V Colóquio de História da Unicap debate patrimônio cultural

O V Colóquio de História da Unicap teve continuidade na noite desta quinta-feira (17) com a mesa-redonda Patrimônio cultural:ações e políticas de preservação, que teve como convidadas a arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), 5ª região, Fernanda Maria Buarque Gusmão; e a professora do Departamento de História da UFPE Drª Isabel Cristina Martins GuilenA mesa teve mediação do professor do curso de História da Unicap Luiz Manoel Domingues Nascimento. O coordenador do curso de História da Unicap e também um dos organizadores do evento, o professor Luiz Carlos Luz Marques, também compôs a mesa.

Durante a sua explanação, a arquiteta Fernanda Gusmão apresentou para os presentes os trâmites para o tombamento de patrimônios. “Aqui no estado de Pernambuco só temos um engenho tombado. É muito difícil conseguir isso, apesar de termos tantos bens materiais históricos. Os proprietários também ajudam a dificultar o processo”, destacou Fernanda.

Já a professora Isabel Guilen tratou dos bens não-materiais. “Todo bem, seja ele material ou não, tem um contexto e importância histórica”, frisou ela, que mostrou também o interesse crescente pela cultura popular, uma área que já foi marginalizada pelos historiadores. Entre os bens imateriais destacados por Isabel, é importante citar as parteiras. Mulheres que realizam partos no Agreste e Sertão pernambucano, por meio de ensinamentos passados de geração em geração de forma oral.

Amanhã (18), último dia do V Colóquio de História da Unicap, a programação começa às 13h30 e prossegue até as 21h30. Confira a programação:

Simpósios – 13h30 às 17h30 (intervalo para coffee break das 15h às 15h30)

* Simpósio 15 – Religião e Identidade (sala 204, 2º andar – Bloco G); Coordenador professor Newton Darwin de A. Cabral

* Simpósio 16 – Política, Sociabilidades e movimentos sociais: Política e autoritarismo entre o varguismo e o regime militar (sala 205 2º andar – Bloco G); Coordenador professor Flávio José Gomes Cabral

* Simpósio 17 – Ensino, educação e material didático: abordando temas transversais no ensino de história (sala 206, 2 º andar- Bloco G); Coordenadora professora Tânia Nery

* Simpósio 18 – Estudos Arqueológicos e Patrimônio (sala 207, 2º andar- Bloco G); Coordenador Luiz Carlos Luz Marques

* Simpósio 19 – Prática e reflexão sobre as comunidades quilombolas, afro-descendentes e povos indígenas (sala 208, 2º andar – Bloco G); Coordenadora professora Zuleica Dantas Pereira Campos

* Simpósio 20 – História de Pernambuco (sala 209, 2º andar – Bloco G); Coordenador professor José Ernani Souto Andrade

Apresentação Cultural – das 18h30 às 19h30 (Local: Auditório G2 – 1º andar, Bloco G)

Mesa redonda – das 19h30 às 21h30 (Local: Auditório G2 – 1º andar, Bloco G)

História e Cidadania: arquivos e acervos documentais brasileiros.

Mediador: Professor Luiz Carlos Luz Marques (Unicap)

Professora Drª Marcília Gama da Silva, do departamento de História da UFRPE

Professora Drª Nainora Maira Barbosa de Freitas, Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto (participação através de tele-conferência)

Historiador Hildo Leal da Rosa, membro do corpo técnico do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, APEJE, do qual já foi Diretor.