Texto de Bosco Brasil é encenado pela primeira vez em Pernambuco
|A peça teatral “O Acidente”, que tem direção de arte de Java Araújo, designer da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Católica de Pernambuco, irá fazer com que o público reflita sobre a solidão, o isolamento e a falta de comunicação na sociedade contemporânea. A estreia está programada para esta quinta-feira (26), no Espaço Muda, a partir das 22h. O espetáculo “O Acidente” é o novo trabalho do Visível Núcleo de Criação, que desde seu surgimento em 2005, desenvolve montagens em parceria com artistas de várias linguagens.
Depois de pesquisar alguns textos, o Núcleo deparou-se com “O Acidente”, texto teatral do renomado escritor paulistano, Bosco Brasil, autor dos premiados textos como Novas Diretrizes em Tempos de Paz e Budro. “O Acidente” já foi encenado duas vezes no Brasil, mas sobe aos palcos pernambucanos pela primeira vez.
O enredo da peça trata de uma constante nas relações amorosas: a imagem que uma pessoa idealiza da outra sem conhecê-la. No espetáculo, Mário e Mirian são funcionários de uma empresa, que criaram uma ideia de cada um para si e moldaram suas vidas baseadas nisso. Acidentalmente, na festa de aniversário de Mário, só Mirian aparece. Nessa noite, encurralados nessa paixão latente, os dois se revelam e descobrem suas verdadeiras identidades. Presos num pequeno apartamento, tudo vai se descortinando e suas vidas ganhando forma. Um quebra-cabeça que vai sendo montado vagarosamente com o olhar de fora, o do público.
Uma das preocupações do Visível Núcleo de Criação em seus projetos é pensar novas possibilidades de diálogo entre públicos e obra de arte, no caso, a peça teatral. Por isso, a plateia do espetáculo é limitada a 35 pessoas, por conta do formato mais intimista da encenação. O horário do espetáculo também é uma novidade. “O Acidente” estará em cartaz sempre nas quintas e sextas-feiras, às 22h, no Espaço Muda, na Rua do Lima. “Pensamos no Muda por ser um espaço que agrega outros valores ao teatro, criando um espaço diferente de convivência com a arte. Além disso, necessitamos de uma plateia menor”, diz um dos atores e produtor do espetáculo, Kleber Lourenço.
Outra novidade trazida pelo grupo é que, durante a temporada, diversas ações culturais estarão sendo realizadas em torno de “O Acidente”. “Queremos promover estratégias de diálogo do teatro, com a gastronomia, moda, artes plásticas e design. Nossa intenção é aproximar públicos diversos, gerando trocas de experiências”, finaliza Lourenço.
O ACIDENTE
Texto: Bosco Brasil
Direção: Fausto Filho
Elenco: Kleber Lourenço e Sandra Possani
Direção de Arte: Java Araújo
Criação de luz: Luciana Raposo
Trilha sonora original: Orlando Nascimento
Execução de arte: Altino Francisco
Design Gráfico: Gabriel Azevedo
Fotografias: Osmário Marques
Fotografia e montagem dos vídeos: Marcelo Lyra e Alexandre Severo
Assessoria de produção e Imprensa: Priscila Dantas
Produção executiva e Realização: Visível Núcleo de Criação
SERVIÇO
O quê? O Acidente
Quando? A partir de 26/08 – Quintas e sextas 22h
Espetáculo com platéia limitada para 35 pessoas. A bilheteria será aberta uma hora antes de cada sessão.
Onde? Espaço MUDA – Rua do Lima, 280 – ao lado da TV Jornal
Quanto? R$ 10 (único)