Último dia do V Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Católica é marcado por lançamento de livros
|O V Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Católica terminou quarta-feira (31) com o lançamento de livros das escritoras Almira Alves dos Santos e Ivanilde da Costa. Além delas, também estava presente a escritora e ilustradora chilena Sol Díaz, que veio mostrar exemplos do seu trabalho com crianças. O evento, que aconteceu no Centro Cultural da Unicap, foi organizado pelo professor Robson Teles e pela coordenadora do curso de Letras, Flávia Ramos.
A professora Almira Alves lançou o livro “Coelho Esperto”, que conta a história de um menino que não gostava de escovar os dentes e que, com o tempo, foi vendo a importância e necessidade de realizar a higiene bucal. “A obra faz parte de uma série chamada “Hora de sonhar” e apresenta mais 7 livros que buscam abordar as dificuldades apresentadas pelas crianças, como dormir sozinho, ir para a escola e no caso do “Coelho Esperto”, aprender a escovar os dentes”, comenta Almira Alves. Segundo a autora, é um livro para os pais lerem aos filhos, pois a compreensão e absorção da criança será cerca de 80 vezes maior. Além do que, a manutenção e a aproximação da família é um fator fundamental para o êxito na educação saudável dos filhos.
Já a professora Ivanilde da Costa lançou o livro “O inerme”. Ela, que trabalha na Escola Juscelino Kubitschek, em Rondônia, para a qual a Fasa realizou doação de inúmeros exemplares de livros, contou um pouco da sua obra. ” O livro é um conto literário desenvolvido para ajudar os alunos que pretendem construir um conto. Nele está inserido passo a passo o processo, desde a criação até elementos como as figuras e os tipos de linguagem”, diz Ivanilde Costa.
Um dos colaboradores do evento e professor do curso de Letras da Unicap, Felipe Casado, contou o que, para ele, significa a realização de um encontro como esse. “É uma oportunidade ímpar, tanto para os pais, como para os alunos e os professores estarem integrados ao tema, pois ele ajuda no desenvolvimento na sala de aula e na sociedade”, ressalta.
A ilustradora e escritora da Universidade do Chile, Sol Díaz, apresentou um pouco da sua obra, que trata da criação de hábitos saudáveis nas crianças e da quebra de preconceitos na sociedade. “Minhas obras apresentam ilustrações ricas e coloridas para atrair a atenção do leitor. Procuro sempre abordar os temas de uma maneira crítica sobre situações pela qual presenciei na minha vida, como a obra “Bicharraca”, que narra a história de três amigas, a cabeluda, a feia e a negra e os preconceitos pelo qual passam perante seus amiguinhos, ou o livro “Pancha la pancha”, que é na verdade o “Cascão do Chile”. Ele conta a trajetória do menino que não gostava de tomar banho, até o dia em que ele finalmente consegue superar esse medo”, ressalta.
A aluna de Letras Vera Lucy participou do evento acompanhada do filho e conta que comprou todos os livros. ” Comprei ao todo as 4 obras apresentadas pelas escritoras. Meu filho, Manoel Carlos, tem apenas 4 anos e adora quando sento para ler com ele. A influência no aprendizado da leitura é muito significativa, ainda mais quando estamos tomando conhecimento do trabalho de profissionais especialistas no assunto. O que ajudou a atrair a atenção do Manoel foram os desenhos da Sol”, destaca a estudante.