Tríduo da Festa de Nossa Senhora de Fátima começa em 10 de maio
|O Tríduo da Festa de Nossa Senhora de Fátima será realizado entre os próximos dias 10 e 13 de maio no Santuário localizado no antigo Colégio Nóbrega. O evento vai reunir diversos movimentos ligados à Igreja Católica em momentos de reflexão e devoção. Um dos convidados é o Padre cantor Antônio Maria. Ele participará das missas nos dias 11, às 18h, e 12 de maio, às 19h. Outro destaque é a vinda do Movimento da Mãe Rainha de Schoenstatt, que marcará presença na celebração de 13 de maio, às 12h. Também neste mesmo dia, depois da missa das 18h30, haverá uma procissão com o andor de Nossa Senhora de Fátima pelas ruas do bairro da Boa Vista. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3221-4881.
Histórico – A pedra fundamental da igreja dedicada à Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi lançada em 15 de outubro de 1933 no anexo do Colégio Nóbrega, que tinha como reitor na época, o Padre Domingos Gomes. Ele contou com a colaboração da colônia portuguesa no Recife para a execução da obra. O projeto foi elaborado pelo arquiteto francês Georges Mounier. Nascia então uma das primeiras edificações mais altas do bairro da Boa Vista, com uma torre de mais de 50 metros de altura. No templo, predomina o desenho da cruz latina, em estilo semi-gótico.
A estátua da Virgem de Fátima, com três metros de altura, foi criada pelo artista plástico português Antonio da Paz. Ao longo do tempo, a igreja não passou por maiores reformas estruturais. A única intervenção substancial se deu pela retirada dos altares primitivos de mármore, em atendimento á reforma litúrgica do Concílio Vaticano II.
Nos anos 90, o Padre Eugênio Pacelli comandou a construção do ossuário no coro, onde estão depositados restos mortais de 47 jesuítas falecidos no Nóbrega. Entre eles o do Padre José Aparício. Ele foi o confessor da irmã Lúcia de Fátima em Portugal. Ela presenciou, junto com os irmãos Francisco e Jacinta, as aparições de Nossa Senhora em 1917. Também no ossuário estão os restos mortais do Padre Mariano Pinho, que foi o confessor de Alexandrina Maria, beatificada pelo Papa João Paulo II.
Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em 13 de outubro de 2010, o templo foi reconhecido pela Arquidiocese de Olinda e Recife como Santuário Mariano em 13 de maio de 2012. O local se tornou um centro de oração, evangelização e de devoção à Mãe de Cristo.
Confira abaixo a programação completa da festa do Tríduo da Festa de Nossa Senhora de Fátima:
10 de maio (sexta-feira) 15h – Santa Missa presidida por Frei Damião Silva 11 de maio (sábado) 14h – Encontro com o Bote Fé da AOR. Convidados: MEJ, EJC, PJMC e Bote Fé 18h – Santa Missa presidida pelo Pe. Antônio Gomes, presidente da Comissão Arquidiocesana da Juventude Presença do Padre Antônio Maria (cantor) 12 de maio (domingo) 11h30 Santa Missa presidida pelo Padre Sebastião 14h – Reflexão Mariológica: Maria na Cultura judaica na perspectiva do Evangelho de Lucas 19h – Santa Missa presidida pelo Padre Gleiber Dantas de Melo com a presença do Padre Antônio Maria (cantor) 13 de maio 6h – Alvorada festiva 7h – Café comunitário 9h – Santa Missa presidida pelo Padre Cosmo, administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Jaboatão dos Guararapes. Convidado: Terço dos Homens 12h – Santa Missa presidida pelo Padre Josenildo Tavares, coordenador da Pastoral da Arquidiocese. Convidado: Movimento Mãe Rainha de Schoestatt 15h – Hora da Graça com Adoração Eucarística 17h – Terço e Ofício de Nossa senhora 18h30- Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antânio Fernando Saburido. OSB.