Universidade Peruana visita a Católica para propor convênio de intercâmbio

Prof. Thales, Pe. Lúcio, Prof. Juan, Susana, Susy, Prof. André e Profa. Elizabeth

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, na quinta-feira 21, a visita do vice-reitor da Universidade Nacional de Trujillo, no Peru, professor Juan Cesar Muro Morey. O visitante, acompanhado da esposa, Susana Muro; da filha, Susy Muro e do genro, que também é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica, professor André Pina, foram recebidos, na Pró-reitoria Comunitária, pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne Ribeiro; pelo Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Thales Castro e pela  professora do setor de intercâmbio Elizabeth Siqueira.

O objetivo do encontro foi estabelecer vínculos institucionais de cooperação, no âmbito acadêmico, de pesquisa e atividades de promoção cultural, assim como, promover o intercâmbio de docentes e alunos entre as duas universidades, neste ano que é o “Ano do centenário de Machu Picchu para o mundo”.

A Universidade Nacional de Trujillo é a primeira universidade do Peru Republicano. Atualmente, é formada por doze faculdades, mais de 30 cursos e 20 mil alunos. Há mais de dez anos, a universidade oferece os programas de pós-graduação em mestrado e doutorado.

“Somos um povo amistoso e admiramos o Brasil, temos muitas coisas em comum e nossos alunos têm interesse de aprender português”, disse o professor Juan Morey.

“A visita do professor Juan Morey trouxe a possibilidade de construir relações interinstitucionais entre a Universidade Católica e esta importante universidade do Peru. Do ponto de vista histórico, esta universidade, que tem 187 anos e foi fundada pelo próprio Simón Bolívar, tem uma rica tradição. Por ser um país vizinho, há todo um interesse nosso de construir relações, intercâmbio, nos vários níveis, cultural, técnico”, afirma o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne .

“Eu acho que é uma possibilidade de troca cultural muito expressiva dos nossos alunos, no sentido de aprofundar os conhecimentos em língua espanhola, de língua e cultura peruana, andina. Então, isso traz um ganho, um benefício muito expressivo para os nossos alunos. Para os alunos peruanos, o ganho é fato deles terem a língua portuguesa como sendo uma língua que eles utilizam para seleção de mestrado e doutorado. Então, eles também podem construir pontes vindo para cá, justamente no sentido de aprofundar os conhecimentos de língua portuguesa e cultura brasileira. Na verdade, eu acho que são pontes, como bem falou Padre Lúcio, construídas por esses dois países irmãos, esses dois países que estão muito próximos e que precisam, cada vez mais, interagir”, enfatiza o Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Thales Castro.

O próximo passo é concluir os termos do convênio de cooperação acadêmica, intercâmbio, para apreciação da Unicap e da Universidade de Trujillo e posterior assinatura.