Unicap promove palestra sobre baixa autoestima

A Universidade Católica de Pernambuco foi palco, na noite de terça-feira (11), de uma palestra sobre o tratamento da baixa autoestima, ministrada pela coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau e membro do Instituto de Neurociências e Comportamento de São Paulo, Marília Pereira, que usou o caso específico de uma paciente de 30 anos. A discussão do caso clínico, promovida pelo curso de Psicologia, pelo Laboratório de Família e Interação Social da Unicap e pela Associação de Terapias Cognitivas de Pernambuco – ATC-PE, teve como coordenadora a professora Suely Santana.

Esta paciente foi diagnosticada como um caso depressivo. No entanto, Marília diz que: “O registro era diferente dos casos de depressão, a paciente trazia mais conteúdo para a terapia e eles eram mais pejorativos sobre si”. A psicóloga explicou ainda que, no caso desta paciente, ela tinha muitos fatos da sua infância que marcavam as suas atitudes e seus relacionamentos atuais. Foi neste momento quenhouve uma diferenciação do quadro. No desenvolvimento da palestra, Marília Pereira explicou como os sintomas neurológicos podem ser apresentados com a baixa autoestima, fez uma diferenciação entre esta e a depressão e mostrou ainda exemplos de questionários que foram utilizados com a sua paciente.

A palestrante finalizou a sua apresentação revelando que hoje, após 10 meses de terapia, a paciente tem consultas num intervalo de 15 dias e apresenta uma melhora comportamental relevante para a sua vida, usando antidepressivo padrão e com a ajuda clínica.