Unicap e Cepe firmam convênio para edição de livros

_dsc0026

A Universidade Católica de Pernambuco e a Companhia Editora de Pernambuco firmaram um convênio para adaptar a produção acadêmica de professores, alunos e funcionários para a edição de livros. O acordo prevê que a Cepe lançará um selo específico para as obras acadêmicas e que a Unicap criará o Conselho Editorial Acadêmico (CEA) para a aprovação dos livros que serão editados pela Cepe. O convênio foi assinado na tarde desta terça-feira (13), durante um encontro entre o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e o diretor-presidente da Cepe, Ricardo Leitão, na Reitoria

A iniciativa dará a oportunidade para alunos da Unicap verem seus trabalhos de conclusão, dissertações e teses publicados pela Cepe. No caso dos alunos de graduação, MBA e especializações serão realizados concursos. Anualmente serão escolhidos os cinco melhores na graduação e dois de MBA ou especialização. Vale ressaltar que esses projetos precisam ser previamente indicados pelas bancas julgadoras e ser aprovados pelo Conselho Editorial. No caso dos alunos de Mestrado e Doutorado, pelo menos um trabalho de cada linha de pesquisa será publicado por ano, caso o conselho editorial julgue o conteúdo relevante. Professores e funcionários também devem submeter seus trabalhos ao CEA.

Ainda como parte do convênio, professores terão desconto de 20% na assinatura anual da revista Continente. Para alunos e funcionários, o desconto é ainda maior: 50%. Já na compra de revistas e livros avulsos no site da Cepe, os preços ficarão 10% mais baratos para a comunidade acadêmica da Unicap.

O documento prevê ainda ações que incrementam o relacionamento institucional entre a Unicap e a Cepe, a exemplo da prioridade pelo corpo docente da Católica na escolha para eventos da editora. Já o site que abriga o acervo Cepe poderá publicar documentos importantes, exclusivos e/ou históricos disponíveis na Biblioteca Central da Unicap.

“Esse convênio é pioneiro e contribui positivamente para as duas instituições. É muito importante veicular a produção acadêmica porque o debate é bom para Pernambuco, para o Brasil e até no âmbito internacional. A Cepe tem a missão institucional de trabalhar a favor da cultura e da educação. No momento em que essa parceria se efetiva, a gente cumpre essa missão”, disse o diretor-presidente da Cepe, Ricardo Leitão.

Já o Reitor Padre Pedro Rubens, destacou a convergência de objetivos comuns entre as duas instituições. “A gente espera que essa parceria possa incentivar uma maior produção e renovar o hábito de leitura, ampliando os círculos de leitores e valorizando a pesquisa que se faz aqui no estado”.