VI Jornada Comunitária prepara professores e funcionários para volta às aulas

As aulas só voltam na segunda-feira (5), mas o semestre letivo já começou para os professores e funcionários. Juntos, eles participam da programação da VI Jornada Comunitária. São palestras, oficinas e workshops e atividades culturais que preparam o corpo docente e administrativo para receber os alunos. O evento, que tem como tema A Inovação na Educação: diálogo com a Escola 4.0, é coordenado pela Pró-reitoria Comunitária (Procom).

O MPB Unicap animou o café da manhã no térreo do bloco G e garantiu o clima de reencontro e confraternização. Na sequência, todos participaram da abertura dos trabalhos no auditório G2. A mesa diretora foi composta pelos pró-reitores de Graduação e Extensão (Degislando Nóbrega), Pesquisa e Pós-graduação (Valdenice José Raimundo), Comunitário (Padre Lúcio Flávio Cirne) e Administração (Márcio Waked).

Cada uma das pró-reitorias apresentou informes como a implantação de mais uma etapa do projeto Google For Education, que a partir deste semestre vai disponibilizar para os alunos contas do gmail institucional da Unicap. A plataforma visa melhorar a comunicação e o compartilhamento de informações acadêmicas. A comunidade também se inteirou sobre os mestrados e doutorados interinstiticionais (Direito, Ciências da Linguagem e Psicologia Clínica) nos polos Agreste – com a Unitas/Asces e Fafica – e Santo Inácio de Loyola (com as faculdades Católicas de Fortaleza e Mossoró) em Ciências da Religião.

Já a Procom destacou ações socioambientais no campus desenvolvidas em parceria com o Instituto Humanistas Unicap (IHU), como a instalação de pontos de coleta de bitucas de cigarro, e o oferecimento de cursinho pré-vestibular para quem é ou foi aluno da rede pública. Padre Lúcio também destacou o apoio do IHU na campanha da Arquidiocese de Olinda e Recife de ajuda às vítimas das chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos meses.

O momento destinado aos informes terminou com a apresentação da Pró-reitoria Administrativa (Prad). Márcio Waked falou sobre as obras de infraestrutura no campus como a implantação da nova rede de fibra ótica, a reforma do Casarão do estacionamento do bloco A que vai sedia a Unicap Icam International School, o projeto da Escola de Saúde no Campus Nóbrega, que vai reunir todas as graduações da área num só complexo, além dos avanços do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo da Unicap (L.I.C.E.U), da implantação do sistema Totvs acadêmico e do Custumer Relationship Management (CRM), plataforma de atendimento e acompanhamento do aluno durante a experiência na Universidade.

Waked destacou ainda as ações de segurança como a instalação de luzes de emergência, sinalização, canalização de gás e pára-raios. Por fim, ele convidou a gerente de Recursos Humanos, Profª Karla Theonilla, a apresentar a nova equipe de Segurança do Trabalho. Na ocasião, foi exibido um vídeo com o exercício que simulou a evacuação do prédio da Reitoria, em 18 de julho.

Por motivos de saúde, o Reitor, Padre Pedro Rubens, não pode comparecer ao evento, mas ele enviou sua mensagem que foi lida pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne. O texto destaca o que Padre Pedro chamou de três dinâmicas da agenda da Inovação e “descentralização”. Entre elas a transformação dos atuais Centros Acadêmicos em Escolas, a exemplo do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), que vai se transformar na Unicap Icam International School, e do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), que dará lugar à futura Escola de Humanidades e Formação de Educadores.

Ainda na “primeira dinâmica”, ele falou sobre os 60 anos do Centro de Ciências Jurídicas; da Escola das Ciências da Vida, que será marcada pela ampliação dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS); e do Centro de Ciências Sociais (CCS), “que foi o Centro que mais inovou nesses últimos anos, inclusive com a criação de novos cursos”, entre os quais Jogos Digitais, Fotografia, Ciência Políticas, Mestrado em Indústrias Criativas e os MBAs da Católica Business School. Na segunda dinâmica, ele detalhou os avanços dos polos universitários do Ceará, Caruaru e João Pessoa.

Já a terceira dinâmica tratou do conceito de Inovação Social. O L.I.C.E.U está desenvolvendo um novo projeto na antiga Casa dos Jesuítas, no bairro de Beberibe, Zona Norte do Recife, que está sendo chamado de Campus Integral. Citando o Papa Francisco e o conceito de ecologia integral e sua fala de uma “universidade em processo de saída para as periferias”, Padre Pedro explicou que este mesmo conceito deve nortear o Campus Integral, “articulando todos os nossos saberes e projetos na periferia da cidade, entre Olinda e Recife, em 12 hectares de área verde, em pleno morro cercado por casas populares”. E finalizou afirmando que “será um desafio articular social e ambiental, mas temos um lugar negociado com os jesuítas do Brasil e destinado a exercitar a interação de todos os cursos da universidade in loco.”