Unicap tem novo Pró-reitor Administrativo

A programação da tarde desta quinta-feira (2) da 4ª Jornada Católica Comunitária foi marcada pela transmissão de cargo ao novo Pró-reitor Administrativo da Universidade Católica de Pernambuco. O professor Márcio Waked assumiu a função que era exercida pelo professor Luciano Pinheiro. Ele continua na gestão superior da Universidade, agora retornando à Assessoria Jurídica (Assejur) como assessor adjunto. A solenidade aconteceu no auditório Antônio Vieira (G2) na presença de todos os professores e funcionários da Católica.

Márcio Waked agradeceu ao Padre Pedro pela confiança e a Luciano pela acolhida. “É uma honra fazer parte dessa equipe. Contem com a gente. Vou pegar esse bastão passado e juntos, inclusive com o apoio de Luciano, espero que a gente possa levar a Universidade a um novo patamar de acordo com a missão, nossa visão que estão no nosso planejamento estratégico”. Márcio presenteou Luciano com uma obra de arte logo após a transmissão do cargo.

Luciano Pinheiro: 12 anos de Prad

Ao se despedir da função, Luciano fez uma apresentação na qual mostrou um balanço de sua gestão. Foram doze anos à frente da Prad. Ele organizou os dados por cada um dos setores que compõem a estrutura da pró-reitoria, começando pela Divisão Econômico Financeira.  Entre as ações, a criação da nova Tesouraria; uso de cartões de crédito e débito para negociação de dívidas dos alunos; implantação do Sistema Totvs de Gestão Empresarial; nova política de sustentabilidade e controle orçamentário. Já na Divisão de Suprimentos, setor que cuida das compras da Universidade, foi criado o novo almoxarifado, atualização de equipamentos e softwares com a aquisição de 2.400 computadores.

Na Divisão de Recursos Humanos, houve a criação de uma gerência para a área, a proposta de um plano de cargos e salários dos funcionários, consolidação das comissões de negociação de acordos coletivos, fortalecimento da política de segurança do trabalho com novos processos, sinalização adequada e atendimento às normas de segurança.

Já na Divisão de Manutenção Predial houve novas instalações para os Centros Acadêmicos, climatização das salas de aula, reformas dos auditórios G1 e G2 e a construção do auditório Dom Helder Camara. Entre as outras ações, estão a criação do Plano Diretor, projeto e política de acessibilidade tais como rotas acessíveis, construção de banheiros, instalação de corrimãos nas escadarias, adequação de espaços físicos e sinalização.

A gestão de Luciano Pinheiro também foi responsável pela criação de novas áreas verdes, espaços de convivência, ampliação do estacionamento dos alunos em mais 200 vagas, reestruturação das oficinas, revisão de contratos de manutenção e assistência técnica que resultam numa economia de R$ 600 mil reais por ano, início das obras de substituição das fibras óticas, consultoria para o uso das ferramentas Google no ambiente de aprendizagem, instituição da brigada de incêndio e da equipe de bombeiros civis.

O professor Luciano destacou também a reforma do chamado campus Nóbrega, onde está o Palácio da Soledade e futuramente receberá as novas instalações dos cursos ligados ao Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS). O Museu de Arqueologia foi totalmente reconstruído nas dependências do Palácio. O complexo reúne também os ambientes da Coordenação de Esportes, com quadra poliesportiva, tatame para judô e sala para tênis de mesa.

As obras de reestruturação do campus da Unicap contaram ainda com as reformas da Capela, do bloco J para receber o curso de Medicina, recuperação das fachadas dos blocos A, B e D. As do G já estão passando por intervenções. O bloco C foi totalmente adaptado para receber as clínicas de Psicologia e Fonoaudiologia, sala de convivência, Coordenação Geral Comunitária, Núcleo de Apoio Discente e Docente, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Coordenação Geral de Pesquisa, novo posto médico e as novas instalações da Divisão de Manutenção Predial (DMP).

No bloco G4 (da Pós-graduação), houve reformas para receber a nova Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, instalação de gabinetes para pesquisadores e professores em Regime de Tempo Integral (RTI), ordenação dos espaços dos programas Stricto Sensu, novas secretarias para a pós-graduação. E as intervenções não ficaram restritas ao campus do Recife. Dentro do planejamento de expansão da Unicap, a Prad apresentou projeto do novo campus da Católica em João Pessoa. “A proposta de projeto é para a ocupação de um espaço que pertencia à Província Nordeste e que está sendo confiada à Universidade para a implantação de polos de pós-graduação e Ensino à Distância (EaD)”.

Em tom de agradecimento pelos serviços prestados, o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, disse que a mudança na Prad estava prevista há pelo menos seis meses. Emocionado, ele relembrou a trajetória de Luciano na Católica. Ex-aluno do Colégio Nóbrega, atravessou a Rua do Príncipe para fazer Direito na Unicap. Fez parte do grupo Oração pela Arte, da antiga Divisão de Ação Pastoral; e quando se formou passou a trabalhar na Assejur. Padre Pedro destacou os ajustes pela qual a Universidade teve de passar e a necessidade de alguém com o perfil de Luciano para enfrentar os desafios dos últimos 12 anos.

“O tempo passou e ele fez um belo trabalho. Por um lado, era preciso alguém para conter despesas e racionalizar gastos, aumentar a base de recursos. Por outro lado, a reserva constituída ao longo desses anos, que nos permitiu voltar a sonhar e a valorizar o nosso patrimônio, renovar nossos espaços, agora é um legado e nisso tudo cada um de nós deve se espelhar, reconhecer que, apesar das renúncias e sacrifícios, acabamos por contribuir na renovação estratégica da Universidade. Então que todos, olhando para os blocos A, B, C…as coisas mais visíveis, que todos recordem os sacrifícios feitos, alguns sonhos adiados, mas sobretudo que todas e todos vocês se reconheçam na renovação desse patrimônio”.