Boletim Unicap

V Semana de Direito do Trabalho debate a reforma trabalhista

A V Semana de Direito do Trabalho da Católica recebeu, em seu segundo dia, o Desembargador do Trabalho, Prof. Dr. Sérgio Torres, que falou sobre “Reforma Trabalhista e Alterações no Processo do Trabalho: Examinando as Inovações e seus impactos no âmbito da Justiça do Trabalho”. Ele acredita que toda reforma que visa aperfeiçoar o modelo normativo deve ser bem-vinda. O problema dessa reforma, na sua opinião, é como ela vem sendo apresentada, sem uma real discussão verdadeiramente democrática e sem permitir uma maturação acerca dos institutos para que seja possível uma melhor compreensão.

O Desembargador também acrescentou que “nem tudo na reforma é negativo, mas o que tem de negativo supera o que há de positivo. É necessário uma maior discussão para que nós possamos, então, tentar encontrar a melhor forma de aperfeiçoar o nosso sistema. Tudo que é feito com muita pressa, sem o cuidado devido, especialmente com algo tão importante, tem a tendência de não ser positivo”.

O Desembargador destacou ainda a importância dos jovens se envolverem com esses assuntos.“A missão maior é dos jovens que vão ter que lutar e batalhar para conseguir melhorar o andamento jurídico”, conluiu.
 Estiveram presentes também o Prof. Msc. Luis Henrique, falando sobre “Os Retrocessos Sociais da Reforma Trabalhista na CLT” e o Prof. Dr. José Soares Filho, abordou o tema “A proteção do Emprego em Face do Direito Internacional do Trabalho”. 
O coordenador do evento, professor Amaro Clementino Pessoa, afirmou que o objetivo da Semana é discutir as controvérsias que existem dentro da reforma, se ela é favorável ou não, ao trabalhador. “O evento foca naquilo que diz respeito a todos nós, o nosso emprego. Será que o emprego das futuras gerações serão comprometidos com essa reforma?”
.    
print
Compartilhe:

Deixe um comentário