Boletim Unicap

Unicap realiza II Encontro de Coordenadores de Curso de Graduação

A Coordenação Geral de Graduação da Universidade Católica de Pernambuco realizou, na quarta-feira (8), das 9h às 12 e das 13h30 às 17h, no Park Hotel, em Boa Viagem, o II Encontro de Coordenadores de Curso de Graduação da Unicap. O evento teve como tema: Desafios das Coordenações de Curso na Gestão, Mediação e Superação dos Conflitos e contou com a participação de todos os coordenadores dos 36 cursos de graduação da Católica

O encontro teve como objetivo identificar os principais conflitos enfrentados pelas coordenações no âmbito da gestão dos cursos e identificar as dificuldades das coordenações de curso na mediação e superação dos conflitos.

O evento foi organizado da seguinte forma: pela manhã, apresentação e discussão, em plenária, da sistematização das propostas realizadas no 1º Encontro, sobre ajustes nas funções das coordenações de curso. À tarde: trabalho em grupo para identificar os principais conflitos enfrentados pelas coordenações, no âmbito do curso; trabalho individual de identificação das formas de enfrentamento, pelas coordenações, dos principais conflitos, e plenária.

Foram apresentadas as atribuições dos coordenadores de curso. São elas:

  • Planejar atividades de ensino, pesquisa e extensão no curso.
  • Analisar e emitir parecer sobre as propostas de Plano de Ensino de disciplina, apresentadas pelos docentes que atuam no curso.
  • Indicar os docentes a serem contratados ou demitidos, submetendo a indicação ao exame e parecer do Diretor do Centro.
  • Coordenar os trabalhos acadêmicos dos docentes e discentes, visando à execução das atividades previstas nos projetos pedagógicos dos cursos.
  • Orientar, apoiar e acompanhar os docentes na elaboração, avaliação, execução e atualização dos programas, da bibliografia de suas disciplinas e dos planos de ensino, assegurando a implantação do Projeto Pedagógico.
  • Acompanhar a frequência dos docentes do curso sob a sua responsabilidade, comunicando as faltas ao Diretor do Centro para as providências cabíveis.
  • Articular o trabalho dos docentes e, quando houver, dos monitores, visando à unidade e à eficiência do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como à adequação daqueles trabalhos ao Projeto Pedagógico do Curso.
  • Acompanhar e controlar a frequência, o registro e a acumulação das faltas, bem como o aproveitamento dos alunos do curso, propiciando condições para o bom desempenho acadêmico, contribuindo, assim, para evitar ou minimizar a repetência e a evasão.
  • Planejar e acompanhar as recuperações de aulas, para assegurar o cumprimento integral das cargas horárias das disciplinas.
  • Indicar professores-orientadores para assistirem os alunos.
  • Coordenar a programação anual dos trabalhos do seu curso.
  • Promover a prestação de serviços à comunidade.
  • Coordenar a elaboração e a programação anual dos estágios e Trabalhos de Conclusão do Curso – TCC.
  • Designar banca examinadora especial para a defesa dos TCC e similares.
  • Elaborar a distribuição das cargas horárias dos docentes, de modo a garantir a sustentabilidade e a continuidade dos cursos.
  • Implementar disciplina afeta ao seu curso, por solicitação do coordenador de outro curso, em matriz curricular do curso do solicitante.
  • Apreciar a equivalência de conteúdo programático, para efeito de dispensa de disciplina, podendo ser delegada tal incumbência a algum docente do curso.
  • Participar da elaboração do Plano Diretor do Centro.
  • Cumprir e fazer cumprir as determinações do Colegiado de Curso, do Diretor de Centro, do Conselho de Centro e das unidades organizacionais da Administração Superior da universidade, bem como as normas legais, estatutárias e regimentais, vigentes.
  • Apresentar ao Diretor do Centro, relatório semestral dos trabalhos desenvolvidos no curso, acompanhado de parecer.
  • Emitir parecer sobre os pedidos de admissão extravestibular e outros relacionados à situação acadêmica do aluno.
  • Promover a abertura de sindicância ou inquérito, para apuração de faltas que envolvam discentes, observadas as disposições sobre o Regime Disciplinar, previsto estatutária e regimentalmente.
  • Presidir, por meio do Coordenador de Curso, o Colegiado de Curso.
  • Manter informada, periodicamente, a Divisão de Ação Social sobre o desempenho acadêmico dos discentes assistidos com apoio socioeconômico de entidade oficial.
  • Acompanhar e avaliar, com a participação da Coordenação Geral de Graduação, o desempenho dos discentes, tomando as providências em prol de uma efetiva orientação.

A coordenadora Geral de Graduação e coordenadora do curso de Eventos Verônica Brayner avaliou o II Encontro. “Eu acho que foi extremamente positivo. Foi um encontro de tomada de reflexão do encontro passado sobre as atribuições das coordenações e um avanço sobre isso porque a gente começa a discutir agora os grandes conflitos, os desafios do dia a dia. Então, a gente discute o máximo; o macro, digamos assim, e aquela coisa mínima do cotidiano. Eu acho que foi muito positivo, todos se manifestaram de forma escrita, de forma oral e isso cria um laço na equipe, ou seja, a gente se enxerga enquanto coordenadores. Nós não estamos sós naquele mundo da coordenação, existem colegas que passam pelos mesmos problemas que a gente e nós somos um grupo. Isso é o grande ponto positivo.”

A reportagem do Boletim Unicap entrevistou alguns coordenadores sobre a importância do encontro. Acompanhe abaixo.

Professor Luiz Vital Cunha, coordenador dos cursos de Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura.
A grande importância é que esse encontro está direcionado às nossas ações dentro da coordenação. A gestão dos coordenadores dos cursos trabalha em cima de planejamento, mediação de conflitos, que fazem parte das atribuições dele. Então, a gente ter esse momento fora da Universidade com todos os coordenadores presentes é uma grande oportunidade para debater, discutir, de levantar as angústias, as aflições de cada curso e, juntos, podermos, realmente, tomar encaminhamentos, medidas, que possam ajudar no gerenciamento dessa tarefa de coordenar cursos.

Professor Adilson Celestino, coordenador do curso de Administração.
Esse encontro tem uma importância fundamental, principalmente porque o coordenador vive administrando e mediando conflitos. Eu acho que essa é a principal atividade dele, uma vez que você tem atores com interesses conflitantes, como o de aluno com professor e aluno com aluno, por exemplo. Não é uma tarefa fácil, o coordenador do curso tem que ter essa habilidade que é fundamental. Então, esse encontro para discutir esses conflitos, autonomia é muito relevante. É um tema atual e tem que ser trabalhado o tempo todo.

Professor Antônio Flávio, coordenador do curso de Engenharia Civil.
Eu acho importantíssimo, porque cada coordenador tem um perfil e ele intrinsecamente já lida com esses problemas. Mas muitas vezes esses problemas têm uma magnitude, uma particularidade tal que outras pessoas podem contribuir e ele até aprender novidades ou técnicas, ou algumas coisas do tipo que ele possa conduzir os problemas, mediar conflitos e encontrar soluções. Quer dizer: todo mundo se ajudando.

Professora Andréa Câmara – coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Em primeiro lugar, acho bastante importante esse encontro que está acontecendo, porque acho que, na rotina da gente, é muito difícil às vezes a gente se encontrar, compartilhar eventos, coisas que acontecem no curso da gente, até mesmo com os coordenadores do nosso próprio centro. Então, quando a gente se reúne, a gente vê que, no final das contas, nós temos, na verdade, uma mesma rotina, mesmos problemas e enfrentamos as mesmas coisas. Eu acho isso muito importante porque a gente compartilha e juntos a gente pode chegar de fato a propor sugestões, melhoria para a própria rotina dos cursos e do nosso trabalho.

 

Professora Maria Luiza Santos, diretora do Centro de Ciências Jurídicas – CCJ e coordenadora do curso de Direito.
Esse fórum é importante pela troca de experiências. Como o próprio nome diz, aqui é uma universidade, então é uma universidade de situações e de experiência. Esse encontro possibilita o conhecimento e o aperfeiçoamento de cada um dos coordenadores.

Rodrigo Duguay, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda.
Esse evento tem toda a importância, porque quando as coordenações compartilham, não somente a gente vê as especificidades de cada curso, mas, particularmente, vê o que existe de comum e é possível dar um direcionamento uniforme para as questões da Universidade, padronizar a maneira das coordenações responder, ao mesmo tempo que se cria novos procedimentos para as questões novas  que surgem dentro do curso. Os cursos são dinâmicos, os projetos pedagógicos são dinâmicos e todo dia tem novas demandas dos alunos, da sociedade para a Universidade e a Universidade tem que responder e quem está na ponta, quem está atendendo isso, no dia a dia, é o coordenador de curso.

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