Unicap realiza aula inaugural dos cursos de Medicina e de Enfermagem

_DSC6481

A aula inaugural dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Católica de Pernambuco foi realizada na noite desta quinta feira (7 de agosto), no auditório do bloco J, contando com a presença da comunidade acadêmica e autoridades religiosas e civis da sociedade pernambucana. Sendo a primeira universidade católica do Norte e Nordeste e a primeira Jesuíta do Brasil a implementar o curso de medicina, a Unicap procura oferecer não só uma formação técnica baseada nas novas Diretrizes Curriculares contidas na Resolução CNE/CES nº4, de 7 de novembro de 2001, mas, acima de tudo, uma formação humanista, solidária e ética.

_DSC6377Em seu discurso, o Reitor da universidade, Padre Pedro Rubens, deu as boas-vindas aos alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina e enfatizou o caráter humanista dos cursos; lembrando também do trabalho humanitário realizado pelos Jesuítas no Brasil e no mundo, em especial na educação. Por fim, recordou o trabalho realizado pelo Padre Pedro Arrupe, padre jesuíta nascido em Bilbao, Espanha, em 1907, e que deixou sua cidade natal aos 15 anos para estudar medicina em Madri. Em 1938, já consagrado padre, foi enviado ao Japão nos arredores de Hiroshima e, em 1945, testemunhou os horrores da 2ª Guerra Mundial. Graças aos seus conhecimentos médicos, adaptou a casa dos jesuítas para prestar socorro às vítimas do ataque nuclear. Ao fim do discurso do Reitor, o bloco J (lar do Centro de Saúde da universidade) foi oficialmente rebatizado com o nome Edifício Padre Pedro Arrupe. Em seguida, foi exibido ao público um breve vídeo contando um pouco da trajetória do Jesuíta, além da história da fundação da Universidade Católica de Pernambuco e da implantação dos cursos de Medicina e de Enfermagem.

_DSC6425

Logo após, a Profª Drª. Erideise Gurgel da Costa, coordenadora do curso de Medicina, deu as boas-vindas aos alunos, dividindo com o público suas expectativas e direcionamentos do curso dali para frente. Apresentou também a nova logomarca do curso de Medicina, criada pelos alunos da primeira turma da instituição.
_DSC6440A aula inaugural foi proferida pelo Prof. Dr. Moab Acioli, que proporcionou aos ouvintes um passeio pela história da medicina e da enfermagem, apresentando sua origem, trajetória ao longo das sociedades e, acima de tudo, seu caráter naturalmente humanista.

Sendo a primeira universidade católica do Norte e Nordeste, além da primeira universidade Jesuíta do Brasil a oferecer o curso de Medicina, a Unicap dispõe de 12 laboratórios completos e equipados com o que há de mais moderno em equipamentos tecnológicos que irão auxiliar na formação de novos médicos e médicas, enfermeiros e enfermeiras. Os alunos irão contar com o apoio da Arquidiocese de Olinda e Recife e das secretarias de Saúde municipais e estaduais, tendo os hospitais filantrópicos Maria Lucinda e Santa Casa de Misericórdia e hospitais de alta complexidade administrados pelo Governo do Estado como hospitais-escola. Os cursos também irão contar com o apoio das policlínicas e das unidades de saúde da família da Prefeitura de Olinda e de parte da estrutura da Maternidade Barros Lima da Prefeitura do Recife.