Universidade Não Tem Idade oferece aulas de informática para idosos

Está acontecendo na sala 402 do bloco D da Universidade Católica de Pernambuco, nas segundas e terças-feiras, o curso “Informática para Idosos”, dentro do programa Universidade Não Tem Idade. O curso já teve cinco aulas, e está sendo ministrado pelo professor Jorge Daniel Marchant Sanz.  O objetivo é oferecer noções básicas de computação para que os alunos possam acessar o e-mail, redes sociais e saibam conectar aparelhos ao computador, como câmeras digitais e telefones celulares, dando-lhes autonomia.

O professor começou a aula dando continuação aos conhecimentos do computador, citando o exemplo da antiga dificuldade do manuseio do mouse por parte dos alunos. “No começo do curso, eles apresentavam dificuldade em manuseá-lo, mas hoje, após algumas aulas, não apresentam mais esse problema”, frisou o professor Jorge.

Sites de notícias e entretenimento foram visitados pelos alunos, e as dúvidas que iam surgindo foram tiradas pelo professor.

Uma das alunas, Vanda Ferreira, de 75 anos, procurou o curso porque precisa do computador constantemente no escritório de advocacia. “É muito ruim depender dos outros”. Para ela, a parte mais importante é o aperfeiçoamento da digitação e o manuseio da impressora. Formada em Direito na Católica em 1968, ela garante que está adorando o curso, pois o professor tem muita paciência com todos e ensina muito bem.

A aluna Jacinta Pereira sentia vergonha por não saber usar o computador

A aposentada Jacira Pereira, de 68 anos, fez questão de se inscrever no curso porque se sentia uma “analfabeta digital”. “Todo mundo que eu conheço sabe mexer em alguma coisa no computador, e eu não sabia nada. Sentia muita vergonha, e agora com o curso, tenho bastante curiosidade, quero adquirir mais conhecimento digital, pois percebi que não é difícil”.