Unicap sedia lançamento do texto-base do XVIII Congresso Eucarístico Nacional

A Universidade Católica de Pernambuco sediou, no fim da tarde desta sexta-feira (1º), o lançamento do texto-base do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2020), que vai ser realizado entre 12 e 15 de novembro de 2020. A solenidade de hoje contou com as presenças do Reitor, Padre Pedro Rubens, e do Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido.

Também fizeram parte da mesa de abertura o bispo emérito de Palmares e presidente da comissão teológica do CEN 2020, Dom Genival Saraiva de França; o bispo de Garanhuns Dom Paulo Jackson; o decano Sérgio Sezino Douets, que é coordenador do curso de Teologia da Unicap e atuou na elaboração do documento; e o coordenador do Congresso, Monsenhor José Albérico de Almeida. O público presente foi recebido no auditório G2 ao som de canções eruditas executadas pelos músicos Taciana Damião (soprano),  Luiz Rozendo (violino) e Gilson Celerino (organista).

Padre Pedro deu as boas-vindas em tom de agradecimento, relembrando a parceria entre a Unicap e a Arquidiocese de Olinda e Recife, que completou dez anos em 2019 formando seminaristas. Ainda segundo o Reitor, a parceria possibilitou a renovação do convênio com a Universidade Gregoriana de Roma por mais quatro anos. A Unicap é afiliada à instituição italiana e pode conceder o diploma canônico aos egressos de Teologia.

“O Congresso Eucarístico é um convite à uma ação de graças! Eu queria agradecer por essa aproximação que houve entre a Universidade Católica ao prestar um serviço ao Regional (CNBB Nordeste 2) naquilo que faz parte da nossa missão principal, que é a formação acadêmica”, disse Padre Pedro manifestando alegria em a Unicap receber o lançamento do texto-base.

Quem também falou em tom de agradecimento foi Dom Fernando. Demonstrando satisfação, ele fez elogios ao documento que vai nortear o CEN 2020. “Está muito bem elaborado, numa linguagem acessível, muito prático. Acho que vai motivar as nossas paróquias à reflexão, ao estudo e, sobretudo, aproveitando essas ideias do texto para utilizá-las nas festas dos padroeiros”.

O documento está organizado em sete capítulos: Assembleia Eucarística, Palavra de Deus, Memorial do sacrifício de Cristo, Espiritualidade eucarística, Dimensão social e profética da Eucaristia, Eucaristia e Maria e Eucaristia e Missão. São 144 páginas. O livro publicado pelas editoras Paulus e Paulinas está à venda também em outras livrarias católicas por R$ 12,50.

“Este texto-base é uma porta de entrada  para essa compreensão do que realmente representa para nós essa preparação espiritual, pastoral e intelectual para este Congresso Eucarístico Nacional”, disse o bispo emérito de Palmares e presidente da comissão teológica do CEN 2020.