Unicap promove I Jornada do Laclife

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu, no dia 3 de março, a I Jornada do Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial (Laclife). O auditório G1 estava lotado para a conferência da Profª Drª Henriette Tognetti Penha Morato, coordenadora do Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Ela falou sobre “Prática Psicológica em Instituições: Ação Política”.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Católica, Profª Drª Carmem Barreto, abriu o evento apresentando a professora Henriette e fazendo uma breve explanação sobre o trabalho desenvolvido pelo Laclife. Logo após a apresentação da professora Carmem, Henriette deu início à sua palestra, que teve como principal objetivo refletir como a prática psicológica pode contemplar organizações humanas: comunidade e instituições.

“Pernambuco teve um papel fundamental de bastante implicação política. E a intenção dessa palestra é pensar em outro tipo de psicologia e não naquela tradicional de consultório. Temos que encontrar a origem de um modo próprio de ser do humano, para, posteriormente, articulá-lo com um fazer pertinente”, enfatizou Henriette.

Para compreender e estabelecer as bases conceituais para uma intervenção clínica, a atenção psicológica serve como intervenção para acompanhamento do sofrimento humano em situações de crise, socialmente contextualizada a partir do modo de ser humano no mundo com outros, possibilitando a prática psicológica em instituição.

À tarde, a partir das 14h, foi realizada uma mesa-redonda  sobre “Práticas Psicológicas em Instituições – relatos de experiência”, com a participação da Profa MSc. Ana Maria Santana, da Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia de Garanhuns (Faceteg-UPE), que falou sobre “Plantão Psicológico em Saúde Pública”; Prof. MSc. Darlindo Ferreira de Lima, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que tratou do tema “Plantão Psicológico em uma Delegacia da Mulher”;da aluna do Mestrado em Psicologia Clínica da Unicap Danielle de Fátima da Cunha C. de Siqueira, que abordou o tema “Psicodiagnóstico Interventivo/Colaborativo em Clínica-Escola“; da psicóloga Edvânia dos Santos Alves, do Centro de Atendimento Psicossocial de Jaboatão, que falou sobre “Atendimento Psicológico no CAPS”; e do aluno do Doutorado em Psicologia Clínica da Unicap Rafael Prado de Almeida Auler, que abordou “A clínica fenomenológica existencial em construção: Bachelard e Heidegger”.