X Colóquio de História vai debater a escravidão, abolição e pós-abolição

O X Colóquio de História da Universidade Católica de Pernambuco será realizado de 16 a 18 de novembro e terá como tema “Escravidão, Abolição e Pós-Abolição”. A conferência de abertura será feita pelo Prof. Dr Marcus Carvalho, da UFPE. Ele falará sobre ““Depois de 1831: os negócios do tráfico atlântico de escravos para Pernambuco”.

O evento, promovido pelo curso de História em parceria com o Instituto Humanitas Unicap e o D.A. de História, contará com uma vasta programação, incluindo minicursos, simpósios temáticos, lançamentos de livros e conferências.

Programação

Dia 16.11 – 19h. Conferência de abertura com o Prof. Dr. Marcus Carvalho (UFPE). Tema: “Depois de 1831: os negócios do tráfico atlântico de escravos para Pernambuco”.

Dia 17.11

10 às 12h – minicursos.

14 às 16.30 – Simpósios Temáticos.

18.30h – Lançamento do livro “Memórias do Museu de Arqueologia da Unicap”, autora: Maria do Carmo de Caldas Dias Costa, Editora Provisual.

19h – Conferência com o Prof. Dr. Walter Fraga Filho (UFRB). Tema: “O 13 de maio e os dias seguintes”.

Dia 18.11

10 às 12h – minicursos.

14 às 16.30 – Simpósios Temáticos.

18.30h – lançamento do livro “História, cultura e patrimônio: experiência de pesquisa” organizadores: Tiago da Silva Cesar, Flavio José Gomes Cabral, Luís Manuel Domingues do Nascimento e Maria Emília Vasconcelos dos Santos. Editora Universitária da UFPE.

19h – Conferência de encerramento proferida pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Staudt Moreira (UNISINOS). Tema “Negras trajetórias, pardos indivíduos: burocracia, devoção e abolicionismo”.