Universidade dá boas-vindas aos novos alunos do turno da noite

Para fechar o dia de recepção aos novos alunos, o auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco reuniu, na noite desta quinta-feira (09), o Reitor e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas, Padre Pedro Rubens; a Pró- reitora Acadêmica, Profª Drª Aline Grego; o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne; a Coordenadora de Graduação, Profª. Verônica Brayner; e coordenadores e professores da instituição. A Coordenadora do 1º Ciclo, Profª Fátima Breckenfeld, deu as boas-vindas aos estudantes e, em seguida, foi exibido um vídeo sobre os 60 anos da Católica. Dando continuidade ao evento, a coordenadora do 1º Ciclo passou a palavra ao Reitor, que também deu boas-vindas aos “calouros”. Após um breve discurso, Padre Pedro deu introdução ao grupo MPB Unicap, que apresentou trechos do espetáculo “Com Censura”.

“Esse é um momento para a Universidade se apresentar para os alunos que estão chegando, dar as boas-vindas e, ao mesmo tempo, também apresentar não apenas o que a gente tem em termos de ensino e de pesquisa, mas também em relação às atividades na área da cultura. A gente entende que é um momento dos alunos conhecerem os professores, os funcionários e os colegas alunos de outra forma. E assim a gente dá o ponta-pé inicial de uma forma bem positiva no semestre”, disse a professora Aline Grego.

Padre Pedro reforçou a necessidade da existência dessa aula inaugural. “É importante para nós, porque estamos a cada semestre buscando uma fórmula de fazer uma acolhida que se chame aula — que é a unidade básica dos encontros da universidade —, e que, ao mesmo tempo, tenha um toque de cultura, passe o recado da inspiração dessa instituição, do humanismo, que passa algumas informações, mas tudo isso de uma forma que não seja pesada. Então, é uma primeira acolhida. Esse gênero literário de aula a gente está inventando ainda, e eu acho que particularmente este, teve o charme, digamos assim, de ser todo feito com ex-alunos ou alunos da Universidade, que já estão aqui, acolhendo outros estudantes que estão chegando. Quem sabe no próximo semestre a gente vai inventar outra coisa? O importante é que a gente não repita as fórmulas, que a gente considere cada novo semestre, cada nova geração de estudantes como uma oportunidade para a Universidade se renovar. E ela se renova a partir da maneira de fazer a acolhida e de explicitar aquilo que nos trabalha no coração, aquilo que nos faz trabalhar aqui de todo coração”, disse.