Boletim Unicap

Unicap recebe primeira docente intercambista

Por Luana Pimentel

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, recebeu, na manhã desta terça-feira (06), a professora holandesa Retta Van Groeningen. A reunião aconteceu no gabinete do Reitor e contou com a presença do Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, do assessor de Relações Internacionais da Unicap, Thales Castro, e da coordenadora do curso de Letras da instituição, professora Haidée Camelo.

A visita de Retta é um marco para a fase atual da Universidade que, até então, nunca recebera professor estrangeiro por meio de um intercâmbio. Através da parceria já existente entre a Unicap e a Inholland University, Retta Van Groeningen, que é especialista nas culturas alemã, francesa e holandesa, ministrará ao longo desta semana minicursos sobre os temas.

A proposta da instituição é de possibilitar o contato dos alunos da casa com culturas de fora. A ideia está sendo levada tão a sério que a coordenadora do curso de Letras já pensa em trazer profissionais de outros países. “Quero trazer professores de vários países do mundo. Alemães, franceses, italianos, americanos, etc. É fundamental trazer a pluralidade para dentro das universidades e proporcionar aos nossos alunos contato com a diversidade linguística”, afirmou Haidée.

Haidée ainda afirmou que a atividade tem como objetivo principal fomentar nos alunos a vontade de conhecer outras línguas e culturas, além de colaborar para “baixar um pouco as muralhas do preconceito” que, de acordo com ela, andam muito altas.

Padre Pedro se mostrou contente com a chegada de Retta Van Groeningen à instituição. Eles trocaram ideias com relação à educação e aos perfis dos alunos do Brasil e Holanda. Um dos problemas que Retta afirmou enfrentar nas salas de aulas de seu país é que, apesar de ser um país onde pessoas de várias nações vivem, existe muito preconceito entre eles.

A professora Retta também está animada com a chegada ao Brasil e com as aulas que já começou a ministrar na Unicap. “É a primeira vez que vim ao Brasil. Já conhecia outros países da América Latina, como o México, mas nunca tinha vindo ao Brasil. Acredito que se eu consigo ser professora no meu país, posso ser professora em qualquer lugar do mundo. Isso vale para qualquer docente”.

O curso da professora Retta teve início segunda-feira (05), às 17h, na Sala Multiuso do Centro de Ciências e Tecnologia, localizada no 1º andar do bloco D. Nessa segunda-feira a professora deu aulas em francês sobre a cultura francesa. Nesta terça-feira, além de concluir o tema, ela explicou como acontecem os estudos na França. Nesta quarta-feira (07), Retta se dedicará a explanar sobre o Século das Luzes e seus filósofos. Por fim, na quinta (08) e sexta-feira (09), a professora vai falar, em inglês, da cultura holandesa.

Qualquer um que estiver interessado em acompanhar as aulas da professora Retta Van Groemingen é só aparecer na Sala Multiuso. O minicurso é aberto para todos os alunos da Universidade Católica de Pernambuco. Em casos de dúvidas, é só consultar a professora Haidée Camelo nos números 2119-4166 ou 8648-5838.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário