Boletim Unicap

Unicap lança instituto de política

A Universidade Católica de Pernambuco vai lançar, nesta segunda-feira (3), às 19h, no auditório G1, o Instituto Politeia. A solenidade marca oficialmente a inauguração da escola de política da Unicap e faz parte da programação dos 75 anos da instituição. Na ocasião, haverá uma palestra intitulada Os desafios para o Brasil Pós-2018, que vai ser proferida pelo coordenador do Instituto, Prof. Dr. Thales Castro.

O nome Politeia vem do pensamento grego clássico que se refere à política, relações de poder e ao papel do Estado. Um dos principais objetivos do Instituto é elevar o nível do debate no meio acadêmico. “Temos como principal missão fazer análises de conjuntura do cenário político local, estadual, nacional e internacional. A gente quer se distanciar da análise partidária, não vamos cair na vala comum de querer trazer uma análise político-partidária ou de uma determinada agremiação porque estaríamos nos distanciando do objetivo científico do pensar e do agir político. O objetivo é promover o debate científico fazendo uma interface com o Instituto Humanitas“, explicou Thales.

Além da especialização em Ciência Política, o Instituto Politeia abrange também o novo curso de Bacharelado em Ciência Política que será lançado pela Unicap. A graduação já será oferecida no Vestibular 2019 e terá duração de quatro anos. As aulas vão acontecer no turno da manhã. A grade curricular foi estruturada com base em dois eixos: Gestão Pública e Relações Internacionais. “A experiência exitosa de mais de uma década da especialização em Ciência Política e o momento político muito fraturado foram razões importantes que fizeram a gente buscar criar um instituto de política e um bacharelado. Vamos aproveitar a prata da casa. Temos muitos doutores em Ciência Política e o conhecimento plural, interdisciplinar, isso fortalece o Instituto e o bacharelado”, detalha Thales ao ressaltar que o novo curso estará vinculado ao Centro de Ciências Sociais (CCS). Os profissionais formados neste bacharelado terão o grau de cientistas políticos.

Prof. Dr. Thales Castro. Foto: Rinaldo Marques – Ascom Alepe

A primeira atividade oficial do Instituto Politeia será uma série de rodas de diálogos com as candidatas e candidatos ao Governo de Pernambuco neste mês de setembro. Foram convidados todos os postulantes. A sequência dos eventos foi definida por ordem alfabética, critério adotado em comum acordo entre o Instituto e as candidaturas. Por questão de outras atividades de campanha, o candidato Armando Monteiro (PTB) concordou em ser o último a participar. O horário será o mesmo para todos: 19h. Os auditórios onde irão acontecer os eventos serão informados posteriormente. Confira abaixo a programação das rodas de diálogo.

DATA CANDIDATO – PARTIDO
5 de setembro Ana Patrícia Alves (PCO)
10 de setembro Simone Fontana (PSTU)
12 de setembro Daniel Portela (PSOL)
17 de setembro Júlio Lóssio (REDE)
20 de setembro Maurício Rands (PROS)
24 de setembro Paulo Câmara (PSB)
26 de setembro Armando Monteiro (PTB)
print
Compartilhe:

Deixe um comentário