Unicap inicia o MBA em Direito do Petróleo e Gás
|O MBA em Direito do Petróleo e Gás teve sua aula inaugural sexta-feira (30), às 20h, no anfiteatro do bloco G4. A mesa teve a participação da Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego, do diretor do CCJ, Jayme Benvenuto, da coordenadora de Pós-graduação, Cristina Amazonas, da coordenadora do Espaço Executivo, Evânia Pincovsky, do coordenador do curso, Marconi Costa Alburquerque e o professor Francisco Queiroz.
O curso tem o objetivo de contribuir para a compreensão das principais questões relacionadas ao setor energético, através de uma visão atual e dinâmica do direito do petróleo e gás, aprimorando a capacidade de decisão no âmbito empresarial a partir do desenvolvimento do setor do direito do petróleo. Pretende também capacitar os profissionais da área jurídica na análise e solução de questões voltadas para esfera empresarial no setor energético.
Na abertura, a Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego, pediu desculpas pela ausência do Reitor, Padre Pedro Rubens, que teve que comparecer a uma reunião com os jesuítas. Professor Jayme ressaltou que o curso é extremamente importante. “As pessoas estão muito crentes no crescimento do Estado, principalmente com o projeto da região de Suape. Temos que nos qualificar para trabalhar nessa área”, enfatizou. “Os professores do curso são de extrema qualificação”, completou.
Em seguida, o coordenador do curso, Marconi Alburquerque, explicou que não tinha na cidade do Recife docente para montar o quadro de professores do curso. Então, os profissionais que darão as aulas vieram do Rio Grande do Norte. Logo após, o professor Francisco Queiroz deu uma palestra sobre o programa do curso, acrescentando informações sobre a situação atual, no Brasil e no mundo, do petróleo e gás.
Francisco Queiroz teve uma formação em geologia e também em ciências políticas, o que traz ao curso um conhecimento que vai além do direito do petróleo e gás, por sua experiência e pelo seu conhecimento geológico. “Quando comecei a estudar petróleo e gás levei bastante tempo para entender o significado das expressões como o que é uma estação de embarque e desembarque, e dos termos geológico, que é necessário saber para entender essa matéria-prima que será estudada por nós durante esse curso”, confessou.
A primeira fase do curso é composta da iniciação, importação, transporte, distribuição. Ao decorrer do curso também será estudada a questão ambiental, “que é uma área pouco explorada mais com um mercado enorme, com poucos profissionais para se trabalhar”, contou.
No término da palestra, o professor Marconi Alburquerque abriu um espaço para perguntas, onde os alunos tiveram a oportunidade de tirarem suas dúvidas. Em seguida, todos tiveram a oportunidade de participarem de um coquetel.