Vice-reitor da Universidade de Aveiro visita a Católica

Joaquim da Costa Leite, vice-reitor da Universidade de Aveiro, em Portugal, visitou na tarde de terça-feira (8) a Universidade Católica de Pernambuco, a convite do professor do curso de Administração, Luiz Carvalheira de Mendonça. O representante da universidade portuguesa foi recebido pelo assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Católica, professor Thales Castro, e pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino.

Após o encontro, os representantes da Católica apresentaram algumas instalações da instituição, a exemplo da Biblioteca Central.

O vice-reitor da Universidade de Aveiro e professor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, que fica no Recife até a próxima sexta-feira (11), veio à capital pernambucana para o lançamento do livro Recife Mascate – A aventura empreendedora lusa na primeira metade do século XX, da Editora Garamond, de autoria do professor Luiz Carvalheira. O evento foi realizado nesta quarta-feira (9), às 19h, no Gabinete Português de Leitura, no Bairro de Santo Antônio. A obra é fruto da pesquisa da Tese de Doutorado na Universidade de Aveiro, em Portugal, do autor, realizada de 2007 até 2010 e teve, como orientador, o professor Joaquim da Costa Leite.

“A partir do momento em que me desloquei para o Recife, o professor Luiz Carvalheira teve a oportunidade de organizar um conjunto de programas e atividades de forma a aproveitar e fazer mais contatos e, uma dessas oportunidades, foi a visita a Católica. Já existe um convênio de cooperação entre a Universidade de Aveiro e a Católica que permite o intercâmbio de alunos e de professores dentro de atividades concretas, que precisamos desenvolver mais. O protocolo geral que permite a identificação e o reconhecimento e a facilidade de comunicação e de intercâmbio entre as universidades já está celebrado efetivamente”, explica o vice-reitor.

O assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Católica, professor Thales Castro, falou da importância da visita. “É uma visita institucional importante. Ela adensa a relação, ela aprofunda as possibilidades e o que a gente deseja também é que os alunos possam considerar Aveiro como universidade de intercâmbio em Portugal. Nós já temos outras universidades na Ibéria conveniadas com a Católica e com uma relação bastante amadurecida e com Aveiro é um relacionamento muito iniciante e que tem muita potencialidade, muito campo ainda para se aprofundar e, ainda assim, ter, nos estudantes nossos, uma rica experiência nessa cidade igualmente rica, culturalmente falando, que é Aveiro. Então, o objetivo é esse: ampliar, adensar, dar raio de cooperação a essa relação interinstitucional da Universidade Católica com essas universidades portuguesas, em particular Aveiro.”

Professor Luiz Carvalheira de Mendonça falou sobre seu livro, vencedor do Prêmio Literário da Cidade do Recife, categoria Ensaio, em 2009. “Eu resgato esse período, da primeira metade do século XX. Eu restauro a dignidade que o comércio e os comerciantes têm nesse período de Pernambuco. Eu revelo a atuação decisiva dos lusos em várias cadeias produtivas e revelo que eles atuaram de forma integrada com capital social, em um empreendedorismo étnico. Eles colaboraram integradamente dentro de uma comunidade que eles criaram aqui, a partir do Hospital Português, do Gabinete Português de Leitura, do Clube Português, do Barroso, eram elementos de integração deles que permitiam essa troca de informação para atuação empresarial”, explica.