Boletim Unicap

Universitários voluntários do Brasil e da Espanha realizam oficinas e cursos em Vazantes

WhatsApp Image 2016-07-27 at 11.28.47

Com informações de Laílson Lima, Luca Pacheco e Paulo Maia.

Unir cerca de 40 jovens universitários brasileiros e espanhóis, durante as férias escolares, no semiárido do Ceará, com o objetivo de integrar obras jesuítas e ação comunitária conjunta, por meio de oficinas e cursos de extensão, nas áreas esportivas e culturais, esse é o projeto de Extensão Universitária UniVaz.

Durante os 30 dias do mês de julho, jovens universitários de Vazantes, no Ceará; Pernambuco, Unicap e UFPE, e Espanha, PUC Comillas e Deusto, trocaram saberes entre si e com as pessoas do interior, aumentando a autoestima de todos, por meio do encontro de realidades sociais distintas e valorizando as conquistas comunitárias.

O UniVaz, coordenado por Laílson Lima, é uma parceria entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Fundação Fé e Alegria (FyA). O Reitor da Católica e idealizador do projeto, Padre Pedro Rubens, falou da sua importância. “Com esse projeto, queremos possibilitar aos educadores da FyA, que trabalham o ano todo, desfrutar de uma formação suplementar e animação na missão, articulando momento lúdico e aperfeiçoamento profissional. Assim como, permitir que as crianças, jovens e adolescentes do interior que, normalmente, não viajam de férias, possam ter uma programação diferenciada, com momentos educativos, lúdicos e culturais, na própria comunidade.”

WhatsApp Image 2016-07-27 at 11.36.33A voluntária Sara Lapuente, professora de escola primária e estudante de Línguas Modernas, na Espanha, falou de sua experiência em Vazantes. “Cheguei da Espanha e comecei meu trabalho como voluntária no Centro Fé e Alegria de Vazantes, juntamente com outros cinco voluntários espanhóis e outros quatro do Recife. Devo dizer, que são vários os estímulos que, tanto eu, como os demais companheiros, temos recebido ao longo dos dias, até parece que estamos aqui há muito mais tempo. Desde o primeiro dia, o Padre Pedro Rubens, Meire e todos que trabalham no Centro nos acolheram como parte de sua família, proporcionando-nos todo o seu amor e entusiasmo. Além disso, Laílson Lima, nosso coordenador, é fantástico. Ele está sempre atento e tem organizado visitas muito interessantes, como por exemplo, várias reuniões como os universitários da UniLab para que intercambiemos diferentes pontos de vista e nos ajudemos. Houve ainda a visita ao antigo museu dos escravos, em Redenção, e também tivemos a oportunidade de ver o processo de produção de tapioca, por parte da família Ferreira, e visitamos o Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité.”

Sara Lapuente falou, ainda, sobre o trabalho e o carinho recebido por parte da comunidade local. “As crianças e jovens são nosso principal objetivo aqui e estamos fazendo o possível para que eles estejam bem durante nosso período em Vazantes. É impossível explicar o carinho e alegria que essas crianças e jovens tem nos transmitido desde o primeiro dia, recebendo-nos com beijos e abraços, bem como todos da cidade. Só com isso, eu poderia dizer que minha experiência em Vazantes valeu a pena. O sorriso de cada criança me dá forças para tentar ajuda-los a conseguir uma vida melhor, pois são o futuro. É por isso que a educação tem um papel muito importante. Por isso, temos organizado várias oficinas para eles, como aulas de espanhol, arte, educação para cidadania e esportes. Da mesma forma, o Centro nos preparou com formações sobre língua portuguesa, Libras e Maracatu! Minha experiência em Vazantes somente começou, mas sinto que estou mais feliz que nunca e que ainda me falta muito por fazer.”

WhatsApp Image 2016-07-27 at 11.36.05Já para o estudante de Licenciatura em História da Católica, João Felipe Xavier, a experiência de ser voluntário no Sertão do Ceará é apaixonante. “A experiência de ser voluntario no distrito de Vazantes, no Ceará, está sendo singular. Na medida em que adentramos na vida da comunidade, no seu dia-a-dia, sentimos uma espiritualidade forte e apaixonante. Na simplicidade, o acolhimento torna-se mais uma das muitas virtudes desse pequeno povoado de pessoas de grande coração. Sobretudo, o carinho e a satisfação em receber estrangeiros, pessoas até então desconhecidas, mas sem distinção, foram acolhidos como filhos e filhas desse pequeno-grande pedaço de terra. Nas primeiras semanas de convivência, destaco esses dois aspectos: o acolhimento e o carinho dessas pessoas. O voluntariado propõe que os jovens universitários levem e ensinem um pouco de suas habilidades para as pessoas desse povoado, entretanto, percebo que nessa integração vamos aprender mais do que ensinar. E na verdade, será uma grande partilha de dons e habilidades por ambos os lados.”

WhatsApp Image 2016-07-27 at 11.37.00Para Douglas Brasil Coutinho, “filho de Vazantes” e estudante de Letras – Língua Portuguesa, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), em Redenção, Ceará, a experiência do I Fórum dos Universitários foi muito promissora. “O I Fórum dos Universitários de Vazantes, realizado no dia três de julho de 2016, significou um encontro muito precioso e enriquecedor pois, em um distrito, localizado no sertão cearense, percebe-se a busca por uma educação de qualidade e progresso profissional. Os graduandos, advindos de universidades federais, estaduais, comunitárias e instituições particulares, partilharam de suas experiências dentro do mundo acadêmico, expuseram suas intenções após o fim do curso e grifaram futuras contribuições para a comunidade. Essa primeira experiência foi muito promissora, desde o fim dessa primeira reunião já houve manifestações, por parte dos presentes, para novos encontros e, assim, mais compartilhamento de vivências. Vale ressaltar a presença dos estudantes da Unicap que, assim como nós de Vazantes, apresentaram parte de seus conhecimentos e da cultura de Pernambuco.”

Douglas Coutinho finalizou falando do seu orgulho em ser um dos organizadores do evento. “Eu, como estudante de Letras da Unilab, situada em Redenção, a cerca de 60 km de Fortaleza, fiquei muito orgulhoso em organizar e ajudar a realizar este evento, destacando a notória promoção que as novas gerações estão cultuando para a localidade, que tudo tinha para ser só “mais uma” comunidade do interior. No entanto, é protagonista numa história de muito sucesso com a educação, tanto no maciço, como até mesmo no Estado do Ceará.”

Acompanhe a galeria de fotos do UniVaz:

print

Compartilhe:

Deixe um comentário