Unicap realiza Colóquio de Ética e Filosofia Política

Da esquerda para direita, Stefano Toscano, Vânia Vicente e Antônio Carlos

Na tarde desta quarta-feira (16), foi realizada mais uma mesa-redonda do I Colóquio de Ética e Filosofia Política, no bloco B da Universidade Católica de Pernambuco. No último dia do evento, alunos e professores assistiram às palestras de Antônio Carlos (UNICAP), Vânia Vicente (USP) e Stefano Toscano (professor de Direito da UNICAP), a partir das 14h.

A professora Vânia Vicente pautou sua apresentação no filósofo Maurice Merleau-Ponty, explicando o estudo do filósofo, que se situa na fenomenologia e na ontologia. Ela também esclareceu que toda a discussão faz parte de questões relativas a vida.

Já o professor Stefano Toscano conduziu sua fala a partir do pensamento de Michel Foucault. Ele explicou que a obra do filósofo é dividida em três fases, – Arqueológica, Genealógica e Ética (também chamada de Estética) – entretanto ele norteou sua apresentação na fase Genealógica. Segundo Stefano, o livro “A verdade e as formas jurídicas”, obra de Foucault, é uma longa tentativa de identificar a lógica do poder, e como ele é representado.

Ao final, os professores abriram espaço para as pessoas fazerem perguntas e/ou colocações.