Unicap comemora escolha do primeiro Papa jesuíta da História

O resultado do conclave movimentou a tarde desta quarta-feira (13) na Universidade Católica de Pernambuco. Professores e alunos dos cursos de Teologia e Filosofia lotaram o auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), onde acompanharam pela TV o anúncio do então arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, como o novo Papa. Ele é o primeiro latinoamericano e primeiro jesuíta a ocupar o cargo máximo da Igreja Católica. Vale salientar que a Unicap é uma obra da Companhia de Jesus. O novo líder católico escolheu ser chamado de Francisco.

Para Pe. Mota, a escolha de Francisco foi motivo de alegria
Para Pe. Mota, a escolha do Papa foi motivo de alegria

“Ele quis dar com este nome uma sinalização do que será o seu pontificado. Há três grandes Franciscos na hitória da Igreja. O de Assis representa a pobreza, fraternidade e a vivência do evangelho. Xavier, co-fundador da Companhia de Jesus junto com Santo Inácio de Loyola, significa o Santo das Missões; e Sales, a espiritualidade”, explica o Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima e professor do curso de Teologia da Unicap, Padre Antonio Mota. Para ele, a escolha de um jesuíta latino para Papa foi uma grande surpresa. “A maioria dos católicos está na América e isso foi reconhecido pela Igreja ao elegê-lo. Trata-se de um homem muito simples”.

A simplicidade do novo Papa também foi destacada pelo coordeandor do curso de História da Unicap, professor Luiz Carlos Luz Marques. “As suas primeiras palavras foram de mansidão e de simplicidade. Ele se inclinou e pediu a bênção ao povo, o que demonstra bastante humildade. Temos um Papa que pode indicar valores encontrados em Dom Helder e em Dom Luciano Mendes, por exemplo”.

Perfil – Filho de italianos, Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936. Foi ordenado sacerdote em 13 de setembro de 1969. O jesuíta foi nomeado bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires pelo Papa João Paulo II em 20 de maio de 1992. Em pouco mais de um mês, foi confirmado como bispo titular da capital argentina. A nomeação como arcebispo também foi feita por João Paulo II, em 3 de junho de 1997, que o colocou no posto de cardeal em 21 de fevereiro de 2001. Bergoglio é o 266ª papa da história da Igreja Católica.