Católica comemora o Dia da África
|O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) comemorou, nesta quinta-feira (25/05), na Católica, o Dia da África. Foram realizadas duas exposições, uma do hall do bloco G e outra na biblioteca, além de apresentações culturais, numa parceria com o Quinta em Ritmo e Poesia, coordenado pela professora do curso de Letras Haidée Camelo. O evento teve o apoio do Instituto Humanitas Unicap e da Gerência de Promoção da Igualdade Racial do Recife.
A professora Valdenice José Raimundo, coordenadora do Neabi, falou um pouco sobre a importância desse dia: “O Núcleo fez essa atividade por entender a importância de que a gente consiga voltar o nosso olhar para a África. Infelizmente, no Brasil não aprendemos muito sobre a história africana. Através desse evento, conseguimos que outras pessoas passem a olhar de forma diferente para esse continente cheio de riqueza”.
Na biblioteca, o público pode conferir uma exposição bibliográfica, com obras do acervo, contendo imagens e textos sobre o continente africano.
O Quinta em Ritmo e Poesia também homenageou o Dia da África. A dupla Cláudio Nascimento e Acácio Jamaica e o grupo Cores Sonoras animaram o evento.
Saiba Mais
O Dia da África é comemorado anualmente no dia 25 de maio para lembrar a fundação da Organização de Unidade Africana (OUA), em 1963. Neste dia, os líderes de 30 dos 32 Estados africanos independentes assinaram uma carta de fundação, em Addis Abeba, na Etiópia. Em 1991, a OUA estabeleceu a Comunidade Econômica Africana e, em 2002, a OUA deu lugar à União Africana.