Workshop ensina alunos de Fisioterapia a confeccionar cicloergômetro

Alunos do oitavo período do curso de Fisioterapia da Unicap participaram de um workshop coordenado pelo professor Nelson Henrique. Como uma atividade extraclasse da disciplina “Fisioterapia em intensivismo”, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender a encarar a falta de recursos como uma oportunidade de gerar estratégias criativas. No workshop, a fisioterapeuta Alessandra Emanuelly ensinou os participantes a confeccionarem um cicloergômetro com material de baixo custo, no caso PVC, e orientou sobre a aplicabilidade clínica desse recurso.

Cristiana Machado, coordenadora do curso de Fisioterapia, pontua a importância de eventos como esse para a bagagem profissional dos futuros fisioterapeutas. “Essa atividade é um grande exemplo de que é possível trabalhar questões de sustentabilidade na graduação, estimulando os alunos a olhar com responsabilidade o que a sociedade está produzindo e experimentar a possibilidade de oferecer recursos de qualidade e de baixo custo para as pessoas que precisam e que podem ser beneficiadas para a recuperação da integridade física. A vantagem é que o cicloergômetro é leve, funcional e pode ser facilmente usado em ambiente hospitalar, domiciliar e em outros serviços de saúde que não dispõem de materiais ou equipamentos que auxiliem o trabalho da fisioterapia”, ressalta.

Por Julia Emily e Tayná Chagas