Universidade Católica de Pernambuco recebe oficina do III Festival Brasil Stop Motion

stopmIntegrando a progamação do III Festival Brasil Stop Motion, a Universidade Católica de Pernambuco sediou nas últimas quinta (28) e sexta-feira (29), a oficina Stop Motion – do Roteiro à Pós-produção. As atividades foram realizadas no Laboratório de Fotografia da Instituição e tiveram como oficineiros os italianos Donato Di Carlo e Carlo Paolillo.

A oficina teve início quarta-feira (27),  na Fundação Joaquim Nabuco, onde foram abordados tópicos relacionados à criação e elaboração de roteiros e storyboards. Na Católica, os participantes tiveram a oportunidade de por em prática o que aprenderam, através da criação de  animatic, além da produção e pós-produção. Dicas visando melhorar a criação na hora da filmagem, como, por exemplo,  quantos disparos feitos a partir de uma câmera são necessários  para tornar a sensação de movimento dos personagens verídica, também foram discutidas durante o encontro.

stopO Stop Motion é uma técnica de animação que utiliza das câmeras fotográficas ou de filmagem para produzir filmes ou curtas, fotografados quadro a quadro. Geralmente, são utilizados como personagens bonecos produzidos com massa de modelar. Donato Di Carlo é o fundador da Dadomani Studio, uma das principais referências de Stop Motion na Itália. Ele é animador, diretor, gerente de pós-produção e já dirigiu inúmeros comerciais e curtas. Já Carlo Paolillo, produtor da Dadomani, tem uma vasta experiência na área de produção audiovisual.

Para mais informações sobre o III Festival Brasil Stop Motion, acesse: http://brasilstopmotion.com.br/2013/