Unicap participa da fundação da nova Associação Internacional das Universidades Jesuítas

Universidade de Deusto, em Bilbao

A Educação Superior Jesuíta viveu um momento histórico neste mês de julho. A cidade espanhola de Bilbao foi o cenário da fundação da nova Associação Internacional das Universidades Jesuítas (IAJU, sigla em inglês). O evento contou com a participação do Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Prof. Dr. Padre Pedro Rubens, e do Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega.

A programação do evento realizado na Universidade de Deusto contou com conferência do Superior Geral dos Jesuítas, o venezuelano Padre Arturo Sosa (que esteve na Unicap ano passado). Ele nomeou o Secretário de Educação Superior, Padre Michael Garanzini, como presidente da nova Associação. A solenidade teve a presença do Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Giusepe Versaldi, e do presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.

Foto: Facebook/IAHUNews

Mais de 300 pessoas entre reitores e autoridades de instituições de educação superior jesuíta ao redor do mundo participaram do evento. A solenidade global dos jesuítas foi prestigiada também pelo Rei da Espanha Felipe VI. “Vocês têm o desafio, a responsabilidade e a oportunidade de dar uma valiosa contribuição ao mundo, e eu sei que vocês têm capacidade de fazer isso”, disse ele ao demonstrar confiança nos jesuítas em declaração reproduzida na página da IAJU no Facebook.

A nova instituição nasceu com um planejamento estratégico que tem como visão “reunir instituições que promovam a paz e a reconciliação, a justiça e a fé, através da investigação e formação de estudantes, a fim de ajudar na transformação da sociedade e da cultura”, diz um trecho da Carta Fundacional.

Entre os valores da IAJU estão a colaboração, profundidade, discernimento e uma opção preferencial pelos pobres. A IAJU tem como objetivos e metas a criação de uma rede de instituições de educação superior jesuítas vibrantes, com a finalidade de ajudar as instituições em colaboração dentro e entre as conferências. Também entre as metas estão a implantação dos chamados das Congregações Gerais dos Jesuítas 35 e 36 “para que todas as nossas instituições promovam a fé que faz justiça e se convertam em comunidades de discernimento e reconciliação”, diz outro trecho do documento.

Os outros dois objetivos principais são: servir melhor a missão da Igreja, promovendo seu pensamento social católico no ensino, pesquisa e extensão; e promover a colaboração e a investigação entre pesquisadores e instituições que formam a IAJU por meio de questões e desafios prioritários.

O lema da recém-criada IAJU é Transformando o Mundo juntos. “O objetivo é contribuir com o incremento da educação superior, promovendo a colaboração entre as instituições de região a região, de continente a continente”, reforçou Padre Pedro sobre o papel que a instituição terá de organizar as diversas regiões do mundo em associações. Na América Latina, esta organização regional se dá por meio da Ausjal.

Voluntariado – Padre Pedro contou ainda que durante a conferência de fundação da IAJU, a experiência do Voluntariado Universitário (VOU!) desenvolvida entre a Unicap e as universidades espanholas de Comillas e Deusto foi citada como referência para o modelo de intercâmbio estudantil que a IAJU pretende criar. “A Católica é a única universidade da Companhia de Jesus que está desenvolvendo ações de voluntariado com as universidades jesuítas da Espanha. Esse modelo que a gente está fazendo desde 2015 como um exemplo de como conciliar intercâmbio com voluntariado”, disse o Reitor ao comentar os planos da IAJU para 2019.