Vulnerabilidade e Justiça Socioambiental foi o tema da palestra de abertura da 14ª Semana da Mulher

_DSC2220_
Fotos: Adelson Alves / Curso Superior de Tecnologia em Fotografia

Foi realizada na noite desta terça-feira, dia 8 de março, a abertura da 14ª Semana da Mulher na Unicap, no Auditório G1. O evento é coordenado pelo Instituto Humanitas Unicap (IHU) com apoio dos Centros Acadêmicos e em parceria com o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop).

A 14ª Semana da Mulher na Unicap (SMU), que acontece até o dia 10, tem como tema: “Vulnerabilidade e Justiça Socioambiental”, baseado na Campanha da Fraternidade da CNBB que, este ano, aborda o tema: “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

_DSC2195_No início do evento, a professora do curso de Serviço Social da Unicap, coordenadora do Espaço Criança Esperança de Jaboatão e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Raça, Gênero e Políticas Públicas, colaboradora do IHU e integrante da equipe organizadora da SMU, Valdenice José Raimundo, representando o Pró-reitor Comunitário e coordenador do IHU, Padre Lúcio Flávio Ribeiro, fez a saudação de abertura da 14ª Semana da Mulher na Unicap.

_DSC2233_A professora Valdenice Raimundo falou para um grande público no Auditório G1, cumprimentando-o e dizendo, entre outras coisas, que a luta atual das mulheres não é para provocar uma guerra. “Nossa luta não é para provocar uma guerra entre os sexos, mas para apontar que as relações são hierarquizadas no que diz respeito ao lugar que cada um tem historicamente ocupado na sociedade e isto precisa ser modificado. Estamos todos implicados nessa luta.”

“Para finalizar, afirmo: nos manteremos na luta, enquanto as mulheres forem oprimidas. Parabéns a todas as mulheres e aos que se posicionam contrários a toda e qualquer forma de opressão”, concluiu professora Valdenice.

_DSC2211_Em seguida, a coordenadora Executiva do Gajop e professora da Especialização em Direitos Humanos da Católica, professora Edna Jatobá, falou sobre o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares.

_DSC2230_A mesa de abertura da 14ª SMU, coordenada pela professora de Direito Penal da Católica, Vanessa Pedroso, apresentou o tema “Vulnerabilidade e Justiça Socioambiental: Contextos e Conceitos” e teve como palestrantes a professora de Direito Ambiental e coordenadora do curso de Direito da Unicap, Doutora em Desenvolvimento Urbano e Mestre em Gestão e Políticas Ambientais, ambos pela UFPE, Cynthia Suassuna, e a advogada da União, membro da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (Aspan), Mestre em Direito pelas Universidades de Georgetown, no Estados Unidos, e Lusíada, em Portugal, Maria Augusta Ferreira.