Unicap recebe Workshop Jornalismo em Pauta promovido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
|Sempre procurando aproximar seus alunos das experiências do mercado de trabalho, a Universidade Católica de Pernambuco recebeu na noite desta quinta-feira (20), na sala 510 do bloco A, o Workshop Jornalismo em Pauta, promovido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
Profissionais das Rádios Jornal e CBN, TV Jornal, Jornal do Commercio e Portal NE10 estiveram presentes no Workshop, trazendo um pouco de suas experiências para os estudantes de jornalismo da Unicap. “O principal objetivo desse evento promovido pelo Sistema Jornal do Commercio, é estreitar a sua relação com instituições de ensino superior que oferecem o curso deJjornalismo. A Católica é uma delas”, disse Alexandre Figueiroa, coordenador do curso de Jornalismo da Unicap.
A abertura oficial do Workshop Jornalismo em Pauta foi feita pelo próprio Figueiroa, que saudou a todos os profissionais do SJCC e aos alunos de jornalismo, que lotaram a sala de multiuso do bloco A da Unicap.
Estiveram presentes como palestrantes, Maria Luiza Borges, Editora Executiva do Jornal do Commercio, que substituiu o Diretor Adjunto de Redação, Laurindo Ferreira; Beatriz Ivo, Diretora de Jornalismo da TV Jornal; Benira Maia, Editora do Portal NE10; Mário Neto, Coordenador de Produção da Rádio JC CBN; Carlos Moraes, Coordenador de Jornalismo da Rádio Jornal; e Kathiany Gadella, Consultora de Recursos Humanos do Sistema Jornal do Commercio.
Maria Luíza apresentou aos alunos como é o funcionamento diário do Jornal do Commercio. Explicou como é feita a reunião de pauta do Jornal, disse quem participa do encontro e os horários em que são realizadas. Enquanto falava sobre a rotina dos profissionais que fazem o Jornal funcionar, também exibia fotos para ilustrar a sua fala. A Editora Executiva, ainda comentou sobre como é feito o seu trabalho dentro da redação. “Eu sou a última a sair do Jornal, por volta da meia-noite. Sou eu quem praticamente apaga as luzes do Jornal”, brinca Maria Luíza.
A editora finalizou sua fala, explicando como funciona o trabalho dentro da gráfica do jornal. “Além da impressão de nossos jornais, também imprimimos jornais de terceiros”, lembra Luíza. Ainda sobre o trabalho de impressão dos jornais, Maria Luíza explicou como é feita a ordem cronológica de impressão dos cadernos do JC.
Beatriz Ivo, Diretora de Jornalismo da TV Jornal, trouxe para os estudantes a rotina dos trabalhos realizados no dia a dia na TV. Falou como é feita a distribuição da grade de programação local e de rede. Citou os principais telejornais locais da emissora, como o TV Jornal Manhã, apresentado por Daniel França; TV Jornal Meio-dia, ancorado por Graça Araújo, um dos telejornais mais antigos da casa, há 20 anos no ar; o recém-criado programa esportivo Replay, comandado pelos jornalistas Diego Perez e Maciel Júnior; o noticiário policial Plantão 1-9-0, apresentado pelo novo contratado da TV Jornal, Sérgio Dionísio; e o programa do horário nobre, O Povo Na TV, apresentado por Ciro Bezerra.“A rotina de uma emissora de TV é gratificante, porém muito trabalhosa e até cansativa. Começamos a trabalhar às 4h da manhã de um dia e só terminamos o expediente, às 4h do outro”, comentou Beatriz Ivo.
Benira Maia, Editora do Portal NE10, falou da recente mudança que ocorreu no layout da página do portal, que deixou de ser chamado de JC Online no início deste ano, para ser reconhecido com o nome de NE10. “Aproveitamos que o jornal também sofreu uma mudança em seu projeto gráfico, e achamos que o nosso portal também poderia ganhar uma nova cara”, explicou Benira Maia.
A responsável pela edição do portal do Sistema Jornal do Commercio também falou da rotina nas atualizações de notícias, em tempo real do portal. “Nós trabalhamos o tempo todo com o chamado ‘Hard News’. O nosso internauta quer saber o resultado do jogo do dia anterior, logo cedo no seguinte. Nós não temos hora certa para terminar nosso trabalho”, comentou Benira. A Editora não deixou também de fazer um comentário a respeito da importância da convergência de mídias, onde o NE10, aderiu as principais redes sociais da internet – Twitter, Facebook e Orkut.
Mário Neto, Coordenador de Produção da Rádio JC CBN, apresentou o perfil da emissora para os alunos, e mostrou como é feita a distribuição dos principais assuntos da grade de programação dos programas da rádio. “Durante a semana, onde os assuntos estão ‘mais quentes’, damos prioridade a temáticas como política, saúde, denúncias e economia. Nos finais de semana, optamos por programas com pautas mais leves, nos utilizamos assuntos de cultura, entretenimento e lazer”, explica a coordenador.
O Coordenador de Jornalismo da Rádio JC CBN também comentou sobre o seu relacionamento com os ouvintes e da participação deles, no auxílio a denúncias que eles enviam até a rádio. Mário é a favor da convergência de mídia e aponta o consumidor da notícia, como membro fundamental na construção da mesma. O coordenador e apresentador do CBN Recife, veiculado todas as manhãs na emissora, também citou algumas das ferramentas utilizadas por ele nas redes sociais.
Carlos Moraes, Coordenador de Jornalismo da Rádio Jornal, falou da rotina de trabalhos feitos na rádio, apresentou parte da equipe de jornalismo da emissora e também explicou como é feita a distribuição de programas na grade de programação. Apresentou como é realizado o processo de apuração das pautas para os programas e quais as que mais o marcaram, durante o tempo em que está à frente da coordenação de jornalismo da Jornal. “A vantagem de se trabalhar no rádio, é essa agilidade de apuração e divulgação da notícia, isso que dá mais ânimo ainda para o repórter ir até a rua e passar a informação, o mais rápido possível”, defendeu Moraes.
As palestras de apresentação sobre os meios da rede do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação terminaram com a fala da Consultora de Recursos Humanos da empresa, Kathiany Gadella, que se deteve a explicar como funciona o processo seletivo de estagiários do SJCC. Gadella apresentou a campanha de contratação de novos aprendizes do Sistema, denominada de “Aperte o Power de sua Carreira”. A consultora explanou para os estudantes o que eles precisam fazer para participarem do processo seletivo. Informou que as seleções são realizadas normalmente no período em que os universitários estão sem fazer prova. Comentou também do valor da bolsa estágio e de todos os serviços os quais o estagiário do Sistema tem direito a utilizar. “Faço votos que todos vocês que estão aqui, se ainda não participaram de alguma seleção nossa, que se inscrevam em nosso ‘Banco de Talentos’, no site do Sistema, para que possam estar tentando uma vaga como nosso estagiário”, convidou a consultora.
Ainda durante a participação da Consultora, foi exibido um vídeo de uma estagiária do SJCC, que comentou sobre a sua experiência dentro da empresa. O Workshop terminou com um sorteio de exemplares do Catálogo “Os Sertões” para a plateia. Ganhava um exemplar quem respondesse corretamente a perguntas sobre o Sistema, feitas pelos palestrantes.