Terça-feira de lançamentos de livros e homenagens na Unicap

por Carolina Oliveira

A Universidade Católica de Pernambuco cedeu o espaço de seu Centro Cultural, nesta terça feira (20), para o lançamento de três obras escritas pelo secretário executivo do Comitê Estadual de Igualdade da Promoção Racial, Jorge Arruda. O evento, que teve início às 17h30, trouxe ao público os livros “Saberes Sabores Fazeres”, “Construindo as relações etnicorraciais na sala de aula: a contribuição do povo negro à formação do Brasil” e “Saberes de Aruanda, sabores da Umbanda, bisavó Jurema minha”, obra que recebeu maior ênfase. Em seguida, o Centro foi o cenário do encerramento da turma do curso de aperfeiçoamento em Teologia para Sacerdotes e Sacerdotisas de Matriz Africana, Afro-brasileira e Indígena, que, unida, confraternizou às 19h.

“Saberes Sabores Fazeres” aborda o posicionamento favorável do autor em relação à inserção de conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares brasileiros da educação básica. A temática é sintetizada pelo autor como um “olhar interdisciplinar e pluricurricular”. O livro “Construindo as relações etnicorraciais na sala de aula: a contribuição do povo negro à formação do Brasil”, por sua vez, reúne em suas páginas a ótica de Jorge embasada na pedagogia dialética de Paulo Freire. O destaque entre os lançamentos, entretanto, foi “Saberes de Aruanda, sabores da Umbanda, bisavó Jurema minha”, registro em memória à curandeira, rezadeira e parteira Jurema, bisavó do autor. O professor contou com as lembranças de sua mãe e seu tio para a elaboração do livro.

Às 19h, o Centro Cultural voltou-se para a confraternização da turma do curso de aperfeiçoamento em Teologia para Sacerdotes e Sacerdotisas de Matriz Africana, Afro-brasileira e Indígena, momento em foram homenageadas treze personalidades, dentre as quais o reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. Os destaques também foram para Laura Gomes (secretária da SEDSDH), Carlos Júnior (superintendente de gestão-SEDSDH), André Correia (presidente da Empetur), Marco Aurélio Farias da Silva (promotor de justiça do CAOPE CIDADANIA/MPPE), Luis Ramos, as delegadas Lenise Valentim da Silva e Gleide Nascimento Ângelo, Marluce Ferreira (assessora da DPMUL), Milton Coelho (vice-prefeito da cidade do Recife), Amparo Araújo (secretária municipal de Direitos Humanos e segurança cidadã), Edson Axé (Coordenador do Núcleo de Cultura Afro-brasileira) e o deputado federal Severino Ninho.