V Encontro Docente e VI Fórum de Funcionários ensina Libras a professores e servidores da Unicap
|O segundo dia do V Encontro Docente e VI Fórum de Funcionários da Unicap, nesta quinta-feira (2), foi marcado por diversas oficinas que aconteceram nos períodos da manhã e da tarde. Em uma delas, coordenada pela professora Wanilda Maria Alves Cavalcanti, os professores e funcionários foram convidados a conhecer um pouco de Libras. Com a ajuda de três instrutores, quem optou por fazer essa oficina pôde participar de atividades em grupo — cada um deveria encenar um diálogo todo em Libras — e assistir a um vídeo de música chilena, cujo clipe foi feito com sinais.
“Temos que quebrar essa ideia que tantos têm de Libras ser uma língua universal”, disse o instrutor Jeferson. Cada país tem a sua própria língua gestual. No Brasil, temos a Libras (Língua Brasileira de Sinais), mas no Chile, por exemplo, utiliza-se a Língua de Sinais Chilena, LSC. Wanilda ainda reforçou a importância do assunto para o corpo docente. “A gente espera que as pessoas se sensibilizem. Que os professores e funcionários consigam se relacionar melhor com a comunidade”, disse.
Outro atrativo do dia foi a oficina “Escrevendo de acordo com a nova ortografia”, coordenada pelos professores Álvaro Negromonte e Fernando Castim. A oficina objetivou fornecer informações essenciais para utilização da língua no dia a dia: reforma ortográfica, pontuação, emprego de palavras e expressões homônimas/parônimas, entre outros assuntos.