Unicap participa da 3ª Semana de Comunicação Pública de PE

CARTAZ A4 2 (1)Com informações da Assessoria de Comunicação do evento

O curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco é um dos sete cursos de comunicação social do Estado parceiros da 3ª Semana de Comunicação Pública de Pernambuco, que ocorre de 5 a 8 de maio. A programação foi organizada com eventos no Recife, Olinda e Caruaru. Na Unicap, será realizada, na sexta-feira (8), às 14h, no auditório G2, a mesa intitulada Regulamentação da Mídia: antigas batalhas e novos fronts, que terá como participantes os professores Juliano Domingues e Luiz Carlos Pinto Júnior (Unicap), além de Guido Bianchi (TVPE). A mediadora será a também professora da Unicap, Andrea Trigueiro.

Capitaneado pelo Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias da UFPE, o evento oferece, nesta edição, outras oito mesas de debate promovidas pelas instituições parceiras. Também estão no projeto o Departamento de Comunicação Social da UFPE, o curso técnico de rádio e TV do SENAC Pernambuco e os cursos de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, AESO – Barros Melo, UniNassau e Faculdade Joaquim Nabuco.

“Faz todo o sentido que a Semana se aproxime de outras instituições e atores. Afinal, só com a participação intensa da sociedade se pode pensar no fortalecimento do sistema público de comunicação em nosso Estado”, afirma Luiz Lourenço, diretor-geral do Núcleo de TV e Rádios Universitárias. Segundo ele, a chegada de mais entidades realizadoras promete aumentar consideravelmente o número de participantes e de palestrantes, mantendo a qualidade do debate e aprofundando algumas questões.

O tema dessa terceira edição, “Regulamentar a mídia para democratizar o Brasil”, demonstra também o interesse de discutir as propostas de regulamentação do capítulo constitucional da Comunicação Social. Completam a programação questões como a democratização do direito à comunicação, direito autoral, saúde pública, novas mídias, editais de fomento e produção independente. Estão previstos também lançamentos de livros e a realização de oficinas durante os quatro dias de atividade.

A mesa de abertura, marcada para o dia 5 de maio, às 9h, no auditório do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, aborda a regulamentação da mídia no Brasil. Foram convidados para debater o tema o secretário nacional de serviços de comunicação eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José; a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti; o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve; o secretário do Audiovisual do ministério da Cultura, Paulo Roberto Vieira Ribeiro, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, e Luiz Lourenço, diretor do Núcleo de TV e Rádios Universitárias.

A programação completa está disponível na fan page do evento (facebook.com/comunicacaopublicape) e no site comunicacaopublicape.com.br, em que também podem ser feitas as inscrições.