Unicap participa de experiência do Magis em Vazantes – CE

Selo da CatólicaA Universidade Católica de Pernambuco está participando da experiência do Magis em Vazantes, distrito de Aracoiaba no Ceará. A abertura foi realizada ontem (16) à noite na Igreja Matriz pelo Reitor Padre Pedro Rubens, que nasceu na comunidade. O evento, organizado pelos jesuítas em várias cidades do Brasil, precede as Jornadas Mundiais da Juventude. Este ano, a JMJ acontecerá no Rio de Janeiro.

As experiências são desenvolvidas por  jovens que cultivam a espiritualidade inaciana. Vazantes está acolhendo jovens da Argentina, França e Paraguai. “Essa vivência representa um impacto para o estrangeiro e para a comunidade pois eleva sua autoestima”, diz Padre Pedro.

“Pessoas das maiores cidades do mundo e de uma pequena comunidade no interior do Nordeste, que provavelmente jamais se encontrariam, têm a oportunidade de trocar informações e conhecimento graças ao Fé e Alegria e ao Magis”, destaca Padre Pedro. Dois funcionários da Unicap estão atuando como voluntários: Lucílio Rotha e Lailson Lima.

Ainda segundo Padre Pedro, a proposta do Magis em Vazantes é sócio-cultural, busca mostrar a realidade social e econômica da comunidade e apresentar projetos culturais. E a programação estimula este intercâmbio. Pela manhã, os jovens visitantes apresentam oficinas e a tarde é a vez dos colegas locais mostrarem o que aprenderam nos projetos do Fé e Alegria, como por exemplo dança e maracatu. “Nesta sexta-feira (19), haverá a culminância com show reunindo todas as atividades”, conta Padre Pedro.

O clima é mesmo de acolhida. Os jovens estrangeiros estão hospedados na escola da comunidade. A população se encarregou de doar os alimentos e agasalhos. Para a chegada deles, o povo de Vazantes encomendou uma estátua do Cristo Redentor com 1,80 m, semelhante ao famoso monumento histórico do Rio de Janeiro. A peça foi instalada sobre uma antiga caixa d’água desativada.

Os recursos vieram das doações do bingo solidário promovido por professores e funcionários da Unicap em comemoração ao aniversário do Padre Pedro ano passado. “Essa experiência de Vazantes é inspirada nas antigas reduções jesuítas que se utilizavam de elementos culturais para compor a formação da comunidade. Povos diferentes que trocam algo entre si e buscam dar o seu melhor”, analisa Padre Pedro.