Unicap e Programa Magis Brasil promovem os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

Fiel à sua missão de formar homens e mulheres para os demais, a Companhia de Jesus por meio da parceria de duas de suas iniciativas apostólicas, a Unicap e o Programa Magis, ofereceram no final de semana passado os Exercícios Espirituais de Santo  Inácio de Loyola.

O estudante de Engenharia João Lucas Sarmento ressalta que “os Exercícios Espirituais me levaram a uma estrada de autoconhecimento, de profundidade, de intimidade e de reestruturação das prioridades da minha vida”.

Criado por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, conhecida como Ordem dos Jesuítas, os Exercícios Espirituais buscam, à luz do amor de Deus, ajudar o participante a olhar para a sua própria vida e assim buscar a sua plenitude e plena realização como ser humano.

Através de propostas de meditação e reflexão os participantes puderam mergulhar no seu interior e refletir sobre a relação que têm consigo, com o outro e com o mundo em que vivemos. Mariana Valença diz que “pude descobrir que Deus não é medo, vingança, castigo. Ele é amor e embora eu já sabia disso, precisava redescobrir”.

Para escutar o que Deus tem a nos dizer e ouvir a voz do nosso coração é preciso silêncio. Essa é a proposta dos Exercícios, aquietar-se da correria do dia-a- dia e das preocupações hodiernas para voltar-se unicamente e exclusivamente naquilo que é mais importante: a relação entre criador e criatura e o dom da vida que nos é dado.

Essa aventura humana e espiritual é narrada por Marilia Silva, 29 anos: “A experiencia de ficar em silêncio fez perceber a minha volta as coisas nos seus mínimos detalhes. Desde o barulho ao lavar os pássaros, o som dos pássaros, até a voz de Deus soprando nos meus ouvidos”.

Em continuidade às várias iniciativas ligadas à Espiritualidade Inaciana que a Católica  já oferece por meio do Instituto Humanitas, os Exercícios Espirituais são sempre oferecidos a toda a comunidade acadêmica, principalmente aos alunos e alunas, visando assim a sua formação integral. Essa experiência nos proporciona momentos importantes para reavaliamos
a nossa forma de estar no mundo e buscarmos ser pessoas cada vez mais inteiras e melhores.

Em breve, ofereceremos mais momentos de aprofundamento e reflexão por meio dos Exercícios Espirituais. Fique atento na Programação do Humanitas e participe!

Saiba mais sobre o Programa Magis Brasil: https://magisbrasil.com/
Curta a página do Magis Pernambuco: https://www.facebook.com/magispernambuco/