernambucano; mostrar o lado da cultura desconhecido, não muito divulgado”, explicou uma das alunas da turma de Relações Públicas e coordenadora do evento, Rochana Santos.

Na noite desta sexta-feira (6), o hall do bloco A serviu para várias apresentações. A primeira participação foi do Balé Deveras que, apesar do nome, mostrou ao público o ritmo típico do Nordeste, forró. Vestidos a caráter, os integrantes da quadrilha empolgaram os presentes, como Laís Telles. “Achei muito organizado. O que me chamou atenção foi o colorido”, elogiou.

Toda a turma se envolveu com a elaboração. As tarefas foram divididas de forma que o conjunto celebrasse o todo. Alguns alunos ficaram com o material de divulgação, outros, responsáveis pela infra-estrutura, um grupo fez a comunicação, mais pessoas fizeram a ornamentação e por último o buffet.

A coordenadora de infra-estrutura, Nina Costa, enfatizou a importância do evento. “A organização mostrou as produções pernambucanas que não estão sendo reconhecidas aqui no Estado, porque não têm investimento”. Ao ser questionada sobre a profissão que escolheu, Nina nem titubeou: “Meu amor é por Relações Públicas, meu sonho está sendo realizado”.

Igo Bione, coordenador de divulgação, ficou responsável pela marca, cartazes, cartilhas e banner.

Quanto à realização do Pernambuco do Lado de Cá, Igo ressalta que a professora Theresa Sampaio possibilitou uma abertura para os alunos produzirem. “A professora demonstrou confiança na gente e só disse: façam as coisas e tragam para eu assinar, o que possibilitou um leque de opções para a gente explorar”.

O conhecido homem da meia-noite estava vestido como tal. Ele prestigiou o evento e fez questão de enfatizar: “É louvável ter essas iniciativas na Universidade. A gente tem várias coisas acontecendo no Estado, mas só faz para turista ver”. 

Além da quadrilha, uma banda chamada Vila da Fábrica animou os presentes. Em seguida, os alunos se dirigiram à sala 510 do bloco A. Lá, foi realizada a palestra “Cena da cultura local ainda desconhecida entre os pernambucanos”. Teca Carlos, ex-professora da Universidade, enfatizou: “Temos que nos preocupar com a recuperação e preservação da memória, se não conservarmos a literatura feneceremos”.

O cordelista Adelmo Vasconcelos trouxe ao público muita irreverência com a leitura dos cordéis. Os presentes se deleitaram ao ouvir “Virei pastor e fiquei rico”. Segue abaixo um trechinho da história que diz assim: “Prego toda quarta-feira, nas horas fortes de pico, saio com a maleta cheia, minha vida agora é mansa, só falo de amor e Deus e dos versículos de Hebreus, virei pastor e fiquei rico”. Ao final da conversa, Adelmo disse que o divertimento dele é escrever, ler e sonhar.

O último a falar foi o jornalista Leidson Ferraz, que abordou as dificuldades do teatro em função da relação com a imprensa. “A minha arte é coletiva, a de vocês é individual. Quando reúno gente, preciso de dinheiro. E a arte não consegue dialogar com o mundo de hoje”.

O projeto, desenvolvido pelos alunos, recebeu o apoio dos professores Alfredo Sotero, Robson Teles, Paulo Fradique, secretaria da coordenação do curso, da Ambev, Nova Vida Alimentos, Indaiá, Grupo Horizonte, Gerência de Literatura e Editoriato da Fundação de Cultura, Formatec, Agerp, Mariah, Adams, Alcides Cardoso, José Marques e Tiago Glasner.

Católica abre espaço para feira de artesanato
Por Anne Mendes

Artesanato, roupas e acessórios estão em exposição no térreo do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco. Desde a última quarta-feira (4), a feira de artesanato do Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodart) da Diretoria de Economia Popular e Solidária da Prefeitura do Recife está montada na Universidade.

Todos os artesãos, que estão com os trabalhos expostos em barraquinhas padronizadas, são associados ao Programa, que tem mais de 3 mil pessoas cadastradas. “Para fazer parte dessa iniciativa eles disponibilizam os produtos para avaliação. Uma vez aprovados, o artesão passa a fazer parte do Programa”, explicou a gerente do Prodart, Fátima Nery.

As mais de 30 barraquinhas ficarão no hall da Universidade até a próxima terça-feira (10).

Os produtos expostos na feirinha da Católica podem ser encontrados em outros locais. Na última semana de cada mês, no hall da entrada da Prefeitura do Recife; e nos fins de semana, nas praças de Casa Forte, Poço da Panela, Lagoa do Araçá e na feirinha de Boa Viagem.

 

 

.: Outras Notícias :.

     
03/06/2008   Mestrados da Católica têm projetos aprovados pela Capes
03/06/2008   Projeto Horizonte realiza festa junina
03/06/2008   Professor debate sobre Mudanças Contábeis
03/06/2008   Fórum Inter-religioso debate bruxaria
03/06/2008   Revista Jus Civitatis recebe artigos para publicação
02/06/2008   Alunos de Direito simulam julgamento do caso Isabella
02/06/2008   Heitor Villa-Lobos é homenageado
02/06/2008   Cursos de Publicidade e de Jornalismo apresentarão trabalhos nesta quarta-feira
02/06/2008   "A sociedade e os ecossistemas aquáticos" é tema do Quinta na Química
02/06/2008   Católica divulga edital de abertura de inscrição para o Mestrado em Engenharia Civil
02/06/2008   Oportunidade de estágio para estudantes de Ciências da Computação


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

JULHO

Inscrições abertas - Univerão oferece 21 cursos durante as férias

1 - O destino do jornal é tema de debate no ciclo de palestras Vivendo o Jornalismo

1 e 2 - Fiocruz irá promover seminário sobre uso de tecnologia

até 4 - Jornalismo e Moda é tema de oficina

até 6 - Inscrições para o Vestibular 2008.2

7 até 11 - História do Cinema Brasileiro é tema de oficina

9 até 11 - Hábitos alimentares da pré-história serão tema de curso na Católica

14 até 18 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

17 e 18 - Mestrados da Católica abrirão inscrição para alunos especiais

21 até 25 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

28 até 30 - Plantas Medicinais serão tema de minicurso

AGOSTO

19 até 21 - Católica sediará 1º Seminário Internacional de Ciências da Religião

25 até 29 - 6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000